Futuro chegou: carros voadores brasileiros e globais se preparam para decolar

Juba Paixão é jornalista. Foto: Acervo pessoal

Apesar de nenhum eVTOL (sigla em inglês para veículo elétrico de pouso e decolagem vertical), o popular “carro voador”, estar em uso regular em todo o mundo, a expectativa é que isso deve mudar em breve.

Diversos lançamentos estão previstos para 2024, incluindo uma aeronave elétrica brasileira que já acumula cerca de 3 mil encomendas.

O pioneiro brasileiro, o GX-AB, projetado para irrigação no campo, pode ser lançado ainda este ano. A empresa de aviação por trás do GX-AB planeja introduzir diferentes modelos no segundo semestre de 2024, cada um com funções específicas, desde táxis aéreos para duas pessoas até soluções para o agronegócio.

A startup brasileira Vertical Connect deve apresentar este ano uma família de “carros voadores” chamada Gênesis. Além de elétricos, todos são autônomos, ou seja, podem voar sem um piloto a bordo, inclusive o táxi aéreo G-X1.

Equipado com 8 motores elétricos, o Gênesis possui 5 metros de comprimento, 4,8 metros de largura e 1,40 metros de altura. Sua autonomia de voo é de até uma hora, alcançando cerca de 500 metros de altitude e uma velocidade máxima de 130 km/h.

O Gênesis irá custar a partir de US$ 2 milhões na configuração de táxi aéreo (G-X1), equivalente a mais de R$ 9,7 milhões na cotação atual, sem a adição de impostos e taxas.

O eVTOL brasileiro será fabricado em Itaitinga, no Ceará, fruto de parcerias da startup com o governo estadual, o IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará), o Banco Nordeste e o Governo Federal.

Projetos de carros voadores não são novidade e têm sido testados por diversas empresas e fabricantes de automóveis.

A Toyota, por exemplo, registrou a patente de um modelo nos Estados Unidos em 2020, enquanto a Porsche se uniu à Boeing para criar um veículo esportivo.

Cansada de produzir carros apenas para a superfície terrestre, a Toyota decidiu levantar voo, registrando uma patente nos Estados Unidos em setembro de 2020.

Boeing e Porsche firmaram um acordo para desenvolver um carro voador esportivo, focando no mercado de luxo para competir com helicópteros.

Após investir no Taycan, seu primeiro carro elétrico, a Porsche planeja entrar no segmento de carros voadores, em parceria com a Boeing.

A união visa desenvolver um veículo premium, aproveitando a vasta experiência da Boeing, que já apresentou um protótipo de carro voador. A arquirrival Airbus também está na corrida, com seus próprios projetos de carros voadores.

O futuro dos eVTOLs está cada vez mais próximo, prometendo revolucionar a mobilidade urbana e diversos setores da economia.

Empresas que estão na vanguarda da fabricação de carros voadores (eVTOLs)

Vertical Aerospace

Empresa britânica que está desenvolvendo o VA-X4, um eVTOL para transporte de passageiros com capacidade para quatro pessoas e uma autonomia de até 160 km.
Joby Aviation – Com sede nos Estados Unidos, Joby Aviation trabalha em um eVTOL com capacidade para cinco passageiros, que visa ser utilizado como táxi aéreo urbano, com uma autonomia de até 240 km.

Lilium

Empresa alemã que desenvolve o Lilium Jet, um eVTOL de cinco lugares com uma autonomia de até 300 km, projetado para transporte regional.

EHang

Baseada na China, EHang é conhecida pelo EHang 216, um eVTOL autônomo com capacidade para dois passageiros e uma autonomia de cerca de 35 km, voltado para transporte urbano e turismo.

Archer Aviation

Outra empresa americana, Archer Aviation está desenvolvendo o Maker, um eVTOL de quatro lugares com uma autonomia de aproximadamente 100 km.

Volocopter

Empresa alemã que desenvolve o VoloCity, um eVTOL para transporte urbano com capacidade para dois passageiros e uma autonomia de até 35 km.

Airbus

Com o projeto CityAirbus NextGen, a gigante aeroespacial está desenvolvendo um eVTOL para transporte urbano com capacidade para até quatro passageiros.

Embraer (Eve Urban Air Mobility)

Subsidiária da Embraer, Eve está desenvolvendo um eVTOL com capacidade para quatro passageiros e uma autonomia de até 100 km, com foco em operações de táxi aéreo.

Essas empresas representam apenas uma parte do crescente setor de eVTOLs, com inúmeras startups e grandes corporações aeroespaciais investindo nessa tecnologia promissora.

Juba Paixão

Jornalista, publicitário, estrategista em campanha política e empresário de comunicação institucional – detentor da Cruz do Mérito da Comunicação, categoria Comendador, pela Câmara Brasileira de Cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *