O professor universitário e empresário Fernando Manhães, recebeu, neste mês de junho, uma das mais altas honrarias da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales): a Comenda Domingos Martins. O título é entregue para personalidades e instituições que prestam relevante serviço para a população capixaba. A homenagem foi uma indicação do deputado Renzo Vasconcelos (PSC). O publicitário Fernando Manhães é professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e presidente do Grupo Prix, uma holding de comunicação, que conta com as empresas Prisma Inteligência de Marketing, Atitude – Educação Executiva e Vitória Coworking. E atualmente reside em Braga, Portugal, onde aperfeiçoa os estudos em comunicação.
O legado de Manhães para a comunicação e a propaganda do Espírito Santo – A Prisma, que neste ano completa 35 anos, é uma das mais importantes e das mais antigas agências de publicidade do Espírito Santo, sendo a única capixaba ganhadora do Leão de Cannes, prêmio recebido em 2001 pela criatividade em um anúncio de jornal impresso. Manhães é uma das figuras mais atuantes no mercado publicitário capixaba, tendo sido presidente do Sinapro ES por três mandatos, diretor da Fenapro por quatro e presidente do capítulo da Abap ES por três mandatos e viu as transformações do setor de comunicação onde antes eram usadas máquinas e produções a mão e hoje são utilizadas as transformações tecnológicas e com os avanços digitais.
Bohemia leva latas decoradas em homenagem aos Bois Garantido e Caprichoso – Os bois de Parintins representam a maior expressão cultural do Norte do Brasil e Garantido e Caprichoso são os protagonistas da festa. Bohemia, a marca patrocinadora oficial do evento em 2022, preparou uma homenagem especial para brindar o evento. Latas e garrafas (990ml) ganharam cores e expressões especiais, pelas mãos do artista Ronan Aquino. Nas latas, detalhes que chamam a atenção e fazem um verdadeiro mergulho na cultura local. O Rio Amazonas, por exemplo, é idealizado pela linha do horizonte e seu cenário deslumbrante. O rio representa a força do movimento ininterrupto da vida. Suas águas são meio de transporte, fonte de renda, habitat para fauna e flora e inspiração para lendas e histórias de todo o estado. Outro item que ganha destaque é a Vitória-Régia, planta típica da Amazônia e um dos símbolos locais. Sua floração acontece entre março e julho, atravessando o ápice do Festival e se juntando à magia do evento.
Patrocinadora oficial da Festival de Parintins apresenta versões comemorativas de latas e garrafas – Já o barco, a típica embarcação amazônica (conhecida como Gaiola) também faz parte da composição. É o meio de transporte mais comum da região e sua presença também faz parte do cenário de Parintins. Os bois, astros do evento, também ganham destaque em duas versões diferentes. A representação artística dos bois Caprichoso e Garantido exibe toda a imponência dos protagonistas do Festival. As franjas (que lembram as fantasias), a orientação dos chifres e os ícones na testa são elementos proprietários de cada bumbá, já o traço forte e geométrico imprime a identidade do artista Ronan de aquino e a exuberância do espetáculo. As latas já estão à venda em Parintins e Manaus e podem ser encontradas em mercados, bares, restaurantes, ambulantes e pelo app Zé Delivery.
Pitú mostra que São João também é tempo de resenha em campanha criada pela Ampla – Um São João grandioso, como o Nordeste merece, depois de dois anos sem o evento. Assim quer a Pitú para toda a nação pituzeira em campanha criada pela Ampla e que convida a todos para a resenha também durante as festas. A aguardente quer trazer a grandiosidade do São João para o espírito pituzeiro que vive dentro de cada pessoa, independentemente de onde ela esteja. Afinal, “A melhor resenha do mundo é a sua” não importa em qual festa esteja. Essa é a proposta que a Ampla leva para as ações ativações da marca que programou para as festas. “A já famosa resenha da Pitú é um passaporte para o passeio e a curtição pelo São João, seja nas melhores festas da região ou no arraial de cada pituzeiro. O reforço desse conceito é o que será mais relevante na experiência de cada consumidor, onde quer que ele passe as festas juninas”, conta Eduardo Breckenfeld, diretor de Planejamento da Ampla.
