Sika anuncia nova campanha Amigos do Pintor
Dado o grande sucesso da ação “Amigos do Cimento”, veiculada em março deste ano, a Sika, empresa especializada em produtos químicos, apresenta a nova campanha : Amigos do Pintor. A marca sabe que o segredo para uma ótima pintura, independentemente da superfície, está atrelado a uma boa preparação de base e uma ótima impermeabilização. Por isso, a iniciativa visa apoiar aos profissionais do segmento, oferecendo as melhores soluções por meio de seus produtos. “Disponibilizamos um conjunto de itens que preservam e beneficiam o trabalho do pintor, garantindo mais durabilidade e confiança ao seu serviço. Neste período delicado que temos vivido nos últimos meses, sabemos que muitos tem enfrentado dificuldades devido à falta de trabalho. Com isso, buscamos ser uma grande aliada, agregando na realização de suas tarefas, que vão muito além do que a aplicação de tinta”, destaca o Eng. Charles Spíndola Abrenhosa, Diretor Comercial da Sika Brasil.
Iniciativa tem o intuito de comunicar diretamente os profissionais e reforçar a importância da impermeabilização
Ao todo, a marca oferece 5 opções de impermeabilizantes que garantem qualidade à pintura, evitando o aparecimento de bolhas, eflorescências, mofo, destacamentos e manchas em três áreas importantes da edificação: Nas paredes internas, nas paredes externas e no teto. Cada produto tem sua aplicação adequada em uma das áreas citadas. Criada pelo Grupo Rái, um dos maiores grupos de comunicação independentes do Brasil, a ação publicitária contará com atuações no ambiente digital através de postagens e stories divulgados na redes sociais. No PDV, a comunicação será feita com conteúdo para móbile, take one e cartaz.
Aeroporto de Vitória conta com nova área exclusiva para operações off-shore
Desde o início do mês, o Aeroporto de Vitória conta com uma nova estrutura para atendimento as demandas de operadores aéreos e empresas que atuam no ramo de off-shore. Desde que assumiu o aeroporto, em janeiro de 2020, a concessionária subsidiária do grupo Zurich Airport, trabalha no aprimoramento de suas operações e infraestrutura para se tornar referência em serviços eficientes e inovadores. Por se tratar de uma operação com especificações próprias, a logística da cadeia produtiva de óleo e gás, seja para voos on-shore ou off-shore, exige um alto nível de expertise. Atentos a isso, o aeroporto estruturou um atendimento exclusivo para esse serviço. Essa viabilização aconteceu por meio de investimentos em equipamentos, preparação de pessoal e definição de procedimentos especiais para garantir os mais altos níveis de exigência das empresas do ramo petroleiro. No início deste mês, a principal produtora de petróleo do país passou a aderir o serviço.
Investimentos para o lançamento de uma Sala VIP, exclusiva para os passageiros do segmento
Com a iniciativa, a concessionária garante o conforto dos passageiros e a segurança das operações aéreas. Conheça alguns diferenciais: Salas de embarque e desembarque exclusivas; Inspeção de bagagens despachadas especializadas em operação offshore; Inspeção de segurança nos passageiros no embarque e desembarque; Certificação de eletrônicos de acordo com regramento de cada operadora; Salas de briefing; Transporte de superfície nas áreas operacionais; Processamento de cargas. “Estamos prontos para receber as operações de off-shore com excelência, oferecendo uma estrutura adequada para esses prestadores de serviço. É muito bom contribuir para essa logística tão importante para o país”, comenta Ricardo Gesse, CEO do aeroporto de Vitória. A concessionária estuda a ampliação do serviço com investimentos para o lançamento de uma Sala VIP, exclusiva para os passageiros do segmento. A previsão é que a estrutura esteja pronta no primeiro trimestre de 2021.
Crédito das fotos: Lucas Fraga.
