A carteirinha, símbolo do jeito de cuidar da Unimed Vitória
O cartão da Unimed Vitória é um verdadeiro ícone que representa o jeito de cuidar da maior cooperativa do Brasil. Ele está tão presente no dia a dia dos clientes que ganhou até um apelido: a carteirinha que cuida. “Não saio de casa sem a minha carteirinha, nem pra ir malhar. Na hora de viajar, faço o check list final: carteira de identidade, carteirinha da Unimed… pronto. Posso viajar segura. Nossos criativos, Louis Debbané e Marcello Santiago, se inspiraram na vida para fazer esse filme”, afirma a diretora de criação da MP, Mônica Debbané. A carteirinha que cuida, que previne, que facilita só é assim porque não esquece de quem é responsável por tudo isso: cooperados e colaboradores, que também foram impactados internamente através de ações de endomarketing.
FICHA TÉCNICA
A CARTEIRINHA QUE CUIDA
Agência: MP Publicidade
Cliente: Unimed Vitória
Direção de criação: Mônica Debbané
Coordenação de criação: Rafael Venturini
Criação: Marcello Santiago e Louis Debbané
Coordenação de atendimento: Evandro Santos
Atendimento: Alynne Berlando
Coordenadora de Mídia: Haiane Rocha
Mídia: Eliz Bonadiman
Digital: Augusto Vieira e Eliz Bonadiman
RTVC: Janice Delunardo
Produtora: ON Filmes
Direção: Pedro Mello
Direção de fotografia: Yuri Barichivich
Assistente de câmera: Thiago Barreto
Coordenador de produção: Bob Redins
Direção de Arte: Joyce Castello
Figurino: Yasmin Gomes
Produtor de locação/elenco: Cleiton Fonseca / Therla Duarte
Maquiagem: Angelita Gonçalves
Produtora de áudio: REC
Aprovação: Maria Carolina Castro; Tiago Menegaz
Campanha publicitária da Buser pede que governador de MG vete projeto de fretamento de ônibus
Para defender o setor do turismo e a livre concorrência, a Buser lançou uma campanha em rádios e tevês de Minas Gerais. O vídeo publicitário mostra passageiros indignados ao serem informados do risco de retrocesso no estado caso o PL 1.155 vire lei, o que restringirá a liberdade de escolha da população e prejudicará diretamente a atuação da Buser e de 2 mil empresas fretadoras do estado. Os spots no rádio alertam que os passageiros poderão ser obrigados a pagar mais caro para viajar de ônibus. A intenção é buscar o apoio dos mineiros para fortalecer a mobilização pelo veto do governador Romeu Zema (Novo) ao projeto de lei que foi aprovado na Assembleia Legislativa semanas atrás, após pressão dos grandes empresários de ônibus de Minas.
A startup mineira busca apoio da população para barrar retrocesso – Maior plataforma de fretamento colaborativo, que já conta com mais de 4 milhões de clientes em todo o País, a Buser também investiu em outdoors em cidades do interior de Minas e no impulsionamento de postagens nas redes sociais com a hashtag #VetaZema. Também lançou o site www.buser.com.br/busao-livre-mg com mais informações sobre o projeto e o impacto negativo se a proposta for sancionada. A Buser ressalta que a mudança vai causar uma perda na arrecadação estadual de R$ 100 milhões em impostos ao inviabilizar a circulação de cerca de 10 mil ônibus em Minas. Só no setor de turismo e viagens, fortemente afetado pela pandemia, o prejuízo econômico pode chegar a R$ 6,2 bilhões com o PL 1.155. Mais de duas mil pequenas e médias empresas serão prejudicadas diretamente, além de colocar em risco mais de 50 mil empregos.
A Buser atende mais de 100 municípios mineiros e já transportou cerca de 400 mil passageiros no estado – “Este projeto prevê mudanças como, por exemplo, a adoção do circuito fechado, em que a viagem de ida e volta deve ser feita com o mesmo grupo de passageiros, além de exigir o envio de uma lista com nomes de quem vai embarcar com no mínimo seis horas do início da viagem e definir, inclusive, que o fretamento não deve ter características de transporte público como regularidade de dias, horários ou itinerários”, informa a empresa. Nascida em Minas, a Buser atende mais de 100 municípios mineiros e já transportou cerca de 400 mil passageiros no estado. Atualmente, disponibiliza mais de 400 rotas em território mineiro por onde rodam em torno de 600 ônibus de empresas fretadoras parceiras.
