Mídia e Mercado especial da 5ª Comunica

 

Mídia e Mercado especial da 5ª  Comunica – Abrimos espaço hoje para dar uma panorâmica do bem produzido evento da Comunicação,  Propaganda e Marketing do mercado capixaba.  Com muito esforço, ousadia e profissionalismo, O Grupo Prix, liderado pelo expert Fernando Manhães (foto) idealizador da Comunica, trouxe um mix de palestrantes e profissionais para traçar um retrato da comunicação e alertar para os novos desafios que o mercado deve se preparar. Os novos consumidores da Classe C, os números e o rumo do varejo capixaba, os desafiadores modelos de gestão, as questões éticas e os cuidados nos processos licitatórios, o entendimento e a prática do uso regular de pesquisas, entre outros temas. Abaixo, contando com a colaboração da jornalista Paula Tessarolo e fotos de Breno Denicoli, um breve resumo do que foi o evento.


 

Realização da 5ª Comunica foi um sucesso – Na noite de terça-feira, dia 22 de maio foi marcada pela abertura oficial da 5º Comunica ES. A solenidade aconteceu no Centro de Convenções de Vitória e contou com a participação dos patrocinadores, apoiadores, mantenedores e convidados. Na ocasião, também foi realizada a obliteração do selo dos Correios, criado especialmente para a 5º edição do evento, e cinco personalidades capixabas foram homenageadas com a peça recém lançada. Entre eles, Tião Barbosa, vice-prefeito de Vitória, João Carlos Pedrosa, diretor–superintendente da Rede Tribuna, Marcos Félix, presidente do CRA–ES, Maria Alice Lindenberg, assessora de relações institucionais da Rede Gazeta, e Túlio Samorini, diretor – presidente da Grafitusa.

Realização da 5ª Comunica foi um sucesso  – O maior evento de comunicação do Estado,  abriu suas portas para o público na tarde de quarta-feira, dia 23 de maio.  Patrocinadores, mantenedores, apoiadores e estudantes marcaram presença na feira da 5º Comunica – ES e participaram das palestras ministradas nas Estações do Conhecimento Comunica e Rede Gazeta, com programação diversificada. Na quinta-feira,dia 24,  o evento continuou  e a expectativa é de que até o encerramento, cerca de 3 mil pessoas passaram pelo Centro de Convenções de Vitória, onde aconteceu a 5ª  Comunica.

O discurso de abertura da Comunica – Em seu discurso na solenidade de abertura, o presidente do Grupo Prix e idealizador do evento, Fernando Manhães, destacou o novo formato da Comunica e os desafios enfrentados para a realização dessa edição. “Os desafios para a realização desta edição da Comunica foram inúmeros. Venceu a coerência, a pertinência e a vontade daqueles que entenderam que um mercado forte, precisa de instituições e empresas fortalecidas, através da valorização dos profissionais e dos seus negócios”, disse. Para finalizar, Manhães completou dizendo que o público capixaba pode começar a se preparar para a próxima edição do evento, que é o maior no ramo da comunicação e do marketing no Estado. “Como diz o tema da 5º Comunica: Se o mundo acabar, essa será a última. Como sei que isso não vai acontecer, podem ir se preparando para a próxima edição”.

 

Expositores fizeram relacionamento e negócios – Além das palestras programadas, a 5º Comunica-ES levou para o mercado capixaba as novidades e tendências da comunicação através da feira que consagrou o evento como um espaço de negócios e troca de contatos. Ao todo, 21 expositores marcaram presença entre os dias 22 e 24 de maio, na Comunica. Pela primeira vez participando do maior evento de comunicação e marketing do Estado, a Progress apresentou inúmeras novidades para softwares para agências. A Merccato Inteligência Competitiva, que atua há cinco anos no mercado, levou para a feira estratégias de comunicação para o mercado. A Formar Gráfica e Editora apresentou amostras de acabamentos e texturas de impressão com relevos diferentes. A Alphagraphics participou pela segunda vez do evento e apresentou todo o portfólio e o atendimento ao cliente diferenciado que a gráfica pratica.