Alfredo Lalia Neto assume o cargo de CEO da Sompo Seguros no Brasil
A Sompo Seguros S.A., empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo, anuncia que Alfredo Lalia Neto, (foto) assumiu na segunda-feira, dia 4 de janeiro, o cargo de CEO da companhia no Brasil. O executivo passa a ocupar a cadeira após ter sido indicado para o cargo no último dia 24 de dezembro, quando declarou: “É uma honra ter a oportunidade de contribuir com o futuro da Sompo Seguros. A reconhecida cultura de inovação da empresa e colaboradores engajados fazem da companhia uma organização única e bem posicionada no mercado brasileiro. Estou ansioso para iniciar o trabalho com a equipe da Sompo Seguros, para que possamos impulsionar um crescimento sustentável e lucrativo juntos”. Alfredo Lalia Neto chega à Sompo Seguros após mais de 27 anos de experiência no setor de Seguros. Nesse período, ele ocupou diferentes cargos de liderança, entre os quais; Diretor de Gerenciamento de Riscos (CRO – Chief Risk Officer) e Diretor de Subscrição (CUO – Chief Underwriting Officer); além de CEO em duas grandes seguradoras do Brasil. Lalia Neto iniciou sua carreira em uma empresa predecessora da Sompo no Brasil.
MIRA registra ampliação de 40% de seu portfólio em 2020 e projeta fortalecimento da comunicação em 2021
O início do ano passado chegou promissor para a Mira Comunicação, agência de PR com forte atuação em Relacionamento com a Imprensa e Mídias Digitais. Os colaboradores da agência, recém-instalados na nova sede da empresa inaugurada no final de 2019, na Bela Vista, em São Paulo, se viram em março com a necessidade de mudar o formato de trabalho para o sistema home-office, por conta da pandemia. Assim como as demais empresas de comunicação (e outra boa parte dos setores de serviços), a agência imediatamente entendeu retrair seu plano de ampliação e investimentos até que um novo horizonte estivesse mais claro. No entanto, o que se seguiu em 2020, especialmente a partir maio, foi um aumento considerável no interesse de empresas e instituições em contar com o apoio da agência para fortalecer seu trabalho de comunicação. A Mira, que já tinha contratos com clientes como Anglo e pH (Somos Educação) e Planejar (Associação Brasileira de Planejadores Financeiros), viu seu portfólio crescer 40%. Na foto, Juliana Miranda e Diego Ramalho, sócios da Mira Comunicação.
Agência aponta cenário promissor para o mercado de comunicação este ano
Empresas como a plataforma britânica Mangahigh e a portuguesa OK Student – voltada ao ingresso e intercâmbio de estudantes no Reino Unido, fecharam contrato com a agência, assim como organizadores de feiras e eventos, que precisaram migrar do presencial para o online. Foi o caso do GEduc, principal congresso de gestão educacional do país, e do Universidade por Um Dia – projeto sem fins lucrativos que incentiva estudantes da rede pública a ingressarem no ensino superior. Outros players como British Council, Grupo Rabbit, BEĨ Educação, Vereda, Müller Martin Advogados, Grupo Idealit, Escola da Vila e a área de Literatura das editoras Ática, Scipione e Saraiva também entraram para o portfólio da agência durante a pandemia. Já no terceiro setor, a Mira Comunicação consolidou sua parceria com o LAR, ONG que oferece creche e atividades de contraturno para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade da zona sul da capital paulista, e iniciou parceria com o Instituto Verdescola, que leva formação de qualidade para crianças e jovens há dez anos no Litoral Norte de São Paulo. Para garantir a absorção das novas contas e garantir qualidade no atendimento, a agência retomou as contratações previstas e focou investimentos em novas soluções para mídias digitais e gestão de crise, produtos já ofertados, mas que estão sendo diversificados neste momento.
Retração do mercado em tempos de pandemia
De acordo com pesquisa realizada em junho/20 pelo Comunique-se em parceria com a Abracom mais de 80% das agências perderam faturamento mensal devido à pandemia da Covid-19. Foram ouvidos mais de 450 participantes. O estudo “Impactos da Covid-19 na comunicação corporativa” mostrou ainda que a perda de faturamento tem relação direta com o tamanho da empresa. Na prática, quanto menor é a agência, maior é a perda de receita. No caso da Mira Comunicação, que apresentou 40% na ampliação do número de clientes, os sócios acreditam que a rápida interpretação das necessidades momentâneas do mercado em 2020 foram fundamentais para os resultados da agência. Juliana Miranda, sócia-diretora, exemplifica: “O gerenciamento de crise ganhou força, com a maior suscetibilidade das marcas a riscos de reputação e imagem. Em um cenário tão desafiador como o que estamos vivendo, o papel da comunicação corporativa como agente provedor de informação e prestação de serviço ganhou relevância, já que os novos posicionamentos das marcas precisam estar alinhados com todos os públicos e com propósitos bem definidos”.
