Festival Colibri 2020. Em novo formato, mas é tudo nosso !
Com toda dificuldade pelo momento que ainda vivemos, tempos de pandemia, quarentena, protocolos de isolamento social, trabalhos em “home office” mesmo assim, a atual diretoria do Sinapro-ES não mediu esforços, trabalhou incansavelmente para não deixar de realizar mais um Festival Colibri, premiando talentos e reconhecendo o esforço das agências associadas que também disseram SIM e dia 12 de novembro, teremos uma festa em novo formato e com uma dimensão que ainda não podemos imaginar. Mas podem se preparar pra comemorar. Afinal, 15 agências de todo estado se prepararam e escolheram as melhores peças em suas categorias, inscrevendo 129 peças.
Os desafios para realizar a 33ª edição do Colibri
O Prêmio Colibri é a mais antiga premiação da publicidade brasileira, atingindo neste ano a marca de sua 33ª edição. São milhares de trabalhos inscritos ao longo desses anos ininterruptos, centenas de estatuetas entregues e incontáveis talentos reconhecidos. Tudo em nome da boa criatividade e da propaganda de resultados, que busca aproximar a oferta da demanda, as organizações de seus públicos, as ideias e ideologias de seus eleitores. Isso tudo dentro de um setor de atividade com grande capacidade de geração de empregos, com características próprias da economia capixaba. O Sinapro-ES -Sindicado das Agências de Propaganda do Estado do Espírito Santo, por meio de uma comissão criada especialmente para apoiar a organização e a realização do XXXIII Prêmio Colibri, nunca mediu esforços para uma realização impecável.
O esforço de realizar na palavra do presidente
Para o presidente do Sinapro-ES, Alexandre Pedroni, “apesar do desafio de entregar o Festival Colibri, a sensação de realizar esse evento é muito boa. Mesmo antes de ser eleito presidente do SINAPRO-ES, já me via na obrigação de dar continuidade a um trabalho iniciado há mais de 30 anos. A cada ano, buscamos subir um degrau em relação ao formato anterior. E como em todos os cenários, a pandemia nos forçou a realizar tudo de uma forma diferente. Que bom! Faremos um evento com conteúdos riquíssimos nas palestras que serão transmitidas online e de forma gratuita. Para a premiação, seguiremos o formato híbrido, estando presente apenas dois representantes de cada empresa que esteja concorrendo e, paralelamente, tudo também será transmitido pelo YouTube do Festival.
Festival Colibri 2020 em formato hibrido
O Festival Colibri é a principal premiação de publicidade do estado do Espírito Santo, que há 33 anos consagra os principais profissionais e empresas que contribuem para o desenvolvimento da indústria da comunicação capixaba. Um evento realizado anualmente pelo Sindicato das Agências de Propaganda do Espírito Santo e tem por objetivo valorizar o mercado publicitário do estado. Este ano, o tema “É tudo nosso!” vem para reforçar ainda mais os talentos criativos capixabas. Devido à pandemia do Covid-19, o Festival Colibri será em formato híbrido, mas com uma programação diversificada, conteúdos interessantes e a presença confirmada de grandes nomes da comunicação e da publicidade do estado, do Brasil e do mundo. A premiação acontecerá em estúdio – seguindo todos os protocolos de segurança sanitária -, com apenas os representantes das agências, dos veículos e dos fornecedores concorrentes.
Incentivo para premiar a criatividade e talento dos criativos
Chamou a atenção que a agência MP PUBLICIDADE, não por acaso uma das maiores vencedoras do Prêmio Colibri e de outras premiações nacionais, é a única agência que inscreveu peças em todas as categorias, sendo inclusive agência que tem o maior volume de peças inscritas. Agência que produz muitas peças e campanhas e investe para mostrar ao grande público a sua criatividade.
Quem são os indicados finalistas do Prêmio Colibri 2020 – Saiba quais são as agências finalistas e as categorias do short list reproduzir a seguir, em quadros reproduzidos do site do Festival Colibri para dar visibilidade das peças inscritas em suas categorias e as agências que criaram e julgaram ser as peças merecedoras da avaliação do júri do festival.
Categorias Design de Produto e Mídia Digital – no Quadro 01, temos as duas categorias com 18 peças inscritas pelas agências Voga, Danza, Repasse, TIPZ + Cervantes Montenegro, MP Publicidade, Target, Ampla, Fire, Teia e Prósper.
Categorias TV Cinema – VT Varejo e VT Institucional
No Quadro 02, temos as duas categorias que tem 16 peças inscritas pelas agências MP Publicidade, Target, Danza, Ideale, Ampla, Repasse, Conteúdo e Criativa.
Categoria Rádio – Spot Varejo e Spot Institucional
No Quadro 03, com 14 peças inscritas pelas agências MP Publicidade, Chuva, Danza, Ampla, Teia e Criativa.
Categorias Midia Exterior e Promoção
No Quadro 04, com 16 peças inscritas e escolhidas a dedo pelas agências MP Publicidade, Target, Danza, Ampla, Fire, Criativa, Resultate, TIPZ + Cervantes Montenegro e Prósper.
Categoria Impresso – varejo e institucional
No Quadro 05, vamos ver quw temos 13 peças inscritas pelas agências MP Publicidade, Danza, Conteúdo, Ampla e Criativa .
Categorias Filme Digital e Case de Sucesso
No Quadro 06, em duas categorias distintas com 19 peças inscritas, sendo 8 na categoria Case de Sucesso e 11 peças na de filme digital. Inscrevam as agências MP Publicidade, Target, Resultate, Ampla, TIPZ + Cervantes Montenegro, Fire, Teia e Criativa.
Categoria Design – Identidade Visual e Design Gráfico
No Quadro 07, com 17 peças inscritas peças agências MP Publicidade, Danza, Resultate, Chuva, Fire, Ampla, Repasse e TIPZ + Cervantes Montenegro.
Categoria Campanha – Varejo e Institucional
No Quadro 08, com 16 campanhas inscritas pelas agências MP Publicidade, Target, Ideale, Ampla, Criativa, TIPZ + Cervantes Montenegro, Fire e Prósper.
O Festival Colibri 2020 está com uma programação incrível e online
Temos a presença confirmada dos feras Eduardo Marques e Jean Zamprogno que vão contar pra gente sobre o case que dominou o mundo publicitário em 2020. Além de referências capixabas como Rodrigo Pegoretti, Leonardo Carrareto, Fernando Mendes, Juliana Dadalto e Juliana Lisboa.
Programação
9h às 10h – Rodrigo Pegoretti
Tema: “Brainbolado” – Algumas dicas, histórias e sugestões bacanas para um brainstorm criativo
10h às 11h – Marcio Merçoni
Tema: NAMASTRÊTA! Cultivando o deboísmo quando o circo pega fogo
11 às 12h – Alexis Pagliarini
Tema: Criatividade ainda rima com efetividade? Reflexões em tempos de retomada pós pandemia
13h às 14h – Fernando Mendes
Tema: Criatividade na era da conectividade
14h às 15h – Juliana Dadalto, Juliana Lisboa e Priscilla Martins
Tema: Empreendedorismo Feminino
15h às 16h – Leonardo Carrareto
Tema: Futuro dos Negócios
17h às 18h – Eduardo Marques e Jean Zamprogno
Tema: Os capixabas por trás do maior case do mundo em 2020: “The moldy whopper”
19h30 às 21h30 – Prêmio Colibri 2020
FORNECEDORES DO ANO
Serviços Gráficos
Grafitusa
GSA
Ingral
Comunicação Visual
Cades
Colora
Multiprint
Audio e Vídeo
On Filmes
REC
Senhora Filmes
Serviços Especializados
Futura
Imagiton
Santa Clara
Instituição de Ensino
Faesa
Multivix
UFES
VEÍCULOS DO ANO
Rádio
Antena 1
FM Super
Jovem Pan
Mídia Impressa
A Gazeta
A Tribuna
Metro
internet
Folha Vitória
Gazeta Online
ES 360º
TV
TV Gazeta
TV Tribuna
TV Vitória
Mídia Exterior OOH
Ilha
Maely
Ponto
REGULAMENTO CATEGORIA ESTUDANTES
O presente concurso é uma atividade de caráter cultural de iniciativa do Festival Colibri, e, realizado através do Sinapro-ES.
O concurso é dirigido aos estudantes universitários matriculados em cursos de graduação em publicidade e propaganda em todo o Espírito Santo.
