O recente incidente de um estande de uma seguradora durante o CONAH 2025 traz à tona uma reflexão urgente sobre as práticas do mercado de eventos.
Embora as investigações sobre as causas específicas ainda estejam em andamento, esse incidente acende um alerta e destaca uma questão que vem sendo negligenciada: a crescente pressão por prazos curtos e a obsessão por redução de custos.
Nos bastidores dos grandes eventos, onde a precisão e o cuidado são essenciais, a realidade muitas vezes é desafiadora.
Falta de planejamento e consequências
Empresas que deveriam colocar a segurança e a experiência dos participantes em primeiro lugar, algumas vezes pecam pela falta de planejamento e start do projeto junto às empresas de eventos, além de serem pressionados por resultados milagrosos e por verbas cada vez mais inexequíveis.
Essa postura e ciclo vicioso, longe de ser inofensiva, pode comprometer seriamente a integridade de todos os envolvidos, e principalmente, colocando em risco vidas.
Responsabilidade compartilhada
Porém, a responsabilidade também recai lá na ponta, mais especificamente aos organizadores e fornecedores de eventos, por isso, é preciso estabelecer limites claros.
Aceitar prazos que comprometem a segurança e a qualidade do trabalho, é inaceitável e pode sair muito mais caro!
A busca por novos negócios não pode superar a obrigação de entregar um evento seguro, bem-executado e que gere resultados. Esse equilíbrio é crucial para evitar tragédias.
Conscientização: a chave para evitar tragédias
É essencial que tanto clientes quanto agências estejam conscientes dessa realidade. E aqui faço um apelo para a conscientização aos departamentos de marketing das empresas e aos seus superiores que pressionam em cada demanda.
Um evento bem-sucedido e de resultados não pode ser medido apenas pelo custo, mas principalmente pela segurança dos envolvidos e pela qualidade da experiência proporcionada.
Dicas essenciais para garantir a segurança em eventos
Para evitar que incidentes como es se repitam, seguem cinco dicas essenciais:
1. Tempo adequado para planejamento: a elaboração cuidadosa de cada etapa do evento é fundamental para garantir sucesso e segurança. Do start do projeto, à criação da estratégia, planejamento à operacionalização. Temos que respeitar os prazos para cada uma destas etapas para o sucesso do projeto.
2. Priorizar experiência e segurança: a economia e curto prazo não podem comprometer a qualidade e a segurança dos participantes.
3. Escolha de fornecedores confiáveis: trabalhar com empresas especializadas reduz riscos e aumenta a segurança. Converse com o mercado, peça referências de clientes e de fornecedores, buscando conhecer os resultados já obtidos.
4. Investir em relacionamentos duradouros: um relacionamento contínuo entre cliente e agência permite uma melhor compreensão das necessidades, melhoria contínua em cada entrega, maior absorção da cultura, troca entre culturas e eventos mais seguros, planejados e de resultados.
5. Visão de Futuro: Acredite! Datas comemorativas, por exemplo, acontecem sempre nas mesmas datas ou épocas (no caso do Carnaval, Semana Santa e Corpus Cristi). Se antecipar às demandas e planejar com antecedência evita correrias de última hora que possam comprometer a segurança e resultados desejados.
Eventos memoráveis, não marcas irreparáveis
A conscientização desses pontos é fundamental para garantir que os eventos cumpram seu verdadeiro propósito: proporcionar momentos memoráveis que sejam lembrados positivamente, e não como marcas que possam arranhar a reputação de todos os envolvidos.
Marcelo Braga
Fundador da Liga de Marketing, empresa especializada em eventos corporativos, vice-presidente do Convention Visitors Bureau do Espírito Santo, diretor do SindProm-ES, diretor regional da AMPRO e diretor de relacionamento da ABEOC.