Prêmio Colibri revela os melhores da publicidade capixaba – As agências de publicidade que tiveram destaque no ano de 2009 foram reveladas na noite desta sexta-feira, dia 8 de outubro, na 24ª edição do Prêmio Colibri Metropolitano e da 2ª edição do Prêmio Colibri Regional. Numa festa descontraída e animada, no Centro de Convenções de Vitória, os vencedores foram anunciados pela organização do prêmio, que este ano recebeu mais de trezentas inscrições, sendo 250 no Prêmio Colibri Metropolitano e 83 no Prêmio Colibri Regional.
A 4 Publicidade é anunciada agência do ano – A cerimônia de entrega da premiação foi conduzida pelo músico Amaro Lima e contou com torcida organizada das agências e muitos aplausos para os trabalhos premiados nas categorias Ouro, Prata e Bronze. As agências do ano que receberam o troféu Grand Prix pelo somatório de pontos acumulados em todas as categorias foram: Conteúdo Gestão de Marca (Regional) com cinco ouros, duas pratas e um bronze, totalizando 56 pontos; e a agência A4, foi anunciada Agência do Ano, com dois ouros, três pratas e um bronze, totalizando 38 pontos. Vale ressaltar que a pontuação obedece ao seguinte critério: ouro (8 pontos), prata (6 pontos) e bronze (4 pontos).
Contagem de pontos dá título à agência MP A noite transcorreu em clima de muita alegria e descontração. Todas as agências premiadas, seus diretores e clientes convidados, que estiveram presentes festejaram seus colibris e a animação foi geral. De posse da relação de todas as peças e agências premiadas, fazendo a somatória de pontos, critério utilizado pelo Sinapro-ES para distinguir o Grand Prix de Agência do Ano, há um possível erro de soma que levou ao engano de se anunciar a agência A4 como a agência do ano. A agência MP somou 44 pontos e a segunda colocada, a A4 com 38 pontos, diferença de UMA PRATA seis pontos. Cabe agora a nova diretoria do Sinapro-ES, que, por regulamento do prêmio, não sabe e nem interfere no processo de julgamento das peças e nem nos resultados, ficando estes encargos a empresa de auditoria, Boaventura Consultores Associados, contratada para dar segurança e isenção ao pleito e que fez a contagem de pontos, para explicar o ocorrido.
A palavra do presidente do Sinapro-ES Midia e Mercado foi ouvir a palavra do presidente do Sinapro-ES, Luiz Roberto Cunha, que afirmou ter ficado sabendo deste problema e que tão logo tomou conhecimento do fato, está tomando providências no sentido de encontrar o auditor responsável pelo acompanhamento do processo de votação dos jurados, no dia 25 de setembro passado e também pela relação publicada do short list, bem como das indicações de todos os vencedores de Ouro, Prata e Bronze. Segundo informação que obteve este encontro só deverá acontecer na próxima quarta feira, dia 13 de outubro, em função do feriadão de Nossa Senhora Aparecida.
O prêmio Colibri criado pelo jornalista Cacau Monjardim, hoje considerado o Oscar da Propaganda Capixaba pelo mercado publicitário capixaba, o Prêmio Colibri o mais antigo prêmio da publicidade regional do Brasil, é promovido pelo Sindicado das Agências de Propaganda do Espírito Santo (Sinapro-ES) e seu objetivo é contribuir e estimular a criatividade e o desenvolvimento da propaganda no Espírito Santo. Sua realização integrou as atividades da 4ª Comunica ES – Semana de Eventos Integrados da Indústria da Comunicação, realizado de 5 a 7 de outubro.
Clique aqui e veja todas as fotos feitas na noite da festa de entrega do prêmio Colibri!
