Natura estreia, pela primeira vez em animação, sua campanha de Natal com convite para ‘desenferrujar’ os sentimentos
Faz tempo que não abraçamos apertado de verdade, ficamos pertinho de quem gostamos, compartilhamos momentos memoráveis. Depois de um longo tempo repleto de desafios e distanciamento, mensagens de texto e vídeo chamadas para diminuir a saudade, o Natal se aproxima e traz consigo a esperança do reencontro, mas também um sentimento de ter perdido o jeito. Será que enferrujamos para o afeto? Em sua nova campanha para o Natal, a Natura nos convida a voltar a sentir: o abraço apertado, o sorriso compartilhado, o entrelaçar das mãos e o afeto que se mostra nos pequenos gestos. “Afeto Enferrujado” simboliza o primeiro filme de Natal em animação da marca, refletindo toda a emoção que essa data merece. A campanha, assinada pela Africa, retrata uma boneca de lata que percebe o enferrujar do seu abraço, após tanto tempo sem abraçar.
O filme reflete sobre a importância de voltar a sentir um abraço apertado e demonstrar o afeto – Ao sentir a fragrância da Natura, ela desperta a sua memória e acelera o desejo do reencontro com a sua avó. O tão esperado encontro presencial destrava o abraço e as faz desenferrujarem e retomarem a forma como pessoas reais, mostrando que o afeto é o que nos torna mais humanos. Com a metáfora do enferrujar, a animação, produzida pela Pródigo Filmes em parceria com Pedro Conti, renomado artista 3D, remete à perda da prática em dar e receber afeto após tanto tempo e convida a todos a voltarem a sentir o Natal. “Com o tempo parece que perdemos aquilo que nos é mais intrínseco: a demonstração do afeto. No entanto, não podemos esquecer o que faz parte de todos nós – e não perdemos o jeito. As trocas e relações tomam uma nova forma diante da esperança de novos momentos, lembranças e partilhas. Só é preciso um passo, um gesto, para retomar todo o afeto que guardamos”, destaca Fernanda Rol, diretora de Marketing da Natura no Brasil.
Sentir um abraço apertado e demonstrar o afeto, simbolizado nas relações e trocas de presentes no Natal – Além do filme de 30″ com estreia na TV aberta e versão para os canais digitais da Natura, a campanha também conta com ação de influenciadores nas redes sociais e participação da Nat, no Twitter, que também irá contar sobre seu próprio desenferrujar das relações. A campanha será veiculada na América Latina. “Acho que todos nós nos deparamos com essa situação: de querer abraçar, de querer trocar, mas já não saber mais exatamente como. Nosso traquejo social e nossa afetuosidade ficaram meio fora de forma. Mas um gesto pode destravar o afeto. E esse desenferrujar, metáfora tão simples, encontrou na magia da animação sua melhor tradução”, afirma Sophie Schonburg, diretora executiva de Criação da Africa.
FILME DE NATAL DE NATURA:
FICHA TÉCNICA – NATAL NATURA 2021:
Agência: Africa
Título: Afeto Enferrujado
Anunciante: Natura
Produto: Institucional
CCO: Sergio Gordilho
Diretor Executivo de Criação: Sophie Schonburg
Diretor de Criação: Eduardo Ferraz, Mateus Coelho, Maria Carolina Velloso, Daniel Kalil e Milena Zindeluk
Criação: Maria Clara Cardão, Gabriela Barreira, Talitha Cardozo, Claudia de Sa
PMO: Verônica Gordilho
Atendimento: Caroline Fadel, Maria Vianna e Bárbara Bellacosa
Mídia: Aga Porada, Luciana Prado, Juliana Mol, Fernanda Martins, Maria Fernanda Nuncio, Renata Brasil, Elidiane Carmo e Julia Piologo
Planejamento: Gisele Sakamoto, Priscila Meldonian, Raphaella Faria e Marco Lopes.
Produção Agência: Rodrigo Ferrari, Tais Olhiara, Eduardo Machado e Carmen Castillo.
