Espírito Santo ganha a Lorenge do Século 21 A Lorenge, construtora reconhecida pela Ademi-ES como a mais importante empresa do mercado imobiliário capixaba do ano de 2013, tem tido uma história e uma performance empresarial que a tornam um verdadeiro case de sucesso capixaba. Além de ser a primeira do Estado a ter uma obra com a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design Liderança em Energia e Design Ambiental – Nível Ouro), é uma das únicas locais do setor a adotar o modelo de Governança Corporativa. Fruto da reflexão e do pensamento inovador da Diretoria Executiva da empresa e com total apoio do seu Conselho de Acionistas, a construtora entendeu que, para permanecer líder de mercado nos próximos 50 anos, era necessário passar por profundas transformações: desenhar-se para uma sociedade e uma economia que estão sendo reinventadas constantemente pela tecnologia. Com essa fala inicial, José Elcio Lorenzon, presidente da Lorenge, iniciava a apresentação da nova Lorenge, no almoço com a imprensa, na última segunda feira, no Senac-Ilha do Boi.
Espírito Santo ganha a Lorenge do Século 21 Era preciso se adaptar à linguagem, ao estilo e à filosofia dessa nova sociedade de consumo que estava nascendo junto com a internet, liderando as redes sociais e tornando o consumidor seu protagonista. Depois de um profundo trabalho de avaliação de resultados do mercado da construção civil, das tendências do design e do marketing nos âmbitos local, nacional e global, os executivos da empresa replanejaram a atuação da Lorenge na sua forma de relacionar com seus públicos e criaram novos e diferenciados modelos de atender e se comunicar com eles continuou o presidente.
Nasce a Lorenge do Século 21 – Este trabalho foi comandado por profissionais de relevância no marketing brasileiro, como Luis Grottera, CEO e sócio no Brasil da Rosenberg Integração Estratégica (em Vitória representada pela Vieira & Rosenberg). Segundo o presidente de Lorenge, José Elcio Lorenzon, a mudança operada na empresa foi radical. Despontamos após este período de transformações com uma nova alma. O que fizemos foi muito mais do que rever processos e imagens, implantamos uma revolução na forma de relacionamento com nossos diversos públicos, explica ele.
A nova cultura da empresa – Após entender as novas relações que a sociedade exige entre as empresas e os consumidores no que se refere aos sentimentos e desejos dos clientes, a diretoria da Lorenge decidiu agir com o objetivo de tornar perene o bom desempenho apresentado por ela até agora. A sustentação desta nova forma de relacionamento se pauta num modelo de trabalho denominado Conexões Lorenge. Ele foi criado para amplificar a satisfação de seus clientes e minimizar o tempo dedicado para resolver as questões ligadas à compra do imóvel. Ao desenhar a construtora dos nossos sonhos, desejávamos uma empresa ainda mais humana, mais jovem e calorosa. E depois de muito estudar e pesquisar, concluímos que a palavra Conexão seria a chave para o enigma, explica José Elcio Lorenzon.
A cultura do produzir qualidade e gerar satisfação – Com este trabalho, a Lorenge quer ser a empresa que faz a conexão entre o imóvel de qualidade e a satisfação de cada um dos seus clientes. Para isso, aprendeu que precisa amplificar a quantidade e a qualidade de suas conexões com pensamentos, coisas, colaboradores, consumidores, acionistas, fornecedores, produtos, meio ambiente, mundo digital e mundo real, enfim, viver aquela miscigenação de experiências e conhecimento que virou a vida do homem moderno. Essas são as primeiras conexões lançadas para os clientes Lorenge. O processo é dinâmico e, certamente, novas conexões irão surgir de forma a intensificar cada vez mais o relacionamento da empresa com seus diferentes públicos.Veja abaixo as primeiras conexões de relacionamento Lorenge/Cliente:
Conexão Personal Lorenge: cada cliente Lorenge terá um profissional, chamado de personal, que irá atendê-lo sobre qualquer assunto relacionado à Lorenge.
Conexão Portal do Cliente: os clientes terão uma página exclusiva e com acesso seguro e restrito. Nela, será possível obter informações sobre o seu imóvel, documentação, situação financeira, histórico e as conexões possíveis com o seu Personal Lorenge.
Conexão Boa Vizinhança: nos novos empreendimentos, vamos nos conectar previamente com a vizinhança. Além de abrir canais de comunicação, a Lorenge visa estudar e identificar oportunidades para contribuir com a região, como a instalação de um espaço para coleta seletiva ou uma praça de convivência, por exemplo.
Conexão Olho mágico: dentro do Portal do Cliente, a conexão Olho mágico proporcionará o acompanhamento da obra, através de fotos mensais e nos novos empreendimentos através de câmeras 24 horas.
Agência de propaganda que irá atender ao Grupo Lorenge, a Ampla Comunicação. Tantas mudanças também determinaram uma nova forma da Lorenge se apresentar aos seus públicos. E, seguindo os princípios desta nova cultura vivenciada pela empresa, ficou evidente que a nova assinatura da empresa deveria ser criada de dentro para fora, pois, só assim ela seria autêntica. O trabalho de desenho desta marca começou de uma verdade interior e que precisa ser relevante para o mercado. Esse foi o pilar no qual foi construído o edifício da marca Lorenge.