Conheça todos os vencedores do Prêmio Colibri 2009:
XXIV Prêmio Colibri Metropolitano
TV / Cinema Varejo
OURO – Suor Fire
PRATA – Namorados 2010 – MP Publicidade
BRONZE Ai, que inveja – Liquida Verão 2010 – MP Publicidade
TV / Cinema Mercado Institucional
OURO – Cédulas – Criativa Propaganda
PRATA – Drogas 2009 Perguntas – A4 Publicidade e Marketing
BRONZE – Linha do Tempo A (Contemporânea)
Rádio
OURO – Fôlego (Teia)
PRATA – Majestade (Fire)
BRONZE – Carta de Amor – A4 Publicidade e Marketing
Jornal / Revista Varejo
OURO – Test Drive (Danza)
PRATA – Duplex – MP Publicidade
Jornal / Revista Institucional
OURO – Meio Ambiente – MP Publicidade
PRATA – Mãe de olho (Fire)
BRONZE – Ana escreveu (Contemporânea)
Mídia Externa e Indoor
OURO – Não esconda o sorriso (Prósper)
PRATA – III Mostra Primavera – Criativa Propaganda
BRONZE – Agência do ano Prêmio Colibri – MP Publicidade
Design Marca
OURO – Programação visual e design Acervo Contemporâneo (Conteúdo)
PRATA – Vivendas da Lagoa (Fire)
BRONZE – Canarinhos Samba Grove – Criativa Propaganda
Design Impressos
OURO – Trem das Montanhas (Contemporânea)
PRATA – Caixa de Fósforo (Fire)
BRONZE – Menino – MP Publicidade
Internet
OURO – Doador de Sangue – A4 Publicidade e Marketing
PRATA – Gordo – A4 Publicidade e Marketing
BRONZE – Cartão – MP Publicidade
Campanha
OURO – Show de Irregularidades – A4 Publicidade e Marketing
PRATA – Dengue – A4 Publicidade e Marketing
BRONZE – Unimed Vitória – MP Publicidade
Ação Promocional Interna e Externa
OURO – Interativo Cultura (Contemporânea)
PRATA – Dia Mundial do Tabaco – Criativa Propaganda
BRONZE – Barrigão – MP Publicidade
GRAND PRIX AGÊNCIA DO ANO: A4 Publicidade e Marketing
II Prêmio Colibri Regional
TV / Cinema Varejo
OURO – Yamalider Março 2010 (Voga)
PRATA – Mãe de mala feita (Conteúdo)
TV / Cinema Institucional
OURO – Santa Casa 110 anos (Conteúdo)
PRATA Gazeta Empresarial e Institucional (L Fernandes)
Jornal / Revista Mercado / Institucional
OURO – Sempre Novos Cola (Conteúdo)
PRATA – Dia da Mulher (L. Fernandes)
BRONZE – Anúncio para a concorrente (Conteúdo)
Mídia Externa e Indoor
OURO – Maneiras de se acabar com vend. Blá (Conteúdo)
PRATA – Troca de Show Room (Ideale)
BRONZE – Dia dos Pais Unimed (Target)
Design Marca
OURO – Embalagens Innovare (Conteúdo)
PRATA – Programação Visual Acervo Contemporâneo (Conteúdo)
BRONZE – Logomarca Dlyptus (Voga)
Design Impressos
OURO – Evento de dança Beelinha (Conteúdo)
PRATA – Muro de Berlin (Target)
BRONZE – Caixa Brinde Brametal (Ideale)
Pelo jeito não foi uma boa idéia transformar um agência digital em agência de publicidade. Nenhuma faturou no #Colibri2010, nem na seção Internet.
Erro na contagem dos pontos…
Infelizmente é o prenúncio de um fim melancólico para o Colibri.
A cereja do bolo.
O Sinapro deveria ressarcir a A4 o anúncio no formato ilha no jornal A Gazeta, ficou até meio constrangedor. O mídia da agência sabendo dessa conversa toda não tirou o anúncio por quê? Acho que eles não querem devolver.
A MP tá bem quietinha na dela.
O Colibri já estava meio sem crédito, depois dessa então….
Parabéns aos trabalhos premiados no Colibri. Ficamos feliz pelo Ouro em Ação Promocional, da ação da Secult, criada pela Contemporanea e realizada pela Guará! Ficamos feliz em fazer parte deste sucesso.
Sobre o primeiro comentário: como se o Colibri fosse um ótimo critério de avaliação, não é mesmo?
O Colibri cumpre bem o seu papel: pura politicagem. O pior é que a maioria dos criativos acredita nos “critérios” dele. O pior cego é aquele que não quer enxergar.