Flexibilidade para atender novas e inéditas demandas
Diego Ramalho, também sócio-diretor, acrescenta ainda que o formato operacional da agência – que conta com 20 clientes e 17 colaboradores, contribui com a sustentabilidade do negócio no contexto atual. “Tivemos um 2020 que requisitou ampla flexibilidade para atender novas e inéditas demandas, o que foi possível só com um grupo de colaboradores entrosados e empáticos, com um formato de trabalho com processos eficientes”, diz. “Acreditamos que as agências que conseguirem não apenas interpretar, mas colocar em prática efetivamente essa flexibilidade, conseguirão atrair a atenção do mercado em 2021”, completa. Fundada em 2014, a Mira Comunicação atua com soluções para Assessoria de Imprensa, Gerenciamento de Crise, Gestão de Mídias Digitais, Produção de Conteúdo, Comunicação Interna e Media Training.
CNA evolui posicionamento e lança “Tamo Togheter” partir dessa semana o CNA, uma das maiores redes de escolas de idiomas do país, entra no ar com a sua nova campanha: “Tamo Together – Juntos é o nosso jeito”. Criada pela agência Talent Marcel, a nova comunicação conta com a presença do rapper Emicida e é focada nos diferenciais da marca – qualidade de ensino e no ganho de conhecimento alcançado pelos alunos – além de abordar a parceria que o CNA sempre manteve com os seus consumidores. Quando a equipe de Marketing do CNA e o time da Talent Marcel começaram a discutir a campanha de 2021, um dos principais desafios era entender o impacto que a pandemia havia causado no comportamento e no hábito dos consumidores, aproveitando na comunicação os aprendizados vivenciados ao longo do ano.
O CNA neste mundo ainda mais conectado, que aprendeu a criar vínculos virtuais unindo as pessoas
“Observamos que em 2020 a relação de proximidade e parceria do CNA com o aluno ficou ainda mais evidente por meio de uma série de iniciativas como o CNA Live Class, novo formato de aulas online ao vivo, que nasceu durante a pandemia e fez tanto sucesso que virou um novo produto”, explica Luciana Fortuna, diretora de Marketing, Comunicação e Comercial do CNA. “Decidimos que essa relação de proximidade, que é uma verdade da nossa marca, seria o fio condutor da linha criativa e do novo posicionamento.” O trabalho de estratégia de comunicação criado pela Talent Marcel visa criar uma linguagem contemporânea que se comunica com a nova geração de alunos, mas que também tenha aproximação com vários públicos, como os pais, por exemplo. “Por meio de conteúdos leves e divertidos, vamos entregar comunicação de marca e de produto de uma forma super relevante para o público, encontrando os melhores momentos para estabelecer diálogo. O #TamoTogether, é uma evolução do conceito atual, que nos permite flexibilidade para tratar das novas necessidades do consumidor, inserindo o CNA neste mundo ainda mais conectado, que aprendeu a criar vínculos virtuais unindo as pessoas, mesmo que a distância”, comenta Vitor Ayrosa, gerente de content e social media da Talent Marcel.
Tamo Together – Juntos é o nosso jeito
Dessa parceria entre escolas e alunos nasceu o conceito “Tamo Together – Juntos é o nosso jeito”, que foi inspirado no famoso “tamo junto” e ganhou uma pitada de inglês, com o jeito CNA de ensinar. “O conceito ‘Tamo Together’ é uma representação do que acontece em nossas escolas. Para demonstrar isso, convidamos alunos, professores e pais de alunos para protagonizarem o filme publicitário, que convida as pessoas a fazerem parte da marca. É um grande chamado para juntos alcançarmos os objetivos e sonhos que o aprendizado de um novo idioma pode proporcionar”, comenta Nicadan Galvão, gerente executivo de Marketing do CNA. Outra mudança relevante é que o CNA vai adotar várias campanhas ao longo do ano de 2021 – ao invés de uma só -, mas com todas seguindo o conceito “Juntos é o nosso jeito”. Mais uma vez, a marca realizará um alto investimento em digital. A estratégia é fazer um desdobramento da campanha utilizando a força de influenciadores digitais como o rapper Emicida e Julyana Caiado, criadora do Mãe de Sete, além de parceria com o site de entretenimento Pipocando. “Essa estratégia permite estarmos mais próximos de nossos diferentes públicos apresentando um conteúdo relevante”, diz Galvão. Além da campanha Tamo Together, o CNA também anuncia sua ação promocional para as matrículas de começo de ano. Por meio de uma parceria exclusiva com a marca Chilli Beans, todo novo aluno que fizer a matrícula ganhará um par de óculos para curtir o verão.