As empresas ainda não chegaram ao século 21 – Antes de propriamente dito apresentar a nova marca, o novo conceito, nova assinatura, Grottera falou sobre sua expertise e os encontros, reuniões, pesquisas sobre o negócio do mercado imobiliário local, nacional e internacional, a fim de entender bem do segmento para melhor assessorar o cliente em sua nova etapa de produzir bens e gerar felicidade aos seus consumidores. Disse o Grottera que no século 21, o consumidor que antes era o rei, agora é Deus. Afirmou que um grande número de empresas de todos os segmentos ainda não enxergaram o século 21 em sua plenitude. O fato de estar presentes nas redes sociais e ter um site, não significa nada se não estiver atenta ao que o seu cliente está querendo, ser bem atendido e ser ouvido naquilo que deseja para ser feliz. Que não basta fazer o melhor, mas precisa sempre estar pronta para atender as demandas e exigências dos consumidores.
A nova marca e nova assinatura – Nesta segunda fase do trabalho de rebranding, além de toda equipe da Rosenberg, Luis Grottera comandou a Brandia Central, uma das 10 maiores Consultorias de Branding da Europa, que desenvolveu todo o design que vai representar e identificar a Lorenge por pelo menos mais 10 anos. A partir de agora, clientes, parceiros, colaboradores, fornecedores, entre outros, serão impactados com a sua nova marca, sua nova identidade. As cores, cinza e vermelho, representam a nova fase da empresa, uma Lorenge comprometida em atender os anseios e desejos de seus clientes. Na marca a palavra lorenge com letras minúsculas dá leveza a marca, bem destacada pelo tipo e fonte da letra escolhida para a marca. E tudo isso se traduziu na sua nova identidade visual.
Colaboradores ganham evento de lançamento da nova logomarca – E a executiva Aurelice Aguiar e sua Crossmedia Comunicação Integrada foram contratadas e assinaram os eventos de lançamento do conceito e da nova logomarca da Lorenge, realizados nos dias 11 e 14 de abril. Em dois momentos este conceito foi apresentado para seu público. Na última sexta-feira, 11, o evento no Hotel Senac reuniu acionistas e diretores e contou com uma apresentação feita pelo CEO da empresa José Elcio Lorezon. Na segunda-feira, dia 14, a apresentação foi para os colaboradores e parceiros da Lorenge. Em um evento para 450 no Itamaraty Hall, a Crossmedia criou ações com dinamismo e interação, para realçar ainda mais o slogan desse novo conceito: Criando seu mundo.
Colaboradores ganham evento de lançamento da nova logomarca – Ações diferenciadas é uma marca da Crossmedia que traz no seu DNA uma história de grandes eventos realizados no Espírito Santo e por diversos estados brasileiros. Na ocasião, uma das ações que mais chamou a atenção dos presentes foi o quebra cabeça, com a nova logomarca da Lorenge, que foi desvendado somente ao final do evento. Ao chegar ao local cada pessoa recebia uma peça e era convidado a se dirigir ao painel para acrescentar mais um pedaço ao quebra-cabeça, o que gerou um misto de emoções em que acompanhava de perto a construção.
Ação diferenciada no lançamento para colaboradores – Uma segunda ação que interagiu com os presentes foi a releitura ao vivo em que o cartunista Zappa, em uma enorme tela, fez uma releitura dos elementos que os presentes julgaram representar o Criando seu mundo. A obra finalizada no evento ficará exposta na Lorenge. Para o cartunista, o evento foi memorável. Foi muito especial criar a tela em co-autoria com os entusiasmados colaboradores e diretores da Lorenge sob a batuta da Crossmedia! Evento memorável!, ressaltou Zappa.
É da Ampla a primeira campanha com a nova marca da lorenge coube ao diretor de criação da Ampla Comunicação, André Muhle, acompanhado no evento de lançamento pela executiva Mariana Lelis, fazer a apresentação da primeira campanha, antes porem agradecendo por ter sido a Ampla a agência que venceu uma concorrência entre 4 agências. E que a partir do briefing, passou aos quesitos que mais justificam a assinatura da Lorenge, criando seu mundo e que a para cada um, pode ter um significado diferente. Um filme de 60 segundos, anúncios de jornais, outdoor duplo e outras mídias.
Ficha técnica:
Agência: Ampla Comunicação
Atendimento: Juliana Almeida e Mariana Lelis
Planejamento: Mariana Lelis e Fernando Lima
Criação: André Muhle, Maurício Nunes, Manuel Cavalcanti, Bruno Franco, Bruno Alves e Kadito Rodrigues.
Finalização: Adenilton Nunes e Allan Brito
Mídia: Izabella Filatieri e Grazi Fioresi
Produção Gráfica: Luis Felipe Macena e Ubirajara Pinto
RTVC: Mila Neri e Fabiana Duarte
Produtora de vídeo: Fulltime Filmes
Direção de cena: Tiago Alves
Direção de fotografia: Patrick Tristão
Produtora de áudio: Onomatopeia
Fotos: Sagrilo
Tratamento de fotos: Mário Pires
Aprovação: Carolina Aguiar, Lynette Feu, Samir Ginaid e José Élcio Lorenzon