ArcelorMittal Tubarão lança projeto para dessalinizar água do mar

Na busca de fontes alternativas de água e contribuindo para a segurança hídrica do Espírito Santo, a ArcelorMittal Tubarão anuncia um arrojado e inovador projeto, pioneiro não só no Estado, mas no Grupo ArcelorMittal no mundo. Na sexta feira passada, uma coletiva de imprensa reuniu jornalistas para apresentação do projeto de dessalinização da água do mar que começará a ser construído ainda este ano, com prazo de conclusão em dois anos. Produzirá até 500m³/h de água industrial para o sistema de água da ArcelorMittal Tubarão, proporcionando uma importante fonte alternativa ao consumo de água doce do Rio Santa Maria da Vitória. Atualmente a água doce, que é fornecida pela Cesan, representa 3,5% de toda a água consumida pela empresa (96,5% são provenientes de água do mar) e parte dela é tratada, transformada em potável e destinada para o consumo humano. Destes 3,5%, 97,8% são recirculados em seus processos.Data: 18/01/2019 – Brasil – ES – Serra – Lancamento do Projeto de Dessanilizacao da Agua do Mar pela ArcelorMittal – Foto: Gabriel Lordello/ArcelorMittal

O projeto demandará investimentos em torno de R$ 50 milhões                                                                      “O projeto tem como objetivos principais aumentar a segurança hídrica e garantir a estabilidade operacional das nossas operações, colocando a ArcelorMittal Tubarão na vanguarda da Gestão Hídrica, através de uma adequada estratégia de adaptação futura às mudanças do clima”, explica o Vice-Presidente de Operações, Jorge Luiz Ribeiro de Oliveira. (foto) Com investimentos da ordem de R$ 50 milhões, a obra contemplará sistemas de: captação e bombeamento de água do mar, pré-tratamento com filtração, dessalinização por osmose reversa e armazenagem, e distribuição da água produzida (água dessalinizada). A planta será instalada próxima às Centrais Termelétricas da unidade e ocupará aproximadamente 6.000 m², o que representará a maior planta de dessalinização do país. Sua capacidade inicial será de 500 m³/hora (12.000 m³/dia), podendo ser expandida futuramente.Data: 18/01/2019 – Brasil – ES – Serra – Jorge Luiz Ribeiro de Oliveira, vice-presidente de operacoes da ArcelorMittal, durante o Lancamento do Projeto de Dessanilizacao da Agua do Mar pela ArcelorMittal – Foto: Gabriel Lordello/ArcelorMittal

 

Licenciamento ambiental em fase de elaboração do termo de referência                                           Durante a execução da obra, serão gerados 220 postos de trabalho, sendo 160 deles formados por mão de obra direta (obra civil e montagem/eletromecânica). Já a operação e a manutenção serão feitas, posteriormente, por oito empregados próprios. Conforme estratégia de contratação adotada pela empresa, a orientação é de que os fornecedores deem preferência por mão de obra local tanto nos serviços de execução das obras de construção da planta de dessalinização quanto nos de interligação desta aos sistemas da ArcelorMittal Tubarão. A energia elétrica a ser consumida no processo de dessalinização (cerca de 3MW) será produzida pela própria ArcelorMittal Tubarão, que é autossuficiente, e representa menos de 1% da sua geração total de energia. O processo de licenciamento ambiental para a obra já foi iniciado junto ao Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), estando atualmente em fase de elaboração do termo de referência (TR) e do plano de controle ambiental (PCA). Projeto é pioneiro e diferenciado na configuração da planta da ArcelorMittal                                          Os estudos para implantação do projeto vinham sendo feitos pela ArcelorMittal Tubarão há cerca de dois anos e contemplaram as melhores tecnologias e fornecedores existentes hoje no mundo. Os trabalhos de pesquisa contaram com participação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da ArcelorMittal, com envolvimento de pesquisadores do Brasil e da Espanha (Astúrias). Segundo Jorge Luiz, o projeto a ser implantado na usina é pioneiro e diferenciado na configuração da planta, captação direta de água do mar em grande volume, na qualidade da água dessalinizada produzida e na destinação, que é para atendimento a uma usina siderúrgica integrada de grande porte. “O processo não gerará impactos ambientais significativos. Ele consiste na captação da água do mar e na sua transformação em água industrial por meio do processo de osmose reversa, tecnologia essa já consagrada e aplicada em países como Israel, Espanha, Austrália, Argentina e Estados Unidos”, explica.Projeto de Recuperação de Nascentes da Bacia do Santa Maria da Vitória                                               Com alto índice de recirculação de água doce (da ordem de 97,8%, em 2017), a ArcelorMittal Tubarão tem desenvolvido, ainda, outras iniciativas alinhadas à estratégia governamental e o Plano Estadual de Recursos Hídricos. Estão em fase de desenvolvimento, por exemplo, estudos com o Governo do Estado do Espírito Santo, através da Cesan – para aproveitamento industrial de esgoto tratado. Além disso, iniciou um Projeto de Recuperação de Nascentes da Bacia do Santa Maria da Vitória, em parceria com o Comitê de Bacia do Santa Maria da Vitória, Incaper, Seama, Ministério Público Estadual e da Região de Santa Leopoldina, e Prefeitura de Santa Leopoldina. O projeto, piloto no município de Santa Leopoldina, visa estudar as melhores técnicas de recuperação de nascentes e realizar o cercamento de 55 nascentes na região de Crubixá.

Empresa brasileira usa sementes de café verde em linha de cosméticos masculinos – Rico em nutrientes e propriedades benéficas à saúde, as funcionalidades do café vão muito além da bebida e podem trazer diversas vantagens, também, em outros formatos. Preocupada em oferecer o melhor em inovação e sustentabilidade apostando no uso de matérias primas naturais, a Mensch, marca brasileira de cosméticos masculinos, acaba de lançar uma linha exclusiva de itens para barba, pele e cabelo desenvolvidos a partir da semente de café verde. Os produtos utilizam em suas composições o óleo de café arábico, extraído do grão ainda verde, antes de passar pelo processo de torrefação que o deixa apropriado para beber.A Mensch apostou nas propriedades do café para desenvolver itens exclusivos para homens  Repleto de componentes antioxidantes, tonificantes e antissépticos como os ácidos graxos e a Vitamina E, a presença do óleo garante uma ação anti-inflamatória, antiedema e hidratante para a pele, revitaliza auxilia no processo de crescimento da barba, além de combater os radicais livres prevenindo o envelhecimento e dando um aspecto mais natural à pele. Disponível via e-commerce para todas as regiões do país, a linha conta com óleo para barba, esfoliante facial, hidratante para a barba e gel pós barba. Todos os cosméticos são produzidos com componentes naturais e não são testados em animais, proporcionando praticidade, beleza e cuidado sem abrir mão da responsabilidade com o meio ambiente.Luan Santana estrela campanha da TIM para segmento pré-pago                                                                      A TIM lançou a campanha publicitária para o “TIM Pré TOP”, novo portfólio para o segmento pré-pago. Estrelado por Luan Santana, o vídeo convida os consumidores a serem TOP junto com a marca ao contratarem o plano pré-pago. Esta é a primeira vez que o cantor protagoniza uma propaganda da operadora. A campanha da TIM celebra o primeiro e único pré-pago com navegação ilimitada nas redes sociais (Facebook, WhatsApp, Twitter e Messenger), sem descontar da franquia de dados do consumidor. A comunicação, assinada pela WMcCann e pela CUBOCC, estreou no dia 6 de janeiro. “A TIM sai na frente mais uma vez ao desenvolver uma oferta que traz redes sociais ilimitadas no pré-pago, atendendo a demanda do consumidor de estar sempre conectado. E o escalado para comunicar essa novidade é o Luan Santana. O jovem cantor é muito ativo nas redes sociais, tem um carisma indiscutível e fala diretamente com os nossos consumidores, o que ajuda a estreitar ainda mais o vínculo com os nossos clientes”, ressalta Ana Paula Castello Branco, diretora de Advertising e Brand Management da TIM Brasil. Campanha criada pelo time da WMcCann e da CUBOCC                                                                                       Na peça, uma garota diz, chateada, que seus dados para postar nas redes sociais acabaram. Luan Santana então aparece, conta a novidade da TIM e faz um convite:  “Vem ser TOP!” Os dois passam a dançar com o público ao som de uma versão da música “Hot, Hot, Hot”, hit de sucesso da década de 80, e que ganha o novo refrão “TOP, TOP, TOP” no vídeo. A campanha conta com peças especiais para o digital, OOH, anúncios, tutoriais, além de peças para TV. “A música é mesmo a arte que nos conecta com todas as outras. No cinema, TV, teatro… Lá está a música. Estar ligado com o mundo todo, ir além, criar, sonhar, compartilhar, navegar e agir de acordo com todos os verbos da vez e em todos os tempos. Foi assim que me senti ao fazer a campanha da TIM. O mundo atual, o mundo que te liga com todos e a todo momento é o que faz a diferença. É o que faz acontecer. Eu me senti neste universo”, afirma Luan Santana.

Ficha Técnica – Campanha TIM Pré TOP

Agência: WMcCann/CUBOC
Cliente: TIM
Produto: TIM Pré
Nome da campanha: TIM PRÉ TOP
CCO: Hugo Rodrigues, André Marques, Mauro Ramalho
Head of Art: Felipe Gomes
Criação: Marcelo Pollara, Gabriel Gil, Bruno Mukai, Rafael Conde, André Duarte e Thyago Oliveira
VP Executivo: Márcio Borges
Planejamento: Luciana Padovani, Luiza Portella e Fabiana Lovate
Atendimento: Ana Paula Perdigão, Luciana Rosa, Bruna Paraizo e Natasha Pulitini
Mídia: André Simões, Patrícia Oliveira, Gabriel Cunha, Julliana Nogueira, Naiana Grangeiro e Gerson Brito
VP de Produção: Tato Bono
RTV e Art Buyer:  Juliana Lutterbach, Cayan Lobo e Mariana Veronez
Produtora: Delicatessen Filmes
Direção de Cena: Gustavo Leme
Produção Executiva: Luciana Mattar
Atendimento: Roberta Reigado, Mariana Pinheiro, Carla Onishi e Thais Previato
Coordenadores de Produção: Fabiolla Wolf e Tathiana Pires
Direção de Fotografia: Rhebling Junior (Rambo)
Direção de Produção: Suyan Mariotti
Finalização: .pst
Coordenador de Pós Produção: André Serra
Assistente de Coordenação: Danilo Ferreira
Assistente de Ilha: Henrique Freitas
Finalizador: Rafael Bozzi
Montador: Onon
Color: .pst
Motion: Pedro Gebara
Composição: Cadu Cipolla e Tadeu Carraca
Produtora de Áudio: Sonido
Direção Musical: Lucas Duque
Produção Musical e Mixagem: Bernardo Massot, Nixon Silva e Jayme Monsanto
Atendimento: Alessandra Valle e Ligia Susini
Produção Gráfica: Ricardo Rodrigues
Fotógrafo: Fábio Bartelt
Recomendação Artística: Agência Act10n
Licenciamento de Trilha Sonora: CulturaXchange
Atendimento na CulturaXchange: Jane Balzana
Editora: BMG
Nome da Obra: “Hot Hot Hot”
Autor: Alphonsus Cassell
Projetos: Erika Penna Firme Casal, Gustavo Tupinambá, Juliana Melo, Felipe Ribeiro
Relações Públicas: Mirela Tavares e Kerena Neves
Aprovação pelo cliente: Renato Ciunchini, Ana Paula Castello Branco, André Borges, Mariana Junqueira, Hugo Monteiro e Camilie Gerasso

 

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