Empresas possuem dinâmicas próprias, cada uma com seu grau de erros de acertos. Se o negócio vai bem é porque os acertos predominam, mas um erro pode botar tudo a perder. Com as crises institucionais e de imagem não é diferente, filosofias de empresa entram em conflito com os diferentes métodos utilizados no contingenciamento do problema. Como entrar em harmonia e resolver o problema?
Desvendando a gestão de crises
Para desvendar essas questões, o assunto Gestão de Crises é pauta de debate promovido pela Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), que será realizado nesta terça-feira (11), às 16:30. A conversa será mediada pelo Jornalista Matheus Ramos e terá comentários do publicitário Pedro Valente. Um dos assuntos que vão nortear o bate-papo é o manual de gestão de crise e imagem da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), que em oito passos dá o mapa da mina para as empresas trabalharem seus problemas e recuperarem a imagem institucional. Estratégias e experiências em debate
O evento terá como convidadas a RP e professora universitária de marketing Amine Darzé, gerente de comunicação externa da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba); e Renata Schuback, publicitária especialista em estratégias de comunicação institucional e mercadológica, sócia e diretora de planejamento da Ideia 3, tendo experiências em Angola e São Paulo. Destinado a profissionais da área, o debate também será transmitido ao vivo, pela página do Facebook da instituição.Promoção para quem compra passagem antecipada
A circulação de pessoas que viajam normalmente cresce no fim de semana. Quem costuma se planejar, e comprar a passagem antecipadamente, tem mais uma opção na Águia Branca: a promoção Pegue Carona. Toda semana, são selecionados alguns trechos que terão poltronas com preços promocionais disponíveis. Quem compra até a quinta-feira, encontra descontos especiais no site e no aplicativo da empresa para viajar de sexta a domingo.Princesa Isabel lança cachaça em parceria com alambique paulista
O Alambique Princesa Isabel, que possui apenas um ano e meio de mercado e se tornou notável em todo o Brasil com a conquista do título de produtor da melhor cachaça do país neste ano, traz uma novidade para todo o mercado consumidor. Em parceria com o Alambique Sebastiana, localizado no interior de São Paulo, a marca capixaba acaba de lançar a cachaça Duas Amigas. Trata-se da primeira cachaça colaborativa da história, produzida em dois alambiques diferentes, ou seja, com DNA Princesa Isabel, do Espírito Santo, e todas as influências da marca Sebastiana, do Estado de São Paulo. O blend é composto pela Princesa Isabel Sete Cores (Jaqueira), produzida na beira do Rio Doce, em Linhares, e armazenada em barril de Jaqueira, e pela Sebastiana Single Barrel, armazenada por três anos em carvalho americano. A junção dos sabores resultou em um blend jamais visto, uma bebida surpreendente.Marcas bem avaliadas pelo Ranking Nacional da Cúpula da Cachaça
A cachaça Duas Amigas será comercializada exclusivamente na loja física ou online da Cachaçaria Nacional, como também pelos alambiques Princesa Isabel, localizado em Linhares, no Norte do Espírito Santo, e Sebastiana, situado em Américo Brasiliense, no Estado de São Paulo. “A bebida tem tudo para agradar aos paladares mais exigentes, incluindo a alta gastronomia. Sua composição mistura duas cachaças bem avaliadas pelo Ranking Nacional da Cúpula da Cachaça. Estamos oferecendo ao consumidor uma bebida especial, produzida de forma inédita no Brasil e cuja combinação de sabores é o seu ponto forte”, destaca Pedro Cellia, produtor da Princesa Isabel.
Performa Web anuncia chegada de Head de Marketing
A Performa Web, agência de marketing digital full service, acaba de anunciar Gloria Horie como nova Head de Marketing da empresa. O objetivo principal da contratação é alavancar a marca no mercado permitindo uma abordagem mais estratégica em suas campanhas e em suas participações em eventos. Formada em Arquitetura pela Universidade de São Paulo (USP), com MBA Executivo na Fundação Dom Cabral e pós-MBA com ênfase em Marketing e Liderança em Kellogg (Chicago), Horie, que já passou por empresas de grande porte como C&A, Grupo Pão de Açúcar e Whirlpool, chegou numa fase de mudanças importantes no branding da agência. Seu primeiro desafio foi participar do processo de reposicionamento da marca, que agora tem uma comunicação mais focada no público B2B. “Será uma grande oportunidade abarcar o conhecimento de branding para nossos clientes, contribuindo, assim, para o constante crescimento da Performa Web, dado o novo desafio de expansão”, comenta Gloria.Abordagem estratégica nas campanhas
Para Denis Casita, CEO da empresa, a chegada da profissional será fundamental para a expansão da Performa Web e para o seu branding. “A ideia é nos tornar mais que uma agência, mas sim, um grande parceiro de negócios de nossos clientes”, explica. “Já temos um primeiro cliente de branding, em que os conceitos da nova marca estão sendo criados, como nome e Key Visual, para então ser desenvolvido o site e as campanhas de mídia. Isso ajuda o cliente a nos confiar todas as etapas do seu negócio, pois temos uma visão mais completa e profunda”, complementa. No mercado desde 2012, a Performa Web tem uma carteira de mais de 40 clientes, como Submarino Viagens, CVC, Fnac, Ri Happy Brinquedos e Nike. Além de acumular as certificações Google Partner Premier e Bing Elite, conquistou neste ano o selo Great Place to Work (GPTW) de “Melhores Empresas para Trabalhar”.
Buaiz Alimentos inaugura Fábrica de Mistura para Bolos
Na próxima segunda feira, dia 17 de setembro, haverá a inauguração da fábrica de mistura para bolos e do Centro de Empacotamento e Logística da Buaiz Alimentos. Com investimentos de R$ 60 milhões, o projeto é um dos mais significativos realizados por uma empresa capixaba nos últimos tempos e ampliará em até 35% a capacidade de moagem de farinha de trigo pelo grupo. A fábrica e o centro de logística fica na Avenida Graça Aranha, em São Torquato, Vila Velha. Detalhes nas próximas edições.Unipar expande programa Fábrica Aberta para a Argentina
O Programa Fábrica Aberta, iniciativa pioneira da Unipar em sua unidade de Cubatão e vencedora de diversos prêmios nacionais e internacionais, começou a ser implementado pela empresa fora do Brasil. A partir desta semana, a unidade da Unipar Indupa em Bahía Blanca, na Argentina, também abriu suas portas para a comunidade. A inauguração oficial ocorreu no domingo (26), oportunidade em que diretores, gerentes, colaboradores e familiares participaram da cerimônia e a visita inaugural do Programa. Um dia depois, foi a vez de autoridades locais conhecerem a fábrica.Programa nos mesmos moldes do que é feito em Cubatão
“Está em nosso DNA a transparência e o relacionamento com a comunidade. O Programa Fábrica Aberta é uma forma de manter a proximidade e fortalecer o diálogo com diferentes públicos com os quais a Unipar interage e a melhor maneira de mostrar como produzimos respeitando o meio ambiente e priorizando a saúde e a segurança de nossos colaboradores e vizinhos”, diz Willi Nass, diretor Executivo Industrial do Grupo Unipar. Em breve, o programa também será implementado na unidade de Santo André, na Grande São Paulo. O Programa foi considerado um projeto ousado na década de 1980, quando foi criado, e hoje é reconhecido como um esforço pioneiro de transparência empresarial. A iniciativa teve papel fundamental para iniciar uma mudança de percepção em relação ao complexo industrial de Cubatão, o que abriu caminho para uma nova fase da região.
V3Com conquista três novas marcas no portfólio
A V3Com – Comunicação e Relações Públicas – assume os trabalhos de Relações Públicas de três novas marcas ligadas a entretenimento e gastronomia: a Alright Brewing Co. – cervejaria artesanal de Curitiba que oferece uma experiência para toda a família no maior bar da fábrica do Paraná –; o polo gastronômico Souq – projeto de 3.500 m² de área construída que terá 33 operações de gastronomia e lazer que será inaugurado na capital paranaense, ainda em 2018 – e a Elements of Life – evento de música eletrônica de Orlando, na Flórida, que chega agora ao Brasil. A agência desenvolverá o plano estratégico de comunicação com foco em Relacionamento com a Mídia e Relações Públicas, atuando de forma integrada com os esforços de marketing das marcas em todo o território nacional. O planejamento e execução das iniciativas de comunicação são realizados pelas equipes multidisciplinares da V3COM.Bayer realiza ação para homenagear profissionais no dia do Médico Veterinário
Uma ação inusitada trará os médicos veterinários para o centro das atenções dos transeuntes das principais ruas e avenidas dos bairros Champagnat, Batel, Juvevê e Santa Felicidade em Curitiba, no Paraná. Em comemoração ao dia do Médico Veterinário (09 de setembro), a Animal Health da Bayer, com criação da agência Leo Burnett Tailor Made, irá homenagear cinco especialistas que atendem nessas regiões, com outdoors com fotos dos profissionais e frases de agradecimentos de seus clientes por sua atenção e dedicação aos animais de estimação.
Homenagem a quem trata os animais com todo o carinho e dedicação – A campanha destaca a relação de confiança que os proprietários de pets possuem com os veterinários homenageados, por meio de frases como – “Dra. Marúcia é um anjo que cuida da saúde da Fofita”, em declaração de Márcia Cristina Rosato, seguida pela assinatura da ação “Homenagem a quem trata os animais com todo o carinho e dedicação” e da inserção do tema “09 de setembro, Dia do Veterinário, uma homenagem de Seresto®”. As cinco frases da ação estarão nas seguintes localidades: Rua Padre Agostinho, 2.122 – Champagnat; Rua Alfares Angelo Sampaio, 1.612 e Av. Sete de Setembro, 6.341, ambas em Batel; Rua Nicolau Maeder , 747 em Juvevê e Av. Vereador Toaldo Tulio, 2.847 em Santa Felicidade.
