A evolução é o caminho para o futuro. Esse é o mote da nova campanha institucional da TIM, que reforça o compromisso da operadora com a transformação digital. Na comunicação desenvolvida pela agência Z+ e com a participação do dançarino alemão Sven Otten, a antiga assinatura “Evoluir é Fazer Diferente” dá lugar ao novo tagline: “A Evolução Não Para”. O filme para TV já está no ar. “O filme e a nova assinatura refletem a atual estratégia da TIM, de evoluir junto com os hábitos dos consumidores e oferecer aos clientes mais possibilidades, exclusividade e um constante avanço na oferta de produtos, serviços e tecnologia. A presença do Sven nessa ação é resultado do sucesso que nossas campanhas focadas em música e dança vem fazendo. É uma linha de comunicação que nos aproxima ainda mais dos usuários e que será importante nessa virada da marca”, destaca Ana Paula Castello Branco, diretora de Advertising e Brand Management da TIM Brasil.
A evolução é o caminho para o futuro
O filme traz crianças dançando e interagindo com o Sven, ao som de “Another Day of Sun”, trilha sonora do filme La La Land. A campanha começa em uma sala de aula tradicional, onde a professora mostra para os alunos que o mundo está mudando. Com a chegada de Otten, todos começam a dançar e seguem para um túnel, que representa a evolução para um futuro próximo, dentro de uma nova realidade digital. As cenas com a participação das crianças mostram as transformações em diferentes aspectos como inovação, entretenimento e tecnologia. No encerramento, a narração explica: “A TIM sabe que a evolução é o caminho para o futuro. Por isso, a cada dia, traz para você mais tecnologia,
mais qualidade, mais entretenimento, mais possibilidades. Vem pra TIM. Aqui, a evolução não para”, destaca Ana Paula Castello Branco, (foto)diretora de Advertising e Brand Management da TIM Brasil.Mega produção com painel de LED de 75 m²
Para a produção das peças, foi construído um painel de LED de 75 m² com os mesmos recursos tecnológicos usado em filmes como “Oblivion”, de Joseph Kosinski. Sven Otten atravessa o cenário, que se transforma a cada passo. “Nosso ponto de partida foi o entendimento de TIM sobre as mudanças que vem por aí na educação, cultura, música e esportes. Para as quais a operadora se compromete a evoluir todos os dias. Imprimimos esse futuro não somente na narrativa da campanha, mas também na produção, com a tecnologia de filmes Hollywodianos”, conta Alexandre Vilela (Xã), CCO da Z+. Além do filme para TV, a campanha conta com peças para a mídia impressa, digital, rádio e OOH.
Ficha técnica
Anunciante: Tim Celular S/A
Agência: Z+ Comunicação LTDA
Título: Kids – Reposicionamento
Produto: TIM Institucional
Chief Creative Officer (CCO): Alexandre Vilela (Xã)
Diretor de Criação: Rico Lins
Criação Filme: Rico Lins, Juliano Almeida
Diretor de Criação Digital: Luigi Alliegro
Supervisor de Criação Digital: Enzo Sunahara
Criação Digital: Gabriel Argenta e Alexandre Silva (Big)
Motion: Nader El Kadri
Planejamento: Daniel Rios e João Guerra
Atendimento: Guilherme Alonso, Gabriel Redigolo, Mônica Abreu, Marcella Lyra, Fernanda Salum, João Mendes, Patrícia Gabriel e Arthur Gregolini.
Mídia: Marylena Gorayeb, Leonardo Menezes, José Lucas Ferreira e Cleberson Luque.
Aprovação/Cliente: Ana Paula Castello Branco, Marcelo Murras, Ana Carolina Abess, Diogo Laranjo.
Projetos: Rafael Coelho, Felipe Brentan e Grazielle Evangelista
Produção RTV: Gilberto Pires (Gibinha) e Viviane Dias
Produção Gráfica: Z+
Artbuyer: Alice Sueko
Produtora: Delicatessen Filmes
Diretor: Gustavo Leme
Diretor de Fotografia: Marcelo Durst
Diretor de Arte: Ricardo Van Steen
Produtora Executiva: Renata Dumont
Sales: Roberta Reigado, Mari Pinheiro e Thais Previato
Coordenação Produção: Tathiana Pires e Samira Smidi
Coordenação de pós-produção: André Serra
Montador: ONON
Finalizador: DAVID CAZELI
Cor: PSYCHO N' LOOK
Pós-Produção: TRIBBO POST
Diretor de Pós-Produção: BBINHO CARVALHO
Produtora de áudio: Cabaret
Música: Guilherme Azem
Produtor: Angelo Colasanti e Lucas Comparato
Atendimento: Ingrid Lopes e Vitoria Capelasso
Locutora: Juliana Araripe
Coordenação: Verusca Garcia e Nicole Bonnet
Sinapro-SP, em parceria com a Fenapro, realizou a última etapa do road show ‘Caixa de ferramentas’
O Sinapro-SP (Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de São Paulo), em parceria com a Fenapro a (Federação Nacional das Agências de Propaganda), realizou no dia 12 de junho, a última etapa do Road Show “Caixa de Ferramentas Essenciais da Agência de Propaganda”. A iniciativa é importante por dar oportunidade às agências de conhecer ferramentas de gestão, pesquisa, mídia e operações, que irão contribuir para o seu desenvolvimento, aumento de produtividade e desempenho. Parceiros apresentam as diversas ferramentas de negócios
As ferramentas serão apresentadas em formato de reuniões de negócios. Além da apresentação das ferramentas, o evento contará também uma palestra realizada Rede Globo. A iniciativa, que já passou por nove cidades, tem a participação da Adstream, CutluraXChange, D’Or Consultoria, Kantar Ibope, VBS, Wacom, Waze, Woodwing e Getty Images, que apresentarão as diversas ferramentas de negócios. As agências interessadas poderão inscrever até três profissionais para participar (recomenda-se a participação de profissionais de Operações e de Mídia). Mais informações pelo e-mail: [email protected]
Joanna Monteiro será jurada no lançamento do prêmio The Immortal Awards realizado pelo The Little Black Book
Joanna Monteiro, CCO da FCB Brasil, irá compor o corpo de jurados da primeira edição do “The Immortal Awards”, prêmio promovido pelo The Little Black Book (LBB). O LBB convidou algumas das mentes mais criativas do mundo para eleger a campanha que em sua opinião, merece o título de Imortal. O julgamento será composto por duas rodadas. A primeira, realizada em outubro, será o pré-julgamento on-line. Na segunda, os jurados se reunirão em novembro para o julgamento. O anúncio dos vencedores será realizado dia 5 de novembro. Confira a escolha que a Joanna Monteiro considera “Imortal” antes de julgar os trabalhos deste ano: https://lbbonline.com/news/my-most-immortal-ad-joanna-monteiro/
Criativo da WMcCann representa o Brasil no Portfolio Night All-Stars em Nova York
O diretor de arte da WMcCann, Ian Hartz, será o representante do Brasil no Portfolio Night All-Stars neste ano. Ele teve seu portfólio selecionado em maio, no “Portfolio Night 14”, uma noite de conselhos, networking e recrutamento que acontece em todo mundo, ao mesmo tempo, com profissionais importantes da indústria e seleciona jovens criativos que se destacaram em cada um dos mercados. A ação, promovida pelo The One Club, permite que os melhores do presente – renomados diretores criativos internacionais – conheçam e orientem os líderes do futuro. Ian e outros 18 jovens criativos de diversos países, passarão uma semana em Nova York, no mês de agosto, para trabalharem juntos em um briefing para uma grande marca global.Itaú Unibanco apresenta sua plataforma de mobilidade urbana na Velo-city 2018
O Rio de Janeiro recebe a partir desta terça, 12 de junho, a Velo-city, evento sobre mobilidade urbana por bicicleta realizado pela Federação Europeia de Ciclistas (ECF – European Cyclists´ Federation), em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro e patrocinado pelo Itaú Unibanco. Além do apoio ao evento, o Itaú promove três painéis de debate ao longo dos quatro dias de conferência. Entre os temas que serão abordados estão políticas públicas para mobilidade nas cidades; a importância do advocacy na cultura da bicicleta; as transformações nas cidades por meio da bicicleta e financiamento para o ciclismo.