PRODUTORA: Pródigo Filmes
DIREÇÃO DE CENA: Cisma e Pedro Conti
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Francesco Civita, Chico Pedreira, Ana Chrysostomo e Rebeca Broncher
PRODUÇÃO EXECUTIVA DE PÓS-PRODUÇÃO: Ana Mendes
ASSISTENTE DE PRODUÇÃO EXECUTIVA: Amália Agatha
ESTAGIÁRIO DE PRODUÇÃO EXECUTIVA: Pedro Carvalho
COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO: Nathalie Gautier, Luiza Campanelli e Bruna Fernandes e Samantha Assis
EQUIPE DE COORDENAÇÃO: Fabiana Baptista, Beatriz Soares, Lucas Pereira, Lucas Fayad e Everson Martins
PESQUISA E DESENVOLVIMENTO: Maggie Landim, Isabel Azevedo, Ana Livia e Cibele Nogueira
ASSISTENTE DE DIREÇÃO: Diego Dossa e Daniella Aburad
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: Davis Fabri
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Fe Oliveira
DIREÇÃO DE ARTE: Ale Maestro
FIGURINO: Ana Wainer, Carolline Azevedo e Anne Carvalho
PRODUÇÃO DE ELENCO: Bárbara Catani
COORDENAÇÃO DE PÓS-PRODUÇÃO: Tutu Mesquita, Priscilla Paduano e Fabi Galdino
ASSISTENTE DE PÓS-PRODUÇÃO: Leticia Harumi
MONTAGEM: Lucas Camara
PÓS-PRODUÇÃO E FINALIZAÇÃO: Pródigo Filmes e Flooul Animation
FINALIZADOR: Georges Sakamoto
Flooul Animation
PRODUTOR EXECUTIVO: Pedro Conti e Paulo Sampaio
DIREÇÃO: Cisma e Pedro Conti
SUPERVISÃO DE CG: Paulo Sampaio e Pedro Conti
DESIGN DE PRODUÇÃO: Pedro Conti
DIREÇÃO DE ARTE: Paulo Torinno
DESENVOLVIMENTO VISUAL: Pedro Minho, Paulo Torinno, Estevão Teuber, Rayner Alencar, Thiago Soares Ribeiro, Pedro Conti, Alexandre assunção
MODELAGEM DE PERSONAGENS: Pedro Conti, Gustavo Ramos, Léo Rezende
MODELAGEM DE CENÁRIOS: Alexandre Assunção, Paulo Sampaio, Pedro Conti, Pedro Brigagão, Vitor Camara, Gabriel Lacerda.
RIGGING: Leo Cadaval
FX: Pedro Conti
TEXTURIZAÇÃO, LUZ, RENDER e PÓS-PRODUÇÃO: Paulo Sampaio, Pedro Conti
ADMINISTRAÇÃO E FINANCEIRO: Karina Cunha
RENDER FARM: Rebus Farm
PRODUÇÃO DE ANIMAÇÃO: Little Zoo Studio
SUPERVISOR DE ANIMAÇÃO: Manu Menendez
ANIMADORES: Lukasz Rzeszot e Daniela Aviles Borras
PRODUCTION MANAGER: Jackie Munro
CORREÇÃO DE COR: CORE – Color Grading Services
COLORISTAS: Marco Oliveira, ABC e Leco Marques
MAKING OF: André Carvalho e Ygor Carozzi
Antfood Music & Sound Design
Diretor de Produção Musical: Lou Schmidt e Fernando Rojo
Produção Musical: Lou Schmidt, Fernando Rojo, Luis Bergmann, Pedro Curvello e Vinicius Nunes
Produtor Executivo: Renato Castro e Christiane Rachel
Coordenação: Monique Munhoz
Finalização: Bruno Broaska, Fabian Jorge, Pablo Homem de Mello e Tiago Lins
Locutora: Gisele de Santi
Aprovação/cliente: João Paulo Ferreira, Andrea Alvares, Carlos Pitchu, Luana Azeredo, Ana Carolina Soutello, Erica Vieira, Renato Winnig, Luciana Branco, Heloise Reolon, Gabriel Morais, Karina Guimarães, Aline Veríssimo, Valeria Duarte.