Aguardente Pitú marca volta do São João no Nordeste e convida
a todos para a “resenha” com ações de ativação criadas pela Ampla – Nessas ações de ativação da Pitú nos eventos, segundo ele, como base visual, adotou-se para a marca traços de ilustração leve, utilizando a paleta de cores proprietária da marca, na qual foram retratados símbolos dos festejos juninos que representam a época destes festejos. Nesta perspectiva, a Pitú terá lata temática, bandeirolas para revestir os pontos de venda, uniformes para o time de promoções que trabalhará durante o período junino, intervenção ‘instagramável’ em Caruaru, com moldura gigante para grupos tirarem fotos junto com o “embaixador’ da marca, Wesley Safadão, além de customização personalizada de bares e restaurantes no período “O São João é um momento de resenha para o nordestino e resenha tem que ter Pitú. Essa festa é de suma importância cultural para todos, seja público, sejam as marcas. Sempre estivemos presentes nessas ocasiões e não poderia ser diferente agora, com a volta depois de dois anos sem celebrar. Claro, Pitú vai sempre convidar para a melhor resenha do mundo e não importa onde, desde que se celebre a grandiosidade do momento”, conclui Maria Eduarda Ferrer, gerente de Marketing da Pitú. A Pitú foi o primeiro cliente da Ampla e segue com a agência há mais de 46 anos. O atendimento engloba a comunicação publicitária em todas as frentes online, off-line e lives, para os produtos Pitú, Pitú Cola, Vitoriosa, Pitú Gold, Pitú Limão e Vodka Bolvana.
FICHA TÉCNICA
Agência: Ampla Comunicação
Campanha: A melhor resenha do mundo é a sua
Cliente: Aguardente Pitú
Criação – Manuel Cavalcanti, Amin Melo, Lenivaldo Leni, Mateus Melo, Paolo Montanheiro, Ana Victória, Jaime Vieira, Tiago Simões, Flávio Maranhão e Carlos Malungo
Produção – Tamires Vieira, Larissa Bione e Mieko Nakazawa
Mídia – Nilson Samico, Fred Teixeira, Bárbara Sales e Marcus Mendes
Planejamento – Eduardo Breckenfeld e Thiago Diniz
Digital – Phelipe Menezes, Rony Petherson e Miro Bione
Atendimento – Alessandra Pires, Daniela Koury e William Borges
Cliente – Maria Eduarda Ferrer e Rômulo Soares
JCDecaux e VIOOH lançam mídia programática em OOH no Brasil – A JCDecaux, a empresa número 1 do mundo em mídia Out-of-Home, em parceria com VIOOH, líder global no fornecimento de plataforma de tecnologia (SSP) premium para mídia DOOH, anunciou na última terça-feira (21) o lançamento no mercado brasileiro da mídia programática. Com a plataforma VIOOH, a JCDecaux poderá oferecer aos seus clientes campanhas de mídia programática em suas telas digitais premium nos principais mercados do país, contribuindo para que as marcas criem conexões significativas com seus consumidores e assegurando o melhor retorno para as verbas de mídia. A plataforma VIOOH permite que os anunciantes criem campanhas flexíveis, eficientes e mensuráveis, incluindo OOH em seus planos de mídia programática. A VIOOH é uma SSP que dá acesso ao inventário digital da JCDecaux em São Paulo, cidade com o maior PIB da América Latina e do Hemisfério Sul. Com a VIOOH, é possível a entrega dos melhores ativos para a audiência desejada, garantindo a relevância de qualquer comunicação. A primeira campanha de mídia programática veiculada pela JCDecaux foi operacionalizada pela Yahoo – Demand Side Platform (DSP) – para o anunciante InfinitePay. Inicialmente, as campanhas de mídia programática DOOH estarão disponíveis apenas no mobiliário urbano de São Paulo, com extensão prevista para o Rio de Janeiro e para os ativos da JCDecaux no metrô e no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. A SSP VIOOH foi lançada em 2018 em Londres e vem trabalhando em parceria com a JCDecaux ao longo dos últimos quatro anos. Atualmente, a ferramenta está presente em 17 países.