FICHA TÉCNICA
Agência: Talent Marcel
Cliente: CNA
CCO: João Livi
Diretor de Criação e Interatividade: Marcello Droopy, Mauro Perez e Rafael
Campello
Criação: Danilo Carvalho, Paula Perego e Marco Panizza
Atendimento: Carol Escorel, Carlos Barbieri, Fernanda Faria, William Rezende e Isadora Charbel
Mídia: Herbert Gomes, Luca Lima, Larissa Dutra, Sarah Dalben, Marcelo
Lemos, Thiago Hirata, Felipe Citrangulo e Renata Bolsonaro
RTVC: Maria Herminia Weinstock, Erika Sartini e Iara Pertusi
Data & B.I: Gustavo Macedo, Thalles Grassi, Maria Clara Passos e Marcio Donizzeti
Conteúdo Digital: Gustavo Macedo, Vitor Ayrosa e Grasiele Oliveira
Planejamento: Gabriela Soares, Douglas Nogueira, Graziela Rovito, Katiane
Souza e Isadora Prado
Produtora: Boiler Filmes
Diretor de Cena: Marcelo Lima
Produtora de áudio: Sound Design
Aprovação do Cliente: Luciana Fortuna, Nicadan Galvão, Ana Cláudia Sá,
Rafaela Carvalho e Victor Vieira
Ketchum conquista adidas e Reebok
A partir de janeiro, a consultoria líder global em comunicações, passa a ser responsável pelo trabalho de comunicação do grupo adidas, construindo relacionamento com as principais audiências das marcas do grupo e a própria imprensa, além de creators e outros formadores de opinião, em suporte à estratégia de comunicação das marcas globais adidas e Reebok. “Um novo ciclo começa e com ele novos capítulos da história das três listras. A Ketchum vem como parceira de comunicação para nos ajudar a contar da melhor maneira essas histórias para o consumidor brasileiro”, afirma Laís Bueno, Publishing Editor da adidas Brasil.
Após vencer concorrência, a agência assume as atividades de publishing e criação de conteúdo, além de Relações Públicas para o grupo adidas.
Dentre as principais atividades contempladas no escopo de trabalho para a marcas, está a atuação da agência como estrategista editorial no trabalho de PR, e também com criadores e demais parceiros das marcas. Destaca-se ainda o programa de relacionamento e coordenação de conteúdo do time de embaixadores de Reebok, que também escolheu a Ketchum para gerenciar sua presença nas redes sociais. “Estamos muito orgulhosos dessa nova parceria e certos que contribuiremos como parceiros relevantes e presentes no negócio da adidas, reforçando o nosso propósito de colocar o cliente no centro de tudo o que fazemos, aliando empatia e inteligência para produzir soluções únicas”, afirma Caio Bamberg, CEO da Ketchum Brasil.
Fundo de Quintal OFC estrela nova campanha da Nissin
Atenção, se você não quer ficar com aquela música chiclete na cabeça, não assista aos novos comerciais da NISSIN FOODS DO BRASIL com a banda Fundo de Quintal OFC. Interpretado pelos rapazes Riquelme, Vitor, Denilson, Eulisses, Jhayme, Matusalém, João Vitor, Simão e Rhuan, os videoclipes/jingles “Miado” e “Busão” fazem parte das ações da linha Nissin Nosso Sabor. Esta é a primeira campanha publicitária protagonizada pela banda que é sucesso na internet. Voltados exclusivamente para as Regiões Norte e Nordeste, os produtos da linha Nissin Nosso Sabor trazem temperos caseiros com toque de coentro e há opções de sabores picantes também. “Queremos cada vez mais desenvolver produtos que acompanhem as diferentes culturas no Brasil, assim também procuramos escolher personalidades para a campanha que fazem parte do entretenimento local, para nos comunicar com bom humor e relevância com o público da região”, comenta Ana Fossati, gerente de Marketing da NISSIN FOODS DO BRASIL.