Idosos também aderem aos mercados autônomos
Ao acompanhar de perto os hábitos de consumo dos mais de dois mil usuários dos seus 17 mercados autônomos instalados em condomínios e empresas na Grande Vitória, a Market4u tem percebido que os idosos também têm aderido à ferramenta, representando já 10,41% dos consumidores cadastrados. “Apesar de a maior faixa de usuários, 39%, ter entre 28 e 37 anos de idade, acabamos de instalar um mercado em um prédio com mais de 20 anos e que tem mais moradores idosos, e o resultado das vendas tem sido bastante satisfatório. Acreditamos que, com a pandemia, muitos se esforçaram para aderir a outras soluções digitais e que, por isso, o mercado autônomo não foi uma novidade de difícil aprendizagem e adaptação”, revela o gerente Operacional Thiago Quio.
ES recebe 1ª Semana da Indústria Gráfica em dezembro
O Sindicato das Indústrias Gráficas do Espírito Santo (SIGES) promove, entre os dias 7 e 9 de dezembro, a 1ª Semana da Indústria Gráfica do Estado. A iniciativa é realizada em parceria com o Sesi e Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG). A presidente do SIGES, Cristhine Samorini destaca que o evento trará debates e conteúdos de alto nível de interesse dos empresários do setor. A programação contará com a participação de Rodrigo Schoenacher, diretor Sênior de Operações na organização Conservação Internacional (CI-Brasil). O executivo é pós-graduado em Gestão e Estratégia pela Northwestern University e pela Fundação Dom Cabral. Já Antônio Cabral, doutor em Engenharia de Produção pela USP compartilhará sua experiência como gestor de desenvolvimento de sistemas de embalagem em grandes empresas. O consultor José Pires de Araújo, conselheiro da ABTG e assessor do catálogo de cursos de tecnologia do Ministério da Educação e Cultura – MEC, encerrará a programação com capacitação sobre gestão de custos. Inscrições gratuitas no link: https://www.sympla.com.br/1-semana-da-industria-grafica-do-espirito-santo__1390509
Instituto Ponte é pela 4ª vez consecutiva uma das 100 Melhores ONGs do Brasil
O Prêmio Melhores ONGs acaba de anunciar as 100 organizações brasileiras do terceiro setor vencedoras em 2021 e o Instituto Ponte (IP) é uma delas. Na lista, já disponível no site melhores.org.br, é possível conhecer o nome das organizações reconhecidas por suas boas práticas em quesitos como governança, transparência, comunicação e financiamento. Fundado e presidido por Bartira Almeida, o IP atua há sete anos, no Espírito Santo, oferecendo oportunidades educacionais e acesso a atividades de desenvolvimento dos aspectos acadêmicos e socioemocionais para jovens talentosos de escolas públicas, do ensino fundamental à universidade.
Estar entre as 100 melhores do país também nos impulsiona e potencializa nossa vontade de fazer ainda mais – A proposta é ajudar que esses alunos, por meio da sua dedicação e mérito próprio, ascenderem socialmente em poucas gerações e transformarem as suas vidas e de suas famílias. “Receber esse reconhecimento e pela quarta vez consecutiva, nos enche de orgulho e, ao mesmo tempo, de muita responsabilidade. Afinal, aumenta o nosso compromisso em seguirmos como uma entidade comprometida com valores como ética, transparência, foco nos resultados e gratidão. Estar entre as 100 melhores do país também nos impulsiona e potencializa nossa vontade de fazer ainda mais por esses jovens, que só precisam de uma oportunidade para fazer a diferença na sua própria história e na da sociedade”, afirmou Bartira Almeida.
O Prêmio do ano 2021 – Este ano, apesar da continuidade das dificuldades impostas pela pandemia, o Prêmio teve um número recorde de inscrições: 1033 organizações. “Para a gente, 2021 é um ano muito especial, não só porque tivemos o maior número de ONGs inscritas, mas também por uma sequência de anos com melhorias significativas no nível das inscrições. São organizações cada vez mais profissionais”, afirma Fernando Nogueira, pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que coordena o processo de avaliação das concorrentes do Prêmio desde a primeira edição. “Ficamos ainda mais alegres se lembramos que este é um ano complicado, que vem depois de outro que já tinha sido difícil. Isso mostra a importância das organizações da sociedade civil, mas também que elas têm tido um reconhecimento dos doadores, das comunidades, das pessoas físicas, das empresas, que a maior parte do Brasil valoriza a atuação dessas organizações”.
A festa e cerimônia de premiação será dia 9 de dezembro – A cada edição o Prêmio se torna cada vez mais conhecido no setor. “São duas alegrias: a consolidação do Prêmio e o lançamento dos melhores por estado”, afirma Marcelo Estraviz, diretor do Instituto Doar. Com esse crescimento, a expectativa para as próximas edições é poder ter metodologias cada vez mais apuradas e novas categorias específicas. “Um dia sonhamos que era possível promover o reconhecimento de pessoas e instituições dedicadas a fazer o bem. Hoje já estamos completando cinco anos e cada vez mais animados para os próximos”, completa Cássia Christe, diretora executiva do Instituto O Mundo Que Queremos. Os destaques nas categorias especiais por tipo de causa e melhor ONG entre todas serão conhecidos durante a cerimônia oficial de premiação, que está marcada para o dia 9 de dezembro, às 18h, com transmissão pelo youtube do Canal Futura. A novidade deste ano é o reconhecimento da melhor de cada estado — além das 100 melhores, já são reconhecidas a melhor de cada causa, as dez melhores de pequeno porte e a melhor entre elas.
Maior Torcida do Brasil e o prêmio – Outra novidade desta edição é que, pela primeira vez, a ONG que levar mais gente para torcer por ela também vai ser reconhecida. É a campanha “Maior Torcida do Brasil”, que convoca as 100 melhores a chamar todos os seus apoiadores para acompanhar a cerimônia de premiação, mostrando também que elas têm muita gente engajada com seus trabalhos. O Prêmio Melhores ONGs é realizado pelo O Mundo que Queremos, pelo Instituto Doar e pelo Ambev VOA, com apoio de pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), do Instituto Humanize e do Canal Futura. Reconhece, desde 2017, o trabalho fundamental prestado pelas instituições não-governamentais no Brasil e também funciona como um farol para orientar doações, alcançando grande visibilidade no setor, na medida em que se consolida como a principal referência em ONGs no país. A intenção, além de reconhecer a relevância dos trabalhos prestados, é incentivar boas práticas, contribuindo também para a melhoria na gestão de todas as participantes, incluindo as que não são premiadas.
Burger King lança Whopper Costela
O Burger King anuncia uma novidade em seu cardápio que promete mexer com o coração – e o estômago – de seus fãs. A marca apresenta o novo integrante da família Whopper: o Whopper Costela. O protagonismo fica por conta do sabor único da carne de porco, essa é a primeira variação do sanduíche lançada em mais de um ano e chega para garantir que, neste final de 2021, os clientes tenham a oportunidade de desfrutar de todo o sabor de grelhado no fogo como churrasco – que só o BK tem – em uma harmonização perfeita com o gostinho da carne suína. O produto será vendido em todo o território nacional, nos restaurantes BK e plataformas digitais (aplicativo Burger King e delivery), com valor a partir de R$29,90.
Em campanha bem-humorada, marca traz referências do futebol para anunciar a chegada do sanduíche de porco ao cardápio
Para contar essa novidade, o BK lança uma campanha bem-humorada, desenvolvida pela DAVID, que coloca no centro da conversa o esporte mais amado do mundo: o futebol. O filme brinca e faz referência ao Whopper Costela ser feito de carne de porco. No vídeo, diversas pessoas que não são fãs de porco, se rendem ao sabor delicioso do Whopper feito especialmente de carne suína. “Juntar todo mundo apoiando o porco é uma coisa que só mesmo o BK e o Whopper são capazes de fazer”, comenta Rogério Chaves, diretor de criação da DAVID. “Para esse lançamento, nós unimos duas paixões brasileiras: o sabor da carne suína e o futebol. Em uma grande brincadeira, fizemos uma campanha que mostra alguns consumidores apaixonados por futebol provando a novidade de porco. Ressaltando que tudo pode ficar bem mais divertido quando se termina com o sabor que só o Whopper Costela tem”, ressalta Juliana Cury, Diretora de Marketing e Inovação da BK Brasil, máster franqueada das marcas Burger King e Popeyes no país.
