“Eu digo Vitória, quero Vitória, faço Vitória com você”. Esse é o início da música que abre a campanha de prestação de contas da Prefeitura de Vitória, desenvolvida pela Danza. Todas as peças mostram a pluralidade de Vitória e as conexões entre as várias realizações, que a tornam uma verdadeira cidade inteligente, com serviços e cidadãos sempre conectados. E foi de todas essas interconexões que nasceu um jingle com dois ritmos e também uma linha visual que mistura imagens, pessoas e elementos da cidade. A campanha é on e off-line e, além do jingle, conta com filme, mídia OOH e anúncios diversos.
Ficha Técnica
Agência: Danza Estratégia & Comunicação
Anunciante: Prefeitura de Vitória
Campanha: Prestação de Contas
Direção de Criação: Luiz Carlos Silva
Coordenador de Criação: Guilherme Borgo
Criação: Alessandro Duque e Thalmo Bregonci
Conteúdo digital: Marcos Rezende
Atendimento: Carol Calmon
Produção: Manoela Goes
Mídia: Nerilda Evangelista
Arte-final: Willian Aguiar
Produtora: Chroma
Direção: Conrado Almada / Gustavo Lellis
Direção de Fotografia: Yuri Barichivich / Rafael Malta / Patrick Tristão
Assist. de Fotografia 1: Pedro
Assist. de Fotografia 2: Thiago
Coordenação de Produção e Locação: Bob Redins
Assist. de Produção 1: Luana
Produtor de Elenco: Cleitom
Figurinista: Layse Araújo
Assist. de Figurino 1: Dudu
Produtor de Arte: Djanira Bravo
Contrarregra: Gustavo Oliveira
Maquiadora: Ni
Eletricista: Sefas
Maquinista: Ronaldo
Assist. Maquinista 1: Matusa
Asistente Maquinista 2: Junior
Dia Nacional da Consciência Negra Pelo Dia Nacional da Consciência Negra, a Aegea acaba de lançar uma campanha que faz parte do seu programa Respeito Dá o Tom. A iniciativa, que completou dois anos, tem como objetivo diminuir as diferenças e aumentar as oportunidades para todos, independentes da cor. As duas unidades capixabas – Ambiental Serra e Ambiental Vila Velha – participam do programa promovendo debates, palestras, capacitações e rodas de conversa para conscientizar e promover a valorização da diversidade étnico-racial no ambiente de trabalho.
Movida inicia novo momento de comunicação A Movida, além de todas as inovações que trouxe para o mercado de aluguel de carros aqui no Brasil, também revolucionou o mercado no quesito publicidade, adotando visual e linguagem mais modernos e jovens do que a concorrência. Em 2016, lançou a campanha “Vire a Chave, Vá de Movida”, um divisor de águas na comunicação da categoria. Desde o começo desse ano, adotou a assinatura “Muito além do carro”, que quebrou paradigmas ao levar a empresa e o aluguel para o conceito de mobilidade urbana. Neste período, de 2016 a 2019, a Movida dobrou o tamanho da sua frota, multiplicou por dois a sua receita trimestral, alcançando R$1 bilhão, e seu lucro líquido evoluiu cinco vezes. “Os últimos quatro anos foram de virada de chave no uso e na forma de comunicação no segmento de locação de veículos e agora chegou a hora da evolução”, declara Charles Sperandio, CMO da Movida. MullenLowe venceu a concorrência e é a nova agência da Movida A concorrência reuniu seis grandes grupos de publicidade. Além da própria Talent, que tentava defender sua posição, estavam na disputa a Execution, Ogilvy, Grey, MullenLowe e Sunset DDB. A MullenLowe Brasil foi a vencedora e será, a partir de agora, responsável pelo desenvolvimento dos trabalhos on-line e off-line sobre aluguel de carros, venda de seminovos e terceirização de frotas de veículos leves. “Quem não quer ser parceiro de uma empresa que cresce numa velocidade alucinante? Quem não quer trabalhar com uma marca inovadora e que tem coragem pra seguir pelo caminho não necessariamente mais fácil? É uma grande conquista para a agência e premia o talento e a dedicação do time durante todo o processo”, declara André Gomes, CEO da agência. Sobre a Movida Aluguel de Carros A MOVIDA é uma empresa de soluções inovadoras em mobilidade urbana para todo tipo de necessidade. Pioneira em oferecer serviços como aluguel mensal para pessoa física, wi-fi no carro, pré-pagamento e chatbox nas redes sociais, foi a primeira locadora do País a ir além do carro e incluir o aluguel de bicicletas e triciclos elétricos, ajudando a revolucionar o setor de locação no Brasil. Antenada aos novos tempos, investe em sustentabilidade e, ainda hoje, é a única locadora brasileira com um programa como o Carbon Free, que neutraliza as emissões de CO2 das locações dos seus clientes. Desde 2006 no mercado, a Movida passou a fazer parte do Grupo JSL em 2013 e abriu capital em fevereiro de 2017. Com perfil inovador aliado a forte governança corporativa, suas as ações têm apresentado consistente valorização e mais R$ 5,0 bilhões já foram captados no mercado. Atua tanto no varejo, com aluguel de carros e venda de seminovos, como no mercado corporativo, com a terceirização de frotas para empresas. Após investimentos de aproximadamente R$ 8,5 bilhões em sua frota nos últimos três anos, conta, atualmente, com uma frota de mais 110 mil veículos, 188 lojas de aluguel de carros e 66 de seminovos. Mais informações no site https://www.movida.com.br Ministério da Saúde lança segunda fase da vacinação contra o sarampo para jovens de 20 a 29 anos A campanha de vacinação contra o sarampo entra na segunda fase, agora voltada para jovens de 20 a 29 anos. Mesmo quem já tomou uma dose da vacina deve se vacinar, pois para ficar protegido é necessário ter as duas doses. Esta fase começa no dia 18 de novembro e se encerra no dia 30 do mesmo mês. Este último dia da campanha cairá em um sábado e será o Dia D da campanha, onde unidades de saúde de todo o país ficarão abertas para receber quem ainda não se vacinou ou não teve condições de se vacinar durante a semana. Nunca é demais lembrar que a vacina contra o sarampo é a forma mais eficaz de prevenção contra essa doença grave que pode causar surdez, cegueira e pode até matar.No Boletim Epidemiológico os dados de casos confirmados no ES Segundo o mais recente Boletim Epidemiológico publicado pelo Ministério da Saúde, de 04 de agosto a 26 de outubro foram confirmados 5.660 casos em 20 estados. Essa campanha faz parte do Movimento Vacina Brasil, do Ministério da Saúde, que visa evitar que doenças graves, como o sarampo, que já tinham sido eliminadas, voltem a fazer vítimas, além de evitar que novos surtos ocorram. A concepção da campanha é da agência Fields360 e as peças dessa segunda fase são filme e spot comunicado, mídia exterior com MUB e DOOH, banners de internet e redes sociais.
Boletim Epidemiológico completo: https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2019/novembro/07/Boletim-epidemiologico-SVS-33-7nov19.pdf
Embalagem compacta para o verão A marca capixaba de produtos capilares Ervas Naturais acaba de lançar novos tamanhos de produtos já consagrados para este verão. O xampu e condicionador da linha Ice Therapy e o creme de pentear Leite Ceramidas agora estão mais práticos e compactos, ideais para levar na bolsa de praia e para compor a nécessaire de viagem. As fórmulas continuam as mesmas, mas as versões são em 100 ml cada, que antes só estavam disponíveis em 300 ml. São embalagens menores e fáceis de carregar para diferentes tipos de atividades, principalmente durante a estação mais quente do ano. O Leite Ceramidas é um creme de pentear de uso diário com filtro solar, ideal para ser utilizado antes e depois da piscina, mar e sol. Indicado para todos os tipos de cabelo, os ativos presentes nele são as ceramidas e o óleo de tutano. O produto proporciona leveza e maciez aos fios, protegendo contra a radiação UV. Focada em Comunicação Multiespecializada e com equipe 100% feminina, Bárbaras Comunicação chega ao mercado Levando em consideração as mudanças na área da interlocução nos últimos anos, influenciada, principalmente, pela revolução tecnológica, a Bárbaras Comunicação chega ao mercado com a proposta de trabalhar a comunicação de forma mais ampla, integrando marketing, comunicação interna, comunicação externa e digital. É comandada por Tita Barbará, que atua há 10 anos no mercado. Tita é filha do saudoso Daniel Barbará, reconhecido grande profissional da publicidade brasileira; e por Sirley Menezes, competente comunicadora com mais de dez anos de experiência na área. Sirley passou por empresas públicas, até fundar a BIO Comunicação, uma empresa especializada em assessoria de imprensa, que se funde agora com a Bárbaras Comunicação. Agência comandada por mulheres criativas “O comportamento do consumidor mudou, e as marcas precisam acompanhar esse movimento e aprimorar as formas de se aproximar dele. As pessoas são mais impactadas por outras pessoas do que por veículos de imprensa, por isso, as marcas precisam gerar identificação com seus consumidores, além de conquistar a confiança deles também”, ressalta a diretora da Bárbaras, Sirley Menezes. “A Bárbaras nasceu com este propósito, de desenvolver soluções criativas em comunicação para alcançar este público de maneira assertiva”, acrescenta. Outro diferencial da empresa é que sua equipe é formada só por mulheres. Muitas são mães, inclusive. E não por acaso, segundo suas fundadoras, a intenção da agência é contribuir com a representatividade feminina na área. “É daí que vem o nome da agência, somos duas mulheres fortes que se encontraram e desejaram se unir tornando-se bárbaras, e nosso propósito é seguir barbarizando”, conta Tita. Grande foco nos influenciadores digitais Um dos diferenciais da agência, que completa seis meses de mercado, é o foco nos influenciadores digitais. “Vimos que os influenciadores tinham grande potencial no mercado e que precisavam ser direcionados a um trabalho mais especializado que fizesse a influência ir para além do virtual, para o mundo real, e fosse possível que eles compartilhassem mais de perto, com pessoas e marcas, os seus conhecimentos e habilidades. Observamos esse movimento e nos propomos a ajudá-los”, explica a diretora da Bárbaras, Tita Barbará. Entre os nomes agenciados, estão o do Engenheiro Danilo Lorenceto e o Arquiteto e Urbanista Josias Rodrigues (do canal JR Construção, do Youtube), nomes de influência no setor de Construção Civil; e Janaina Spolidório, especialista em Educação. Entre as marcas atendidas, destacam-se a Astra, Japi, a Arquiteta Adriana Canova, do setor de Construção Civil e Arquitetura, respectivamente, além das marcas NeoSolar e NeoCharge, do setor de energias renováveis.Água de Cheiro lança campanha de Black Friday A Água de Cheiro, marca pioneira no mercado de franquias de beleza e perfumaria, realiza durante todo o mês de Novembro a Happy Friday, versão da rede para a Black Friday, com condições especiais de compra e descontos em produtos selecionados. No e-commerce, a marca aplicou até 60% de desconto em produtos selecionados das categorias Deo Colônia e Corpo e Banho. Alguns dos grandes clássicos da marca entram no desconto, como 1920 Prestige; Desodorante Aerosol Absinto feminino e masculino; e Desodorante Aerosol Attractive Masculino. As ofertas se renovam todos os dias, sendo sempre quatro produtos diferentes. Também há frete grátis em compras acima de R$ 100,00. De acordo com Olindo Caverzan Junior, diretor da Água de Cheiro, a expectativa da marca é aumentar as vendas em 60% no online e 20% nas lojas físicas em relação ao ano anterior e fidelizar o maior número de clientes possível para manutenção da jornada de compras até o Natal. CHOCOLATE LUGANO LANÇA CAMPANHA PARA BLACK FRIDAY 2019
Chocolate Lugano lança campanha para Black Friday 2019 – A Lugano, marca referência em chocolates finos de Gramado, participa pela primeira vez de uma das maiores ações dos varejistas do ano, a Black Friday. A campanha “Show de Barrinhas” dará descontos para os consumidores durante toda a semana da Black Friday tanto no e-commerce quanto nos principais pontos de venda da empresa. Entre os dias 25 e 30 de novembro, os consumidores poderão adquirir as barrinhas de chocolate por apenas R$2,99 (unidade). Entre os sabores disponíveis estão ao leite crocante, chocolate meio amargo, chocolate branco com uvas passas, chocolate branco com nozes, entre outros. Nas compras pelo site, os produtos podem ser entregues para todo o Brasil. “A Black Friday é uma ótima oportunidade para que os nossos consumidores possam conhecer melhor a nossa nova plataforma. O objetivo é que ela facilite ainda mais o acesso aos nossos produtos fazendo com que o consumidor possa ter um pedacinho de Gramado em qualquer canto do Brasil”, conta Augusto Schwingel Luz, CEO da Chocolate Lugano.
Natal do Madureira Shopping celebra a diversidade A Binder é a responsável pela criação do Natal do Madureira Shopping, que integra a campanha #SOUMADU, lançada no início de abril, em comemoração aos 30 anos do empreendimento comercial. Alinhado à proposta da campanha #SOUMADU, de mostrar a pluralidade e a diversidade do bairro, o Natal do Madureira Shopping tem como mote o “Natal de todas as cores”, que traz uma série de novidades, entre as quais, pela primeira vez na história do Shopping, um Papai Noel negro, representado pelo ator Aylton Lafayette, de 66 anos. Assim, buscou-se enfatizar que a diversidade e a representatividade são valores fundamentais para o Madureira, sem esquecer a magia da data.