Guaraná Antarctica conquista o Leão de Ouro na categoria Entertainment for Sports, em Cannes, com o Movimento #presanos80 – Dar visibilidade ao futebol feminino do Brasil e reforçar a importância do aumento do investimento na modalidade no país. É com essa premissa que nasceu o movimento #presanos80, de Guaraná Antarctica, com criação da agência Soko. E se as mulheres ainda lutam por essa igualdade dentro de campo, fora dele a iniciativa já é campeã. Na terça-feira passada, o case foi premiado com o Leão de Ouro, na categoria Entertainment for Sports, no Festival de Cannes Lions. Logo no lançamento da iniciativa, Guaraná Antarctica resgatou um de seus primeiros rótulos para lançar uma edição especial, que teve toda a renda das vendas revertida para a ONG Meninas em Campo, que trabalha o desenvolvimento da modalidade entre as mulheres. A marca ainda multiplicou o valor arrecadado por três e garantiu que o dinheiro fosse investido para fortalecer a descoberta e o desenvolvimento de novos talentos do esporte. Tudo isso para mostrar que, após ser regulamentado no país apenas na década de 80, o futebol feminino seguiu parado no tempo.
Ambev, no Brasil, recebeu 20 leões nas últimas três edições de Cannes – “O futebol feminino é um dos pilares principais de Guaraná Antarctica, nossa trajetória já conta com grandes projetos focados em apoiar o esporte e as atletas. O movimento #presasnos80, criado para dar visibilidade e reforçar a importância do investimento no futebol feminino contou com uma estratégia inovadora para aumentar a visibilidade do esporte no Brasil, além de deixar um legado para as futuras craques da bola”, destaca Juliana Grinberg, diretora de marketing do Guaraná Antarctica. O futebol feminino e a marca, aliás, têm formado uma dupla de sucesso no festival. Em 2021, a iniciativa She Can já havia sido premiada. Vale lembrar que a Ambev recebeu 20 leões nas últimas três edições de Cannes, o que ajudou a AB InBev a ser reconhecida como a companhia mais criativa do planeta, ao levar o prêmio Creative Marketer of the Year em 2022. Com oito cases inscritos neste ano, incluindo #presanos80, resta saber onde a Ambev vai parar…
Brahma conquista o Leão de Ouro no Festival de Cannes, na categoria Social & Influencer, com Cabelo Cremoso – Após fazer a cabeça dos jogadores, das jogadoras e até mesmo de quem ama o futebol, o Cabelo Cremoso de Brahma, agora, conquistou o júri do Festival de Cannes Lions. Na quinta-feira passada, dia 23 de junho, o case, de Brahma com criação da agência Africa, foi premiado com o Leão de Ouro na categoria Social & Influencer – o trabalho ainda conquistou um troféu de prata e outro de bronze nesta mesma categoria. Essas não são as primeiras premiações de Cabelo Cremoso nessa edição do festival. Antes, o case já tinha levado o Leão de Prata em Entertainment for Sport, um de Bronze em Brand Experience & Activation. A iniciativa segue a trajetória criativa de Brahma dentro do futebol. Em 2021, a marca fez a cabeça dos jogadores e jogadoras ao levar sua Brahmosidade para dentro (e fora) de campo em parceria com Ariel Franco, o Rei do Blindado e conhecido pela criação de cortes icônicos.