Primeira ação publicitária da banda performática maranhense divulga a linha Nissin Nosso Sabor
Os videoclipes foram gravados no município de Santo Antonio dos Lopes, no Maranhão e tiveram co-direção dos próprios artistas, que ajudaram na construção do cenário e coreografia. Nos filmes, de 2’, o Fundo de Quintal OFC conta histórias de como um dia complicado, em que tudo dá errado, melhora com Nosso Sabor: “Para segurar a onda, só com muito amor, e com um bocado de Nosso Sabor”. As letras das músicas foram compostas pelo redator Mário Lins e pelo diretor de criação Christian Faria, ambos da dentsumcgarrybowen. A melodia é da Lua Nova e a direção de cena é de Marlon Klug, da Fantástica Filmes, que acompanhou de perto as filmagens.
Campanha criada pela dentsumcgarrybowen
“A parceria com os artistas do Fundo de Quintal OFC mostra toda a força da nossa cultura local, seja por meio da música, entretenimento ou geração de conteúdo até na culinária. Pior do que a música não sair da cabeça é querer experimentar os sabores e não encontrar no mercado das demais Regiões”, brinca Filipe Cuvero, VP de Criação da dentsumcgarrybowen. A campanha será veiculada nos canais digitais da @NissinBrasil e do @FundoDeQuintal_OFC, em plataforma de música “Sua Música” e no rádio. O Fundo de Quintal OFC surgiu no Centro dos Rodrigues, na Cidade de Santo Antônio dos Lopes, no Maranhão, em 2019, a partir de uma simples brincadeira entre os jovens. Hoje o grupo acumula mais de 126 milhões de visualizações no YouTube e é febre na internet.
FILME DE NISSIN
Ficha Técnica
Anunciante: Nissin
Campanha: Nosso Sabor
Agência: dentsumcgarrybowen
VP de criação: Filipe Cuvero
Diretor de criação Executivo: Kojiro Tanoue
Diretor de criação: Christian Faria
Criação: Mario Lins, Christian Faria
RTVC: Juliana D’Antino, Indaiara Pelizario, Giovanna Zanardo
Atendimento: Bruno Panico, Liza Rebechi e Claudio Machado.
Planejamento: Priscilla Ceruti Albrecht, Miguel Souza e Amanda Medeiros Paiva Ceragioli
Mídia: Rodolpho Aguiar, Daniela Lopes e Camilla Pontes
Conteúdo: Diego Torres, Viviane Teves Frohlich e Fabielle Passine.
Aprovado por (cliente): Yosuke Kawai, Yoshimi Miura, Ana Fossati, Carina Nishimura e Tatiana Curi.
Produtora: Fantástica Filmes + VF
Direção de Cena: Marlon Klug e Joãozinho Victor (Fundo de Quintal OFC)
Co-direção: Simão, Matusalém, Eulisses, Rhuan, Riquelme, Denilson, Jaiminho e Victor (Fundo de Quintal OFC)
Direção de Fotografia: Rodrigo Machado
Mentoria em Arte: Bernardo Contesini e Miniart
Direção de Arte: Fundo de Quintal OFC, Bernardo Cotesini e Marlon Klug
Assistente de Direção: Eduardo Belik e Felipe Claudino
Direção de Produção: Marina Rossignoli e Simão (Fundo de Quintal OFC)
Produção Executiva: Herminio Vinholi Jr e Marlon Klug
Produção: Dona Munda, Seu Roberto, Seu Chiquinho, Deusemir, Dona Maria,
Dona Antonia, Jack e Fundo de Quintal OFC
Gerente de Projetos: Ana Maria Sequinel
Elenco: Eulisses, Matuzalém, Rhuan, Riquelme, Denilson, Jaiminho e Victor (Fundo de Quintal OFC)
Pós produção e finalização: Fantástica Filmes +Vfx
Diretor Vfx: Bruno Wotroba
Coordenador de Pós Produção: Maguilla
Composição Vfx: Karlos Schirmer e Tamiris Tertuliano
Artista 3D: Renan dos Passos
Engenheiro Vfx: Ivã Stival
Montagem: Emanoel Maciel e Marlon Klug
Color Grading: Emanoel Maciel
Produtora de Som: Lua Nova
Composição: BUSÃO – Fred Benício
MIADO – Paulo Vaz
Produção: Fundo de Quintal OFC
Atendimento: Larissa Storch
Mixagem e efeitos sonoros: Equipe Lua Nova
Coordenação: Adriana Coimbra
Ano: 2020