 

Expositores fizeram relacionamento e negócios 2 – Já a Santa Clara Promo aproveitou a 5º Comunica – ES para apresentar sua nova logomarca para o mercado, criada pelos criativos da Prósper Comunicação e também conferir as sacolas ecológicas feitas de garrafa pet, a mais nova produção da empresa.  O jornal ES Hoje comemorou 12 anos de jornal e apresentou para os leitores mudanças como o lançamento do Caderno 2, suplemento que vai contar com matérias sobre cultura. No stand Data Point, os visitantes puderam participar de um sorteio de um workshop com Alexandre Keesc, especialista em tratamento e edição de imagens, e uma bolsa para o curso de Designer Gráfico. Os alunos da Estácio de Sá que fazem parte da agência experimental de Publicidade e Propaganda da instituição foram os responsáveis pela montagem do stand. Os Correios apresentaram para o público dois novos serviços: a Mala Direta e o Sedex 12. O Ibope trouxe para a feira a ferramenta “Real Time’’, que possibilita acompanhar em tempo real a audiência de todas as mídias. O serviço também pode ser utilizado para as empresas que trabalham com redes sociais, acompanhado a quantidade de comentários sobre qualquer assunto nas redes sociais.   

 

 

As palestras e debates da 5º Comunica – O Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA–ES), mantenedora da 5º Comunica, trouxe o presidente da Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil no Espírito Santo (ADVB–ES), Ronald Carvalho, para abrir a programação de palestras da Estação do Conhecimento Comunica. Ronald falou sobre “Espiritualidade e amor na gestão contemporânea” e, com muito bom humor, interagiu com a plateia e discorreu sobre a importância do bom relacionamento e do diálogo entre líder e equipe para uma boa gestão empresarial.

De olho no público-alvo –  Na sequência, ADVB–ES, que também é mantenedora do evento, trouxe o diretor Eurípedes Pedrinha para a palestra sobre “Pesquisa de audiência: os números estão mudando”. Pedrinha abordou a importância de conhecer o consumidor e seus hábitos. “Todos nós temos a mania de estudar o meio, a mensagem e esquecer do consumidor. Precisamos fazer a pergunta básica: ‘quem é o meu público alvo?’, dessa forma, saberemos aproveitar da melhor forma as mudanças que estamos vivendo no cenário da comunicação”, disse. Ele falou ainda sobre o novo perfil de consumidor que vemos atualmente e a importância de saber lidar com ele. “Vivemos em um mundo no qual os consumidores são engajados, eles escolhem o que querem assistir ou o que comprar, quando, onde e como. Eles desejam interagir, comentar e compartilhar. Precisamos entender cada vez mais essas novas características do consumidor para criar estratégias eficazes”, ressaltou.

Benefícios da Mala Direta e da atualização cadastral –  A terceira palestra da Estação de Conhecimento Comunica foi conduzida pelo gerente de contas especiais do segmento Marketing Direto RJ e ES dos Correios, Claúdio Uzêda, O palestrante falou sobre as soluções postais para o mercado de Marketing Direto que os Correios. O destaque ficou por conta da apresentação dos benefícios da Mala Direta, recurso usado para a divulgação de produtos, serviços ou para fins informativos, oferecido pelos Correios, patrocinador do Comunica. “A mala direta é um serviço personalizado, permite a mensuração de resultados, além de ser fácil para a empresa. Através de um único modelo de carta, o remetente consegue dirigir-se diretamente a cada pessoa, independente do número de destinatários”, explicou. “Antigamente, para ter acesso a esses dados era necessário fazer uma assinatura. Agora, ao alcance de um clique, a empresa pode ter acesso a uma necessidade de mercado, que é a atualização cadastral. Os Correios possuem todas as soluções para que as empresas possam atingir os seus clientes de forma eficaz e correta”, completou.

Como investir bem em comunicação – Para finalizar o ciclo de palestras da Estação do Conhecimento Comunica, a gerente comercial do Ibope Mídia RJ e ES, Mayra Vasconcellos, falou sobre o papel da pesquisa na transformação do consumo dos meios. Ela, que já está há 15 anos na empresa, iniciou o debate apresentando a história do Ibope, que completa 70 anos em 2012, e suas inovações ao longo das décadas. Mayra ressaltou que a cada nova geração, diferentes desafios surgem no mercado de comunicação. “O consumidor adquiriu muita força com o advento das redes sociais. Ele é capaz de movimentar o mercado e gerar respostas, ao tornar público seus desejos e necessidades”, disse.

Como investir bem em comunicação  – A executiva também apresentou números do estudo de hábitos de consumo, feito pelo Ibope, o Target Group Index. A pesquisa revelou que hoje, mais da metade da população consome duas mídias simultaneamente e que o consumo de mídia através do celular tem crescido a cada ano. A nova realidade comprovada pelo estudo impõe novas regras para o sucesso de ações de comunicação. “A informação é moeda vital para o mercado comunicação e marketing”, garantiu Mayra. A gerente também apresentou informações sobre o mercado de Vitória. “Em 2011, foram investidos quase R$ 1 milhão no mercado publicitário local, com um aumento de 15% quando comparado ao ano anterior”, afirmou. Os maiores investidores são as empresas ligadas ao setor de comércio e varejo, serviços públicos e sociais e bebidas.   