Premiação ratifica papel criativo da Ambev no Brasil e no mundo – Assim, a cerveja Nº1 da modalidade lançou uma nova moda com um corte especial para os atletas e torcedores. Reinaldo, do São Paulo, Rossi, ex-Bahia, Cacau, ex-Corinthians, Thiago Silva, Jorginho, entre outros e outras, aderiram ao visual, assim como o influenciador Arthur Piccoli. “Entre tantas coisas, o cabelo dos jogadores e jogadoras é algo icônico dentro do futebol. Alguns ficam marcados não apenas pelo que fazem dentro de campo, mas pelo visual icônico. Então, de forma inusitada criamos esse corte que ditou moda no último ano e gerou muita conversa não apenas dentro do universo do futebol. Cada vez mais, queremos fazer ações que criem tendências de uma maneira leve e descontraída, nos aproximando ainda mais das pessoas e de tudo o que elas gostam”, afirma Mariana Santos, gerente de estratégia de Brahma. Esse é o segundo Leão de Ouro conquistado pela Ambev neste ano. Guaraná Antarctica ficou com a premiação máxima na categoria Entertainment for Sport, com #presano80. Vale lembrar que a Ambev recebeu 20 leões nas três edições anteriores de Cannes, o que ajudou a AB InBev a ser reconhecida como a companhia mais criativa do planeta, ao levar o prêmio Creative Marketer of the Year em 2022.
Palco Beats: iniciativa vai assumir os cachês de artistas Trans – Qual o último show de uma pessoa trans você viu? Consegue lembrar? Sabemos que o talento nunca esteve em falta, mas por que tantos palcos seguem sem apresentar diversidade para travestis e pessoas trans binárias e não binárias? Para colaborar com a visibilidade desses artistas, Beats acaba de assumir o compromisso do Palco Beats, uma iniciativa que vai bancar o cachê de artistas maiores de 25 anos selecionados em palcos de diferentes casas de shows espalhadas pelo Brasil, com o objetivo de ampliar a voz dessa geração de artistas e levar cultura para os quatro cantos do país. A logística é simples – os locais que desejarem receber artistas trans em seus eventos devem entrar nas redes sociais de Beats (@beatsoficial) e preencher o formulário de inscrição. Artistas a partir de 25 anos também podem fazer o mesmo, em um outro formulário para o recebimento de talentos.
Beats quer dar mais visibilidade para travestis, pessoas trans binárias e não binárias em palcos espalhados pelo Brasil. – Para ajudar na conexão dos espaços e destes artistas, a [DIVERSITY BBOX] Consultoria (negócio social voltado para a promoção de Diversidade, Equidade e Inclusão em empresas e instituições) e o Instituto [SSEX BBOX] entram com a curadoria do projeto, e Beats com o pagamento do cachê para realização dos shows que forem selecionados. “Não existe justiça social sem justiça econômica e dar esse acesso aos palcos para comunidade artística Trans é peça central da discussão sobre inclusão, equidade e o sobre futuro do trabalho”, explica Pri Bertucci, pessoa trans não binária, idealizadora da Marcha do Orgulho Trans, CEO da [DIVERSITY BBOX], consultoria especializada em diversidade e equidade e fundadora do Instituto [SSEX BBOX].
Apostar na diversidade é um dever – “Beats é a marca de todas as festas e o Palco Beats foi a maneira que encontramos de trazer talento, diversidade e curtição para nosso público. Nosso desejo é atuar como uma vitrine literal para os talentos e potências que sabemos que existem na comunidade trans, colaborando, desta forma, não somente com a expansão da agenda cultural no nosso país mas, principalmente, na amplificação destas vozes incríveis, em palcos que estejam abertos para recebê-las, conta Thayná Duarte, Coordenadora de Inteligência Cultural de Future Beverages na Ambev. “Neste ano começamos o projeto com o apoio a Marcha do Orgulho Trans e temos muitas novidades pela frente, não vamos parar por aqui!”, completa.
