Virgulino Porreta é finalista Nacional – A Aquatro Comunicação e Marketing é uma das três finalistas na categoria institucional NACIONAL da 36ª edição do Prêmio “Profissionais do Ano” realizado pela Rede Globo para os grandes destaques do mercado publicitário brasileiro. Ao contrário das outras categorias, que são divididos por região, na categoria Institucional a disputa é nacional – ou seja: a Aquatro concorreu com outras grandes agências de todo o país. A peça selecionada foi o filme “VIRGULINO PORRETA” produzido para a SAMP, que fala da necessidade do exame como prevenção ao câncer de próstata.
Virgulino Porreta é finalista Nacional – O filme relata a saga de Virgulino um “caba macho “ que mesmo com toda sua coragem se acovarda diante do exame. O filme também utiliza a simplicidade da literatura de cordel em sua narrativa e conta com um surpreendente e bem humorado desfecho. Concorre em sua categoria com outros 2 filmes: BANCO DE LIVROS da agência Escala de Porto Alegre e CONAR feito pela AlmapBBDO – SP. O resultado final será revelado no dia 29 de outubro em São Paulo. Na foto, Gilberto Leifert durante o júri do Profissionais do Ano.
Ficha Técnica:
Agência: Aquatro Comunicação e Marketing
Cliente: Samp
Criação: Sylviene Cani Guaitolini
Direção de criação: Sylviene Cani Guaitolini e Fernando Laranja
Produtora de som: Beat – Nico Rezende
Ilustração: Estudio Zota
Produtora: Full Time Filmes
Finalização: 2B motion
Atendimento: Adriana Chhammas e Fernanda Perim
Aprovação: Márcio Maciel
Finalistas no site do Clube de Criação de São Paulo
Saindo da Capital Secreta – A jornalista Kamila Rodrigues esteve em São Paulo, nesta semana, para o Comunique-se Cases. Conheceu recentes casos relevantes de comunicação e marketing das empresas Vale, Petrobras, Fibria e Roche, além de agências de comunicação nacionais. Kamila atua na agência Altercom Comunicação Empresarial, de Cachoeiro de Itapemirim.
Mensagem de esperança para Vossas Excelências – A agência ebrand criou para a FDV Faculdade de Direito de Vitória uma campanha para parabenizar os novos magistrados do Concurso realizado pelo TJES, uma vez que entre os 30 aprovados, dez deles passaram pela instituição durante a sua formação acadêmica. As peças contam com conteúdo para redes sociais, e-mail marketing, anúncio em jornal e VT de 60. A campanha Em Vossas Excelências depositamos nossa esperança traz uma mensagem de gratificação e confiança nos serviços que serão prestados pelos magistrados, visto que esses cargos têm grande importância para o Estado e para o Brasil. A FDV mostra, assim, sua preocupação social, depositando nos aprovados do concurso a esperança de uma real melhoria através da justiça. Além de contribuir com o Ensino do país, a instituição deixa para os seus alunos a missão de servir a sociedade de forma ética e cidadã.
Ficha Técnica:
Agência: ebrand
Cliente: Faculdade de Direito de Vitória
Atendimento: Andrea Roque
Planejamento: Gilber Machado
Diretor de Criação: Rafael Andaku
Criação: Caetano Monteiro, Rudy Calheiros, Vilker Vitorino
Gestão de Redes Sociais: Jade Musso
Produtora: Etnia
Aprovação: Paula Castello Miguel, Jorge Abkair e Lorenza Gravitol
Vitória Gourmet em clima de Copa – Já está nas bancas a nova edição da Revista Vitória Gourmet, a principal revista gastronômica do Espírito Santo, uma publicação da Unique Editora e textos da RF Assessoria de Comunicação. E esta edição está em clima de Copa e traz um guia dos melhores bares e restaurantes da Grande Vitória para, além de, assistir os jogos da Copa, também degustar uma boa comida e bebida. A publicação também traz uma matéria desvendando os segredos da culinária árabe e uma matéria sobre sobremesas para adoçar ainda mais o paladar dos leitores. Entrevista, biblioteca Gourmet, Desafio das Cores com chefs renomados também são destaque e um convite ao leitor para descobrir um pouco mais sobre o mundo da gastronomia e suas curiosidades.
Claro faz homenagem a Neymar com texto de Nelson Rodrigues – A Claro apresenta nesta semana a terceira e última fase da sua campanha “A emoção do futebol sempre com você”. Dentro de uma série de ações, a principal delas é um novo comercial que entra no ar hoje. Trata-se de uma homenagem da Claro, com texto adaptado de Nelson Rodrigues e narração do ator Marcos Palmeira, ao craque Neymar, garoto-propaganda da marca. O filme, com versões de 60 e 30 segundos, descreve, de forma emocionante, o que é um verdadeiro craque.
