José Braz Neto
CVC
José Braz Neto é diretor do Grupo Lider, um dos principais conglomerados do país do ramo automotivo. São 70 concessionárias que comercializam carros, caminhões e motos, num total de 10 marcas, no Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Administrador, formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, José Braz Neto atua no grupo empresarial há 19 anos.
O que é ser líder e o que é preciso para se tornar um?
O líder é o profissional capaz de motivar a equipe e trabalhar junto com ela em prol do crescimento e desenvolvimento da empresa. Conhecimento, determinação e integridade são algumas das características do verdadeiro líder.
Qual é o papel do líder para os liderados e para o bom andamento da organização?
Motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.
O que torna um líder melhor? Como evoluir na liderança?
Estar sempre pronto para ajudar e à disposição para ouvir o que os colaboradores têm a dizer. O primeiro passo é respeitar, admitir e conviver com diferenças individuais, ou seja, ser flexível, uma das habilidades essenciais para quem lidera pessoas.
O que te transformou em um líder reconhecido não só pelos liderados, mas pela sociedade em geral?
Além da qualificação profissional, paixão pelo negócio, disponibilidade e disposição para o trabalho, responsabilidade, comprometimento com os valores humanos, espírito de integração, respeito aos clientes e compromisso com a imagem institucional da empresa, valores que seguimos à risca no Grupo Lider.
Qual é o seu estilo de liderança e por que o adota?
Participativa. Sou um profissional determinado, capaz de motivar a equipe e trabalhar junto com ela em prol do desenvolvimento das empresas que operamos.
O que te move, o que te inspira e o que te indigna?
Um exemplo na minha carreira, que move todos os sucessores do nosso grupo empresarial, é o fundador do Grupo Lider, o meu avô, José Braz, pela belíssima história de dedicação e devotamento ao trabalho.
Qual é o papel do líder nestes tempos de crise de representatividade que temos vivido?
Em períodos de crise, a comunicação se torna ainda mais importante. Trabalhar de forma transparente é imprescindível para transmitir confiança aos colaboradores. O importante é manter a equipe confiante de que é possível alcançar metas, conquistar novos clientes e tornar-se uma exceção à crise.