Quem embarcou com Beats nessa história, foi a artista indicada duas vezes ao Grammy Latino e mulher trans Raquel Virgínia – “Apoiar a cena artística trans é uma aposta certa. O talento que essa comunidade traz é notório. Precisamos apoiar a diversidade também em cima dos palcos. O que estamos fazendo é levar talento para diferentes pessoas”, ressalta a artista. O Palco Beats foi idealizado pela agência SOKO. “Quando começamos a desenhar o projeto com o time BEATS, nossa principal preocupação era em construir algo que causasse um impacto real na comunidade. Mais do que fazer um filme no mês de junho, precisávamos agir de forma efetiva pela causa” comenta Isabela Marangoni, Creative Leader na SOKO, agência da marca . “Palco BEATS” é uma iniciativa que conta com recursos destinados a um só objetivo: levar mais artistas trans e travestis para os palcos. Estamos muito felizes com o lançamento deste projeto que está apenas começando” finaliza.
Ação da L’Oréal Paris contra o assédio ganha Leão em Cannes – A iniciativa “Paywall Down”, da L’Oréal Paris, criada pela agência de publicidade WMcCann na ocasião do lançamento do movimento global Stand UP: contra o assédio nas ruas, foi vencedora do Leão de Bronze na categoria Media – Excellence in Media Insigths & Strategy no Cannes Lions 2022, o maior festival de criatividade do mundo. Com o mote “Quanto mais você sabe, mais fácil é combater o assédio”, a ação teve como principal objetivo trazer luz ao tema do assédio oferecendo informação como a melhor ferramenta para o combate. Segundo pesquisa da marca com a Ipsos, de março de 2021, 88% das mulheres brasileiras já foram assediadas nas ruas. Mas como combater o assédio com informação se 75% das pessoas lêem fake news diaramente? E apenas 1% paga por notícias? Para enfrentar o assédio no Brasil, é preciso antes de tudo combater a desinformação.
Na era de desinformação, marca patrocinou, em ação inédita, a leitura de matérias que continham assédio como tema – Diante desce cenário, a L’Oréal Paris patrocinou a leitura de matérias que continham o assédio como tema central, liberando os acessos para leitores nos principais títulos da Editora Globo e da Globo Condé Nast – jornal O GLOBO e revistas Marie Claire, Glamour, GQ e Vogue. Os resultados foram um aumento de 2.611% no pageviews em matérias sobre o tema, sendo 300% apenas na revista GQ, majoritariamente voltada para o público masculino. A ação ainda registrou aumento em 122 milhões de novos acessos aos sites e somou mais de 25 milhões de impressões no total. “É nosso dever enquanto marca uma marca feminina e feminista, líder mundial, prestar apoio e trazer ações que despertem consciência na sociedade através da educação, debates e discussões, com o objetivo de criar um movimento transformador, e Stand Up pra mim é isso. Esse prêmio só reforça a importância do tema e o quanto é necessário e urgente acelerar a pauta na sociedade,” comenta Laura Parkinson, diretora de marketing da L’Oréal Paris no Brasil. .
A iniciativa faz parte do lançamento do movimento global de conscientização Stand Up – “O Paywall Down nasceu para trazer mais informação à população sobre um tema tão importante: o assédio nas ruas. E ver uma marca como a L’Oréal Paris conduzindo essa iniciativa mostra como as marcas estão ajudando no desenvolvimento da sociedade. Isso por si só já é um grande prêmio. A premiação em Cannes é uma consequência dessa atitude”, comenta Renata Bokel, COO & CSO da WMcCann. A iniciativa faz parte do lançamento do movimento global de conscientização Stand Up, que realiza um treinamento antiassédio desenvolvido em parceria com a ONG americana Hollaback, para auxiliar homens e mulheres, testemunhas ou vítimas, a intervir com segurança diante de situações de assédio.