O consumidor e o varejo –  O espaço da Rede Gazeta, umas das patrocinadoras da 5º Comunica, também recebeu quatro palestrantes para o primeiro dia de evento. Para dar as boas – vindas ao público presente da Estação do Conhecimento da Rede, Michel Vasconcellos, gerente de inteligência competitiva da Rede Gazeta, falou sobre o tema “Consumo, logo existo: um olhar sobre o consumidor do varejo”.

  

Formando novo consumidor – Em seguida, a convite da ABAP – ES, o jornalista Alexandre Secco apresentou o case “Somos todos responsáveis”, projeto que já tem visibilidade internacional.  Secco falou sobre a influência da mídia na formação dos filhos e como os pais estão lidando com esse assunto.

O tripé da comunicação – Na sequência, o presidente do Conselho Executivo das Normas – Padrão (Cenp), Caio Barsotti, apresentou a palestra “O tripé publicitário ainda existe?” e discutiu com o plateia questões relacionadas ao vínculo Agência, Veículo e Cliente.

 

Memórias da nossa Propaganda – Para finalizar o primeiro dia de palestras na Estação do Conhecimento Rede Gazeta, as memórias da propaganda capixaba foram relembradas pelo publicitário Antônio Carlos Barbieri. Barbieri compartilhou com a plateia vivências e experiências de mercado, a criação da Associação Capixaba de Propaganda e depois sucedeu  o Sindicato das Agências e seu projeto de registrar as Memórias da Propaganda Capixaba.    

Tradicional e Digital juntos pela comunicação –  A Editora Abril trouxe para a primeira palestra do último dia da Comunica, o diretor de marketing da Revista Veja, Fábio Luis dos Santos. O palestrante falou brevemente sobre o cenário geral da publicidade mundial, a divisão das verbas publicitárias por veículo e traçou um paralelo de como as novas e antigas tecnologias se completam e atuam a favor da comunicação. “Os meios de comunicação e as verbas publicitárias acompanham a evolução nos hábitos de consumo e no uso da tecnologia. Por exemplo, muitos acreditavam que o cinema iria acabar devido ao surgimento do DVD e do BlueRay, mas pelo contrário, ele se fortalece e cresce a cada dia agregando as novas tecnologias. É o mesmo caso da Revista Veja, que é também outra mídia tradicional. Temos que estar sempre a frente e perceber como o leitor quer consumir a informação. Uma coisa é certa: a informação deve ser sempre de qualidade”, explicou o palestrante.

Tradicional e Digital juntos pela comunicação  – o executivo  ressaltou ainda que o desafio é transformar quantidade de informação em qualidade e que a estratégia de diversificação de mídias é usada para que o leitor tenha mais contato com a marca e com informação de qualidade. “Os números mostram que os veículos e marcas mais tradicionais de comunicação sempre vão ser referência, mesmo com a atual disponibilidade de sites de informação. Desde 2004 comercializamos 1 milhão e 100 mil exemplares anuais e ‘tradicionais’. Somos a terceira maior revista de circulação do mundo e estamos nesta posição por um longo tempo”, garantiu. Já no campo digital, em 2011, a marca Veja cresceu 500% no Facebook e 125% no Twitter e mais de 700 mil pessoas já baixaram o aplicativo da revista para tabletes e smartphones. “Aprendemos que diversificar os meios é o diferencial que agrega o tradicional ao digital e mantêm os leitores bem informados e fiéis à revista, em qualquer canal que ela estiver”, destacou.

Medindo a circulação de veículos – O presidente do Instituto Verificador de Circulação (IVC), Pedro Silva, mostrou aos profissionais do mercado presentes na Estação do Conhecimento Comunica, o “Projeto IVC Regional”. A entidade é responsável pela auditoria de jornais, revistas e web sites em todo o Brasil. O objetivo da palestra de Pedro Silva foi apresentar aos capixabas as mudanças que a entidade está promovendo para democratizar suas atividades e se tornar mais acessível aos pequenos editores do mercado regional. Além disso, os profissionais tiveram a oportunidade de conhecer as métricas do IVC para jornais, revistas e web sites.

