Com seus quase 400 quilômetros de costa e comprovada vocação para o comércio exterior, o Espírito Santo é diferenciado em logística portuária, condição potencializada a partir de incentivos que transformaram o estado na principal porta de entrada do país para importações de veículos, por exemplo.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!
O setor portuário capixaba está atento às oportunidades e desafios da crescente demanda.
Se por um lado nossos portos estão expandindo a movimentação de cargas, por outro temos que oferecer soluções eficazes, cumprindo com maestria o pressuposto básico da logística, que é encurtar distâncias de forma competitiva e eficiente.
Integração logística
Atenta à movimentação do mercado, a Portocel, em Aracruz, vem se preparando ao longo dos anos, ampliando e modernizando sua infraestrutura e fortalecendo um importante diferencial competitivo do terminal: a integração logística.
Por estar fora do eixo urbano, com acesso às principais rodovias que cortam o país e vasta ligação ferroviária interna, dispõe de capacidade para absorver novas operações e contribuir com o fortalecimento da logística portuária capixaba.
A principal carga movimentada no porto – a celulose – vem compartilhando cada vez mais espaço com produtos diversos que incluem rochas ornamentais, produtos siderúrgicos, peças de grandes dimensões utilizadas na indústria do petróleo e gás e, mais recentemente, veículos.
Desembarque de veículos
Entre junho e julho, mais de 2,9 mil veículos foram desembarcados no terminal, boa parte dos quais em contêineres, uma operação nova que atesta a versatilidade do terminal e uma nova vocação na região.
Aracruz e o futuro da logística
O município de Aracruz vem buscando potencializar a região como solução para a logística brasileira.
Entre os diferenciais está o fato de ter sido incorporado à região da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), a presença de grandes projetos logísticos em operação e em fase de implementação, a ligação ferroviária com a região central de Minas Gerais, que tem ramificações para uma parte do Corredor Centro-leste, e ligação rodoviária com os principais estados brasileiros.
Em operação há 46 anos, Portocel faz parte desse novo contexto da região Norte do Espírito Santo, como um porto multimodal e multicargas, se colocando como alternativa para a superação de gargalos na logística portuária capixaba.
Valéria Becalli Provete
Gerente de Estratégia, Gestão e Novos Negócios na Portocel
Meus parabéns! Vocês orgulham a todos os capixabas, assim como a todos os brasileiros. Que Deus os proteja e abençoe sempre.
Boa tarde fico muito feliz de saber um pouco desses dezeevovime tô no porto de Barra do riacho. Só gostaria q essas empresas olhasse com mais carinho para a comunidade e levantasse alguns projetos para que também a comunidade crescesse juntos já que as empresas movimentam tantos bilhões nessas ária.ja que não podemos mais pescar nas árias pesqueiras que foram tomadas.poderiam amenos empregar algumas embarcações pra dar emprego pra nós.nao podemos nem atracar nossas embarcações mais em paz no porto que já chamam IBAMA pra nos prejudica ao invés de nus unirmos e nus ajudar só ferra com a gente.presisamo de evolução e crescimento também. Tenho uma embarcação e no ano passado me deram um prejuízo de uns 15.mil aí dentro de material que me levaram lutei tanto pra conseguir colocar o material pra pescar quando conseguir .me levaram meu material aí dentro com o barco parado sem ninguém em cima. Podia no ajudar nos prejudica fica difícil querendo fazer trabalhador vira criminoso.tira nosso sustento não nos dá emprego e ainda nos fere …
Com certeza é eu particularmente estou almejando uma dessas oportunidades como operador de equipamentos portuários e temos de estar antenados e temos de parar achar que o Es só é conhecido por causa da Chocolates Garoto e não achar que o Es é o primo pobre da Região Sudeste e sim um importante Polo logístico em nosso País.