por Helder Sousa
A chegada de um filho, sempre gera uma gama de emoções, planos e idealizações. Todavia, nem toda criança se desenvolve dentro marcos “típicos”.
No caso do Transtorno do Espectro Autista, segundo a OMS, cerca de 2% população mundial estão no espectro. Em pesquisa atual (2020) do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, órgão do Departamento de Saúde dos Estados Unidos, estima que a cada 54 crianças de até 8 anos, uma é autista.
Ao se deparar com a condição e consequentemente, o diagnóstico, as famílias, geralmente, passam por grande impacto que vão desde o luto do filho idealizado e expectativas criadas, uma nova dinâmica familiar e de vida social, reorganização de planos e adiamento de projetos. Todo esse desafio, por vezes culmina no desgaste das relações familiares, abandono, alto nível de estresse e outros problemas psicológicos e uma jornada, nem sempre bem direcionada, sobre o que fazer em prol do filho.
Desde novembro de 2021, foi iniciado na AMAES, o projeto “Caminhando Junto aos Meus”, cujo o objetivo principal é o entendimento dos pais sobre o seu papel no desenvolvimento dos filhos, assim como a melhora do vínculo familiar, a ampliação do vínculo entre os pais da associação e com a própria associação e a causa autista.
Ele é desenvolvido em 3 diretrizes. O acolhimento individualizado, grupos de pais semanais e palestra mensal com um tema específico a respeito do TEA.
Os objetivos dos acolhimentos são a escuta, a avaliação da condição psicológica, social e sobre o nível de conhecimento sobre o TEA em cada família. Assim como, traçar o perfil dos pais da instituição.
Os grupos são um momento de construção de vínculo, troca de experiências, compartilhar de angústias, tirar dúvidas. Sempre com a mediação do psicólogo.
As palestras são um momento de aprendizado e capacitação, em algumas com a participação de um convidado especializado, onde são tratados temas vastos e relevantes do espectro, como epistemologia, direitos, manejo comportamental, contexto escolar, dentre outros.
É um projeto inovador que vai ao encontro com uma das questões mais importantes, tratando- se de autismo, sendo a família. E o mais importante para essa família, além de um conhecimento maior acerca da condição do filho é estar e ser parte de uma rede viva de apoio. Essa possibilidade faz toda a diferença, pois possibilita a ressignificação de conflitos, a perspectiva de pertencimento e melhora na auto confiança e auto estima.
Com essa proposta a AMAES se mostra muito além de mais um espaço para atendimentos. É um espaço de aceitação e acolhimento, que busca a transformação de vidas e famílias.
Helder Sousa- Psicólogo Clínico- CRP: 16/5390
Psicólogo AMAES; Pós graduando em Análise Aplicada do Comportamento e Neuropsicologia.