Medindo a circulação de veículos  – “Atualmente, não se fala de circulação de forma especulativa, vaga e imprecisa. A circulação de publicações é um padrão exato de medida, como o metro, litro e grama, por exemplo. O IVC trabalha com dados reais e atualizados e possuímos dados relevantes para a mídia especializada em comunicação”, disse o presidente do IVC. A área de atuação do IVC alcança mais de 5 mil cidades brasileiras, podendo auditar os portais e sites de cada um desses municípios além de oferecer até mesmo curvas de audiência durante o dia. Pedro ressaltou a importância de informações como essa para o relacionamento veículo e anunciante. “Em uma reunião junto com um anunciante, perguntas específicas de um determinado período e região podem ser apresentadas de maneira precisa e eficaz, através de celulares e tablets, por exemplo, pois as informações ficam disponíveis no nosso site em uma área restrita. Com a riqueza de informações que apresentamos, fica mais fácil mensurar resultados”, apontou.

Licitação de contratos publicitários – Para fechar a programação da Estação do Conhecimento Comunica, o Sinapro – ES trouxe a renomada advogada Dra  Helena Zoia para ministrar a palestra “Legislação Licitatória: Contratação de serviços publicitários com Administração Pública (poderes Legislativo, Executivo e Judiciário).  A palestrante comentou a dificuldade de submeter os serviços publicitários a um processo licitatório e os equívocos mais comuns. “Os erros que encontramos nos editais são fruto do desconhecimento da atividade econômica publicitária por parte de quem elabora os editais. É simples para quem conhece, mas difícil de ser compreendida por aqueles que a julgam uma prestação de serviço como qualquer outra”, comentou. A palestra da advogada foi marcada pela constante interação entre a advogada e os profissionais presentes, que aproveitaram a ocasião para tirar dúvidas e comentar casos curiosos. Ao final, Helena deixou um conselho para os participantes. “Quem participa de licitações precisa estar atento a todos os detalhes, pois somente dessa maneira vamos conseguir editais corretos, dentro dos parâmetros legais e respeitando nosso mercado”, completou.

Por dentro do mercado imobiliário e automotivo – O último dia da 5º Comunica – ES também contou com palestras na Estação do Conhecimento Rede Gazeta, uma das patrocinadoras do evento. Temas como mercado automotivo, imobiliário e briefing foram debatidos durante o segundo dia de Comunica entre os palestrantes e os profissionais que estavam no espaço exclusivo do patrocinador. Para abrir a programação, o presidente da Ademi – ES, Juarez Gustavo Soares, ministrou a palestra “Consumo, logo existo: um olhar sobre o mercado imobiliário”. O executivo traçou um panorama sobre o mercado imobiliário, os lançamentos e as demandas existentes no setor. Em seguida, o diretor executivo da Fenabrav, José Francisco da Costa, falou sobre “Consumo, logo existo: um olhar sobre o mercado automotivo”.  Na sua fala, as demandas de consumo, o novo momento do mercado com as novas regras de financiamento e as taxas de juros.

Como ter um bom briefing de 2012 – A Abap – ES trouxe Glaucio Binder para a terceira palestra do dia, cujo tema era “Como encarar seu briefing 2012”. Para finalizar a programação de palestras, a escola de negócios Atitude Educação Executiva trouxe o publicitário Paulo André Bione para falar sobre “Cannes. Entenda o maior festival de criatividade do mundo” e falou do mais importante dos festivais de publicidade do  mundo, que se inicia em menos de um mês, e que vários publicitários e executivos capixabas participam todos os anos.

 

Alunos da Estácio aproveitam a Comunica – Os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Estácio Vitória movimentaram a 5º Comunica ES. Seu estande foi um dos que atraiu o maior número de visitantes, permanecendo lotado o tempo todo. Um grande tabuleiro de Twister foi adesivado no seu chão e a brincadeira fez jovens e adultos se divertirem e disputarem incansavelmente os brindes distribuídos aos vencedores. Quem foi ao 5º Comunica não pode deixar de perceber também o visual todo colorido em Pop Art do estande da Estácio, marca registrada dos seus cursos de comunicação, e sentir o cheirinho de pipoca que convidava a todos para conferir de perto o que é que a Estácio tem. Ainda entre os seus diferenciais estava a entrega da versão impressa da Revista Chocado, o saquinho personalizado em PVC de pipoca, a belíssima caneca térmica, tão almejada pelos competidores do Twister, e a exibição dos vídeos realizados pelos alunos dos cursos.

 

 

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