Dia 15 de setembro é comemorado o Dia do Cliente. A data comemorativa nasceu no Rio Grande do Sul em 2003 e não demorou muito para tornar-se comemorada em todo Brasil.
É uma data que a cada ano vem sendo marcada com maior movimentação do comércio. O momento é importante para lembrar como todo cliente merece e quer ser bem atendido. De nada adianta uma empresa investir alto para atrair o cliente, se no momento do atendimento existe falha ou descaso. O bom atendimento ao cliente é a ação mais poderosa para fidelizar seu público.
A passos lentos, o comércio começa a compreender o consumidor como ele realmente é: determinante. E não podemos esquecer da importância que a internet tem desempenhado nesse contexto, pois vemos consumidores mais atentos, mais exigentes e mais engajados com a marca.
Consumidores que se importam em ir além do processo de escolha e pagamento, levando os conceitos dos produtos e os valores da empresa para fora do estabelecimento, para dentro do cotidiano. O produto, agora, desempenha ações, infere valores, altera o modo de agir das pessoas. O público quer novas experiências e, mais do que experimentá-las, quer compartilhá-las. O público é uma nova experiência para os comerciantes.
A data é importante para o comércio. O objetivo é incentivar as vendas, certo? Mais ou menos. O objetivo é vender mais, aumentar o fluxo e divulgar a empresa. Mas, mais do que apenas fazer uma mensagem dinâmica, comemorativa e pontual, a ideia da data é promover uma percepção de lojistas e clientes sob os aspectos importantes nesse fluxo contínuo de consumo.
Os consumidores não querem publicidades invasivas, enganosas, produtos ineficientes, empresas desesperadas. Eles buscam, cada vez mais, encontrar uma experiência otimizada de busca e compra, novidades que resolvam problemas, facilitem as ações e viabilizem novas formas de realizar tarefas.
Clientes querem empresas amigas e marcas que entendam as novas aspirações de consumo. Portanto, a data torna-se uma oportunidade de trazer esses novos olhos sob o público, de modo humano, útil e interessado.
A data permite que sua empresa explore ações especiais para alinhar a divulgação da imagem empresarial, como visão e excelência de atendimento com atuações que aproveitem a data para gerar bons lucros. Promoções e descontos atraem a atenção, são boas táticas para datas especiais e, claro, consumidores gostam de obter vantagens e descontos. Mas é preciso saber fazê-las.
Existem diversas maneiras de ofertar vantagens aos consumidores e todas elas devem ser bem planejadas.
Boas práticas tornam sua empresa excelente e envolvem a implementação de ações simples:
• Rotinas de atendimento;
• Boa gestão de estoque;
• Organização da loja;
• Divulgação eficiente dos seus produtos;
• Bom atendimento e boa relação com o público;
• Otimização de operações, entrega e devoluções.
Se você ou a sua empresa ainda não estão entendendo o novo conceito, prepara-se para que no próximo ano, essa seja uma data de novas oportunidades para o seu negócio.
Alessandra Bessera
Especialista em marketing de diferenciação