Festival Colibri inicia no Dia Mundial da Propaganda – Nesta terça feira, dia 4 de dezembro, é comemorado o Dia Mundial da Propaganda. Justo nesta data, o Sinapro-ES Sindicato das Agências de Propaganda do Estado do Espírito Santo, inicia oficialmente a 2ª edição do Festival Colibri que termina no dia 6, quinta feira, com a cerimônia de premiação das agências vencedoras da 26ª edição do Prêmio Colibri, com festança no IlhaShows, com a presença da banda mineira Pato Fu. Todos os detalhes do festival e da festa de encerramento estão no site www.festivalcolibri.com.br.
Especialistas do Clube de Criação no Festival Colibri – Profissionais do Clube de Criação do Espírito Santo, o CCES, irão falar para os estudantes de comunicação, design e marketing na 26ª edição do Prêmio Colibri, que acontece nos dias 4 e 5 de dezembro na Pedra da Cebola. No primeiro dia do evento, o redator da agência Ampla, Emerson Tononi, discorrerá sobre o processo de criação do redator publicitário. Já o coordenador da MP Publicidade, Gustavo Mendonça, falará sobre o mercado de trabalho. No segundo dia, é a vez do colunista e analista de marketing da Rede Gazeta, Daniel de Amorim, e do diretor comercial da E-Brand, Rafael Andaku, falarem.
Festival Colibri 2012 aborda sustentabilidade – O 2º Festival Colibri, principal evento do mercado publicitário capixaba, acontece nos dias 4 e 5 de dezembro, em novo endereço, a Pedra da Cebola. O Festival, que abriga o 26º Prêmio Colibri, é inspirado em grandes festivais nacionais, como o de Gramado, e internacionais, como o Cannes, e terá programação cultural que inclui exposições, ações de entretenimento, além de palestras com profissionais renomados da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). De acordo com o organizador do evento, o publicitário Rafael Phoca, (foto) o Colibri deste ano vem com duas novidades. O primeiro é a temática, que vai abordar o meio ambiente como argumento no marketing e na publicidade, com o objetivo de avaliar o comportamento das empresas que são ecologicamente corretas apenas no conceito. Além disso, os participantes poderão assistir às palestras de profissionais de uma das mais conceituadas instituições de propaganda e marketing do país, a ESPM, conta Phoca.
Festival Colibri 2012 aborda sustentabilidade – O Festival Colibri, que é uma realização do Sinapro-ES, convida a sociedade para discutir e preparar o mer¬cado publicitário para não causar um efeito inverso no posiciona¬mento da comunicação verde de seus clientes, produtos e serviços. Para abordar o tema, a apresenta¬ção de uma pesquisa realizada pela Market Analysis, especializada em sustentabilidade e responsabilidade corporativa. A ideia é mostrar que a sociedade espera um posicionamento transparente dos empresários e não aceita mais o Greenwash, termo conhecido no Brasil como Maquiagem Verde. Na opinião do presidente do Sinapro, Luiz Roberto Cunha,(foto) a ideia de levar o festival para a Pedra da Cebola vai de encontro com a temática do evento. Além disso, ele espera que o Colibri contribua de forma positiva para os profissionais locais. Espero que leve conhecimento e conteúdo para o mercado da comunicação no estado, funcionando como um estímulo. Dessa forma, empresas e colaboradores saem ganhando e aquecem a concorrência, que é saudável nesta área, avalia.
A programação do Festival Colibri 2012 – O primeiro dia do festival começa com workshops dos profissionais do Clube de Criação do Espírito Santo, o CCES, que irão falar para os estudantes de comunicação, design e marketing. O redator da agência Ampla, Emerson Tononi, discorrerá sobre o processo de criação do redator publicitário. Já o coordenador da MP Publicidade, Gustavo Mendonça, falará sobre o mercado de trabalho. Nesse dia também acontecerão palestras abertas para os visitantes. A primeira é sobre Economia Criativa e será ministrada pela Secretaria de Cultura do Espírito Santo, a Secult. O objetivo é debater sobre as novas formas de pensar as atividades do cotidiano, com engajamentos coletivos. Em seguida, haverá a apresentação sobre o Greewash com os especialistas da Market Analysis, Thayse Neves e Bruno Barreiros.