Ação criada pela BINDER destaca a importância da pluralidade “O Madureira é o primeiro shopping do Rio de Janeiro ter um Papai Noel negro e, já na sessão de fotos, percebemos o quanto isso é significativo. Ele é o verdadeiro protagonista da campanha, e isso reforça a diversidade, celebrada com a campanha #SOUMADU, e com ressonância, meses depois, no Natal de Todas as Cores”, destaca Marcos Apóstolo, diretor de criação da Binder. Ele ressalta ainda que a presença de atores negros para representar o Papai Noel teve início nos Estados Unidos. “Em 2016, o shopping Mall of America, de Minneapolis, contratou o ator negro Larry Jefferson-Gamble para a função de “Santa Claus”, ou seja, Papai Noel em Inglês, e, a partir daí muitas outras manifestações surgiram, inclusive no Brasil, quando a diversidade começou a ser adotada por empreendimentos comerciais nos últimos anos”, explica Apóstolo. Iniciada no dia 11 de novembro, a campanha conta ainda com uma série de intervenções nas dependências do shopping e nas imediações do empreendimento. Campanha #SOUMADU A campanha #SOUMADU, lançada no segundo trimestre de 2019, para comemorar os 30 anos do Madureira Shopping, destaca a diversidade artística do subúrbio carioca e o orgulho do Shopping de fazer parte de uma região que transpira cultura, identidade, emoção e originalidade. A campanha foi caracterizada pelas temáticas musicais do charme, do hip hop e do samba e, principalmente pela cultura miscigenada do bairro de Madureira, que representa um mundo repleto de diversidade.
FICHA TÉCNICA
Anunciante: Madureira Shopping, Ancar Ivanhoe
Agência: Binder
Direção de Criação: Marcos Apóstolo
Direção de Arte: Ralph de Andrade
Redação: Roberta Bichara
Atendimento: Miguel Heuseler e Filipe Canto
RTVC e Artbuyer: Gabriella Cardoso e Deborah Ragi
Produtora: A Matilha
Aprovação/Cliente: Andreia Vidal e Vivian Mendonza
Patrus Transportes apresenta novo posicionamento de comunicação e marca revitalizada
Desenvolvido pela agência Interbrand, novo direcionamento de uma das maiores empresas do setor busca aliar a nova identidade visual com investimento em tecnologia e sustentabilidade
A Patrus Transportes, uma das maiores transportadoras de carga fracionada no Brasil, adotou um novo posicionamento de comunicação acompanhado de uma marca renovada. O novo visual é inspirado pelas transformações que a empresa passou ao longo de 46 anos de atividades e se apoia nos modernos conceitos de gestão que hoje a colocam numa posição destacada no segmento de transportes e logística.
Segundo o presidente da companhia, Marcelo Patrus, a antiga identidade visual não expressava mais a cultura da empresa e não materializa todo o investimento em tecnologia e inovação aportados no negócio; daí, a importância da mudança. Para a nova identidade visual, a Patrus encomendou um estudo da Interbrand —consultoria líder de marcas no mundo— e contratou a agência Plan B para o desenvolvimento da campanha de divulgação. Segundo a diretora de estratégia da Interbrand, Laura Garcia, a nova assinatura busca refletir a cultura atual da empresa e reforça o papel de conectar indústrias e pessoas. “As linhas paralelas presentes na nova marca refletem a parceria e a conexão com os clientes; o laranja foi incorporado para mostrar o vanguardismo e a inovação da empresa e o vermelho representa continuidade da história da Patrus”, explica.
Além da logo, foram revisitados os pilares estratégicos da marca e o posicionamento, impulsionando o desejo da empresa de ser percebida pelo mercado como uma parceira das melhores decisões logísticas. “Este momento é de grande importância para os próximos passos do crescimento da Patrus; é uma nova etapa da história da empresa e a nova marca é um símbolo dessa transformação”, avalia a diretora presidente da Look + Feel Consultoria, Príscilla Duarte, que coordenou o desenvolvimento do novo posicionamento da Patrus.
O trabalho da Interbrand contou com um estudo de mercado e entrevistas com colaboradores e clientes da empresa, para construir uma identidade que expressasse o novo momento que a empresa está vivendo. Esse trabalho apontou que a Patrus Transportes possui um Net Promoter Score (NPS) de 82%, metodologia que tem o objetivo de mensurar o grau de satisfação e fidelidade dos consumidores. “Sabemos que nossos clientes são pressionados por resultados. Eles monitoram a nossa performance constantemente, buscam parceiros que entendam as particularidades do seu negócio, que tragam inovação ao processo de transporte e que sejam flexíveis, para tornar as decisões mais rápidas, sem impactar nas entregas. Nossas inovações permitem atender essas expectativas”, explica Marcelo Patrus.
