Caros colegas, minhas cordiais saudações!
Às vezes as melhores Sacadas da vida vem de lugares que você menos imagina.
Ontem eu estava conversando em uma barbearia quando recebi a seguinte frase: “Ah, mas se o Coronavírus ficar só na China é problema deles. O que eu tenho a ver com isso?”
Inicialmente a ausência total de empatia me chamou a atenção pois são centenas de vidas perdidas, mas em uma primeira análise faz sentido, ou pelo menos fazia no século passado. Pois, mesmo com fronteiras e muros, vivemos em uma Vila Global onde todos ficam gripados e juntos… E isso reverbera em vários aspectos dentre eles o econômico.
A China teve que parar os portos por conta do Coronavírus, logo está usando a Cláusula de Force Majeure (o famoso por motivo de Força Maior) para quebrar contratos, atrasar pagamentos, renegociar prazos… sendo a China o maior player econômico de muitos países (Inclusive o Brasil) isso pode causar um efeito cascata debilitando bolsas pelo mundo e derrubando preços de ações.
Setores como agronegócio e venda de commódities já estão sendo impactados, pois as exportações irão cair, logo o mercado interno receberá esses insumos (em sua grande maioria perecíveis) como estratégia de redução de dano e isso fará com que o preço interno caia. Vai parecer como uma bênção disfarçada, mas vai enfraquecer o agronegócio no médio prazo.
Mas temos um outro problema nesse cenário… assim como os portos estão parados, as Indústrias estão paradas. Basta lembrar que importamos insumos, tecnologia e toda uma gama de recursos … que ao terminarem no estoque causarão as paradas das linhas de produção (ou o encarecimento dos preços)… desaceleração, escassez, desemprego e inflação.
Assim sendo respondo ao meu barbeiro de confiança: “Você tem TUDO a ver com isso, afinal somos uma corrente tão forte quanto o nosso elo mais fraco”
Flávio Cavalcante Palestrante e Professor.