A programação do Festival Colibri 2012 – A última palestra do primeiro dia é sobre Publicidade Sustentável e será ministrada pelo jornalista Caco de Paula, (foto) que trabalhou em grandes veículos nacionais e hoje dirige o núcleo dedicado ao portal Planeta Sustentável, que produz a revista eletrônica National Geographic Brasil. Após sua apresentação, ocorrerá a solenidade de abertura e a divulgação da primeira parte do Shortlist, a lista de premiados. Ambos contarão com a presença de membros do Sinapro e de autoridades. Por fim, haverá programação cultural no palco externo.
A programação do Festival Colibri 2012 – O segundo dia do evento começa com a segunda parte do workshop realizado pelo Clube de Criação e conta com as presenças do colunista e analista de marketing da Rede Gazeta, Daniel de Amorim, e do diretor comercial da E-Brand, Rafael Andaku. (foto) As palestras desse dia são direcionadas a todos os visitantes e serão ministradas por três especialistas da Escola Superior de Propaganda e Marketing, a ESPM. O pesquisador Carlos Alberto Messeder discorrerá sobre o impacto do ambiente de negócios e da mídia na comunicação corporativa. Já a publicitária Luiza Cavalheiros tratará sobre os caminhos da criação no universo da comunicação integrada. E para falar sobre produção audiovisual para mídias sociais, o evento recebe a especialista Veronica Bidart de Castro Machado. Para fechar o ciclo de palestras, o festival contará com a presença do renomado designer e fundador da Tátil Design de Ideais, o publicitário Fred Gelli que falará sobre o futuro da Biomimética, uma área da ciência que procura estimular novas ideias para produzir sistemas sintéticos similares aos encontrados nos sistemas biológicos.
A programação do Festival Colibri 2012 – Os participantes do festival terão acesso a ferramentas tecnológicas. Uma delas é um aplicativo exclusivo do Colibri para celulares que possuem os sistemas operacionais iOS e Android. O objetivo é divulgar todas as peças inscritas e a lista dos ganhadores nos dias do evento. O usuário poderá visualizar e compartilhar as peças pelas redes sociais. Além disso, a grade de atividades com palestras, oficinas e shows também ficará disponível. Haverá um bolão para que as pessoas votem nas peças inscritas no Prêmio Colibri. Quem fizer mais pontos ganhará ingressos para o show de encerramento, conta Rafael. Outras ferramentas tecnológicas ficarão disponíveis no dia do evento. Uma delas é o Joyphone, que permite interatividade em tempo real com campanhas publicitárias usando qualquer tipo de telefone celular, até os mais antigos.
A programação do Festival Colibri 2012 – Para testar a tecnologia, um quiz interativo com perguntas sobre o festival e outros temas do Espírito Santo ficará disponível no evento. O objetivo é fazer com que quatro participantes respondam as perguntas no menor tempo possível, usando seus respectivos celulares. Cada jogador será identificado pelo número e isso gera um ranking. Além dessa interatividade, o Joyphone levará para o evento uma nuvem de tags gigante. Os participantes discam para o número do telefone associado à nuvem de tags e falam palavras aleatórias que serão reconhecidas e enviadas para o dispositivo que irá exibi-las. O termo enviado pelo maior número de participantes ganhará destaque no meio dos outros recebidos pela nuvem. A iniciativa busca mostrar o que os visitantes pensam sobre o evento, lembra o organizador.
A programação do Festival Colibri 2012 – O festival é um evento aberto ao público em geral. Somente os workshops ministrados pelo Clube de Criação serão destinados para os estudantes de comunicação, design, marketing e negócios em geral. Os alunos interessados em participar podem ser inscrever através do site do evento, que é o www.festivalcolibri.com.br. As inscrições acontecem do dia 21 de novembro ao dia 5 de dezembro. A premiação das agências acontece no dia 6 de dezembro, quinta-feira, com festa no Ilha Shows, casa de shows localizada na Praia do Canto. Após a cerimônia de entrega dos troféus para os ganhadores, que será um evento fechado, haverá show de encerramento com a banda mineira Pato Fu. O show será aberto ao público, mediante pagamento de ingresso.
As peças inscritas no Prêmio Colibri 2012 na 26ª edição do Prêmio Colibri, 27 agências inscreveram peças e campanhas totalizando 497 peças. A agência MP Publicidade foi a que teve maior numero de peças inscritas, totalizando 60 inscrições, seguida pela agência A4 com 42 inscrições. A agência Danza inscreveu 40 e a Fire inscreveu 39 peças. No quadro o leitor poderá ter em detalhes o numero total de peças que cada agência inscreveu, além de ver em que categorias são estas inscrições.