A aposta em inovação é refletida em uma cadeia de serviços agregados reconhecidos pelo cliente e a empresa tem conquistado prêmios como a melhor transportadora por diversos anos consecutivos. No âmbito da sustentabilidade, a Patrus é a única transportadora no mundo certificada pelo Sistema B, um movimento global que busca redefinir o conceito de sucesso das organizações, de forma que elas não visem apenas o lucro, mas que busquem a geração de valor compartilhado. A Patrus também foi reconhecida como a empresa de transporte e logística mais sustentável do Brasil, pelo Guia de Sustentabilidade da revista Exame, divulgado na semana passada. Além disso, foi premiada pelo Kaizen Institute como uma das melhores empresas na aplicação do sistema de melhoria contínua, uma das ferramentas da metodologia de gestão Lean, que busca fazer mais com menos, trazendo agilidade nos processos e redução de custos operacionais.
A mudança do layout da marca da Patrus Transportes é o primeiro passo para solidificar todo o investimento em tecnologia e em práticas sustentáveis dentro do Transporte Rodoviário de Carga Fracionada (TRCF). A empresa quer fazer a diferença no setor e está investindo alto para isso, automatizando ferramentas e utilizando tecnologia para ganhar agilidade e performance, mas sem perder a essência do contato próximo e humanizado com seus clientes e colaboradores. “Nós somos uma empresa de soluções em transporte de carga fracionada e buscamos guiar nossos clientes aos melhores caminhos. Por isso, empoderamos as pessoas e investimos em tecnologias para transformar as promessas que fazemos em realidade”, reitera Marcelo Patrus.
Grupo Havas apresenta Havas+
Sob o posicionamento “the meaningful agency”, inspirado em pesquisa global, agência quer contribuir para que anunciantes possam ter marcas relevantes, liderada por Marcos Lacerda, Alexandre Vilela, Gustavo Otto e Jairo Soares
Jairo Soares, Marcos Lacerda (MaLa), Alexandre Vilela (Xã) e Gustavo Otto
Uma nova agência do Grupo Havas no Brasil pronta para contribuir para que anunciantes tenham marcas relevantes para as pessoas. Esse é o propósito da Havas+ (pronúncia: Havas Plus), a qual nasce a partir da Z+, título que deixa de existir no país.
O posicionamento da operação, “the meaningful agency”, reflete a pesquisa global do Grupo Havas Meaningful Brands® 2019, a qual aponta que 77% das marcas poderiam desaparecer do dia para a noite, sem que os consumidores se importassem. Por isso, caberá a liderança da agência, composta por Marcos Lacerda (head da agência) Alexandre Vilela (diretor geral de criação), Gustavo Otto (diretor geral de planejamento e conteúdo) e Jairo Soares (diretor geral de operações e mídia), elevar a relevância de seus clientes, para justamente posicioná-los entre os 23% que são efetivamente lembrados pelo público.
“Um dos grandes desafios que recebi foi estruturar uma nova operação e, principalmente, construir um novo modelo de agência, alinhado com as necessidades do negócio das marcas hoje: respostas criativas consistentes e uma conexão profunda entre negócio, cultura e pessoas. Passados três meses, criamos e apresentamos agora uma nova agência, que reflete os desafios de marcas e negócios a partir da visão do grupo globalmente: relevância”, comenta Marcos Lacerda (MaLa).
“A HAVAS+ está pronta para um crescimento contínuo e estamos entusiasmados com o potencial que a experiência do MaLa, no mercado brasileiro e no grupo, tem para nos ajudar a atingir nossas metas coletivas”, destaca o CEO da Havas para a América Latina, Jorge Percovich, se referindo a abordagem do executivo escolhido para pilotar a agência e colocar o cliente no centro do negócio.
Na nova HAVAS+, três pilares vão conduzir sua atuação, sendo parte fundamental de todo ecossistema da operação, ou seja, significa uma visão holística:
– Criatividade: a solução criativa é o core business. Assim, a agência está pronta para se moldar às necessidades do cliente, a partir do entendimento do negócio. A entrega criativa pode resultar em uma campanha, um projeto de consultoria, uma experiência, um evento, ativação, plataforma ou transformação digital, conteúdo, branding, planejamento estratégico, entre outros, desde que faça sentido e traga resultados;
– Tecnologia: trata-se de como processar e integrar as marcas ao ambiente tecnológico, muito além do digital, além de dispor de todo um aparato ferramental do Grupo Havas e também proprietário;
– Pessoas: equipes horizontais multidisciplinares, com atributos e skills para atrair o interesse de clientes e também de novos talentos. A partir de um olhar de negócios que agregue valor, customizado para cada conta, pretende-se estimular o tempo todo que a equipe trabalhe com a ‘relevância’ como combustível motor. Ou seja, criar uma cultura ‘meaningful’ de dentro para fora.
