Bauducco lança campanha “O tamanho do Natal” e convida o público a celebrar a grandiosidade do encontro mais esperado do ano
Bauducco lança campanha “O tamanho do Natal” e convida o público a celebrar a grandiosidade do encontro mais esperado do ano – Após dois anos de distanciamento social, os brasileiros anseiam pela celebração natalina e das suas tradições. A espera pelo momento de matar a saudade presencialmente da família e de amigos é tanta que, somente no Twitter, foram contabilizadas 95 mil menções à palavra “Natal” de janeiro a agosto deste ano, segundo levantamento da plataforma de redes sociais Stilingue e do TikTok Hashtag Trends. Para reforçar esse espírito de esperança e otimismo, a Bauducco preparou uma série de ações que inspiram os consumidores a celebrar o grandioso encontro com união e conexões que valorizam as relações de afeto alimentadas pelo sentimento de família. Uma delas é a campanha “O tamanho do Natal”, desenvolvida pela agência CP+B Brasil, que destaca a grandiosidade da celebração natalina e convida o público a refletir sobre qual é o tamanho do Natal, sob um novo olhar da tradição neste momento de reencontros tão aguardado por todos.
Natal é “Do tamanho de um sentimento chamado família” – As lentes mostram uma reunião familiar que tangibiliza a grandiosidade dos sentimentos do Natal como se fosse do tamanho de um carinho; da surpresa representada pelos presentes; da felicidade estampada no sorriso de uma criança; do tamanho do amor embalado pela dança entre pai e filha; na cumplicidade das trocas de olhares e de abraços de familiares e amigos; e na alegria contida na brincadeira das crianças na sala, sendo admiradas pelo avô. “Sabemos que a celebração natalina será diferente e emocionante este ano, pois as famílias brasileiras estão ávidas para compartilhar momentos, relembrando a importância de estarem unidas e reviverem celebrações tradicionais; então, queremos reforçar o conceito do Natal, convidando o público a refletir sobre a grandiosidade dessa data e a importância das conexões entre familiares, amigos e pessoas queridas, proporcionada por esse encontro especial”, explica André Britto, diretor de marketing da Bauducco.
Com ativações 360 em locais estratégicos, plano de mídia nacional em rádios e TVs, campanha digital e ativações com influenciadores e marcas – Com plano de mídia robusto, a campanha será veiculada nacionalmente durante os meses de novembro e dezembro em programas de TV, rádios regionais e divulgação digital em redes sociais, como Meta/Facebook e Instagram, Canal do YouTube da Bauducco e na home da Globo (2 e 3/12). O conceito também será exibido por meio de ações de merchandising com foco em fortalecer o conceito de marca e explorar a emoção presente na celebração do Natal, nos programas globais Mais Você (10 e 17/12), Domingão (12 e 19/12), Encontro (13/12), É de Casa (18/12), além de programas de TVs de Porto Alegre e Salvador e com vinhetas em emissoras de rádio dessas praças. “As ativações específicas em Porto Alegre e Salvador fazem parte da nossa estratégia regional de aproximação com esses consumidores em busca do desenvolvimento da categoria, com um portfólio completo que propõe novos momentos de consumo e amplia a relevância dos produtos. Com isso, estamos levando uma comunicação direcionada e ativações específicas em mídias regionais”, afirma Juliana Corá, grouper de Marketing da Bauducco.
Decoração pela cidade – O convite para celebrar a grandiosidade do Natal não se limita ao ambiente digital, a Bauducco quer relembrar a tradição de trazer o clima natalino para o público, espalhando a magia do Natal pela cidade, com ações em locais estratégicos de São Paulo. Para isso, vai marcar presença na Avenida Paulista, instalando decoração em frente ao Shopping Center 3, além de estampar seu logo em pórticos, bolas e caixas de Panettone, que estarão distribuídos ao longo da principal avenida paulistana. Já em Guarulhos, onde está localizada a sede administrativa da companhia, a marca fará uma decoração especial no Bosque Maia, localizado na Avenida Paulo Faccini, que será composta por árvores, caixas de Panettone e um portal para receber os visitantes, na entrada do parque. A marca também vai estampar o trono do Papai Noel em 15 shoppings centers da rede brMalls.