Conheça o case:
PORTUGUÊS:
INGLÊS:
Itaú Unibanco incentiva mudança de comportamento em campanha sobre meios de pagamento digitais – O Itaú Unibanco, maior emissor de cartões do Brasil, inicia um novo movimento de incentivo ao uso das modalidades de pagamento digitais, por meio de uma campanha nacional iniciada esta semana. Com foco em promover o uso das wallets — carteiras digitais para pagamento por aproximação com o celular — e do cartão virtual, a iniciativa visa reforçar a praticidade e segurança do uso dessas modalidades em compras presenciais e online, sem a necessidade de ter o cartão físico em mãos. Com essa abordagem, a campanha pretende liderar uma mudança de comportamento dos consumidores em relação aos meios de pagamentos — o que está alinhado ao pioneirismo e inovação que são marcas do Itaú no negócio de cartões. “Em 2021, fizemos nossa maior campanha de cartões trazendo o mote ‘O Itaú tem um cartão que dá match com você’, para reforçar o portfólio do banco no segmento — o maior do país — com uma grande variedade de propostas de valor e parceria. Agora, estamos evoluindo esse movimento, mostrando que o match do Itaú com seus clientes também se dá por meio das modalidades de pagamento e da inovação que faz parte de nosso DNA. Os pagamentos digitais podem ser utilizados em qualquer momento e situação; estamos buscando promover uma mudança de comportamento em nossos clientes, porque queremos que eles mudem seus hábitos e aproveitem cada vez mais as vantagens dessas modalidades”, explica Guilhermo Bressane, diretor de Marketing do Itaú Unibanco.
Assinada pela Galeria, a campanha tem ações previstas em TV, OOH (mídia externa) e múltiplas ramificações digitais – “Como líder de mercado no país, o Itaú busca sempre ser protagonista na adoção de novas tecnologias de pagamento. Fomos o primeiro banco do Brasil a ter a carteira completa de wallets e a oferecer o cartão virtual, em 2015. Sabemos que muitas pessoas ainda preferem usar o cartão físico, por conta do hábito, mas as modalidades digitais trazem uma camada extra de proteção, além da praticidade de poder deixar a carteira em casa. Por isso, é importante que as pessoas conheçam essas soluções”, afirma Mário Miguel, diretor de Cartões do Itaú Unibanco. A pandemia acelerou a adoção das carteiras digitais, com a retomada do consumo fora de casa. Apenas no 1º trimestre de 2022, o valor transacionado utilizando pagamento por aproximação cresceu 375% na comparação com o primeiro período de 2021, considerando as compras feitas com cartões do Itaú e as realizadas em maquininhas da Rede. O mesmo movimento é observado no uso do cartão virtual, que vem ganhando cada vez mais adesão entre os clientes na hora das compras online. Em 2021, foram gerados duas vezes mais cartões virtuais pelos clientes do banco do que no ano anterior. E em 2022, o número de transações realizadas com cartões virtuais já cresceu 296% – sendo que o total gasto utilizando esta modalidade teve avanço de 190% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Mudança de hábito – Pesquisas realizadas pelo banco mostraram que a adesão das pessoas ao uso dos meios de pagamento digitais está menos conectada a eventuais dificuldades de uso ou medos, e mais relacionada a hábitos já consolidados e a um desconhecimento das soluções e de seus benefícios. “Assim como evoluímos no passado do dinheiro físico e do cheque para o plástico, com toda a praticidade que isso trouxe, entendemos que era o momento de fazer essa virada forte para uma mudança de hábito dos brasileiros em relação aos pagamentos. Queremos ser precursores de um movimento de mercado, que é importante não só para o Itaú, mas para toda a indústria. Nosso objetivo é ajudar o consumidor a adentrar nesse mundo, dar esse estímulo e conhecimento para que as pessoas comecem a usar e tenham um grande benefício em termos de comodidade, praticidade e aumento de segurança nas suas compras”, afirma Mário Miguel, diretor de cartões.