Os estudantes credenciados deverão inscrever-se no site festivalcolibri.com.br, tendo como prazo final para envio das campanhas até a data de 05/11/2020. No site, o participante poderá realizar o download da ficha de inscrição e deverá preencher corretamente, contendo nome completo, endereço, telefone, e-mail, nacionalidade, data de nascimento, RG, CPF, faculdade em que está matriculado, curso, período e assinatura. O Sinapro-ES poderá exigir, a seu critério, o número do RA (registro do aluno) dos estudantes.
Para participar, os inscritos deverão conceber e criar, atendo-se ao briefing, uma campanha publicitária composta de peças conforme descrito no subitem 4.1.2, “a tarefa”, abaixo. Cada campanha deverá envolver sempre dois estudantes, um como redator e outro como diretor de arte, além de um professor orientador.
As peças não devem ser apresentadas com produção final, devendo ser apresentadas apenas em forma de layout e texto, além de descritivos que defendam a ideia central da campanha, demonstrem a estratégia e o planejamento.
4.1.1 Tema de campanha: É Tudo Nosso!
A proposta da campanha é enaltecer e reforçar o orgulho da população capixaba.
Durante anos, grande parte da população espírito-santense sentiu-se “órfã” de uma cultura genuinamente capixaba, que valorizasse o que foi e é feito aqui no Estado, reconhecendo muito mais o que “vem de fora”. Porém, nos últimos anos, esse sentimento tem mudado. Diversos movimentos, ações, festivais, coletivos, entre outros – seja na arte, música, inovação, gastronomia, tecnologia – reforçam e dão luz ao que está produzido aqui, bem como todos as belezas naturais, culturais e história da nossa terra.
A campanha a ser criada deve fortalecer ainda mais esse sentimento em quem vive aqui e contribui para o desenvolvimento econômico, cultural e social. “É Tudo Nosso!” deve ser um propósito, uma bandeira erguida por todos que vivem aqui.
4.1.2 A tarefa: Desenvolver uma proposta gráfica de poster, apresentada em layout no formato 21×28 cm; um roteiro para spot de rádio com duração de 30” (trinta segundos) e um projeto de atuação nos meios digitais.
4.1.3 Todas as peças deverão ser assinadas com SINAPRO-ES. Logo disponível para download site.
Os materiais criados deverão ser apresentados devidamente identificados* com os nomes e emails dos autores e do professor orientador e enviados com no máximo 10Mb, para o email [email protected], impreterivelmente, até dia 05/11/2020, às 18h, onde passarão previamente, por uma avaliação para verificação de eventuais irregularidades, e posteriormente por um julgamento local para a escolha das melhores, com as quais declaram desde já concordar.
*Importante: a identificação do participante não deverá ser visível nas peças da campanha. A identificação se dará pela ficha de inscrição, que acompanhará o kit. Os autores das campanhas responderão por eventuais falsidades de informações prestadas, contidas nas fichas de inscrição.
As campanhas apresentadas serão analisadas por uma Comissão Julgadora do Festival Colibri para escolha das melhores, com base nos critérios de criatividade, originalidade, objetividade e clareza.
A campanha classificada em primeiro lugar receberá o prêmio (troféu) Colibri durante o evento, no dia 12/11/2020.
Datas/prazos: O concurso terá início na data 23/10/2020, tendo como data limite para entrega dos trabalhos e das fichas de inscrição, o dia 05/11/2020, até às 18h.
8.1 O julgamento final acontecerá até o dia 09/11/2020.
Fica estabelecido, e os universitários participantes declaram aceitar, ao apresentar as suas campanhas, que todas as decisões tomadas no decorrer do presente Concurso são irrecorríveis, independentemente da instância em que ocorrerem.
O Festival Colibri e o Sinapro-ES não se responsabilizam pela originalidade e/ou autoria dos materiais enviados e respectivos conteúdos, respondendo os participantes, com inteira exclusividade, por eventuais afrontas a direitos autorais de terceiros, por tempo indeterminado.
Serão desclassificados pela moderação do Concurso, os materiais de conteúdo impróprio, de conotação contrária aos bons costumes, à moral e às leis do país.
Os titulares das campanhas escolhidas autorizam desde já o Festival Colibri e o Sinapro-ES, a fazerem uso de suas imagens, nomes e som de voz a título gratuito, se assim o desejarem, em qualquer tipo de mídia e peças promocionais para divulgação dos resultados do presente Concurso, regional ou nacionalmente, pelo prazo de 06 (seis) meses contados da data da proclamação do resultado.
A participação no presente Concurso implica no total conhecimento e aceitação das condições estabelecidas neste regulamento.