Quando tudo começou: Primeira Fornada – O pontapé das celebrações deste ano foi marcado pela campanha Primeira Fornada Bauducco, no dia 13 de outubro, que trouxe na empena do Edifício Anchieta, na movimentada esquina da Avenida Paulista com a Rua da Consolação, a projeção do processo de produção dos panettones Bauducco, de forma lúdica e criativa, começando pelo cuidado com a massa madre – receita original trazida da Itália há mais de 70 anos – até a chegada do produto à mesa dos brasileiros. A Primeira Fornada Bauducco é uma ação criada e realizada pela agência PROS, responsável por desenvolver ativações e cuidar do relacionamento da marca com a imprensa e influenciadores.
Filme natal
Foco na indulgência: Campanha XChocottone®️ – Para se aproximar do público jovem como marca contemporânea, a Bauducco promoveu o primeiro “challenge” de receitas do Brasil no TikTok, com a campanha XChocottone®, também criada pela CP+B, que gerou mais de 1 bilhão de visualizações na #XChocottone. A proposta sugeriu aos usuários da rede social a descoberta de receitas criativas e indulgentes, a partir da customização do doce natalino com diversos recheios, trazendo um toque pessoal e saboroso para cada “criação”. Com o desafio: “O que cabe entre duas fatias de Chocottone®️?”, a ação contou com a divulgação dos influenciadores Lucas Rangel, João Guilherme e Ananda, que têm excelente engajamento e adesão do público jovem nas redes sociais, e vai premiar o consumidor que fizer a receita mais criativa com uma visita à fábrica em Extrema (MG), além de um Chocottone®️ gigante de 10 kg.
Diversificação: Parceria Bacio di Latte – A união de duas tradicionais marcas italianas, Bauducco e Bacio di Latte, resultou no lançamento do sorvete de Chocottone®, repleto de memórias afetivas, que simboliza o melhor dessa época do ano e reforça a criação de novos formatos de produtos, proporcionando a diversificação de momentos de consumo para além do Natal. Os pedaços do delicioso Chocottone®, misturados ao verdadeiro creme de leite, calda de chocolate e finalizados com o toque especial do chef da Bacio di Latte, encantam os fãs de ambas as marcas em sorveterias de todo o país, até 9 de janeiro.
Ficha Técnica Campanha “O Tamanho do Natal”
Agência: CP+B – CRISPIN PORTER & BOGUSKY BRASIL
Título: O Tamanho do Natal
Duração: 1×30″ + 1×15″ + 2×6″
Cliente: Bauducco
Produto: Natal 2021
CCO: André Kassu e Marcos Medeiros
Direção de Criação: Luiz Paccillo e Mihail Aleksandrov
Criação: Davi Sabry, Debora Caprioli, Ivna Marinho, João Cunico, Rhaissa Bueno e Tiago Pinheiro
Planejamento: Rodrigo Maroni, Thayssa Szymanskyj, Rachel Lage, Matheus Teixeira, Anna Carla Abreu, Wesley Monteiro
Conteúdo: José Diniz, Marcela Calura, Caroline Kurosawa, Eduardo Mergener, Danilo Limas, Mariane Conceição
Atendimento: Renata Wirthmann, Maria Fernanda Papaleo, Milena Braune, Gabriela Leão, Talita Lima, Isabella Oliveira e João Santana
Gerente de Projetos: Nathalia Beividas, Paola Kinder, Bruna Oliveira
Mídia: Rodrigo Medeira, Marcela Ferreira, Matheus Barbian, Daniela Rosa, Rosemeire Silva, Juliana Souza
Produção Gráfica: Robson Ciaramicoli, Leonardo Fioravante, Gabriela Santos, Murilo Pillibossian, Ricardo Sanches
Aprovação Cliente: André Britto, André Kieling, Juliana Corá, Luis Fernando Iannini, Heloisa Caroline Soares da Silva, Gabrielle Thomazzi, Jamile Nunes e Luana Ribas.
RTVC: Ana Paula Casagrande, Moema Porro, Gisele Cordeiro
Produtora: Santería.