Claro faz homenagem a Neymar com texto de Nelson Rodrigues – O objetivo dessa nova fase da campanha é também estimular o engajamento do público com a hashtag #NelsonExplica, lançada em abril, na primeira etapa da comunicação. Nesta iniciativa são publicados nas redes sociais diversos conteúdos utilizando trechos da obra do cronista. Até o momento, já são 160 mil fãs do perfil e 1,3 milhão de interações. Para a internet, a novidade estão nos influenciadores do YouTube que foram convidados a participar da ação e interagir com o seu publico, como Galo Frito e Manual do Mundo. A ideia é que os seguidores de cada influenciador escolham uma frase do célebre Nelson Rodrigues para ser interpretada em um vídeo original.
https://www.youtube.com/watch?v=nUHXjZ25yFQ
Campanha “A emoção do futebol sempre com você” – A Claro inovou em sua comunicação e na forma de falar de futebol com o lançamento da campanha “A emoção do futebol sempre com você”, em abril. A operadora revive a obra de um dos maiores dramaturgos e cronistas esportivos da história do país, Nelson Rodrigues, para criar um diferencial de linguagem e convidar os mais de 68 milhões de clientes a entrarem no clima da torcida, curtindo todas as emoções que o esporte vai proporcionar. A primeira grande ação para gerar engajamento e interação com o público foi a criação da hashtag #NELSONEXPLICA. Em um segundo momento foi promovida uma promoção Craque da Claro é outra coisa (Craque da Claro), também protagonizada pelo craque Neymar, que sorteará até 16 de junho 60 carros no total. Todos os clientes Claro (pós-pago, pré-pago, Controle, Internet e Empresa) são elegíveis para participar desta ação. Outras iniciativas como spot, anúncios em mídia impressa e material de ponto de venda também foram recursos utilizados como complemento às ações direcionadas à plataforma futebol.
Ampla presente no Encontro de Executivos 2014 – A Ampla Comunicação participou do Encontro IBEF Espírito Santo 2014, evento promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças Seccional ES, que reúne os associados, alguns dos maiores executivos capixabas, e suas famílias. O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, o vice governador Givaldo Vieira, o economista Luiz Carlos Mendonça de Barros e empresários do Espírito Santo, além dos associados do IBEF marcaram presença na encontro, sendo recebidos pelo presidente do Instituto, Sérgio Sotelino.
Ampla presente no Encontro de Executivos 2014 – O evento, cuja programação conta com painéis sobre o cenário geopolítico e econômico brasileiro e uma programação cultural diversificada, tem como objetivo construir um ambiente interativo e lúdico entre os participantes, durante os três dias de sua realização. Única agência a participar do encontro, a Ampla, representada por Marla Oliveira, gerente de Atendimento da agência, criou um jogo especialmente para o encontro nos moldes do Imagem e Ação, que mescla conhecimento e comunicação. Garantia de diversão e integração entre os grupos.
Publicis para CVC em campanha de reposicionamento da marca – A CVC estreia nacionalmente uma nova campanha de posicionamento da marca e inova em sua estratégia de comunicação com o consumidor. A partir do slogan sempreComVC, a operadora quer evidenciar a prestação de serviço incorporada no DNA da marca, além da proximidade com o consumidor. A essência da CVC é a prestação de serviço, portanto ela está presente antes mesmo da viagem começar e, especialmente, durante a viagem, ao lado do passageiro o tempo todo, ainda que ele não perceba, explica Marcelo Oste, diretor de marketing da CVC. A nova campanha publicitária institucional teve sua estreia na quarta-feira, dia 28 passado, dia em que a CVC completou 42 anos, com anúncios em jornais de São Paulo. Na campanha institucional, os anúncios trarão a logomarca CVC com nova identidade visual, com um traço inferior (underline) unindo o C ao VC, sintetizando o conceito sempreComVC com uma linguagem digital e moderna.
Pesquisa revela o perfil do profissional de Marketing do Espírito Santo – Pós-graduado, 32 anos de idade, sendo 9 de atuação na área, e salário em torno dos R$ 5.600,00. Esse é o perfil médio do Profissional de Marketing do Espírito Santo, de acordo com uma pesquisa quantitativa realizada pela Enquet Pesquisas, a pedido do Clube de Marketing do Estado, no mês de fevereiro deste ano. Os participantes trabalham em 32 empresas, de médio a grande porte, dos setores de indústria, comércio e serviços, que empregam, em sua maioria, mais de 500 profissionais na totalidade e estão há mais de 30 anos no mercado.