Banco é patrocinador da maior conferência mundial de mobilidade urbana por bicicleta
“Por sermos um banco essencialmente urbano e reconhecermos a importância da valorização do transporte ativo para o desenvolvimento sustentável das cidades, definimos a mobilidade urbana como um pilar de investimento dentro de nossa plataforma de sustentabilidade”, comenta Luciana Nicola, Superintendente de Relações Governamentais e Institucionais do Itaú Unibanco e embaixadora da causa. “Desta forma, nosso apoio ao Velo-city é um meio de fomentarmos o amadurecimento da cultura da integração das bicicletas ao modelo de transporte urbano, em conjunto com o poder público e a sociedade, e incentivando políticas públicas para esse objetivo”, afirma a executiva.
Laranjinhas na Velo-city
As bicicletas do Bike Itaú estarão à disposição dos participantes da Velo-city. O estande da marca simulará um cenário animado em led do Rio de Janeiro no qual o ciclista poderá sentir o vento da “viagem” enquanto pedala. Ao final da atividade, o participante receberá um ‘gif’ da sua pedalada por WhatsApp, SMS ou e-mail e um brinde: o Bike Itaú Free Card. Este cartão poderá ser usado para retirar uma das laranjinhas do Bike Rio pelo período da conferência. O banco é o único patrocinador, no mundo, de sistemas de bike-sharing de dimensões nacionais, com o projeto Bike Itaú, presente em seis cidades brasileiras – Rio de Janeiro, São Paulo, Grande Recife, Salvador, Belo Horizonte e Porto Alegre. Além do compartilhamento de bicicletas, sua plataforma de mobilidade urbana envolve projetos como a Escolinha Bike, o iBike, as Estações Bike, os bicicletários públicos em São Paulo, a participação no Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, o Desafio Itaú Cebrap de Mobilidade Urbana e os estacionamentos de bicicletas em quatro polos administrativos do Itaú em São Paulo, com armários e vestiários. A Velo-city acontece até 15 de junho, no Píer Mauá, no Rio de Janeiro. Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no site https://www.velo-city2018.rio.Kleenex apresenta Ultra Suave
Kleenex, marca pertencente à multinacional norte-americana Kimberly-Clark, apresenta uma novidade em seu portfólio. Kleenex Ultra Suave chega ao mercado com a proposta de oferecer cuidados extras que não ressecam e nem irritam a pele. O novo produto consiste em lenços de papel com maior maciez e compostos por um toque de hidratação, que ajuda no uso regular do cotidiano e principalmente em dias de uso intenso, como gripes e resfriados. A novidade também conta com mudanças nas embalagens e as duas versões disponíveis passam a ser fabricadas na cor roxa, tanto o produto em formato de caixa, ideal para deixar no escritório ou em casa, quanto a de bolso, indicada para levar em mochilas e na bolsa. A marca acredita que o lançamento pode ajudar a esclarecer a diferença de uso entre o produto e seus substitutos que não são indicados para os mesmos fins.
Técnico Tite cresce em aparições durante comerciais pré-Copa
A presença de personalidades ligadas ao futebol em comerciais de TV está aumentando a medida que a Copa do Mundo FIFA se aproxima. Segundo levantamento da Kantar IBOPE Media, realizado entre abril e maio na Grande São Paulo, Tite, atual técnico da seleção brasileira, esteve presente em campanhas para o Itaú, Samsung e Uninassau e apresentou um crescimento de 126% no volume de aparições no último mês, totalizando 267 aparições no período. Dunga, ex-técnico da seleção brasileira, lidera o ranking entre as celebridades do futebol que mais apareceram em anúncios na TV aberta na praça, com mais de 1.500 aparições em comerciais para a Ultrafarma. Neymar foi a 2ª personalidade em volume de aparições, presente 405 vezes nos últimos dois meses, representando as marcas McDonald’s, Nívea, café Pilão e C&A.
Dunga ainda lidera o ranking de personalidades esportivas com mais inserções publicitárias na Grande São Paulo
Ainda de acordo com levantamento da Kantar IBOPE Media, 14 anunciantes exploraram o uso de personalidades do futebol em suas campanhas no mercado de São Paulo. Em maio, o volume de aparições de celebridades do futebol em comerciais de TV aumentou 20% em relação ao mês anterior. A Nivea, com o quinteto de jogadores do Paris Saint-Germain, Neymar, Thiago Silva, Daniel Alves e os franceses Adrien Rabiot e Kylian Mbappé, foi o anunciante com a maior quantidade de celebridades estrelando seus comerciais. As campanhas da Samsung contaram com o técnico da seleção brasileira Tite e os ex-jogadores Jairzinho, Roberto Rivellino e Zico. A Telefônica, com Pelé e Gabriel Jesus, e a Ultrafarma, com Dunga e Neymar, seguem na sequência como os anunciantes que mais utilizaram personalidades do futebol para endossar suas marcas.
