Quando falamos de inclusão de pessoas com deficiência no mundo do trabalho, devemos sempre entender a dimensão social que essa ação exerce numa minoria vulnerabilizada. Ocupar estes espaços significa romper com o estereótipo da incapacidade e permitir uma ampliação dos vínculos e das relações sociais, expandindo a teia de interações desses sujeitos.
Para além desse olhar pelo viés da pessoa com deficiência, é importante também analisarmos um pouco o processo de inclusão e diversidade no ambiente de trabalho pelo ponto de vista do negócio. Isso nos permite ter plena consciência de cada passo que tem sido dado.
Construir um ambiente inclusivo e pautado na diversidade deixou de ser apenas uma ação de responsabilidade social ou mero cumprimento de obrigações legais. Passou a ser uma estratégia de posicionamento de marca que pode definir o sucesso ou fracasso de muitos empreendimentos.
Incorporado às recentes discussões sobre ESG, ter um ambiente sustentável e inclusivo não é um diferencial, é uma condição, já que cuidar de questões sociais, ambientais e de governança passou a gerar valor para as empresas, como apontam diversas pesquisas.
Um estudo global sobre confiança feito pela Eldeman (Eldeman Trust Barometer, 2022) mostra que 58% das pessoas compram ou defendem marcas com base em seus valores e crenças e que 60% escolhem um lugar para trabalhar com base nesses mesmos princípios. A pesquisa ainda apresenta que 64% dos investidores afirmam que investem com bases em seus valores e princípios.
No mesmo caminho, a pesquisa IDIS/CAF (Brasil Giving 2020: um retrato da doação no Brasil) afirma que 71% dos entrevistados estariam mais inclinados em comprar um serviço ou produto de uma empresa que doa para causas sociais ou apoia ações em sua comunidade.
Além disso, de acordo com levantamento de 2020 da consultoria McKinsey feito em 15 países, empresas que veem a diversidade como parte da estratégia de seus negócios têm mais chance de lucrar acima da média do mercado.
Diante disso, o que a empresa faz e como ela se porta diante dos dilemas sociais e ambientais é cada vez mais observado pelo consumidor, pelos investidores e pelos bons talentos. Apostar na estruturação de um ambiente de trabalho verdadeiramente pautado na diversidade e na inclusão tende a gerar valor para a empresa por sinalizar uma preocupação com questões sociais relevantes.