Pesquisa revela o perfil do profissional de Marketing do Espírito Santo – O estudo revelou ainda que, espontaneamente, 81% dos entrevistados acreditam que o principal papel do Marketing é ser estratégico, de relacionamento e de cuidado com a marca. Para outros 47%, o marketing assume funções táticas, de propaganda e vendas. Vale ressaltar que 78% dos participantes dizem que o Marketing tem as suas funções bem delimitadas dentro das empresas. Já em relação à hierarquia na organização, a área, composta em média em sua maioria por seis profissionais, ocupa em 34% nível de diretoria ou superintendência; em 47%, de gerência; e em 18%, de coordenação, supervisão, analista ou assistente. Na amostra, 60% dos profissionais de Marketing disseram que participam da elaboração dos planejamentos estratégicos das empresas onde trabalham.
Pesquisa revela o perfil do profissional de Marketing do Espírito Santo – Questionados sobre a frequência de atividades que executam, os entrevistados indicam maior tempo empregado em ações de comunicação (propaganda, assessoria de imprensa, promoções e relações públicas), elaboração de estratégias on e off-line, medição de resultados sobre investimentos, contratação de pesquisas, escolha de pontos de venda e precificação de produtos e serviços. Os profissionais entrevistados contam, em média, com seis empresas terceirizadas para execução de suas atribuições, sendo a maior parte delas concentradas em agências de publicidade, assessorias de imprensa e comunicação, confecção de brindes, gráficas, produção de vídeos, materiais de comunicação e eventos, atualização de sites, designers, modelos, maquiadores, pesquisa, diagramação, fotografia, logística, entre outras.
O que eles disseram da pesquisa – De acordo com as coordenadoras da pesquisa, e participantes do Clube de Marketing, Rita Abreu (foto)e Tânia Maria Bassetti de Abreu, os dados obtidos permitem avaliar o cenário do Marketing no Espírito Santo de forma muito clara. O estudo é considerado, por ambas, com um marco histórico para o segmento. “Essa é a ponta do iceberg e aponta para um trabalho de educar o mercado para mostrar a importância do profissional na empresa”, afirma Tânia. Rita Abreu complementa: “A pesquisa é um ótimo instrumento para ajudar na tomada de decisão e mostrar que ainda há muito a ser feito”.
O que eles disseram da pesquisa – Para a gerente da Unidade de Marketing e Comunicação do Sistema Findes, Cintia Dias, (foto) que integra o Clube do Marketing e participou da apresentação dos resultados, esse trabalho foi de fundamental importância. “A pesquisa mostra a realidade do Marketing no Espírito Santo e aponta, principalmente, os gargalos que temos que vencer para tornar nossa atividade mais estratégica e elevar a percepção de sua importância nas empresas. A partir dos dados coletados, temos os subsídios para montar um plano de ação que nos auxilie nessa tarefa”, comenta.
O que eles disseram da pesquisa – Para Giuliano Bresciani, (foto) diretor da UVV e consultor que também participa do Clube do Marketing, acrescenta que o papel do profissional de Marketing é muito maior do que o percebido e desenvolvido pelo mercado do Espírito Santo. Ele vai muito além da comunicação. Sua função é mais estratégica, com coleta e análise de informações de mercado, entendimento do comportamento do consumidor e dos concorrentes. Ele trabalha com fechamento de preço, lançamento de produtos e serviços, definição de embalagem, local e forma de venda, material de ponto de venda, ações de incentivo e relacionamento, entre outros. Se o profissional de Marketing é cobrado de forma direta pelo resultado das vendas da empresa, ele não pode participar somente do processo de comunicação junto com a agência, opina.
O que eles disseram da pesquisa – De acordo com Gilber Machado, (foto) diretor da e-brand e também integrante do Clube do Marketing, ficou claro que o marketing tem papel importante, mas ainda não existe uma valorização do gestor proporcional a sua relevância. Isso fica evidenciado nos itens renumeração, tipo de atividade e nível de participação do planejamento estratégico. Outro ponto é sobre a percepção do valor do Marketing como instrumento de construção de marca. Entre a percepção e uma atuação orientada a esse propósito existe uma grande distância, haja vista a falta de uso de pesquisa como instrumento de planejamento e aferição de resultados, opina. Gilber acrescenta que as informações da pesquisa irão balizar a agenda do Clube do Marketing em 2014. Vamos focar em trabalhar a promoção do papel estratégico do gestor de Marketing dentro das organizações com exemplos de sucesso. O objetivo é mostrar um caminho de como fortalecer a nossa atuação dentro das empresas, tornando-se um guardião da marca, explicou.