“Acreditamos que, somente assim, unindo esses pilares dentro dessa visão, desenvolveremos trabalhos significativos, que façam com que as marcas atinjam seus objetivos com criatividade, resultados e inovação”, finaliza MaLa.
Sedes no RJ e em SP
Outro grande destaque desse movimento é a inauguração de uma nova sede no Rio de Janeiro. A unidade, localizada no condomínio CEO na Barra da Tijuca, terá como foco atender de perto clientes como Belmond/Copacabana, Emirates, Globo Internacional, Michelin, Norte Energia e TIM.
Em São Paulo, a agência permanece no Cidade Jardim Corporate Center e, agora sob a bandeira Havas+, segue atendendo AACD, adidas, BNP Paribas, Cinemark, CAOA, Hermès, Hyundai, MSC, MoneyGram, Swarovisky e TENA.
Por fim, também em São Paulo, a Havas+ vai integrar em sua estrutura a Versão Beta, uma native digital agencyfundada e liderada por Roberta Raduan e Sergio Caruso. Anteriormente, essa operação respondia direto ao Grupo Havas, e agora passa a fazer parte da Havas+, desenvolvendo projetos por meio de metodologias ágeis.
Sobre os executivos
Marcos Lacerda (MaLa) – head da agência
Com 30 anos de experiência no mercado, Marcos Lacerda passou por grandes agências no mercado publicitário brasileiro, chegando à posição de VP geral da Y&R. Em 2010, aceitou o desafio de presidir a Momentum, liderando a agência e trabalhos para grandes marcas. Já em 2015, foi convidado para ser o CMO do Banco Original, uma instituição financeira inovadora ao se apresentar como o primeiro banco 100% digital. Lacerda foi responsável pelo lançamento da marca em um segmento extremamente competitivo e concentrado. Segundo o Instituto Ipsos, a mesma teve no período uma lembrança de 11% e após 8 meses do lançamento foi avaliada em R$ 420 milhões. Mais recentemente, em 2018, o executivo assumiu como Managing Director da BETC/Havas e, agora, ocupa o cargo de head da Havas+.
Alexandre Vilela (Xã) – diretor geral de criação:
Bacharel em comunicação social, e com formação em design gráfico pela Berkshire College of Arts and Design na Inglaterra, o executivo soma mais de 20 anos de experiência em agências de publicidade. Com passagens pela BorghiErh-Lowe, DM9DDB, DPZ, Lew’Lara\TBWA, Lowe-Loducca, Publicis e Y&R, o profissional criou para anunciantes, como AMBEV, Azul Airlines, Chupa Chups, Coca-Cola, Heineken, Hershey’s, HSBC, Hyundai, Itaú, Johnson’s, Mitsubishi, NOKIA, Procter, TAM, TIM, Timberland e Vivo, entre outros. Além disso, já conquistou 24 leões em Cannes e foi jurado em festivais como CCSP, D&D, Ojo de IberoAmerica, One Show e Wave Festival.
Gustavo Otto – diretor geral de planejamento e conteúdo:
Formado em Publicidade e Propaganda, pós-graduado em Marketing e especialista em UX, Gustavo Otto tem 18 anos no mercado. Em sua trajetória, trabalhou na Claro, na Coca-Cola (como Head of Advertising para 33 países), e na Avon e L’Oréal Paris (ambas como diretor regional de planejamento LATAM). Em seu currículo há passagens ainda pela NBS, FLAGCX, Lew’Lara/TBWA, McCann Erickson/WMcCann e mais recentemente Ogilvy, sempre liderando times multifuncionais, e desenvolvendo estratégias de marca, marketing, data e comunicação integrada para marcas como BRMalls, Burger King, Carrefour, Fiat, Garnier, Grendene, GSK, L’Oréal Paris, La Roche Posay, Maybelline, Oi, Petrobras, Rede Globo, Riachuelo, SulAmérica, Coca-Cola, TIM, Tramontina, Vichy, Vivo e Volkswagen. Também foi diretor da Associação Brasileira de Propaganda (ABP) e eleito Profissional de Planejamento do Ano em 2000 pela ARP, além de premiado no Effie Awards (2009, 2010 e 2011 e 2017), e nos festivais El Ojo Iberoamerica, One Show, Clio, El Dorado e Cannes Lions.