As soluções de pagamento digitais estão disponíveis para os cartões que compõem o portfólio do Itaú Unibanco – Para isso, a campanha vai focar nos sentimentos gerados pela utilização das soluções digitais, mostrando como o ecossistema completo de soluções digitais do Itaú pode facilitar a vida de seus clientes, em diferentes momentos e ocasiões. Sempre com foco em suas necessidades — mantendo a possibilidade de uso do cartão físico para quem quiser. Entre os conteúdos previstos, também estão pílulas construídas para públicos específicos, contextualizando o uso das soluções no momento de cada transação, com o intuito de ensinar a como usar de uma maneira fluida, conectada com cada jornada. As soluções de pagamento digitais estão disponíveis para os cartões que compõem o portfólio do Itaú Unibanco — incluindo tanto cartões de crédito e débito de marcas próprias, quanto as múltiplas parcerias com grandes operações de varejo e da indústria, como Magalu, Pão de Açúcar, Extra, Assaí, Ponto, Big, Carrefour, Ipiranga, CVC, Polishop, Latam, Azul, Vivo, Fiat, Volkswagen, Ford, Samsung e Mitsubishi.
O link do vídeo da campanha está disponível
FICHA TÉCNICA – CAMPANHA Cartões 2022
Agência: Galeria
Cliente: Itaú Unibanco
Produto: Itaú Cartões
Campanha: Cartões 2022
Data da Produção: Junho 2022
CCO: Rafael Urenha
Direção Executiva de Criação: Rynaldo Gondim
Criação: Rynaldo Gondim, Mário Cintra e Eugênio Lima.
Atendimento: Ana Coutinho, Denise Vieira, Nathalia Chaves, Vanessa Bortolosso e Lucas Freitas.
Planejamento: Carolina Melo, Marcio Rodrigues, Marcela Leal, Mariana Sena Sophie Soares e Thaís Mota
Mídia: Paulo Ilha, Sofia Raucci, Mauricio Cruz, Pedro Santana, Ana Júlia Crivellaro, Marcella Gama, Laís Barros, Thiago Rodrigues, Gabrielle Rodrigues e Ana Beatriz de Carvalho
RTVC: Ducha Lopes, Fabio Truci e Beatriz Brandão.
Aprovação do Cliente: : Eduardo Tracanella, Guilhermo Bressane, Natália Barreira, Renato Stefani e Mafe Candeloro.
Produtora: Hungry Man
Diretor: JC Feyer
Managing Partner: Alex Mehedff
Executive Producer: Alex Mehedff
Executive Creative Producer: Fábio Pinheiro
Creative Assistants: Leandro Côrte e Vitória Zamfolini
Line Producer: Bea Couto e Rodrigo Castello
Business Affairs Manager: Matheus Rosa
ADs: Camila Latorre e Fabiana Luz
Diretor de Fotografia: André Faccioli
Diretor de Arte: Frederico Pinto
Figurinista: Marcelo Sommer
Head of Production: Maran Poian
In-house Production Coordinator: Gabriel Sidorenko e Rafaela Pellegrini
Diretor de Produção: Gisele Castilho
Produção de Elenco: Alice Wolfenson e Neto Avena
Head of Post-Production: Rodrigo Oliveira
Post Production Team: JP Oliveira e Michael Eduardo
Montador: João Franco
Finalizador: Trooppost
Pós-produtora: Bússola
Color Grading: Burn Color Grading
Produtora: Raw Audio
Produção Musical: Fernando Forni, Ricardo Pinda e Rogerinho Pereira
Direção Musical: Hilton Raw
Sound Design e Mixagem: Enrico Maccio e Philip Braunstein
Atendimento: Carol Peternelli
Coordenação: Robério Barbosa
Locutores: Leticia Botegga (filme bolsinha), Emerson Espindola (filme genia), Caro Carvalho (tutoriais), Caio Guarnieri (tutoriais)