Campanha sobre a indústria de petróleo e gás, liderada pelo IBP, mostra como o segmento impacta o dia a dia das pessoas e movimenta a economia do país
Pela primeira vez, desde que foi fundado há 60 anos, o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustível (IBP) estreia uma campanha publicitária. A associação que reúne as principais empresas de Oléo e Gás, que representa cerca de 50% da matriz energética brasileira, mostra ao público o impacto do setor no dia a dia das pessoas e como contribui para o desenvolvimento do país. A comunicação assinada pela WMcCann, que conquistou recentemente a conta, explora o mix de meios para apresentar o posicionamento da marca: “Petróleo. É para quase tudo. É para todos”. A campanha é lançada às vésperas da Rio Oil & Gas 2018, considerado o maior evento do setor na América Latina, reunindo toda a cadeia produtiva para discutir o futuro da indústria no Brasil e no mundo. O congresso acontece entre 24 e 27 de setembro, no Riocentro.Evidenciar a importância do produto e seus derivados para a economia
“Queremos melhorar materialmente o entendimento da sociedade sobre os benefícios que a indústria de óleo e gás traz para o Brasil. Vamos mostrar o impacto positivo no dia a dia das pessoas e espero que a gente consiga transformar nossas reservas em riqueza para a nação nessa curta janela de oportunidade que se apresenta para as próximas décadas”, conclui José Firmo, presidente do IBP. Mais do que evidenciar a importância do produto e seus derivados para a economia, a campanha também chama atenção para a janela de oportunidade pela qual passa o país, onde ocorreram as maiores descobertas recentes de petróleo em águas profundas do mundo, tendo o Pré-sal como destaque. Até 2040, o Brasil responderá por mais de dois terços do crescimento previsto para águas profundas. Hoje, o setor responde entre US$ 17 bi a 20 bi de investimentos anuais; contribui para R$ 160 bi em arrecadação governamental e emprega mais de 400 mil trabalhadores.
Peças evidenciam como o produto vai muito além de combustível
Toda linguagem da comunicação foi construída para explorar o tema de forma moderna e disruptiva. Com um tom leve, o filme mostra que o petróleo não está presente só em combustíveis de carros e aviões, mas em uma diversidade de coisas usadas todos os dias e que só existem por causa dele. Exemplos disso são notebooks, cremes dentais, cosméticos e até aquelas boias de piscina em formatos de animais que viraram febre entre os jovens. “Estamos mais do que felizes por termos sido escolhidos para atender à conta de uma organização tão importante para o país e fazer parte deste momento tão significativo para o IBP”, afirma Hugo Rodrigues, (foto) Chairman e CEO da WMcCann, acrescentando que a comunicação mostra ao público a relevância desse setor para a economia do Brasil e a vida diária do brasileiro.Peças evidenciam como o produto vai muito além de combustível
Além de filme, a comunicação conta com mídia impressa, digital e OOH e uma plataforma onde estarão expostas diversas informações técnicas relevantes sobre o setor para aqueles que tiverem interesse em se aprofundar no assunto. As peças para mídia impressa e digital destacam como o setor movimenta a economia, gerando empregos direta e indiretamente e contribuindo para os investimentos em inovação, infraestrutura e educação. Uma série de eventos também estão programados no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília onde o tema será abordado detalhadamente.
Ficha Técnica
Agência: WMcCann
Cliente: IBP
Produto: Institucional
Nome da campanha: É para quase tudo.
CCO: Hugo Rodrigues e André Marques
VP Executivo: Marcio Borges
Direção de criação: Ricardo Weitsman
Criação: Gustavo Vilela, Rafael Dyer e Felipe Latgé
VP de Planejamento: Luciana Padovani
Planejamento: Luiza Portella, Hugo Santos e Carolinne Tavares
Atendimento: Marcio Borges e Ana Paula Perdigão
Mídia: André Simões, Elton Baesso, Lorena Dias, Patrícia Newlands, Régis Rabelo e Maria Zamprogno
BI: Mauricio Felicio e Felipe Borges
VP de Produção: Tato Bono
RTV: Juliana Lutterbach e Ana Borges
Produtora do filme: Kombat Films
Diretor: Gabiel Mattar
Diretor de Fotografia: Gabriel Mattar
Pós-produção: Christian Schumacher e Frederico Vegele
Produtora de Som: Sonido
Trilha: Lucas Duque
Produção Musical e Mixagem: Marcio Biaso
Atendimento: Alessandra Valle e Ligia Susini
Produção Gráfica: Ricardo Rodrigues
Retoque: Ciro Sollero
Art Buyer: Juliana Lutterbach e Ana Borges
Produção Digital: Andrea Rufino Wiczer
Projetos: Erika Casal e Gustavo Tupinambá
Aprovação pelo cliente: Assessoria de Comunicação IBP