Sobre a Kantar IBOPE Media
A Kantar IBOPE Media é a divisão latino-americana da Kantar Media, líder global em inteligência de mídia. A empresa oferece as mais abrangentes e precisas informações sobre consumo, desempenho e investimento de mídia, provendo aos clientes da América Latina dados para a melhor tomada de decisão. Parte do grupo Kantar – braço do Grupo WPP responsável pela gestão de informação – a Kantar IBOPE Media conta com aproximadamente 3.500 colaboradores e possui operações em 15 países latino-americanos. Acesse para mais informações.
Lázaro Ramos protagoniza campanha de aniversário de um ano do Fiat Argo
Colecionador de prêmios dados por crítica e público, o Fiat Argo completa um ano com quase 50 mil unidades vendidas. Para comemorar, o ator Lázaro Ramos será mais uma vez a estrela da nova campanha de varejo da Fiat e protagoniza o filme “Mês Aniversário Argo”, que estreia hoje (8) em redes de TV aberta e fechada. No filme o ator convida o consumidor a fazer um test drive e se surpreender com o Fiat Argo, reforçando as principais características do carro como o design, a tecnologia, o conforto e a performance. O filme tem duração de 30’ e marca a estreia da campanha de varejo on e off-line criada pela Leo Burnett Taillor Made. A produção intercala cenas que mostram os principais features e diferenciais do modelo, enquanto Lázaro destaca que o Fiat Argo é, de fato, um carro surpreendente para quem entra ou o dirige pela primeira vez. Além do convite para o test drive, a peça destaca ainda preços e condições especiais preparados pela montadora para a ocasião de aniversário do modelo. Além da TV, o filme será lançado nas plataformas digitais da marca, mídia impressa e online e rádio.
Ficha Técnica
Agência: Leo Burnett Taillor Made.
Campanha: Aniversário ARGO
Anunciante: Fiat
CCO: Marcelo Reis
VP/ECD: Wilson Mateos
Diretor de Criação: Tomas Correa e Luciano lincoln
Redatores: Filipe Medici
Diretor de Arte: André Kirkelis
Atendimento: Denise Millan, Luisa Prado, Carolina Younis, Guilherme Rocco, Ana Ceolin, Brenda Ribeiro, Simone Hozawa.
Mídia: Daniela Franco, Odair Mozzer, Bruno Buosi, Mariza Akemi, Rennan Aurieni, Vitor Perazza, Ingrid Galloro, Rodolfo Contiero, Julia Martinez, Beatriz Lindner
Planejamento: Tiago Lara, Gustavo Zilles, Vinícius Azerêdo, Pedro Rangel
Projetos digitais/ Conteúdo: Andreza Aguiar e Marco Guerreiro
Diretora de Produção Integrada: Maria Fernanda Moura
RTV: Celso Groba e Dudi Ciampolini Bourroul.
Aprovação: João Ciaco, Malú Antônio, Ana Brant, Sara Avelar e Ana Pepino (FIAT)
Artbuyer: Cristiano Godoy e Brenda Mayra
Fotógrafo: Amaury Simões
Produtora de Imagem:
Produtora: Zohar Cinema
Diretor: TOMAT
Produção Executiva: Fernanda Rossi
Line Producer: Valeria Amorim
Sales/Planejamento Estratégico: Carlos Paiva e Luisa Barbosa
Assistente de Direção: Luiz Campos
Diretor de Fotografia: Mauro Pinheiro
Diretor de Arte:
Diretor de Produção: Rose Soares
Coordenação de Pós-Produção: Gaia Lemos e Thiago Moore
Montador: Pedro Duran
Produtora de Som: QUIET CITY MUSIC+SOUND
Maestro: Chris Jordão
Produtor Musical: Chris Jordão e Equipe Quiet City
Atendimento: Xanna D’aguiar