FILME DO BURGER KING
FICHA TÉCNICA
Agência: DAVID
Campanha: Porco Haters
Cliente: Burger King Brasil
Produto: Whopper Costela
Global CCO & Partner: Pancho Cassis
MD, Global COO: Sylvia Panico
Diretores de Criação Executivo: Edgard Gianesi, Renata Leão
Diretores de Criação: Fabrício Pretto, Rogério Chaves
Criação: Lucas Vigliar, Bruno Sabino
Atendimento: Carolina Vieira, Cacá Franklin, Larissa Zanardi, Camila Coelho, Amanda Sávia
Produção: Fernanda Peixoto, Mônica Andrade, Tuna Canepari, Paulo Soares
Arte Final: Victor Peccia
Revisão: Ava Silva
Planejamento: Carolina Silva e Angel Pinheiro
Mídia: Marcia Mendonça, Carolina Chadi, Felipe Braga, Renata Oliveira, Jonathan Machado, Victor Fortes, Fernanda Vieira
Inovação e Tecnologia: Toni Ferreira
Social Media: Marcelo Reis, Victor Goes
Data Intelligence: Mailson Dutra, Ana Veiga
Aprovação do cliente: Ariel Grunkraut, Juliana Cury, Daniel Packness, Thais Martins, Jade Solano
Produtora: SENTIMENTAL FILME
Direção de Cena: GUILHERME PETRY
Produção Executiva: MARCOS ARAUJO
Atendimentos: RENATA PIMENTA E ADRIANA PUTINI
Coordenação de Produção: FILIPE BEZERRA DE ANDRADE
Diretor de Fotografia: LUCIANA WEBBER BASSEGIO
Pós-Produção: SENTIMENTAL FILME
Coordenação de Pós-Produção: ANITA NADAI E LAYSSA PASCHER
Montador: ROGERIO FERREIRA
Finalização:
Produtora de Som: Jamute
Produtor Musical: Coro: James Pinto e Leck Gomes
Desenho de Som: Fernanda Galetti, Rafael Laurenti e Otavio Bertolo
Atendimento: Kiki Einsenbraun e Sabrina Geraissate
Coordenação: Julianna Zuppo e Leo Vieira
Locutor: Zema Tãmatchan
“Scary Lamp” da MullenLowe faturou prata em Innovacion “Prototipo” com produção da Madre Mia Filmes
O filme “Scary Lamp” demonstra o funcionamento de um protótipo de abajur que se conecta com filmes de terror e cria uma experiência ainda mais assustadora para quem está assistindo e foi lançado em formato experimental pela MullenLowe. Funciona assim: em alguns momentos que as luzes piscam nos filmes, também vão piscar dentro de casa através do abajur, gerando uma interação assustadoramente inédita no mundo cinematográfico. O projeto contou com diversas parcerias como o desenvolvimento tecnológico de Davy Sr., produção do filme pela Madre Mia Filmes e direção de cena de Thiago Artimonte e produtora de áudio Jamute.
“Filmes foram feitos para mergulhar, viver e sentir outras realidades. Scary lamp é uma maravilhosa invenção criada pelo time da MullenLowe para intensificar as sensações de um filme de terror. O prêmio do El Ojo certifica essa qualidade e garante que eles estão no caminho certo”, celebra Thiago Artimonte, diretor de cena da Madre.
