Piaçu: agroturismo e ecoturismo em expansão

Cássia Coppo é turismóloga. Foto: Acervo pessoal

O Espírito Santo é um dos estados brasileiros com maior diversidade ecológica, tendo um enorme potencial para o desenvolvimento de diversos segmentos dentro do Turismo.

Entre as regiões de destaque no território capixaba está Piaçu, distrito de Muniz Freire – ES, que possui vocação turística para o desenvolvimento de Agroturismo, Ecoturismo e Turismo de Experiência na região.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

É o que revela o diagnóstico turístico e econômico de Piaçu, realizado entre junho de 2020 a julho de 2021.

Ele contém o mapeamento das propriedades da agricultura familiar com potencial para fomento da atividade.

Há ainda o levantamento dos atrativos naturais e culturais da região, serviços e equipamentos turísticos disponíveis, além do apoio da infraestrutura de apoio ao Turismo.

O estudo contou com a minha coordenação, viabilizado através do Instituto Sindimicro, governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Aderes, e com apoio da Prefeitura Municipal de Muniz Freire.

Potencial com atrativos naturais

Localizado na região turística do Caparaó Capixaba, Muniz Freire abriga grande potencial turístico e histórico, dentro de seus 678,804 Km de território.

O distrito concentra 28 atrativos naturais, em destaque para as 16 cachoeiras espalhadas pela região.

Entre igrejas, fazendas e casas históricas foram identificadas 38 atrativos culturais de grande relevância a serem explorados.

Além disso, Piaçu possui 43 estabelecimentos comerciais prontos para proporcionar o bem-estar aos residentes e visitantes.

Participação de pequenos produtores

O diagnóstico de Piaçu verificou também as iniciativas de pequenos produtores que passaram a agregar a produção com o turismo e, a ampliar as atividades em suas propriedades, desenvolvendo assim a economia local e a valorização cultural.

Além disso, destaca-se o surgimento de novos negócios na localidade, aprimorando também as atividades de comércio e serviço impulsionando as atividades na região.

Sendo assim, o diagnóstico de Piaçu, em Muniz Freire, interior do Espirito Santo evidencia os frutos de uma análise técnica e minuciosa realizada em dezoito meses na região.

Empreendimentos evoluindo, a chegada de novos negócios e a criação de um órgão municipal específico provam que o turismo tem um potencial enorme no desenvolvimento econômico da localidade.

Que tal fazer uma visita a Muniz Freire, desfrutando de todas as potencialidades da cidade? Vale a pena conferir!

Cássia Coppo

Turismóloga e CEO da Coppo Consultoria e Projetos

17 Respostas para “Piaçu: agroturismo e ecoturismo em expansão

  1. Uau que incrível! O diagnóstico Turístico de Piaçu foi o precursor do Desenvolvimento Turístico de Muniz Freire. Gratidão Cássia.

    1. Cassia, sua sugestão é de fato valiosa para quem aprecia montanhas, vales, cachoeiras, ar puro … Muniz Freire tem uma linda geografia pois é uma extensão do Caparao e preserva um rico acervo arquitetônico rural do século XIX.

  2. Parabéns pelo trabalho, a região merece. Se precisar de alguma coisa que estiver ao meu alcance, é só falar, ok? Grande abraço, fique com Deus e um ótimo final de semana!

  3. Que maravilha este diagnóstico,!!!! Só sucesso, nosso Piaçu merece ser conhecido!!!! Paisagens incríveis, com vales e montanhas, muito verde, uma diversidade de pássaros a cantar; flores e árvores deslumbrantes. Além de um povo muito acolhedor e com dotes culinários!!!! Serão todos muito bem vindos à nossa terra!!!

  4. Que maravilha este diagnóstico,!!!! Só sucesso, nosso Piaçu merece ser conhecido!!!! Paisagens incríveis, com vales e montanhas, muito verde, uma diversidade de pássaros a cantar; flores e árvores e um povo muito acolhedor!!! Serão todos muito bem vindos à nossa terra!!!

  5. Parabéns pelo trabalho!! A cada momento revelando novos destinos capixabas. Que venham novos trabalhos para a Coppo Consultoria.

  6. Piaçu tem muito forte é amizade entre as famílias, porém Piaçu na língua indígena se diz um Coração Grande. Pois isto engrandece muito aquele lindo Vale do Guarani.
    Gilsimar Manhone da Silva

  7. Boa tarde. Parabéns pelo diagnóstico turístico de Muniz Freire. Entre tantos outros destaques apontados pela turismo logando, sobressaem o Vale do Guarani visto do ponto mais alto no acesso à BR 262, na outra extremidade do município a vista do Vale da Pedreira no sentido do distrito de Vieira Machado, e a Cachoeira da antiga usina hidrelétrica. Parabéns Muniz Freire privilegiado?

  8. Que coisa legal e edificante! Quero acompanhar a evolução dessa nobre implantação! É uma ótima ideia de progresso ecológico para as cidades dessa nossa região daqui do Sul de Miinas!

  9. Matéria inspiradora e importantíssima para divulgar as belezas do nosso estado. Trata-se de um lugar com características próprias e que devemos nos orgulhar e principalmente desejar conhecer.

  10. Turismo é transformador com a comunidade, melhora a auto estima dos moradores, a qualidade de vida, o exercício da cidadania, etc. mesmo sendo considerado uma atividade econômica , o turismo essencialmente é uma atividade social que deixam as pessoas mais felizes com a vida, isto não tem preço . Parabéns Cassia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *