O ato de doar é uma decisão individual, com base na empatia, no amor e na esperança. No próximo dia 27 de setembro é celebrado o Dia Nacional da Doação de Órgãos, data marcada pela conscientização para a importância de se tornar um agente da vida. Por isso, a Rede Meridional irá realizar uma ação na Praça Expedito Garcia, em Cariacica, entre 15 e 18h desse dia, com o tema “Seja um Multiplicador: Espelho da Empatia”. No local, uma estrutura será instalada para chamar a atenção dos que passarem por ali. A ação consiste em duas pessoas se olharem no espelho e verem a imagem do próximo refletida enquanto informações importantes sobre a campanha são transmitidas por fones de ouvido. No Espírito Santo, atualmente, quase 2 mil pessoas aguardam um órgão na fila de espera. A Rede Meridional irá realizar também, no mesmo dia, uma live em sua página do Instagram com o tema “Doação de órgãos: seja um MultiplicaDoador”,a partir das19h30.
McDonald’s lança combo com pacote de figurinhas do Álbum Oficial da Copa do Mundo da FIFA 2022 da Panini – O evento esportivo mais aguardado do ano se aproxima e o McDonald’s, patrocinador oficial da Copa do Mundo da FIFA 2022, preparou uma ação especial para entrar na febre das figurinhas oficiais da competição. A novidade chega em formato de um combo especial, pedida perfeita para os colecionadores que querem matar a Fome de Méqui. O “Combo Figurinhas” é composto por uma McOferta, com bebida Coca-Cola, e uma sobremesa Méqui, além de um pacote oficial de Figurinhas da Copa do Mundo FIFA 2022, podendo ser adquirido diretamente nos balcões dos restaurantes, McDelivery e Drive-Tudo em todo o Brasil. Para os que gostam de praticidade e ainda mais benefícios, é possível também adquirir a novidade por meio do Peça e Retire, garantindo o dobro de figurinhas! Basta acessar a opção no aplicativo do McDonald’s, selecionar o restaurante que deseja retirar o pedido e escolher o “Combo Figurinhas”.
McDonald’s se une a Panini e Coca-Cola para deixar os combos da marca ainda mais especiais e entrar de cabeça no clima do futebol – Depois de finalizada a compra é só se dirigir ao estabelecimento e retirar o pedido em um dos formatos disponíveis. “É um prazer para nós poder trazer iniciativas como essa para o país mais apaixonado pelo futebol. Poder atrelar o esporte ao que o McDonald’s tem de melhor a oferecer é perfeito, principalmente com a praticidade que buscamos atingir com nossos canais de atendimento e, em especial, com o Peça e Retire. Seguiremos pensando nas melhores maneiras de atrelar a experiência da marca ao futebol e temos muitas novidades vindo para celebrar esse ano de Copa do Mundo”, comenta João Branco, VP de Marketing do McDonald’s Brasil. Com a possibilidade de abrir um pacotinho logo depois de comer o Combo Figurinhas, a iniciativa também tem como objetivo transformar alguns restaurantes da marca em pontos de troca, como o Méqui 1000, na Av. Paulista. As figurinhas também podem ser adquiridas avulsas, pelo preço de R$ 4,00 cada. Esta ação é válida enquanto durarem os estoques. Para não perder as próximas novidades da marca na Copa do Mundo FIFA 2022.
Ativação produz concurso cultural para a Gerdau e fomenta produções regionais no Rock in Rio – A Gerdau levou bandas do Ceará, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro para tocarem pela primeira vez no Rock In Rio, por meio do concurso Gerdau, me leva pro Rio!, produzido pela Ativação. A iniciativa, que foi toda operacionalizada pela agência capixaba, teve Ivete Sangalo como embaixadora e curadoria de Rodolfo Simor, produtor e músico indicado ao Grammy Latino, e fomentou as produções culturais locais. Foram 312 bandas inscritas de todas as cidades onde a Gerdau produz aço no Brasil. As vencedoras: Arquelano, de Maracanaú (CE); Radioativa, do Rio de Janeiro (RJ); e Tria Arás, de Divinópolis (MG) fizeram suas apresentações no último dia 11, no espaço da Gerdau no Rock in Rio. Ganharam ainda o Disco de Aço, um troféu simbólico do concurso e ainda devem receber a consultoria artística do Estúdio Bravo, de Rodolfo Simor.
Concurso Gerdau, me leva pro Rio! teve Ivete Sangalo como embaixadora e 312 bandas inscritas de várias regiões brasileiras – “Lembro-me do dia 28 de junho quando o Pedro Torres, líder global de Comunicação e Marca da Gerdau me ligou dizendo que queria aprofundar o Rock in Rio com a gente. Nessa mesma ligação iniciamos o briefing e passamos alguns minutos falando dos próximos passos. Daí em diante integramos os times Gerdau e Ativação em um processo de construção para tirar a ideia do papel e transformá-la em realidade, em tempo recorde. No momento de celebrar os 15 anos da Ativação, está aí um presentão!”, comemora o Diretor de Contas da Ativação, Welder Siqueira. Além da criação e operacionalização, desde a identidade visual, o site, toda a seleção do concurso, as liberações legais, a curadoria para julgamento, a logística das bandas até o Rio, a coletiva de imprensa e o vídeo-case do projeto, que registrou os momentos mais importantes das bandas no Rio, foram de responsabilidade da Ativação.
Ivete Sangalo foi a madrinha desse projeto com a Gerdau – “O concurso foi um grande sucesso. Da mesma forma como essas cidades onde temos nossas operações nos acolheram, retribuímos dando palco para produções culturais locais que carregam toda a diversidade e a pluralidade da música brasileira, como parte dos investimentos da Gerdau na promoção da cultura. Acreditamos que a oportunidade de os levar para o maior festival de música e entretenimento do mundo foi um grande impulsionador para suas carreiras”, afirmou Pedro Torres, líder global de Comunicação e Marca da Gerdau. “Um prazer enorme ser madrinha desse projeto com a Gerdau, apoiando novos talentos da música do nosso país. É uma grande satisfação de fazer parte de uma iniciativa que valoriza nossa música, nossa cultura e que abrirá portas para novos talentos de várias regiões do Brasil”, ressaltou Ivete Sangalo.
A Gerdau foi o aço oficial do Rock in Rio Brasil 2022 – “Foi um privilégio colaborar nesta fantástica história que a Gerdau realizou no Rock in Rio 2022. As ativações das marcas são um show à parte no festival, fazer parte de uma dessas operações, atender as expectativas do cliente e a todos critérios da organização internacional do festival, foi uma das maiores realizações nesses 15 anos de Ativação”, complementa o Diretor de Produção da Ativação, Tony Tabosa. A Gerdau foi o aço oficial do Rock in Rio Brasil 2022, a marca foi responsável pela cenografia do Palco Mundo, o maior de toda a história do festival, desde 1985, com estrutura que levou 200 toneladas de aço Gerdau, 100% reciclável. Especializada em experiências, a Ativação é uma agência capixaba e vanguardista de Comunicação que promove conexões por meio de soluções criativas, unindo estratégia, criatividade e tecnologia. Ganhadora de diversos prêmios – duas edições seguidas do Prêmio Aberje, ouro e prata no AMPRO Globes Awards (a maior premiação do Live Marketing no Brasil), tem no portfólio o atendimento a marcas como Vale, Unimed, Claro, Rede Gazeta, Sesi Senai, Nutri Import, Governo do Espírito Santo, Fibria, Devassa, Detran, Dell, entre outras.
Case de L’Oréal Paris é destacado entre melhores de cross media performance no YouTube Brandcast 2022 – Equalizar os investimentos de mídia do cliente de modo a obter os melhores resultados é um dos principais desafios vividos pelas agências. Para o lançamento de Revitalifit Hialurônico Sérum Preenchedor, L’Oréal Paris, em um trabalho colaborativo com o Google e a agência WMcCann, construiu uma estratégia de mídia mesclando TV e YouTube para potencializar os resultados da campanha, aumentando a eficiência no target. O sucesso dessa estratégia foi contado no Brandcast 2022, evento anual realizado pela plataforma de vídeos para agências e anunciantes. Com essa estratégia, construída a partir de uma metodologia que cruzou os dados do painel de audiência da Kantar com a base do YouTube, a marca conseguiu eficiência de mídia. O YouTube foi responsável por 39% do alcance da campanha no target feminino 25+, com 18% do investimento total. 88,1% dos impactos no target também foram obtidos na plataforma. “Cada vez mais entendemos que é fundamental criar um mix de mídia que otimize os nossos recursos, garantindo eficiência e relevância dentro do nosso target. O YouTube surgiu como um parceiro de negócio importante, que tem nos ajudado muito nesse sentido”, disse Victor Soffiatti, diretor de Mídia e Dados da L’Oréal.
Lilia Cabral é a estrela da nova campanha da Usaflex – Uma das marcas mais tradicionais de calçados do Brasil traz o conceito “Confortável no Seu Corpo” para estrear a campanha da nova coleção verão 2023. Com um convite à auto aceitação, à liberdade de ser quem é, a Usaflex escolheu a atriz Lilia Cabral para estrelar a campanha, pela sua trajetória profissional, pessoal e por ser uma mulher que representa muito bem a maioria das brasileiras. Após dois meses de negociação e produção, a campanha, assinada pela Invento Casa Criativa, agência de Publicidade, poderá ser vista no catálogo, redes sociais, mídia on line e em filmes de 15 e 30 segundos nos canais fechados, vinheta de 5 segundos como patrocinadora nos programas Cozinha Prática (no período de 22/09 até 31/10) e no Saia Justa (setembro a dezembro), além da versão de 45 segundo para digital. “A Lilia é uma mulher elegante, que amadureceu de uma maneira natural, sem preconceitos, assumindo sua própria identidade ao longo da vida e, levamos tudo isto em conta ao escolhermos a atriz como protagonista da nossa campanha de verão”, diz Claudio Teixeira, diretor de marketing da Usaflex.
O filme traz a atriz com os calçados e bolsas da coleção verão 2023 – Durante a gravação, a atriz se declarou usuária da marca mesmo antes do convite. “Como fico horas em pé, por causa das longas gravações, procuro sempre usar um calçado confortável e, confesso, sem ‘puxar sardinha para o meu lado’ que, com os scarpins da Usaflex consigo ficar até 12 horas em pé e nem percebo”, diverte-se. Sobre o conceito da nova coleção: Confortável no Seu Corpo, Lilia diz que bem-estar para ela é se sentir confortável com você mesma. “Conforto não é apenas aquilo que você calça ou veste, é estar em um contexto confortável. Onde as pessoas não são hostis, onde há carinho, generosidade e empatia. Se você está bem com você, automaticamente tudo fica bom. O conforto também está muito ligado à empatia. Se colocar no lugar do outro é mais prazeroso do que tentar mostrar o que você é, o que você pensa. É preciso ter humildade, não se esquecer que as coisas são passageiras e o que importa é curtir a vida com bem-estar”.
Ficha técnica
Agência: Invento Casa Criativa
Direção: João França e Pedro Molinos
Produtora: Belina Filmes
Produção de Voz: Vox Haus Serviços de Produção Musical
Roteiro: Invento Casa Criativa
Coordenação de produção: Camila Backes
Produção Executiva: Simone Ferreira
Diretor de Cena: João França e Pedro Molinos
Direção de fotografia: Pedro Molinos
Direção de arte: Tanise Gomes Pereira
Assistente de arte: Kyara Campos
Cenografa: Luciana Maeda
Produtora de objeto: Luciana Maeda
Produção de Elenco: Brenda Roque
Figurino: Rafael Cietto
Maquiador: Lavoisier
Trilha e SFX: Vox Haus
YouTube Brandcast 2022 – Case do Banco do Brasil é selecionado como o melhor da plataforma – Como o Banco do Brasil rejuvenesceu o seu público de forma eficiente e rentável com a ajuda do YouTube? Essa é uma das perguntas respondidas no vídeo case YT 4 Biz Results, que foi exibido no Brandcast 2022, evento anual realizado pela plataforma para agências e anunciantes. O conteúdo, produzido pelo YouTube, traz depoimento da CMO do BB, Paula Sayão, e conta como a instituição financeira, em um trabalho colaborativo com o Google e as agências WMcCann e Lew’Lara/TBWA, desenvolveu um programa de aceleração e uma consultoria criativa para responder uma necessidade de negócio importante: aumentar o reconhecimento da marca de 214 anos entre o público 18-35 anos, fundamental para aumentar a eficiência e rentabilidade da marca. Dessa estratégia nasceu a campanha sazonal de Dia das Mães, focada na comunicação com os filhos por meio delas.
Vídeo apresentado no palco do maior evento do YouTube no Brasil, mostra como a instituição conseguiu rejuvenescer o público com uma estratégia voltada para a plataforma – A união da eficiência de mídia e relevância criativa no YouTube gerou melhores resultados de marca e negócio para o BB. Com dados demonstrando a relevância do YouTube, métricas de campanhas antigas e simulações de plano, o share da plataforma na estratégia de distribuição foi aumentado em 11%, trazendo um alcance incremental de 3.7pp no target da campanha, gerando aumento de eficiência. “Tínhamos um desafio que pôde ser solucionado porque contamos com a expertise de parceiros importantes, como o YouTube. O YouTube não é, para nós, apenas uma mídia, mas um parceiro de negócio que trouxe uma solução. Estou muito feliz de poder contar esse case nesse evento tão importante para nossa indústria”, afirma Paula Sayão.
Coisas Grandiosas: Homenagem à jornalista Jeanne Bilich será reexibida em outubro – O sábado, 24 de setembro, foi especial para muitos capixabas. Uma manhã de emoções e de homenagens para a jornalista Jeanne Bilich, contadas no filme produzido por Sidemberg Rodrigues na sala 4 do Cinemark, no Shopping Vitória. Além de convidados, amigos e familiares, os idosos do Asilo dos Idosos de Vitória também prestigiaram a produção. Quem não pode comparecer terá uma nova oportunidade de assistir a homenagem. A previsão é dia 20 de outubro no Cine Jardins, em Vitória. Na foto, Carla Gomide, superintendente do Asilo dos Idosos de Vitória e Sidemberg Rodrigues, amigo da homenageada e diretor do filme.
Foi feito um making off da regravação da canção e este evoluiu para um documentário – Jeanne, que foi âncora do Jornal da TV Vitória, além de ter atuado em vários veículos no ES, impressos, radiodifusão, internet e eletrônicos em geral, faleceu recentemente, tendo o amigo prometido a regravação da música após sua morte – como forma de “alegrar sua versão ectoplasma” (como ela mesma falava, rindo bastante) – e de evocar sua memória. “Foi feito um making off da regravação da canção e este evoluiu para um documentário”, afirma Fernando Cardoso. O Filme Coisas Grandiosas, retrata a amizade entre Sidemberg Rodrigues e Jeanne Bilich foi exibido na manhã de sábado, para uma platéia que se emocionou com a produção.
Hélio Ziskind cria jingle sobre banho dos pets para Cafuné – Criador da famosa música sobre a hora do banho do castelo mágico que atravessou gerações, o artista foi convidado pela marca Cafuné para criar uma canção para deixar a hora do banho dos bichinhos mais divertida. O músico se desafiou a criar um jingle na era TikTok junto com a marca, que vai inaugurar seu perfil na plataforma. Com composições melódicas e letras inteligentes, Hélio Ziskind construiu uma carreira sólida na música infantil. Uma das canções mais conhecidas de Ziskind, de 1995, narra o banho de um ratinho e é cantada no chuveiro por crianças e adultos desde então, trazendo diversão para esse momento. Vinte e sete anos depois, Hélio aceitou o desafio de compor um jingle para a hora do banho dos nossos amigos de quatro patas, a pedido da marca de petcare Cafuné.
Autor de composições que marcaram gerações abraça desafio de criar jingle na era TikTok – “Eu fiquei animado com o convite de Cafuné, que trazia esse desafio de elaborar uma composição que fosse alegre e que chamasse a atenção de diversas gerações. E narrar esse momento de cuidado e intimidade entre tutor e pet foi uma coisa bem gostosa, fiquei muito satisfeito com o resultado, e acho que meu gatinho Fefi também ficou!”, afirma Hélio se referindo ao seu gato de estimação. É muito difícil esquecer uma música com tanto afeto e com um refrão “chiclete”. Uma das explicações para esse fenômeno é que os sons são codificados por diferentes regiões do cérebro, como auditivo, visual e emocional, justamente por essa razão o estímulo a qualquer dessas regiões pode desencadear uma memória musical. “Somos uma geração que praticamente aprendeu a tomar banho com a música do ratinho, era ligar o chuveiro que ela vinha na cabeça de forma automática. Pensamos ‘como seria se tivéssemos uma canção para envolver também o banho dos nossos pets?’ E não tinha como ser outra pessoa compondo, era uma missão assinalada para o Hélio”, afirma Renata Cunha, gerente de marketing de Cafuné. Cafuné propõe que a hora do banho seja uma extensão da brincadeira dos bichinhos e o portfólio da marca traz produtos que prezam o bem-estar dos animais, com extratos naturais, sem parabenos e opções sem fragrância, garantindo a diversão. Com o estilo único de Ziskind, o jingle convida os pets com o “Vem Cáfuné!”, incentivando que os próprios tutores deem banho, aproveitando a oportunidade de fortalecer a conexão e confiança com o animal.
Ficha Técnica:
Agência: 153\BBA
Cliente: UNILEVER
Marca: Cafuné
Job: Campanha Jingle Institucional
Nome: (Cachorros) Vem Cafuné / (Gatos) Vem Cafuné Lencinhos
Direção de Criação: Lucca Machado
Criação: Karla Kern; Lucca Machado; Tato Castro; Bruna Mitchell; David Ernst
Executiva de Contas: Karla Kern; Fernanda Bittencourt
Música (letra, melodia, arranjo): Hélio Ziskind
Gravadora: MDC
Atendimento Gravadora: Roberto Ruiz
Agência de Supervisão Musical: BigSync
Supervisor Musical: Alex Menck
Coordenadora Musical: Luiza Castro
Aprovação: Teo Figueiredo; Renata Cunha; Bryan Lacerda
ZAP+ define “Dignidade do Morar” como causa da marca – O ZAP+, unidade de negócios imobiliários da OLX Brasil, acompanha de forma atenta o debate sobre o acesso à moradia digna e, com foco na responsabilidade social, elege o tema “Dignidade do Morar” como causa da marca. Para avançar em ações, pesquisadores e interessados do mundo acadêmico de todo o Brasil estão convidados para participação no edital com foco no desenvolvimento da pesquisa sobre o “Papel da tecnologia e dos dados na dignidade do morar”. A ação será liderada pelo braço de inteligência imobiliária do ZAP+, o DataZAP+. “Enquanto signatários do Pacto Global da ONU, nos comprometemos a apoiar ações que visam a criação de um mundo melhor por meio da responsabilidade social e sustentabilidade. Nesse sentido, uma das nossas propostas é garantir que as pessoas tenham acesso à moradia digna, que é uma condição fundamental para todos. Sabemos que é um grande desafio, por isso, convidamos o mercado para discussão e, juntos, buscarmos soluções”, afirma Gabriela Zaninetti, VP de Marketing do ZAP+. Com a mobilização de estudiosos e pesquisadores, a expectativa é que o resultado deste trabalho contribua de forma efetiva como base legítima para ações concretas de acesso à moradia.
Unidade de negócios imobiliários da OLX Brasil lança, no Conecta Imobi 2022 – Segundo Danilo Igliori, VP Economista-Chefe do DataZAP+, o tema do estudo foi definido a partir do enorme potencial que a tecnologia tem para contribuir com o avanço da moradia digna. “Vivemos em uma era em que nossa capacidade de gerar e processar dados cresce exponencialmente, e é evidente que o uso dessas informações pode transformar atividades econômicas, bem como nossa forma de viver. Por meio do estudo queremos saber como podemos usar isso em favor da sociedade”, explica Igliori. “O mercado imobiliário tem um grande papel nessa transformação social. Sabemos que não é simples, por isso iremos começar promovendo um debate profundo sobre o tema. A partir do estudo, será possível termos uma visão real e dados concretos que serão insumos de engajamento e conexão da causa com a marca e sociedade. Acreditamos na união de todo o mercado para de fato promovermos mudanças e todos sermos agentes de transformação”, reforça Gabriela. As propostas devem ser enviadas até o dia 30 de novembro e serão submetidas a uma comissão avaliadora composta por profissionais internos e externos ao ZAP+. O projeto vencedor deve ser anunciado em dezembro deste ano. A expectativa é que as pesquisas comecem, efetivamente, em janeiro de 2023.
Frequência sonora das árvores e imagens do topo da floresta se transformam em música exclusiva da Klabin em homenagem ao Dia da Árvore – No Dia da Árvore, dia 21 de setembro, a Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, lança a campanha “As árvores que nos tocam”, com um filme e música exclusiva criada a partir da frequência sonora das árvores e de imagens registradas por drones do topo da reserva florestal da Klabin na cidade de Telêmaco Borba, no Paraná. Com assinatura da agência OMZ, a homenagem conecta o meio ambiente à música por meio da tecnologia. A agência reuniu um grande time para a produção, criação e interpretação da melodia. O produtor musical Arthur Joly foi o responsável por criar um sintetizador eletrônico capaz de traduzir a bioeletricidade que as árvores emitem e, em parceria com o compositor Silvinho Erné, transformá-las em partituras clássicas. A Orquestra Sinfônica de Heliópolis, mantida pelo Instituto Baccarelli foi convidada para interpretá-la.
om criação da agência OMZ, o trabalho colaborativo contou com a interpretação da Orquestra Sinfônica de Heliópolis – “Foi um grande desafio para a OMZ e uma imensa satisfação colocar em prática uma ideia audaciosa como essa e de criação verdadeiramente colaborativa. Conseguimos oferecer uma nova perspectiva de comunicação ao nosso cliente, capaz de expressar por meio de uma música autêntica a responsabilidade que a Klabin tem com o meio ambiente, especialmente em uma data tão importante para eles”, comenta Gabriel Muchon da OMZ. O resultado desse projeto é um filme de mais de três minutos que apresenta todo o processo de captação, criação e produção musical, e que também contou com a participação da produtora de áudio DaHouse e da produtora F5 Films. O filme está disponível nos canais digitais da Klabin e pode ser visto em klabin.com.br/diadaarvore. “As árvores são a base do negócio da Klabin e materializam o compromisso da Companhia com o meio ambiente. Buscamos por meio desta campanha sensibilizar as pessoas de um modo inovador, deixando que a própria floresta emita essa mensagem, que traduz, por meio da música, toda a beleza da natureza, que precisa e deve ser conservada. Criamos um filme poético, impactante e a nossa intenção é sensibilizar o público”, explica Carime Kanbour, gerente de Comunicação, Marca e Reputação da Klabin.
Ficha Técnica
Agência: OMZ
Cliente: Klabin
Campanha: “As árvores que nos tocam”
CEO: Davi Simões
Diretor de Planejamento: Daniel Oliveira
Diretora de Atendimento: Mayra Cordeiro
Diretor de Criação: Gabriel Muchon
Redator: Leandro Grijota
Diretor de Arte: Felipe Higashi
Planejamento: Guilherme Braga, Gabriel Pereira, Suelen Felix, Isabella Gutierres
Estratégia de Conteúdo Digital: Gabriel Rossett, Caio Arbulu, Erika Farias, Ricardo Devecz
Motion Graphics: Vinicius William
Atendimento: Camila Ferrari, Maria Helena
Produção: Tatiana Palezi
Gerente de Projetos: Vanessa Ferre
Mídia: Kauê Delvequio
Revisor: Cesar Gonçalves
Produtora de Vídeo: F5 Films
Produtora de Áudio: DaHouse
Direção Musical: Silvinho Erné, Lucas Mayer
Produtor Musical: Silvinho Erné
Composição: Silvinho Erné
Sound Design: Niper Boaventura, Silvinho Erné
Mix: Tiago Becker
Atendimento: Andrea Oliveira
Orquestra Musical: Instituto Bacarelli
Direção de Cena: Ricardo Cardoso Camargo
Direção de Fotografia: Ricardo Cardoso Camargo
Assistente de Direção: Giulia Baptistella
Diretora de Produção: Andrea Fachetti
Montagem: Renato Oliveira
Color Grading: Renato Oliveira
Produção Executiva: Marcio Fachetti, Andrea Fachetti, Adriana Fagotti
Atendimento: Marcio Fachetti
Coordenadora de Produção: Miriam Puga
Assistente de Produção: Bianca Landulpho
Som Direto: Rafaela Ferraz, Ozzy Azevedo
Operador de Câmera: Enrick Ananias
Foquistas: Mariana Ferracin, Bruno Bulgarelli
Assistentes Técnicos: Gabriel Rogich, Carlos Alberto Jeremias, Cainan Tozze, Rafael Michelato, Alessandro Meise, Gaffer Eduardo de Falco
Maquinário: Eduardo de Falco
Operador Câmera Drone: Emerson Pena, Murillo Henrique Ribeiro da Silva, Roseane Romão
Making off: Gabriel Rogich, Kayan Viana, Samuel da Silva, Sales Logger, Eduardo Gomes
Figurinista: Paulo Terra
Transportes: Denis, Correatur transportes, Adolfo Pereira Junior, Daniel Express Transportes
Agradecimentos: Teatro MASP SP