ASSISTA:
FICHA TÉCNICA:
Scary Lamp/Madre Mia Filmes:
AGÊNCIA : MullenLowe
CRIAÇÃO: Andre Havt, Daniel Scheiner e Fernando Christo
PRODUÇÃO: Rodolpho Donato, Luiza Pagliarini e Felipe Borges
PROGRAMADOR: Davy Sr
PRODUTORA: Madre Mia Filmes
DIREÇÃO: Thiago Artimonte
PRODUTOR EXECUTIVO: Telma Reis
ATENDIMENTO: Claudia Caldeira
COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO: Ana Paula Domingues
DIRETORA DE ARTE: Alessandra Villela
DIRETOR DE FOTOGRAFIA: Alberto La Salvia
DIRETOR DE PRODUÇÃO: Ana Júlia Corrêa
PRODUTORA DE ELENCO: Isabeau Christine
ASSISTENTE DE DIREÇÃO: Vitor Moreno
COORDENADOR DE PÓS: Alexandre Fernandes
ASSISTENTE DE COORDENAÇÃO: Lucas Sakai e Neide Oliveira
PÓS-PRODUÇÃO EQUIPE – ColorBar Filmes
MONTAGEM E FINALIZAÇÃO: Beto Nassiff
MOTION GRAPHICS: Ebson Clarindo
COLOR GRADING: Capadócia VFX
ATENDIMENTO: Dany Menezes
COORDENAÇÃO INTERNA: Dany Menezes e Beto Nassiff
Produtora de Áudio: Jamute
Direção Musical: James Pinto
Composição: James Pinto e Daniel Telles
Mixagem e Finalização Trilha: Fernanda Galetti, Otavio Bertolo e Rafael
Laurenti
Mixagem, Edição e Finalização de Som: Juliana Zuppo e Leo Vieira
Atendimento/Produtora de Áudio: Kiki Eisenbraun e Sabrina Geraissate
“ Premiação G8 Group_El Ojo 2021 – Racism Targets”, criação da BETC/Havas para o Fortaleza E.C . ganhou prata em PR “Acciones de SRE
A campanha “Alvos do Racismo” do Fortaleza Esporte Clube foi uma ação criada e desenvolvida pela BETC/Havas, no jogo entre o time e o Corinthians em dezembro de 2020, pela Série A do Campeonato Brasileiro. Os jogadores negros do Fortaleza, como Bergson e David, entraram em campo com alvo no lugar das tradicionais listras tricolores. O movimento foi intitulado “Alvos do Racismo”. A luta é contra a discriminação dentro e fora dos campos. Pela lei do esporte, a injúria racial, quando praticada pelos torcedores, não é enquadrada como crime de racismo. A campanha, além de estimular as discussões e combate à violência racial, busca reivindicar que essas situações sejam enquadradas nas leis. “É uma honra a consagração de produções da Madre Mia Filmes no mais importante festival latino americano de criatividade, o El Ojo de Iberoamerica que premia as melhores ideias, agências, produtoras e profissionais, e agradecemos também as agências Mullen Lowe e BETC/Havas pela confiança em direcionar sua genialidade criativa e parceria para produzirmos as peças”, comemora Telma Reis, sócia e diretora comercial da Madre Mia Filmes.
FICHA TÉCNICA:
Racism Targets (Alvos do Racismo)/Madre Mia Filmes:
Agência: BETC/Havas
Cliente: Fortaleza Esporte Clube
Título: Alvos do Racismo
CCO: Alexandre Vilela (Xã)
Diretor de criação: Alexandre Vilela (Xã), Melissa Pottker e Juliano Almeida
Diretor de arte: Nuno Mendes, Felipe “Cauby” Martins e Zara Veasey
Redator: Willian Graniero, Leonardo Milani, Marconi Filho e Juliana Longano
Producers: Anna Ferraz, Rafael Paes e Beatriz Rossi
Diretores de Conta: Eduardo Sarti, Carolina Delalibera e Roberta Sanches
Supervisores de Atendimento: Henrique Pecego e Carolina Abreu
Head de Mídia: Jairo Soares
Diretora de Mídia: Andrea Santos Ferreira
Gerente de Mídia: Bruno Capitani
Planejamento: Eduardo Loureiro
Produtora do filme: Madre Mia
Coordenadora de produção: Ana Paula Domingues
Diretor: Brankinho Sá
Assistente de direção: Jardel Batista de Sousa
Produção Executiva: Telma dos Reis
Atendimento: Renata Sabino
Coordenadora de produção: Ana Paula Domingues
Montador: Tiago Hasegawa
Aprovação cliente: Márcio Persivo
Anunciante: Fortaleza Esporte Clube