“Se você é capixaba de coração, compartilhe o seu amor pelo Espírito Santo” – através desse conceito o Governo do Estado convida todos os capixabas a compartilharem o seu amor pelo Estado. Esse é o mote principal da campanha AMORES, criada pela Aquatro Comunicação & Marketing, e que visa despertar no capixaba o hábito de compartilhar fotos e vídeos de suas cidades, paisagens, lugares, enfim, das nossas belezas naturais. O principal canal de comunicação são as redes sociais, com destaque para instagram, através do uso de uma hashtag própria #amorS2es.
Os amores que temos para amar – Hoje já existem diversas comunidades no instagram que enaltecem a beleza do Espírito Santo, no entanto essas informações ficam dispersas. E ao se criar a hashtag “ #amorS2es “será possível compilar todas essas informações dentro de um hotstie: www.amores.es.gov.br. A campanha tem um tom emocional e bastante otimista. Uma verdadeira declaração de amor do capixaba ao seu lugar. Embalada pela música icônica “Carinhoso “ de Pixinguinha, imagens de vários pontos turísticos do Estado, se sobrepõem a um texto que fala dos “Amores que temos pra amar”: que pode ser uma praia do norte, uma montanha do sul, um por do sol, ou uma arquitetura secular. No vídeo, as cenas mostram a grandiosidade de um estado, revelando lugares, as vezes, desconhecidos.
As estratégias de comunicação – Para que haja uma abrangência maior da campanha foram traçadas diversas estratégias, que vão desde a mídia off com veiculação em TV aberta e fechada, cinema, e outdoor, até instalação urbana com a marca #amorS2es – como já foi feito em Guarapari – e em breve em outros municípios. E claro, uma grande disseminação na mídia on com veiculação em portais, redes sociais (facebook, instagram, youtube), rede de display do Google, além de hotsite e quiz para facebook.
Ficha técnica: Agência: Aquatro Comunicação & Marketing
Diretora de criação: Sylviene Cani Guaitolini
Redação: Sylviene Cani Guaitolini
Direção de arte: Rowena Pancieri, Leonardo Vago e Sylviene Guaitolini
Supervisor de criação: Thalmo Bregonci
Estratégia digital: Aline Guaitolini Breciani, Thaigo Folador, Karine Guaitolini Breciani, Jade Musso.
Produtora: Senhora Filmes
Diretor: Beto Casteluber
Produtora de áudio: Beat – Nico Rezende
Fotografia: Yuri
Atendimento: Fernanda Perim e Adriana Chamas
Aprovação: Secretario de Turismo José Sales, Secretária de Comunicação Andrea Lopes e Secretário de Desenvolvimento José Eduardo Azevedo
Shopping Jardins sorteia bicicleta retrô para as mamães – A busca por um estilo de vida mais sustentável e saudável trouxeram as bicicletas de volta à moda, e pensando nisso, o Shopping Jardins, no Dia das Mães sorteará uma bicicleta da Bike Mania, com estilo retrô e totalmente customizada com diversos acessórios. A campanha vai até o dia 14 de maio e conta com o slogan: “Dias das Mães Shopping Jardins, viva esse momento aqui! Onde o seu presente é mais que prova de amor”. Para participar, o cliente deve apresentar nota de R$ 150 em compras efetuadas nas lojas participantes do empreendimento e trocar por cupom, confira o regulamento da promoção disponível na recepção do shopping, nas redes sociais e também no site: www.shoppingjardins.net. O sorteio será no dia 16 de maio, às 18 horas, na recepção do Shopping e aberto ao público.
Africa promove nova diretora de atendimento – A Africa anuncia a promoção de Heloisa Pupim a diretora de atendimento da agência. Desde 2010 na Africa, Heloisa é formada em Publicidade e Propaganda, pela Faculdade Cásper Líbero. A profissional assume o atendimento da conta da Brahma na Africa e responderá diretamente a diretora do núcleo da Ambev na agência, Carolina Boccia. Heloisa tem passagem pela Fisher e já atendeu clientes como Honda Automóveis, Vivo, Panasonic, Procter&Gamble e Itaú.