Diretor: We Are Magnolias
Diretor de Fotografia: Fernando Bertoluci
Produção Executiva: Ana Paula Domingues
Diretor de Arte: Manoela Clement
Assistente de Direção: Camila Nicodemos
2º Assistente de Direção: Patrícia Silveira
Direção de Produção: Paula Ortiz
Figurino: Gabi Pinesco
Make/Hair: Marcella Leme
Produção de Elenco: Barbara Catani
Diretor Executiva: Roger Garcia
Coordenação de Produção: Ana Paula Domingues
Coordenação de Pós: Rafael Tschope
Color Grading: Marla
Montagem: Francisco “Chicão” Antunes
Pós-produção: Liquor Partners In Crime
Finalização: Larissa Lima
Fotos: Marcos Lopes
Produtora de Áudio: QUIET CITY MUSIC+SOUND
Produtor Musical: Chris Jordão e Darren Solomon
Sound Design e Finalização: André Melges e Marcos Moretto
Atendimento: Xanna D’aguiar, Karina Vadasz e Ivis Silva
Locutor: Carlo Briani.
Sicoob ES participa do maior evento de inovação do Espírito Santo – Uma das organizações que têm grande participação no incentivo a projetos de inovação e no apoio às empresas que atuam no setor, o Sicoob ES vai marcar presença no ESX – Espírito Santo Innovation Experience, que será realizado de 2 a 5 de dezembro, na Praça do Papa, em Vitória. É o maior evento de inovação do Estado, com diversos espaços com atividades simultâneas. Um deles é o ambiente de café e networking do Sicoob ES, propício para aprimorar o relacionamento com startups. O espaço da cooperativa estará à disposição das empresas que estão em busca de soluções inovadoras.
Incentivo – “A participação do Sicoob ES no evento vai ao encontro do apoio que damos à inovação e às empresas que investem nessa área. Incentivamos o setor por meio da liberação de crédito facilitado, ajudando a fomentar a inovação no Estado”, disse o diretor-executivo do Sicoob ES, Nailson Dalla Bernadina. Além disso, a cooperativa conta com casos próprios de inovação. Um deles é o espaço de inovação Ângulo Hub, que fica na sede da instituição. O ambiente propiciou o desenvolvimento de produtos como o Faça Acontecer, ampliando a oferta de crédito para estudantes do ensino superior e técnico. O Sicoob ES também é fomentador da cooperativa de plataforma Ciclos, por meio da qual são oferecidos serviços de telefonia, planos de saúde e energia fotovoltaica para os cooperados.
ESX – Espírito Santo Innovation Experience – Serão mais de 50 atividades durante os quatro dias do Espírito Santo Innovation Experience. A realização é do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES). A expectativa do evento é receber cerca de 20 mil pessoas. A entrada é gratuita. O diretor do Sicoob ES destaca a importância do ESX. “Quanto mais inovadora a empresa for, e conseguir se apropriar dos ganhos dessa inovação, mais sustentável e duradoura é a vantagem competitiva. A inovação permite que ela alcance novos mercados e aumente sua receita”, disse Nailson Dalla Bernadina.
Semma certifica oito produtores de água da microbacia de Linda Aurora, em Atílio Vivácqua – Em solenidade que marcou o encerramento de um ciclo do Projeto Águas da Nossa Comunidade, da Prefeitura de Atílio Vivácqua, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), responsável pelo desenvolvimento desta iniciativa, certificou oito produtores rurais da microbacia de Linda Aurora, por terem realizado o cercamento e reflorestamento no entorno de nascente e cursos d’água. O evento foi promovido na terça-feira, 30 de novembro, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seme). Estiveram presentes o prefeito Josemar Machado Fernandes, o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcio Menegussi Menon, e outras autoridades e convidados. Adelma Nogueira Abreu Pogian, Adelson Nogueira de Abreu, Anselmo de Paulo Nogueira, Paulo Martins de Oliveira Junior, Erika de Carvalho, Alessandra Teixeira Abreu, Fernando Brito Abreu e Aloiso Claúdio Fernando Abreu são os produtores que foram certificados na ocasião, com os quais a Semma firmou os primeiros contratos de Pagamento por Serviço Ambiental (PSA).
A importância da participação dos parceiros que tornaram o PSA possível – O secretário da Semma explicou que a certificação teve como objetivo celebrar o final do contrato de dois anos do projeto, por meio do qual foi pago o valor total de R$ 12.098,18 pelo cercamento de nove nascentes e três cursos d’água, que correspondem a aproximadamente 6 hectares de área cercada e em processo de restauração florestal. “Para nós, é uma honra desenvolvermos este projeto, baseado em legislações das esferas municipal, estadual e federal, que tem como intuito restaurar e recompor áreas de proteção permanente (APP) para a produção de água e de floresta, ampliando, assim, a cobertura verde do município, bem como aumentando e melhorando a quantidade de água que abastece, neste caso, a região da Linda Aurora”, salientou Menon. Ele também frisou a importância da participação dos parceiros que tornaram o PSA possível: a Margramar, que doou o material para cercamento; o Instituto Pacto pelas Águas Capixabas, a Selita, o Sicoob, a Universidade Federal do Espirito Santo (Ufes) e o Movimento Empresarial Sul Espirito Santo (Messes), que colaboram com a disponibilização de mudas. “É possível se desenvolver economicamente e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente. Um exemplo disto é Atílio Vivácqua, pois temos, hoje, cerca de 70 indústrias, em diferentes áreas de atuação, e temos colocado em prática uma série de ações sustentáveis. Somos o primeiro município do Espírito Santo a viabilizar o PSA com recursos próprios”, destacou, em sua fala, o prefeito atiliense.
Genial Investimentos usa heliponto para comunicar novo escritório na Faria Lima a executivos que sobrevoam a região – Quem anda pela região da Faria Lima está acostumado a olhar para o alto e reparar nos seus grandes arranha-céus. Mas, esta semana, executivos que sobrevoaram a avenida a bordo de helicópteros notaram algo diferente. A Genial Investimentos está de endereço novo. Agora no centro financeiro do país, a plataforma de investimentos escolheu um jeito nada convencional para comunicar a mudança: o heliponto do prédio. São Paulo possui uma das maiores frotas de helicópteros do mundo, com mais de 1.300 pousos e decolagens todos os dias. E muitas dessas aeronaves sobrevoam a região da Faria Lima.
A Genial instalou uma lona de 225 metros quadrados para dar as boas-vindas ao escritório – Para chamar a atenção de executivos do setor financeiro e dos grandes investidores de outras corretoras, a Genial instalou uma lona de 225 metros quadrados para dar as boas-vindas ao escritório. A mudança vai ao encontro do momento atual vivido pela Genial, que nos últimos anos apresentou grande crescimento de clientes, estrutura e profissionais. Agora, ocupamos três andares do número 3.400 da Faria Lima, possui ambientes modernos e tecnológicos, um estúdio de gravação de última geração e espaços para descompressão. A ação é assinada pela equipe de Marketing do Genial Investimentos, sob a liderança criativa de Cadu Vigilia, Vitor Hildebrand e o CMO Luciano Faustino. A produção da lona é da Bizsys.
Filme da ação da Genial
Ficha Técnica:
Criação: Cadu Vigilia e Vitor Hildebrand
CMO: Luciano Faustino
Atendimento: Antônio Neto
Planejamento: Marcos Muniz
Branding: Gabriela Leite
Mídias Digitais: Lucinei Acosta
Produção Gráfica: Bizsys
Produção de Imagens: Rodegher Imagens
Edição e motion: Thiago Francisco
“Sanduíche Filé de Frango” é a nova campanha do Giraffas – O Giraffas, maior rede de refeições completas do país, acaba de lançar a campanha “Sanduíche Filé de Frango” com preços a partir de R$ 9,90 para os sanduíches Filé de Frango, Filé de Frango Duplo e Filé de Frango Triplo. O filme de 15 segundos criado pela Rái Publicidade, será veiculado nos canais SBT, Record e mídias sociais do Giraffas Instagram , Facebook e Youtube . “Estamos trazendo um novo sanduíche de filé de frango com três versões para atender o tamanho da sua fome com um excelente custo benefício”, explica Luciana Morais, Diretora de Marketing do Giraffas.
Ficha técnica:
Agência: Rái Publicidade
Marca: Giraffas
Título da obra: Elevador
Duração: 15″
Formato: Full HD
CEO: Fábio Burg
VP de criação: Camila Maschietto e Mauricio Cavalcante
Diretor de criação: Cacá Passos, Cassio Guiot e Rafal Maggessi
Diretora de atendimento: Milena Mitiko
Atendimento: Evellyn Vieiro e Barbara Dias
Diretora de Mídia: Renata Amarello
Mídia: Caio Ganzarolli, Romário Nobrega e Natalia Araujo
Planejamento: Daniel Barros
Coordenação de produção: Pamela Santos e Daniel Gouveia
RTV: Pamela dos Santos, Thais Freitas e Maby Rodrigues
Produtora: Teolá
Diretor de cena: Alan Simaro
Diretor de fotografia: Gabriel Barrella
Assistente de Coordenação: Maby Rodrigues
Montador: Fabio Mota
Pós-produção, cor e finalização: Daniel Gouveia, Thiago Moreno, Alan Simaro, Douglas Santiago e Pedro Torres.
Produtora de áudio: C4
AudioLab Mix/master: Luis Lopes
Locução: Andre Abujamra
O filme “Let her run” com direção de Rafa Damy faturou o Grand Prix e Ouro em “Film” – Basta ouvir “não é mulher o suficiente”. Parte da mentalidade do Atletismo Mundial é encurralar atletas do sexo feminino em provar se são realmente mulheres. O teste de sexo teve muitas faces desde os anos 30. O novo capítulo deste fanatismo constante em 2020, diz que se o nível de testosterona das mulheres for superior a 5 nmol / l elas não são consideradas mulheres. Para esclarecer essa discriminação, fizemos um filme baseado no dramático teste de sexo da vida real nos anos 60, chamado de “nude parades” que muitas atletas tinham que passar para provar que eram mulheres.
Elas tinham que fazer um exame físico perante um painel de médicos – Para aumentar a consciência deste preconceito e ajudar as atletas qualificadas a competir nos Jogos Olímpicos de 2020, a campanha destacou o problema e fez com que as pessoas falassem sobre este tema que estava na sombra. O método mudou, mas a mentalidade é a mesma. Para competir, muitas atletas do sexo feminino ainda têm que provar que são mulheres. “A sensibilidade e a força do filme, o reflexo do olhar de todos que fizeram parte do processo, principalmente, das mulheres da equipe é motivo de alegria e comemoração. Que os louros sejam recebidos por todos e todas”, comemora Rafa Damy, diretor de cena.
Confira o filme “Let her run”
FICHA TÉCNICA : LET HER RUN/SANTERÍA:
Agência: Africa
Título: Let Her Run
Anunciante: SporTV
CCO: Sergio Gordilho
Direção Executiva de Criação: Matias Menendez
Redator: Nicholas Bergantin
Diretor de Arte: Rodrigo Adam/ Pedro Galdi/ Maso Heck
Diretor de Projetos Especiais: Monique Lopes Lima
Gerente de Projetos Especiais: Fernanda Segura / Juliana Leite
Produtor de Projetos Especiais: Aline Saraiva
Assistente de Projetos Especiais: Malu Lins
Diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade: Raphael Vandystadt
Produção Agência: Rodrigo Ferrari / Renata Sayão / Ian Inglez
Produtora do filme: Santería
Produção Executiva: Edgard Soares Filho, Felipe Luchi e Rafa Damy
Direção Criativa: Felipe Luchi
Direção Executiva de Negócios: Roger Garcia
Direção Novos Negócios: Emerson Souza
Atendimento: Renata Sabino
Direção de cena: Rafa Damy
Assistência de direção: Bárbara Aranega /Pedro Sokol
Direção de fotografia: Guilhe Muse
Direção de arte: Thiago Cusack e Paty Pereira
Figurino: Kleber Lucin
Maquiagem: Miriam Kanno
Coordenação de produção: Ana Paula Domingues
Produção: Paula Ortiz
Coordenação de Pós Produção: Alexandre Fernandes
Assistência de Pós Produção: Lucas Sakai
Edição/Montagem: Rodolpho Ponzio
Color: Osmar Júnior
Pós Produção: Line VFX
Finalização: Arthur Aveiro e Welthon Lopez
Produtora de áudio: Studio Cabaret
Produção musical: Mauro Kuschnir
Compositor: Guilherme Azem
Masterização: Gab Scatolin
Assistência: Ingrid Lopes e Lu Novelli
Coordenação: Verusca García e Junior Freitas
Alguns presentes têm o poder de mudar vidas inteiras – A campanha é uma iniciativa da ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Órgãos), criação da agência Fields360 e direção de cena de Edu Pimenta e demonstra que “alguns presentes tem o poder de mudar vidas inteiras”, e em tom emocional estimula as pessoas a optar pela doação de órgãos, assim como manifestar esse desejo para a família. O filme conta a história de um pai e uma filha e fala sobre os verdadeiros presentes que deixamos em vida. Ambientado no Natal, uma época especial para renovar as esperanças e presentear quem a gente ama com amor, carinho e companheirismo ressalta a diferença que podemos fazer na vida das pessoas ao estarmos presentes e apoiando-as na hora de seguir seus sonhos. O final é surpreendente.
FICHA TÉCNICA: Yes/VAPT Filmes
Título: YES
CEO: Sidney Campos
Diretora de Operações: Ruskaya Zanini
Vice-Presidente de Criação: Thiago Reis
Direção de Arte: Athos Bernardo
Redator: Hayre Borges
Planejamento: Thiago Reis
Diretora de Produção: Ozana Andrade
Produção: Rodrigo Cavalcante
Produção RTVC: Rodrigo Cavalcante e Ana Carolina
Diretora de Mídia: Adriana Lopes
Mídia: Raquel Noura e Marco Marques
Diretora de Atendimento: Viviane Miranda
Atendimento: Felipe Costa e Sabrina França
Revisão: Bruna Torinelli
Aprovação: Gustavo Ferreira
PRODUTORA: VAPT Filmes
Produção executiva: Edgard Soares
Atendimento: Wanessa Severo
Direção de cena: Edu Pimenta
1a Assistência de direção: Flavia Ventura
2o Assistência de direção: Gabriel Mendes
Direção de fotografia: Kauê Zilli
Direção de arte : Joan Ibars Pallas
Produção de objetos: Patrícia DiGiorgio
Figurino: Kleber Lucin
Assistente de figurino: Agnaldo Pavão
Make/hair/FX: Miriam Kanno
Camareira: Alessandra Castilho
Coordenação de Produção: Ana Paula Domingues
Direção de produção: Marcello Avian
Produção: Ana Julia Corrêa
Assistência de produção: Arthur David Silva e Giovani Aparecido Alves
Produção de casting: Marcia Godinho e Clube do Casting
Apoio: Elitecam e Big Box
Coordenação de Pós Produção: Alexandre Fernandes
Assistência Coordenação Pós Produção: Lucas Sakai
Edição / Montagem: Edu Pimenta
Correção de cor: Clandestino
Coloristas: Alexandre Cristófaro e João Geraldo
Atendimento Clandestino: Elciane Magda
Supervisão de Pós Clandestino: Fabian Gamarra
Produtora de áudio: Cordel
Compositor: André Caccia Bava
Sound Design: Henrique Meyer
Direção musical: André Caccia Bava
Mixagem: André Caccia Bava
99Food e Instituto Brasil a Gosto lançam websérie em três episódios com histórias de cozinheiras brasileiras – O app de delivery 99Food, que conecta pessoas aos melhores bares e restaurantes locais, lança uma emocionante websérie Cozinheira & Brasileira, que integra projeto homônimo, lançado neste ano com a curadoria do Instituto Brasil a Gosto. A iniciativa valoriza as raízes brasileiras, a gastronomia local e as jornadas de mulheres empreendedoras que encontraram na comida uma paixão e uma profissão.
Três cozinheiras são personagens da websérie: uma de Recife (PE), uma de Manaus (AM) e uma de Belo Horizonte (MG). Confira abaixo um pouco de suas histórias:
Foi com seu guisado de peito de boi que Maria da Conceição Melo (Recife), de 48 anos, conquistou o marido – Os dois se conheceram ainda na infância e se aproximaram de novo depois que ela terminou o primeiro casamento. No reencontro, ela cozinhou para ele. “Desde então, ele nunca mais parou de me ligar para pedir meu guisado”, conta. Casaram seis meses depois. A receita, claro, é um dos carros-chefes do cardápio que ela vende há mais de 10 anos. Trabalhar com comida não era o sonho inicial de Ceiça, como ela é chamada pelos mais próximos. Mais jovem, ela planejava ser recepcionista ou atendente. Foi Jovem Aprendiz e fez vários cursos, mas nunca conseguiu emprego na área. Acabava sempre em uma cozinha, onde foi tomando gosto e aprendendo ‘aos poucos’. Enquanto se dividia entre a venda de galetos na rua e o emprego de copeira em um hospital, cursou gastronomia e começou a vender suas próprias quentinhas. Passou por altos e baixos, mas conseguiu se organizar para comprar uma casa e construir uma pequena cozinha industrial, onde, desde junho, prepara as quentinhas que vende pessoalmente, por telefone ou aplicativo. Agora, o sonho é outro: fazer pós-graduação em cozinha pernambucana assim que a pandemia permitir.