Gastromotiva completa 15 anos de luta pela inclusão social e combate à fome
Há 15 anos a Gastromotiva foi criada pelo chef e empreendedor social David Hertz. ( foto) Idealizada para oferecer formação profissional e promover iniciativas de combate à fome, a ONG completa mais um ano como uma das principais organizações que, através da Gastronomia Social, apoia iniciativas de microempreendedores e cozinheiros sociais. Inicialmente criado como um buffet social dentro da casa dos seus cofundadores, a Gastromotiva conseguiu, através do seu projeto de impacto social, expandir sua atuação por meio de Cozinhas Solidárias no Brasil e no mundo. Desde de 2006, milhares de vidas já foram transformadas através dos programas oferecidos pela organização. A data, que chega em meio à pandemia, ressalta a resistência e importância da Gastromotiva em tempos onde o crescimento da insegurança alimentar é alarmante no país.
Ações da ONG tornaram-se ainda mais urgentes com a pandemia – Apesar das adversidades, a instituição não interrompeu suas atividades, realizando ações, doações e parcerias com o intuito de amenizar a fome no país, que atualmente aflige cerca de 19 milhões de brasileiros. Como parte das comemorações, nos dias 13 e 17 de setembro, as chefs Katia Barbosa e Ana Ribeiro foram convidadas a produzir no Refeitório Gastromotiva, as refeições que foram distribuídas pela equipe Gastromotiva, voluntários, apoiadores e doadores no entorno do espaço localizado na Lapa, no Rio de Janeiro. Além disso, ao longo do mês de setembro, a Gastromotiva vai oferecer ao público aulas remotas e gratuitas sobre Gastronomia Social e empoderamento feminino. Aliando o impacto social gerado através da educação, luta pela redução das desigualdades, combate à fome e desperdício de alimentos a Gastromotiva busca alternativas eficazes para estabelecer uma rede de mobilização em torno do combate a insegurança alimentar.
Sobre a Gastromotiva – Fundada no Brasil em 2006 pelo chef e empreendedor social David Hertz, a Gastromotiva tem como missão transformar a vida de pessoas e comunidades através da comida. A partir da experiência acumulada em mais de uma década de trabalho no Brasil, México e El Salvador, a organização contribui para geração de impacto social positivo nos locais em que atua e cada vez mais amplia sua visão e ação global de cooperação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. A Gastromotiva já formou gratuitamente 6.000 jovens para o mercado de trabalho, ofereceu educação nutricional para mais de 100.000 pessoas e resgatou do desperdício mais de 300 toneladas de alimentos que foram ressignificados em mais de 1 milhão refeições gratuitas para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Allianz Parque recebe iluminação em apoio ao Setembro Roxo
O Allianz Parque, em São Paulo (SP), está iluminado de roxo até o fim do mês, em apoio ao Setembro Roxo, Mês Nacional de Conscientização sobre a Fibrose Cística. A campanha tem como principal objetivo divulgar a doença e contribuir para a ampliação do diagnóstico precoce e para o acesso ao tratamento no Brasil. O Setembro Roxo é promovido anualmente pelo Unidos pela Vida (Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística), em parceria com voluntários, associações e assistência e apoiadores em todo o Brasil. Neste ano, em sua oitava edição, o tema principal do Setembro Roxo é a importância de respirar, com o mote Respira fundo, pela frente tem muito mundo.
Iluminações na cor roxa de prédios e monumentos nas principais capitais brasileiras – “Com a pandemia da covid-19 muitas pessoas passaram a se familiarizar com práticas já comuns na vida de quem tem fibrose cística, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social. E também passaram a dar mais valor ao ato de respirar. É esse convite que queremos fazer a todos, de encontrar na respiração o equilíbrio e a calma para seguirmos em frente nas situações adversas”, detalha Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira, diagnosticada com fibrose cística aos 23 anos, fundadora e diretora executiva do Instituto Unidos pela Vida. Como parte do Setembro Roxo 2021 estão sendo feitas iluminações na cor roxa de prédios e monumentos nas principais capitais brasileiras, como o Jardim Botânico e Arena da Baixada, em Curitiba (PR);
Até 22 de novembro acontece o desafio internacional Volta ao Mundo pela Fibrose Cística – o Allianz Parque e o prédio da FIESP, que contou com uma projeção especial criada pelo VJ Scan no dia 08/09, em São Paulo (SP); o Senado Federal, em Brasília (DF); o prédio Justiça Federal, em Recife (PE); a Arena Fonte Nova, em Salvador (BA); a Associação Comercial de Maceió (AL); a Torre Alta Vila de Belo Horizonte (MG), a Câmara Municipal de Linhares (ES), entre outros. E de 03 a 30 de setembro, acontece uma exposição informativa na estação do metrô Higienópolis-Mackenzie, em São Paulo (SP). Além disso, até o dia 22 de novembro acontece o desafio internacional Volta ao Mundo pela Fibrose Cística, com o objetivo de completar um percurso total de 40 mil km — que corresponde a um giro pelo globo —, convocando pessoas para praticar atividades esportivas, com os devidos cuidados (máscara, evitando aglomeração, ao ar livre, entre outros). A ação é organizada pela Equipe de Fibra, que faz parte do Programa de Incentivo à Atividade Física do Instituto Unidos pela Vida e visa incentivar a prática de exercícios físicos entre pessoas com fibrose cística e público geral. Todas as informações estão disponíveis tanto no aplicativo da Equipe de Fibra quanto no hotsite do desafio, em suas versões em português (www.voltaaomundofc.org.br) inglês (www.aroundtheworldcf.org) e espanhol (www.vueltaalmundofq.org).
Estudo inédito mede audiência da mídia out of home – Há pouco mais de um ano, quando as primeiras medidas de isolamento social foram estabelecidas pelos órgãos governamentais, a mídia out of home (OOH) passou por questionamento de agências e anunciantes sobre a relevância do meio, quando a recomendação era para que todos ficassem em casa. O estudo inédito “Sazonalidades, Lockdown e a Audiência do OOH” mantém a transparência do meio e traz à tona dados mostrando que, mesmo nos momentos de restrições mais severas provocadas pela Covid-19, roteiros de OOH, localizados nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, continuaram entregando importantes índices de alcance e frequência. Desenvolvido pelo Mapa OOH, projeto de medição que oferece dados de audiência do meio, em parceria com a Hands Mobile, empresa especializada em inteligência de dados mobile, o monitoramento afere continuamente como mudanças na mobilidade causadas por medidas de isolamento, sazonalidade ou qualquer outro fator, podem afetar os dados de audiência do meio.
Mapa OOH apresenta dados do impacto no fluxo das pessoas durante a pandemia da Covid-19
Para isso, o levantamento mapeou um roteiro composto por 500 faces publicitárias localizadas nas ruas da capital paulista e outras 500 na cidade do Rio de Janeiro, considerando a população acima de 15 anos. Para a medição, foram monitorados aproximadamente 50 mil aparelhos celulares, de forma anônima, em ambas as regiões, que eram detectados sempre que passavam a menos de 60 metros de qualquer uma das faces monitoradas. As comparações semanais dos dados foram realizadas com base na semana de 2 a 8 de março 2020, última antes dos primeiros decretos de restrição à mobilidade. Medimos quantas pessoas viram pelo menos uma das 500 peças em cada praça, pelo menos uma vez a cada semana, conceito utilizado na métrica do OOH, além das variações dos índices de alcance, frequência e total de impactos, e consolidamos mês a mês a comparação do alcance com a semana base. No mês de abril de 2020, período fortemente marcado por medidas de isolamento social, o alcance medido em São Paulo foi de 59%. No Rio de Janeiro, o índice foi de 75%. Já em junho do mesmo ano, os índices de alcance estavam em 85% (São Paulo) e 107% (Rio de Janeiro) dos dados da semana de 2 de março.
Em 2021, os índices continuam refletindo as medidas de isolamento e correspondem aos períodos de liberações – “Os resultados confirmam que o isolamento social implantado no ano passado afetou a audiência do OOH, mas em níveis bem inferiores às expectativas do mercado, por tempo bem menor do que imaginado e ainda entregando resultados significativos”, explica Sérgio Viriato, coordenador do Mapa OOH. As reduções do uso de transporte público tiveram baixo impacto nas audiências. Vale lembrar que, no Mapa OOH, os passageiros de metrô, quando estão viajando, não são considerados nos índices de mídia em via pública e apenas um terço dos passageiros de ônibus são considerados para a audiência. Em 2021, os índices continuam refletindo as medidas de isolamento e correspondem aos períodos de liberações e novas restrições, mas em momentos diversos já superam o números da semana-base de março de 2020. De acordo com Viriato, mesmo nos momentos mais severos do isolamento, roteiros de OOH continuaram a entregar índices de alcance ainda competitivos.