Campanha contra o desperdício de alimentos – Pelo menos um terço de todos os alimentos produzidos no mundo é desperdiçado, numa quantidade que daria para alimentar 28,5% da população do planeta. Somente no Brasil, são 26,3 milhões de toneladas de alimentos que vão para o lixo a cada ano. Buscando conscientizar seus empregados e terceirizados para esse grave problema, a ArcelorMittal Tubarão está realizando campanha interna que visa reduzir a quantidade de comida deixada nos pratos, em seus restaurantes. A meta é atingir até 10 gramas por prato (cerca de quatro a seis garfadas). A campanha “Menor que 10g de sobra” conta com cartazes, espalhados pela unidade, em Serra, além de folhetos, descanso de tela, outdoors e webmail, desenvolvidas pela agência MP Publicidade. Além de tratar da questão do desperdício, a campanha reforça conceitos como a higienização das mãos, cuidados com descarte de copos descartáveis para evitar focos para o mosquito da dengue, entre outros.
Acacci é uma das beneficiadas pelo projeto A Loja Vazia – Você tem roupas, sapatos, bolsas e acessórios em bom estado e que não usa mais? Essas peças serão mais que bem-vindas na Loja Vazia, que foi aberta no último dia 06 e vai até 24 de abril, na Praça Central do Shopping Vitória. A Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci) será uma das quatro instituições beneficiadas pela campanha, recebendo as doações entregues entre os dias 15 e 19 de abril. Todos os dias, a grande loja de vidro amanhece totalmente vazia à espera de doações, que podem ser feitas entre 10h e 22h. Um time de padrinhos e madrinhas participam com objetivo de motivar as doações dos capixabas. Cada instituição contará com uma semana de doações.
A Loja Vazia vai atender a quatro entidades – De acordo com Christiane Lemos, Gerente de Projetos e Captação de Recursos da Acacci, a ação é muito positiva e é uma satisfação para a entidade participar do projeto. “Na campanha anterior foram doadas 12 mil peças para a nossa entidade e esperamos que seja arrecadado o dobro em relação a 2015. Portanto, necessitamos da solidariedade de todos”, pontuou. Este é o quarto ano que a iniciativa é realizada na cidade de Vitória. Além da Acacci, serão contempladas com as doações a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), o Instituto Jutta Batista da Silva (IJBS) e o Serviço de Engajamento Comunitário (Secri). O projeto foi criado pela Agência Loducca Publicidade, em São Paulo, e hoje percorre os shoppings pelo Brasil. A Loja Vazia tem como proposta motivar a população a exercer a solidariedade.
Publicis Brasil reforça criação – A dupla Mariana Albuquerque e Rodrigo Soares passa a integrar a equipe comandada pelo diretor-executivo de criação Kevin Zung. A Publicis Salles Chemistri anuncia a contratação de dois novos nomes para integrar o time comandado pelo diretor-executivo Kevin Zung: Mariana Albuquerque e Rodrigo Soares. A redatora Mariana Albuquerque, ex-Y&R, já passou também pela JWT, VML e Isobar. Entre as marcas com as quais atuou estão: Ford, Fiat, Samsung, Netflix, Expedia, FedEx e Nivea. O diretor de arte pleno Rodrigo Soares, ex-Sampa.ad e Riot, trabalhou com L´Oréal, NET, PepsiCo, Pepsi, Johnnie Walker, Canon, MasterCard, Nextel e Azeite Gallo.
Mais vantagens pagando um kadinho – A Unimed Vitória lançou uma nova campanha de vendas para clientes pessoa jurídica. Com o slogan “Um Kadão de vantagens, pagando só um kadinho”, as peças utilizam uma linguagem humorística para chamar a atenção para as condições especiais que o empresário possui ao contar com o melhor e maior plano de saúde do Estado. A campanha foi produzida pela MP Publicidade e pode ser conferida na TV, rádio, jornais, outdoors e redes sociais.