Jairo Soares – diretor geral de operações e mídia:
Com 27 anos de experiência no mercado, ocupou posições de liderança em agências como DM9DDB, TribalDDB (San Francisco), Africa, Leo Burnett, Y&R, Grey, PeraltaStrawberryFrog e Fischer. Em 2017, Soares foi indicado ao Prêmio Caboré na categoria Profissional de Mídia, além de ser membro do Hall da Fama da Academia Brasileira de Marketing (Abramark). Em 2018, em sociedade com o publicitário Ricardo Figueira, lançaram a Figtree & Co, tendo o Bradesco como cliente fundador com projeto de inovação vinculado à BIA, plataforma de inteligência artificial do Banco.
Resultado do terceiro trimestre do Banestes revela lucro líquido recorde de R$ 167 milhões
O resultado representa uma evolução de 22,6% quando comparado ao mesmo período do ano de 2018.
O Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes S.A.) obteve lucro líquido de R$ 167 milhões no acumulado dos nove meses de 2019, uma evolução de 22,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Recebem destaque a expansão das receitas de prestação de serviços (+10,1%) e de operações de crédito (+5,0%). Os números foram divulgados em reunião pública, realizada na manhã desta terça-feira (12), na agência Banestes Valores, em Vitória-ES.
O terceiro trimestre do ano registrou lucro líquido de R$ 58 milhões, crescimento de 27,5% em relação ao trimestre anterior e de 5,5% comparado ao mesmo trimestre de 2018. O Resultado Operacional atingiu R$ 91 milhões, evoluindo 32,9% contra o trimestre anterior. Essas variações foram decorrentes, principalmente, do aumento das receitas com crédito (7,9% em 3 meses e 5,6% em 12 meses), das receitas com serviços (2,3% em 3 meses e 8,7% em 12 meses) e de ganhos com reversões operacionais, com destaque para as reversões cíveis.
O diretor-presidente do Banestes, José Amarildo Casagrande, comemorou o resultado positivo e reforçou que os números são um reflexo das atuais estratégias adotadas. “Nos últimos três meses, mantivemos o foco na modernização dos sistemas de informação, de infraestrutura de comunicação e da segurança. Investimos na expansão das operações dos cartões de crédito Banestes Visa e também do Banescard. Além disso, ampliamos a prestação de serviços por meio dos canais digitais, como o Internet Banking e o Aplicativo Banestes. Recebe destaque ainda o App Banestes Cartões, o mais recente lançado pelo Banco. Tudo isso, imersos em uma nova cultura interna em desenvolvimento: a de inovação. Por meio da Gerência de Laboratório Banestes (Gelab), temos promovido a transformação digital, conectando pessoas, ideias, compartilhando conhecimento, de forma a desenvolver equipe e promover a interação do Banco com o ecossistema de inovação”, destacou.
O diretor de Relações com Investidores e Finanças do Banestes, Fernando Poncio Paiva, detalhou os resultados obtidos para o público presente à reunião pública, composto por autoridades do Estado, representantes da Diretoria do Banco, acionistas, analistas de investimentos, jornalistas, funcionários do Banestes e outros convidados.
Paiva enfatizou que o resultado positivo representa o compromisso do banco capixaba com seus acionistas e com o desenvolvimento local. “O Banestes, alinhado ao compromisso assumido com os seus acionistas, superou o resultado do terceiro trimestre de 2018. Isso reflete o esforço e a estratégia assertiva desempenhada por toda equipe, que, juntos, cresceram e superaram as expectativas, possibilitando uma excelente remuneração aos acionistas”, disse.
Resultado do terceiro trimestre
No terceiro trimestre do ano, o Lucro Líquido por ação foi de R$ 0,18, acumulando o valor de R$ 0,70 nos últimos doze meses. Nesse período, o Retorno sobre o Patrimônio Líquido Médio (ROE) foi de 14,1%.
A Margem Financeira registrou R$ 183 milhões no terceiro trimestre do ano, aumento de 9,8% na comparação com o trimestre anterior. Os itens que impactaram positivamente o resultado foram: i) as receitas com operações de crédito (+7,9% em 3 meses e +5,6% em 12 meses) e ii) a despesa com provisões de crédito (93,0% em 12 meses) face inadimplência pontual no segmento corporativo.