Sobre o Mapa OOH – E a recuperação após as primeiras semanas das medidas de isolamento foi rápida. Os últimos dados referentes ao mês de agosto mostram resultados praticamente iguais ao período pré-pandemia, com 101% de alcance em São Paulo e 109% no Rio de Janeiro. O projeto Mapa OOH foi lançado em março de 2018 para oferecer uma métrica de audiência com dados de alcance, frequência e GRP em diferentes targets para os roteiros oferecidos pelas empresas participantes do projeto nas praças de São Paulo e Rio de Janeiro. As exibidoras Clear Channel, Eletromídia, JCDecaux e Otima fazem parte Mapa OOH. Mais de 500 usuários entre agências de publicidade e agências especializadas utilizam regularmente os dados do Mapa OHH.
No Dia de Responsa, Ambev dará atendimento gratuito a consumidores sobre moderação
O Dia de Responsa é um dos momentos mais importantes do calendário da Ambev, uma data simbólica para celebrar o compromisso diário da companhia com o consumo responsável de bebidas alcoólicas. Neste ano, em sua 13ª edição, além de renovar o seu compromisso, a Ambev promoveu conversas sobre autoconhecimento e uma série de ações com todo o seu ecossistema, desde colaboradores, bares, restaurantes e parceiros até o público em geral para conscientização sobre o consumo moderado. E que tal saber como está seu consumo de álcool? Para auxiliar o consumidor na busca pelo equilíbrio, tanto na quantidade quanto na forma de beber, a companhia lançou neste ano, de forma inédita, o canal 0800 Disque Responsa. Durante todo o dia 17 de setembro (24h), qualquer pessoa maior de 18 anos pode ligar para o telefone 0800 033 0305, de forma completamente gratuita, e contar com atendimento especializado realizado por profissionais de saúde que indicarão níveis de consumo com base em um questionário.
Avaliar seus hábitos de consumo com atendimento profissional de forma gratuita – Mais de 20 mil pessoas foram atendidas na capital federal em cooperação com a Secretaria de Saúde. Agora, a Ambev, amparada por especialistas, direciona este serviço diretamente aos seus consumidores. “O Dia de Responsa é uma tradição para a Ambev e uma das datas mais aguardadas do nosso calendário. Há mais de 20 anos, promovemos ações que estimulam o consumo responsável porque entendemos que é um tema fundamental para todo o nosso ecossistema. Todo os nossos funcionários estão engajados neste propósito, mas consideramos que é necessário ir além dos muros”, afirma Carla Crippa, Vice-Presidente de Relações com a Sociedade da Ambev Brasil. “O nosso objetivo é que as pessoas tenham seus momentos de celebração, mas com moderação. Para isso, o autoconhecimento é palavra-chave. Este é o objetivo do lançamento do 0800 Disque Responsa, fazer com que a pessoa se conheça e tenha o apoio de um profissional para fazer isso”, conclui Carla.
Sadia estreia campanha sobre a qualidade e versatilidade da linha de suínos
A Sadia, marca mais valiosa do Brasil e Top Of Mind em 2020, apresenta sua nova campanha para linha de Suínos In Natura. O objetivo da campanha é explicar ao público os benefícios dessa proteína e como ela pode ser uma opção saudável e prática para o consumo diário. Além disso, a marca pretende esclarecer uma série de mitos que existem sobre a proteína suína. O chef Felipe Bronze, embaixador de Sadia, terá um papel essencial na campanha, com a responsabilidade de mostrar todo o potencial culinário dessa que é uma das proteínas mais consumidas no mundo. Assinada pela agência Africa, a campanha é inspirada em uma expressão verbal bastante utilizada no cotidiano como reação, depois de um argumento irrefutável: o famoso “bom ponto”.
Campanha assinada pela agência Africa – No filme, Bronze traz alguns desses “bons pontos”, como, por exemplo: todo o cuidado e rigor mantidos pela Sadia em toda a cadeia de preparo de seus produtos, a riqueza proteica e a recomendação da carne suína para quem busca uma alimentação balanceada. Além disso, o vídeo explora o portfólio da linha, mencionando a leveza e saudabilidade de cortes como o pernil, o lombo e o filé mignon suíno – a Sadia dispõe desses produtos em diversas versões: em peças íntegras, fatiadas, cortadas em cubos (Na Receita Suínos) ou até mesmo já temperadas e prontas para assar (Suínos Fácil), indo do freezer ao forno para facilitar o dia a dia.
