“Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida”.
Sêneca
No mercado da construção civil cada vez mais tem se visto a palavra luxo. Essa palavra foi ressignificada por várias vezes ao longo da história e, acredito que ela chegou a seu melhor significado, que é tempo.
Digo isto, porque ele é o único ativo que vendemos e que não conseguimos mais comprar, é um artigo fugaz.
Partindo desta premissa, uma pessoa rica de verdade é aquela que é dona do seu tempo.
Diante deste cenário, as construtoras precisam ter em mente durante a prospecção de seus empreendimentos, o olhar atento para acoplar atributos que aperfeiçoem a rotina dos compradores, facilitem suas vidas e permitam que disponham de mais tempo para usufruírem.
Na atualidade, na correria da vida moderna, o tempo é sem dúvida um dos bens mais escasso e é o que realmente importa.
A riqueza/luxo é poder estar mais com a família, ter um hobby, confraternizar com os amigos, ter um ambiente agradável para tratar de uma eventualidade do trabalho.
Portanto, o foco das construtoras é realmente o de poder oferecer ao comprador aquilo que lhe traz plenitude e felicidade. Isto é verdadeiramente vender o LUXO.
Pare e pense! Quais são as tarefas do nosso cotidiano que literalmente sugam nosso tempo sem que percebamos?
Posso elencar algumas: subir com compras do carro até o apartamento; pensar numa logística para anteder as necessidades da rotina e conseguir deixar o carro para lavar; levar roupas para uma lavanderia; buscar o pão de todos os dias na padaria; pegar o carro pra ir a uma academia, isso tudo e muito mais sugam nosso tempo.
Neste contexto, o mercado de construção civil começou a refletir sobre o que poderiam fazer para otimizar, dar mais qualidade de vida para seu mercado consumidor, que somos nós e nossas famílias.
Desse modo, esses gargalos serão cada vez mais atacados pelas incorporadoras. Não restam dúvidas de que aquelas que conseguirem mitigá-los estarão realmente interessadas em atender as demandas de um cliente que busca o luxo.
Então, quando as empresas de construção civil começarem a extrapolar sua função básica de apenas construir um empreendimento e entregá-lo aos seus compradores e passarem a pensar no estilo de vida almejado pelos clientes, criando um centro de vivência com o foco em otimizar o tempo de quem ali irá morar, estarão valorizando o recurso de quem em algum momento da vida teve que abdicar do seu tempo para no presente conseguir o verdadeiro LUXO.
Eduardo Gasperazzo de Oliveira
Gestor comercial, empresário e investidor. Formado em Marketing com MBA em Gestão de Vendas