No terceiro trimestre, as Receitas de Prestação de Serviços somaram R$ 94 milhões, representando um aumento de 2,3% em relação ao trimestre anterior e de 8,7% contra o mesmo trimestre de 2018, diante da elevação das receitas com administração de fundos (+12,8% em 3 meses e +22,8% em 12 meses), das receitas com cartões (+4,6% em três meses e +10,2% em 12 meses) e das receitas com conta corrente e depósitos (+6,3% em 3 meses e +7,7% em 12 meses). No acumulado do ano, registraram R$ 270 milhões, crescendo 10,1% contra o mesmo período de 2018.
O Índice de Inadimplência da Carteira de Crédito Ampliada (> 90 dias) encerrou o trimestre em 2,5%, estável em relação ao trimestre anterior e 0,1 p.p. superior ao registrado no mesmo período de 2018. Na Carteira de Crédito Comercial, a inadimplência (> 90 dias) encerrou o trimestre registrando 3,7%, queda de 0,1 p.p. contra o trimestre anterior e aumento de 0,3 p.p. ante o mesmo período de 2018. As operações com atraso superior a 90 dias no segmento de pessoa física atingiram 2,5%, enquanto no segmento corporativo fechou em 5,8%.
Ao final de setembro de 2019, os Ativos Totais registraram saldo de R$ 24,3 bilhões. O Patrimônio Líquido atingiu o saldo de R$ 1,6 bilhão no terceiro trimestre de 2019, crescimento de 2,4% em relação ao trimestre anterior e de 8,9% se comparado ao mesmo período de 2018. O BANESTES mantém sólido crescimento do seu capital, fator indispensável para suportar o financiamento da atividade produtiva e as necessidades de clientes de modo mais eficiente e competitivo. A relação entre o Patrimônio Líquido e Ativo Total foi de 6,5%.
A Carteira de Crédito Ampliada registrou um saldo de R$ 6,3 bilhões no fim do terceiro trimestre do ano, crescimento de 6,1% em relação ao mesmo período de 2018. As maiores evoluções do trimestre, em comparação ao mesmo trimestre de 2018, foram registradas pelas concessões na modalidade de empréstimos (+7,4%), pelos financiamentos imobiliários (+14,9%) e pelas operações de cartão de crédito (+18,5%).
A Carteira de Crédito Comercial (conceito Bacen) registrou o saldo de R$ 4,2 bilhões, crescente 1,4% em relação ao mesmo período de 2018. Desse montante, R$ 2,7 bilhões (63,8%) são de operações com pessoas físicas e R$ 1,5 bilhão com pessoas jurídicas (36,2%). Da carteira de pessoa jurídica, 88,0% são concessões a micro, pequenas e médias empresas, e 12,0% a grandes empresas.
No terceiro trimestre, foram distribuídos R$ 20 milhões aos acionistas a título de Juros Sobre Capital Próprio (JSCP). No acumulado dos últimos doze meses, foi destinado aos acionistas o valor de R$ 95 milhões a título de JSCP, representando a distribuição de 44,7% do lucro líquido.
O BANESTES possui papel fundamental na economia do Estado do Espírito Santo, participando ativamente no financiamento do consumo, da produção e do investimento local, apoiando de forma segura e rentável o processo de democratização do crédito e inclusão financeira. Para isso, utiliza como estratégia a diversificação da oferta do crédito a condições comerciais competitivas e sustentáveis, com foco na aplicação dos recursos prioritariamente nas carteiras com menor risco e com maiores garantias.
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A nota de rating em escala nacional (moeda local) para risco de crédito medida pela Fitch Ratings manteve-se em A+(bra) no período, com perspectiva positiva. A RISKBank, responsável pelo sistema de classificação de Risco Bancário, manteve a nota de classificação do BANESTES no período em 9,72 BRMP 2 (Baixo Risco de Médio Prazo).
Sobre o BANESTES
O BANESTES (B3: BEES3, BEES4), sociedade anônima de capital aberto e de economia mista criada em 1937, é um banco múltiplo controlado pelo Estado do Espírito Santo e um dos mais importantes agentes de crédito do Estado.
Em seus 82 anos de história, contribui decisivamente para o desenvolvimento socioeconômico local e compõe, com mais três empresas (Banestes Seguros S.A., Banestes Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. e Banestes Administradora, Corretora de Seguros, Previdência e Capitalização Ltda.), o Sistema Financeiro BANESTES.
Oferece um portfólio completo de soluções, produtos e serviços financeiros aos seus clientes e detém a maior rede bancária do Estado do Espírito Santo, com 870 pontos de atendimento, sendo o único banco com agências em todos os 78 municípios capixabas.