Ações contam com o embaixador da marca, Felipe Bronze, para reforçar os benefícios da carne suína – “O Brasil é produtor mundial de carne suína e temos uma grande oportunidade de aumentar o consumo nacional. Fomos buscar entender o consumidor e identificar mitos e barreiras, bem como a pertinência da carne suína para o dia a dia das pessoas, assim elas podem incrementar suas refeições e deixá-las ‘no ponto’, com opções de carne suína que são muito saborosas e saudáveis. Nossa linha oferece praticidade no preparo doméstico, com a qualidade e a segurança que os produtos Sadia proporcionam. Felipe Bronze protagoniza a nossa campanha, um chef especialista para explicar o valor da origem como ponto de segurança. Queremos que as pessoas vejam e provem o quanto a carne suína agrega no dia a dia e fazemos um convite para que os consumidores possam explorar cada vez mais novas receitas e diversificar o cardápio trivial”, explica Gisela Toledo, Gerente Executiva da marca. Além dos filmes, a campanha terá ações de merchandising, ações digitais, ação com influenciadores e muitas dicas e receitas.
Link do filme:
FICHA TÉCNICA
Agência: Africa
Título: Bom Ponto
Anunciante: BRF
Produto: Suínos
CCO: Sergio Gordilho
Diretor Executivo de Criação: Rodrigo Marangoni / Erico Braga
Diretor de Criação: Will Ferrari
Criação: Rafael Almeida / Osvaldo Neto / Luiz Eduardo Vilalba
Estratégia Digital: Dayana Teixeira / Marina Soares
Gerente de Conteúdo: Dayana Teixeira
Conteúdo: Marina Soares
VP de Operações e Atendimento: Carolina Boccia
Atendimento: Maira Bandeira / Ingrid Lobo/ Debora Bettoni / Camila Felix / Thais Guarlotti / Paloma Oliveira
Mídia: Agnieszka Halina Porada / Luciana Prado / Camila Artacio / Giovanna Passo / Andreína Clemente / Gislayne Neto /Alinne Lopes/ Eduardo Brandão/ Paulo Henrique
Planejamento: Aldo Pini / Fernanda Valéria /Mariana Vajas / Jonatas Oliveira
CTO: Fábio Palma
Diretor de produção digital: Fernando Tolusso
Tech Provoker: João Borges
Produção de imagem: Pablo Lobo
Artbuyer: Carmen Castillo / Vanessa Lima
Produção executiva Africa: Edinalva Farias
Culinarista: Candida Balensiefer / Aline Novais e Heliane Fonseca
Produção Agência: Rodrigo Ferrari / Patricia Melito / Ian Inglez
Produtora: Delicatessen Filmes
Direção: Nobre
Direção de Fotografia: Felipe Hermini
Direção de Arte: Fernanda Salloum
1° Assistente de Direção: Andrea Marquesi
2° Assistente de Direção: Renata Castanhari
Diretora de Produção: Tatiana Ueda
Produtor de Locação: Carlos Pedrosa
Produtores de Elenco: Alice Wolfenson / Neto Avena
Figurinista: Heloisa Cobra
Maquiadora: Juliana Alcantara
Produtora de Alimentos: Paula Rainho
Mock-up: Hugo Miguel Oliveira Silva
Diretora Executiva: Luciana Mattar
Produtora Executiva: Tathiana Pires
Head New Business: Mariana Pinheiro
Line Producer: Marcella Kaulino
Assistente Line Producer: Rafael de Paula
Coordenação de Produção: Grayce Felix / Cídy Campos
Assistente Criativa: Carol Albertini
Secretária de Produção: Ana Paula Bento
Finalização: Space Gorilla
Produtor Executivo de Pós-produção: André Serra
Assistente coord. Pós-produção: Bruna Veber / Diego Nascimento
Assistente Pós-produção: Danilo Ferreira
Assistente de Ilha: William Maxwelli
Finalizador: Gabriel Guedes
Motion: Raphael de Souza
Composição: Cadu Cipolla Luca
Montador: Leandro Ferrari
Color: Cadu Cipolla Luca
Produtora de áudio: Comando S Áudio
Diretor Musical: Serginho Rezende
Produção: Magno Vito / Ordep Lemos
Finalização: Equipe Comando S
Atendimento: Elis Pedroso / Juliana Marchetti
Locução: Felipe Bronze
Aprovação/Cliente: Marcelo Suarez / Gisela Toledo / Julia Cruz / Isabela Dias / Rafael Gonçalez / Sharon Harrison / Brunna Sá