Clique no episódio da Conceição.
Poliana Rosa Madureira (Belo Horizonte) tinha apenas sete anos quando preparou o almoço da família pela primeira vez – depois de anos observando a mãe cozinhar. “Ela me mostrava sempre, explicando o que estava fazendo”, conta a mineira, de 41 anos. Até que um dia ficou encarregada de preparar a refeição da casa. Fez arroz, feijão, carne de sol frita na manteiga com cebola e repolho. Aprovada por todos, e especialmente pelo pai, passou a cozinhar com frequência. Aos 12 anos, começou a trabalhar para uma professora, cuidando da casa e do filho da patroa. Foi a primeira de várias. Teve experiência também em bufês e, por 12 anos, cozinhou para a diretoria de uma grande empresa. Desde o início, parou só para cuidar dos próprios filhos (três meninos), ainda pequenos.
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“Quem me conhece sabe que a Poliana é trabalhadeira “ – Ao voltar ao batente, montou uma barraquinha de rua com a irmã mais nova, Veridiana. A especialidade: macarrão na chapa – sucesso da comida de rua belo-horizontina. ‘O pessoal fazia fila para comer meu macarrão’, conta, orgulhosa. O nome do espaço, montado em frente à casa dela, veio da forma como os clientes se referiam à dupla. Receosa com a instabilidade do próprio empreendimento, porém, Poliana arrumou emprego em um restaurante. Até que veio a pandemia e os donos decidiram fechar. Lá foi ela empreender de novo, com seu telemarmitex (serviço de entregas de marmitas por telefone e aplicativo). ‘Não é muito, mas o que conquistei foi com dedicação e muito esforço. Quem me conhece sabe que a Poliana é trabalhadeira.’
Clique na história da Poliana.
O sucesso da sopa da Sebastiana Mireide Fabricio de Araújo – O Restaurante e Soparia da Sabbá, no Parque das Laranjeiras, em Manaus, foi batizado com o apelido de Sebastiana Mireide Fabrício de Araújo (Manaus), sua dona e cozinheira principal. Há oito anos ela comanda o negócio, tendo a filha mais velha, a fisioterapeuta Gabrielle, de 30 anos, como braço direito. Foi o nascimento de Gabrielle, aliás, que fez com que Sabbá apostasse na gastronomia, depois de um período como vendedora. Para conciliar a maternidade com o trabalho, abriu primeiro um restaurante e lanchonete dentro do setor de carga do aeroporto, onde o marido trabalhava. Manteve o empreendimento por cinco anos, mas resolveu fazer uma pausa para cuidar dos filhos mais novos (são quatro, no total). Quando eles cresceram um pouco, Sabbá retomou o negócio para dar conta das despesas, principalmente escolares.
Sabbá resolveu apostar em algo diferente: uma soparia – Na época, as crianças saíam da escola e iam ajudar – tirando a mesa, por exemplo. Hoje, um é enfermeiro, o outro, físico médico. Já o caçula, faz doutorado em Minas Gerais. Foram quase duas décadas de restaurante, até que Sabbá resolveu apostar em algo diferente: uma soparia. Na época, conta, havia só outras duas casas com perfil semelhante na cidade. Garante, porém, que seu negócio é inovador: ‘Tenho uma criatividade fora do normal. O que eu invento dá certo’. Assim, além de receitas próprias de sopa, ela oferece um cardápio variado, que inclui pratos típicos como pato no tucupi e pirarucu à dorê, pastéis e até pizza. Uma das receitas do cardápio, a sopa da vovó, é inspirada em uma criação do sogro e adorada pela família.
Clique na história da Sebastiana.
Cozinheira & Brasileira – Com a curadoria do Instituto Brasil a Gosto, a 99Food selecionou receitas de pratos representativos de diferentes regiões, todas ligadas às histórias de família e tradição de mulheres que são as responsáveis por preparar os famosos pratos caseiros que são sucesso na plataforma e estão disponíveis no portal www.cozinheiraebrasileira.com.br.
Desde seu lançamento, em dezembro de 2019, o aplicativo de delivery de comida 99Food tem se estabelecido como uma empresa que promove e apoia os pequenos negócios gastronômicos reconhecidos pelo preparo de pratos considerados do dia a dia, muitos destes típicos de suas respectivas regiões.