Fischer contrata quatro profissionais para o atendimento – Paola Oliveira, Flavia Godoy, Denise Lopes e Renata Valverdes . Quatro profissionais vão reforçar a equipe de atendimento da Fischer. Paola Oliveira, ex-Ogilvy FAV, e Flavia Godoy, ex-Lua Propaganda, ocupam os cargos de diretoras de conta. Denise Lopes, ex Revolution, é a nova gerente de contas e Renata Valverdes, ex Grey, atua como executiva de contas da agência.
Um convite de dar água na boca – A multimarcas Salinha apostou no estilo shabby chic para o lançamento de sua coleção Outono/Inverno. A campanha intitulada “Celebra Victoria” traz Rainha Vitória como representante da coleção, uma referência à sua influência na alta costura no século XIX. O coquetel contou com decoração e buffet temático. Para os convites, a aposta foi em um kit de geleia e torradas, respeitando a mesma proposta da coleção. A criação foi da Yellow Live Marketing, comandada por Cristianne Dionísio e Milena Borini.
Ministério Público de São Paulo faz campanha pela tolerância – Contra todo tipo de preconceito e em prol da tolerância, a cantora trans Deena Love solta a voz para rebater frases maldosas que são postadas nas redes sociais. O videoclipe dá continuidade aos movimentos empreendidos pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) para conscientizar a todos sobre a importância de se combater o preconceito e reduzir a violência gerada pela intolerância. Com o conceito “Quem se dá bem com gente se dá bem na vida”, a campanha criada pela agência VML contempla a criação da música, videoclipe e estratégia de ativações nas redes sociais. Os colaboradores da agência, inclusive os criadores da campanha, também participaram como “casting”, formando todo o elenco de atores da produção.
Contra os preconceitos nas redes sociais – O videoclipe se desenrola sob a perspectiva de quem está navegando pelas redes sociais, e contém na própria letra da música de ritmo pop as respostas para os comentários preconceituosos que aparecem na tela, postados por perfis anônimos, sob pseudônimos. Do Facebook ao Whatsapp, o espectador acompanha a repercussão da canção. A letra da música aparece com os versos sendo postados em forma de comentários de perfis verdadeiros dos colaboradores da VML. O caminho criativo busca representar um comportamento real, já que as caixas de comentários costumam trazer exemplos muitos claros de intolerância, encorajados pelo anonimato e pela sensação de impunidade.
Os voluntários fazem a campanha acontecer – “A nossa aposta permanente é na educação, na consciência coletiva, na crença de que será respeitando as diferenças e as opções pessoais que a intolerância perderá sua força. O que deve encantar é a diferença, ela é que nos torna seres humanos semelhantes”, comenta o Procurador-Geral, Márcio Fernando Elias Rosa. Nesta ação pro-bono, o filme será veiculado nas plataformas do MP-SP e também nos veículos de mídia parceiros que aderirem à causa. Todos trabalharam na campanha de forma voluntária. Além do videoclipe, o MP-SP também lança a cartilha “Tolerância” documento educativo destinado a crianças e jovens que, ao abordar a Declaração Universal dos Direitos Humanos e as leis brasileiras, apresenta as diferentes formas de intolerância – racial, religiosa, política, de gênero, sexual, esportiva, social, etária, nas redes sociais, assim como o bullying, a xenofobia e a discriminação com deficientes – e como elas devem ser combatidas. A cartilha estará no portal do Ministério Público de São Paulo, também disponível nas versões para tablet e celular.
Ficha Técnica
Agência: VML
Título: Tolerância
Anunciante: Ministério Público do Estado de São Paulo
Direção Executiva de Criação: Jairo Anderson e Silmo Bonomi
Direção de Criação: Jairo Anderson
Redação: Guilherme Marques
Direção de Arte: Gleisson Stievano
Atendimento: Kadu Alves e Fabio Imparato
Gerente de Projeto: Joana Mendes
Produção Executiva: Rodrigo Vinhaes
Produtora de Vídeo: VML
Captação: Fernando Holschuh
Motion: Bruna Cremm
Cantora: Deena Love
Cliente: Marilia Taufic e Dr. Márcio Fernando Elias Rosa
Data de produção: Março/2016