Cacau Monjardim: patrimônio cultural do ES

O Espírito Santo perde hoje um dos seus mais ilustres filhos. Cacau Monjardim é certamente um ícone do turismo, do jornalismo e da cultura capixaba. Empresário e político, foi um homem visionário muito à frente do seu tempo.

Iniciou os seus estudos preparatórios no colégio Americano em Vitória, ingressando na faculdade de direito na Universidade Federal do Espirito Santo. Mais tarde especializou-se em Jornalismo e Marketing.

No jornalismo, José Carlos Monjardim, exerceu intensa atividade no estado, foi diretor geral da rádio capixaba e diretor geral do jornal O Diário. No jornal A Gazeta, foi colunista da coluna social “Coquetel da Cidade” e redator do Semanário “Sete Dias”, Revista Capixaba, Diário de Notícias (RJ), redator correspondente da Revista Visão (SP). Diretor comercial e editor de turismo do jornal A Tribuna, diretor chefe de comunicação social do Rodovia do Sol S.A.

Na vida pública foi diretor presidente da Empreendimentos Minas-Espírito Santo, Subchefe da Casa Civil, Secretário de Comunicação Social por dois governos, Diretor do Sistema Financeiro Banestes, Diretor Presidente da Emcatur (Empresa de Turismo Capixaba), Secretário Municipal de Turismo e Comunicação Social da Prefeitura de Vitória e Vereador pelo município de Vitória, entre outros cargos.

Como escritor, pertenceu a Academia Espírito-santense de Letras, Conselho Estadual de Cultura e Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, publicou: “Turismo e Desenvolvimento” (1973), “Segredos da Cozinha Capixaba” (1974), “Turismo no Espírito Santo” (1985), “Capixaba Sim” (1987), escrevendo ainda diversos relatórios de governos, artigos, crônicas, comentários, editoriais e colunas especializadas na empresa regional e nacional. E cunhou a celebre frase “Moqueca, só capixaba. O resto é peixada”.

De certo, podemos afirmar, que Cacau se trata de um patrimônio cultural do Espírito Santo. Um exemplo de homem, esposo, pai e figura pública foi e sempre será um exemplo a ser seguido por todos nós. Descanse em Paz, GÊNIO!

Leonardo Monjardim
Membro da Academia Espiritosantense de Letras e do Instituto histórico e Geográfico do ES.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *