Educação financeira, muitas vezes, parece um assunto distante da população, mas reeducar as pessoas, que gastam além do que podem e precisam, é uma tarefa imprescindível para evitar futuros superendividamentos. Dessa forma, o Procon Vitória, que tem como objetivo promover e desenvolver uma política de proteção e defesa dos consumidores, baseada na educação para o consumo consciente e sustentável, elaborou uma campanha de consumo consciente diferente, amistosa e simpática, com abordagens positivas e sem culpabilização, promovendo a conscientização sobre a importância do planejamento financeiro.
Pense antes de gastar e evite se endividar – Com isso, a Criativa Propaganda criou um conceito diferente, que fala diretamente com o público, de forma leve, descontraída e contemporânea. O Procon Vitória, através de uma música, de um filme POP e uma dancinha chamada Pense, viraliza o conceito de que pensar mais vezes antes de comprar, evita o endividamento e é o caminho para a felicidade e a realização dos sonhos. Toda a estratégia foi pensada em veicular a campanha antes das datas que incentivam ao consumo e por isso a Campanha teve início no domingo, dia 06 de Novembro e vai até a Black Friday, data de maior incentivo ao consumo no mundo, fazendo as pessoas pensarem antes de consumir.
Ficha Técnica:
Agência: Criativa Propaganda
Cliente: Procon Vitória – Prefeitura de Vitória
Produto: Consumo Consciente
Título: Pense
Diretor de Criação: Ezen Tavares
Diretor de Arte: Marco Aurélio Monteiro
Redação: Guilene Leonardi
Planejamento: Roberto Figueiredo Rodrigues
Mídia: Sylviane Romano
Direção de Atendimento: Samantha Valladão
Produtora: Áudio Visual
Direção do filme: Marcos Luppi
Fotografia do filme: Alex Gouvea
Figurino: Cleitom Fonseca
Coordenador de Produção: Bob Redins
Produtora de áudio: Rec
Coreógrafa: Moira Dias
Fbiz é a nova agência do Sistema Alana – A agência Fbiz, liderada pelos CEOs Paulo Loeb e Fernand Alphen, passa a ser responsável pela comunicação do Sistema Alana, conjunto de organizações de impacto socioambiental, sem fins lucrativos, que promove e inspira um mundo melhor, mais justo, inclusivo, igualitário e plural para as crianças desde 1994, quando nasceu o Instituto Alana no Jardim Pantanal, zona leste de São Paulo. “O Alana é um combinado único de educação, ciência, entretenimento e advocacy realizados para promover e inspirar novas possibilidades de mundo. Um mundo melhor para as crianças – que é um mundo melhor para todos”, afirma Flávia Doria, Diretora Executiva do Alana. “Conheci o CEO do Alana, Marcos Nisti há 5 anos e, desde então, acompanho seu trabalho. Que alegria e responsabilidade participar desta organização cujo lema é honrar a criança!”, diz Paulo Loeb, CEO da Fbiz. Composto por três esferas independentes, interligadas, e de atuação convergente, o Sistema Alana envolve uma Organização da Sociedade Civil – o Instituto Alana, uma Fundação – a Alana Foundation, e um Núcleo de Negócios de Entretenimento de Impacto.
Quando uma criança chora, a gente levanta – O Instituto Alana conta hoje com programas próprios e parcerias estratégicas que buscam garantir condições para a vivência plena das múltiplas infâncias e é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Criado em 2014, o AlanaLab é o núcleo de negócios visando a transformação social por meio do investimento em empresas e iniciativas de comunicação de impacto, como a produtora Maria Farinha Filmes. Já a Alana Foundation é uma organização filantrópica familiar sediada nos Estados Unidos, que atua em justiça climática e meio ambiente, educação inclusiva e pesquisa científica na área de saúde por meio de parcerias e co-investimento – como o patrocínio do XPrize Rainforest, que busca melhorar a compreensão e a preservação das florestas tropicais do planeta e o Alana Down Syndrome Center com o MIT. “Quando uma criança chora, a gente levanta. Quando é o planeta que chora, a gente corre. A missão do Alana é a missão da humanidade das luzes. O que apaixona no trabalho do Alana é a alegria, a ginga, a bossa, esse espírito tão brasileiro de derrubar os piores obstáculos com o sorriso no rosto e o coração na mão.”, comenta Fernand Alphen, CEO da Fbiz.
Combos de cerveja artesanal na Copa do Mundo Catar 2022 – O clima da Copa do Mundo de futebol está no ar! Com a divulgação da lista de convocados na segunda-feira, dia 7 passado, pelo técnico da seleção brasileira Tite, não se fala em outra coisa. Pensando nisso, a Convento Cervejaria, fábrica de cerveja artesanal capixaba, criou combos especiais para a Copa do Mundo do Catar 2022 que já estão disponíveis para a venda. De acordo com um dos sócios da cervejaria, Léo Leal, os combos foram criados como uma forma de entrar no clima, homenagear países que tem tradição no futebol e na cerveja e ainda entrar na torcida pelo Brasil. “Criamos combos com diversos estilos de cervejas que tem a ver com o país denominado, como a IPA no combo da Inglaterra, a Blond na Bélgica, etc”, diz Leal. Já Anderson Albuquerque – outro sócio da Convento – conta que além dos combos referentes aos países não podiam faltar o do Brasil, e aí veio a ideia dos combos homenageando os títulos da seleção brasileira. “Elegemos o chope Pilsen para o combo brasileiro e mudamos apenas a quantidade de chope e, claro, criamos o do Hexa 2022, afinal a torcida por aqui é grande”, diz entusiasmado. Os combos podem ser encomendados pelo link conventoemcasa.com e aplicativo da Convento Cervejaria, disponível no Play Store.
Confira a lista completa abaixo:
1- Combo Alemanha – 12 Chopes Summer 1 litro – R$ 141,00
2- Combo Holanda – 12 chopes 1 litro (6 Summer/ 6 Pumpkin) – R$ 153,00
3- Combo Bélgica – 12 chopes 1 litro (6 Summer/ 6 Blond) – R$ 153,00
4- Combo Inglaterra – 12 chopes 1 litro (6 IPA/ 6 Double IPA) – R$ 201,00
5- Combo Espanha – 12 chopes 1 litro (6 Summer/ 6 Red) – R$ 153,00
6- Combo Estados Unidos – 12 chopes 1 litro (6 Summer/ 6 Session) – R$ 153,00
No esquenta Black Friday, Americanas lança campanha com Galvão Bueno, Camilla de Lucas e Ana Clara – Com um mês de antecedência para uma das principais datas do varejo brasileiro, a Americanas inicia seu esquenta para a Red Friday, a Black Friday da marca. Com descontos e ações especiais, a marca lança a campanha “Haaaja Promoção” em seu site, app e lojas físicas espalhadas pelo Brasil. A Americanas também realizou a maior live de promoções antecipadas no sábado, dia 11/11, com uma série de convidados ilustres. Haaaja promoção – Com o mote “ haaaaja promoção” a Americanas estreia a campanha assinada pela WMcCann e estrelada por Galvão Bueno, além de Ana Clara e Camilla de Lucas, que foram agenciadas pela Stage Digital. São milhares de produtos de diversas categorias com descontos de até 80%, além da possibilidade de até 50% de cashback com Ame. Alguns dos departamentos em destaque são itens eletrônicos, eletrodomésticos e mercado. Para dar um gostinho do tradicional Show da Black Friday, a Americanas realizou a maior live de ofertas antecipadas no dia 11/11.
Clientes já podem aproveitar descontos de até 80% e cashback de até 50% com Ame – Com duas horas de duração, a transmissão contou com a presença de oito super influenciadores: Camilla de Lucas e Bianca Andrade como hosts da atração, e os influenciadores Vanessa Lopes, Gil do Vigor, Gkay, Oli Natu, Jean Luca e Thamirys Borsan. Somados, os convidados possuem mais de 178 milhões de seguidores em suas redes sociais. A live foi transmitida no YouTube da Americanas, nos perfis de alguns influenciadores, como Gkay no YouTube e Vanessa Lopes no TikTok; e no app da marca. A concepção, desenvolvimento e produção do projeto 11/11 foi da Play9, assim como a estratégia e gestão dos creators. A transmissão pelo YouTube possibilita a conexão entre espectadores, marcas e criadores, promovendo interação para que os usuários possam acompanhar as promoções e tirar dúvidas que são respondidas durante a live, motivando a compra. A ferramenta de live commerce da plataforma facilita a compra dos produtos apresentados na live sem interromper a experiência de visualização, no melhor estilo de shoptainment.
Ofertas antecipadas de Black Friday e cupons exclusivos – Na live, os espectadores puderam aproveitar muitas ofertas antecipadas de Black Friday e cupons exclusivos. A diversão é garantida com dinâmicas e brincadeiras virais envolvendo os convidados. A promoção “Haaaja televisão: compre uma TV de qualquer modelo nas lojas, site ou app e concorra à uma TV gigante por dia até o final de novembro”, no ar desde setembro na Americanas, também será válida durante a live. “Estamos empenhados em realizar mais uma vez a maior e melhor Red Friday do Brasil. Pensando nisso, antecipamos as ações especiais para os nossos clientes. Especialmente este ano, temos o prazer de contar com Galvão Bueno como uma de nossas maiores estrelas, além de um super time de influenciadores parceiros. Nosso objetivo é levar aos clientes de todo o Brasil não só ofertas, mas muito entretenimento e diversão de uma forma única, que só a Americanas sabe fazer”, afirma Aline Oliveira, head de marketing da Americanas.
Ficha Técnica:
Agência: WMcCann
Cliente: Americanas
Produto: Black Friday
Nome da campanha: Black Friday Americanas. Haaaja Promoção
Time do Cliente: Aline de Oliveira, Marcelli Valle, Stephanie Delgado, Mariana Moragas, Mariah Vasquez, Ana Ruiz, Maria Fernanda Franco e Thiago Onofre.
CEO: André França
CCO: Hugo Rodrigues e Mariana Sá
VP executivo e diretor-geral da WMcCann Rio: Marcio Borges
Diretor de Criação Executivo: Ricardo Weitsman
Diretor de Criação Associado: Felipe Gomes
Criação: Ricardo Weitsman, Felipe Gomes, Peter Vicente e Ralph Andrade
COO & CSO: Renata Bokel
Planejamento: Hugo Santos, Fabiana Lovate, Pedro Hypolito, Evelyn Cristina e Pedro Castro
Diretora de conteúdo: Patricia Colombo
Conteúdo: Stella Soares Peixinho, Lorena Manso e Fabielle Passine
Atendimento: Anna Moraes, Tarso Campos e Michelle Barros
VP de Mídia: Andréia Abud
Mídia: Patricia Oliveira, Samantha Rodrigues, Bruna Motta, Gabrielle Hofmman, Luciana Ferreira, Marcelle Leão, Elaine Moares
BI: Paulo Lima, Danilo Borges, Carla Ornelas e Natalia Souto
Diretora de Produção: Camila Naito
Produção Integrada: Bianca Repsold, Vitor Hugo Faria, Fernanda Pinheiro,
Mariana Veronez e Evelyn Cabral
Produtora: Play9Action
CPO: Tato Bono
Produção Executiva: Sarina D’Avila
Coordenação de Produção: Marcelo Cintra
Direção: Thiago Artimonte
Direção de fotografia: Nico Trovato
Assistente de Direção: Luciano Arturo, Guilherme Dias e Valentina Senra
Direção de produção: Felipe Rayol
Direção de arte: Fernanda Teixeira
Atendimento: Mayane Milinavicius e Rosana Teixeira
Montagem: Thiago Silva e Gabriel Peixoto
Coordenação de Pós-Produção e Finalização: HUB Vfx
Color: Acaua Pastore
Produtora de Som: Raw Audio
Produção Musical: Fernando Forni, Ricardo Pinda e Rogerinho Pereira
Direção Musical: Hilton Raw
Sound Design e Mixagem: Enrico Maccio e Philip Braunstein
Atendimento: Carol Peternelli
Coordenação: Robério Barbosa
Fotógrafo: Igor Mello
Manipulação / Retoque: Ciro Sollero
Projetos: Erika Casal, Felipe Ribeiro, Rodolfo de Oliveira e Alan Cruz
Relações Públicas: Kerena Neves e Giulia Camargo
Melhores cafés Fairtrade do Brasil serão conhecidos na Semana Internacional do Café – Cafeicultores de Minas Gerais e do Espírito Santo estão na final da 8ª edição do prêmio Golden Cup Brasil, que identifica os melhores cafés das variedades arábica e canéfora (conilon e robusta) certificados Fairtrade. Os produtores e as organizações finalistas já foram definidos, e o anúncio dos vencedores será feito durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte (MG), no dia 16 de novembro, a partir de 17h30, ao final do fórum “Sustentabilidade e Qualidade: construindo um Futuro Justo”. O torneio, que busca reconhecer os melhores cafés Fairtrade do Brasil, é realizado pela Coordenadora Latino-Americana e do Caribe de Pequenos Produtores e Trabalhadores de Comercio Justo (CLAC), em parceria com a Associação das Organizações de Produtores Fairtrade do Brasil (BRFAIR), com o apoio da International Trade Centre (ITC) e Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). O principal objetivo do torneio é contribuir para a promoção dos cafés de Comércio Justo Fairtrade nos níveis nacional e internacional, incentivando a abertura de mercados para esses cafés certificados brasileiros.
Melhoria de qualidade e sustentabilidade à cafeicultura Fairtrade – O Comércio Justo favorece a agregação de valor e a distribuição de renda, por meio da produção e comercialização de cafés de qualidade, oriundos de processos sustentáveis de produção. O Golden Cup é uma das principais ferramentas para esse fim, que fomenta agregação de valor, melhoria de qualidade e sustentabilidade à cafeicultura Fairtrade. Na primeira etapa do concurso, realizada no mês de agosto, as amostras foram provadas por experientes degustadores – com certificação Q-Grader e R-Grader -, membros de diferentes Organizações de Pequenos Produtores Fairtrade (OPPs) e por renomados profissionais, atuantes no mercado de cafés especiais. De acordo com o secretário executivo da BRFAIR, Bruno Aguiar, foram provadas 40 amostras, provenientes de uma pré-seleção realizada pelas organizações. O time de provadores foi composto por Ana Carolina Fernandes da Silva (Coopfam), Thales da Silva de Souza (Cafesul), Everton Henrique Canaverde (Coopervitae), Ruhan luz Corrêa (Ascarive), Valdinei Neves Bernardes (Dos Costas), Cláudio Baquião Filho (Coopernovarum), Gilmar Fera (Coopasv) João Vitor Pereira da Silva (João Coffee), Marco Aurélio Teixeira Zanateli (BSCA), Bruno Aguiar (BRFAIR), Cecília Sanada (CLAC) e Paulo Afonso Ferreira Júnior (CLAC).
Cafés de 11 cooperativas e associações estão na final – Na segunda etapa da competição que ocorreu no mês de outubro, 27 amostras, sendo 22 do tipo arábica e cinco do tipo canéfora, foram classificadas para a grande final. Ao todo, participaram 11 OPPs, que representam mais de dois mil pequenos produtores de café Fairtrade no Brasil. “Nesta segunda fase, os cafés foram apresentados a potenciais compradores com a finalidade de levá-los dos produtores para novos mercados. A estratégia visa criar conexões entre produtores, OPPs Fairtrade, exportadoras e torrefações atuantes nos mercados nacional e internacional”, explicou o secretário executivo da BRFAIR, Bruno Aguiar. Cecília Sanada, juíza do concurso e Q-Grader pelo Coffee Quality Institute EUA, informou que o Golden Cup surgiu para apresentar os cafés Fairtrade especiais do Brasil para o mercado externo. Ela enfatizou que ao longo dos anos, há uma consistência na qualidade dos cafés apresentados, e as amostras estão seguindo tendências de perfis de sabores, conforme o mercado pede. “Esse ano vamos apresentar as melhores amostras na Semana Internacional do Café e queremos mostrar ao público do Brasil, como, para os donos de cafeterias e torrefadores, reconhecendo que esses cafés certificados Fairtrade são de extrema qualidade”, destacou Cecília Sanada.
Representantes de empresas compradoras de café elogiam qualidade das amostras – Na classificação dos cafés para a grande final, participaram representantes de importantes empresas compradoras de café que atuam no Brasil. Para o degustador e supervisor de cafés especiais da Três Corações, Everton Tales da Silva, o concurso Golden Cup contribui para dar visibilidade e apresentar os grandes lotes dos produtores Fairtrade no Brasil. “Foi observado que tivemos uma melhoria tratando-se de qualidade, com cafés de perfis diferentes, devido ao seu terroir, variedade e processos de pós-colheita, mesmo entendendo o desafio que os produtores estão atravessando devido ao clima com a quebra de safra”, destacou. Ele acrescentou que a cada ano os produtores precisam se motivar a fazer cada vez mais qualidade, para conseguir ter um valor diferenciado durante a comercialização de seus lotes. “O concurso é uma grande ferramenta, e a sua principal ideia é de que os produtores apresentem seus melhores lotes. O Golden Cup veio para valorizar os produtores”, elogiou.
O Golden Cup valoriza os cafés Fairtrade brasileiros de qualidade – O degustador Q-Arábica Grader da empresa Bourbon, Donieverson Afrânio dos Santos, disse que o Golden Cup valoriza os cafés Fairtrade brasileiros de qualidade. “Ficamos felizes ao ver que os cafeicultores estão engajados em trabalhar cada vez mais com cafés de qualidade. Já tem uma condição diferenciada por ser café Fairtrade, e aumentando a qualidade, vai agregar ainda mais para que eles estejam cada vez mais inseridos no mercado internacional de cafés especiais”, garantiu. Como representante da empresa exportadora, Donieverson informou que sempre compartilha experiências de outros países com os produtores brasileiros. “Há mercados para esses cafés e queremos fazer esse elo com os compradores. Ficamos felizes em ver tantos cafés de qualidade este ano, tanto do arábica quanto do canéfora. A compradora de cafés especiais da Ofi Coffee, Camila de Assis, disse que ficou surpresa pelas qualidades apresentadas na segunda etapa de classificação. “Isso mostra que os concursos incentivam os produtores ano a ano a melhorarem seus processos de colheita e pós-colheita, nos proporcionando cafés com qualidades superiores. Além disso, fiquei muito feliz em compartilhar com os colegas informações sobre os cafés conilon, os quais me surpreenderam com suas características sensoriais. Parabéns a todos os organizadores e esperamos colaborar também com os fornecedores na aquisição dos lotes”, enfatizou.
Supertime de provadores – O time de provadores foi composto por Hugo Silva Ferreira (Cocarive), Amanda Oliveira (Ally Coffee), Everton Tales (Três Corações), Hugo Tobias (Nkg Stockler), Rafael Souza (Nkg Stockler), Camila de Assis (Ofi Coffee), Tássio de Souza (Incaper), Thales da Silva de Souza (Cafesul), Alan Bottrel (San Coffee), Donieverson Santos (Bourbon), Dimitry Silva Branquinho (Bourbon), João Vitor Pereira da Silva (João Coffee), Bruno Aguiar (Brfair) e Cecília Sanada (Clac). Os cafés da variedade arábica puderam ser inscritos nas seguintes categorias: Café Arábica Microlotes e Café Arábica Container Cheio, com grãos de secagem natural, cereja descascado ou demais formas de preparos (honey, desmucilado, despolpado, fermentado e demais processos). Nas categorias Canephora (conilon ou robusta) Microlotes e Container Cheio, poderiam participar grãos passados por um processo de lavagem/separação ou não, e levado para o terreiro para secar ao sol ou no secador, com ou sem remoção da casca.
PREMIAÇÃO – Durante a Semana Internacional do Café (SIC) 2022, serão premiadas as três melhores amostras de cada categoria. Uma cerimônia especial preparada para a divulgação dos melhores Cafés Fairtrade do Brasil será um dos grandes destaques da SIC 2022, a divulgação dos ganhadores e a premiação do Golden Cup 2022 acontecerá no dia 16 de novembro, primeiro dia da Feira, em Belo Horizonte (MG). Os mais bem colocados nas quatro categorias serão ainda apresentados nas principais férias de cafés especiais do mundo, com destaque na Expo Café Show Seoul, realizada em Seoul, na Coreia do Sul, de 23 a 26 de novembro.
Jornalista Cláudia Gaigher lança livro com vivências no Pantanal em noite de autógrafos em Vitória – O Shopping Vitória recebe a jornalista Cláudia Gaigher para uma noite de autógrafos no lançamento do seu livro “Diário de Uma Repórter no Pantanal”. O evento será no dia 16 de novembro, a partir das 18h30, no primeiro piso em frente ao Outback. Nos últimos meses, milhões de brasileiros diariamente fizeram do remake global de Pantanal, novela de Benedito Ruy Barbosa primeiramente exibida em 1990, e adaptada pelo seu neto, Bruno Luperi, para os dias atuais, um fenômeno de audiência. Desde 1998, os encantos, mistérios e desafios para a conservação da maior planície alagável do planeta fazem parte do dia a dia da jornalista capixaba Cláudia Gaigher. Trabalhando como repórter de rede nacional e baseada na TV Morena, afiliada da Rede Globo em Mato Grosso do Sul, Cláudia adotou o Pantanal como a sua casa, local de trabalho e fonte de inspiração e causa.
Diário de Uma Repórter no Pantanal – Por meio de suas matérias, exibidas em edições do Fantástico, do Jornal Nacional, do Globo Repórter, nos telejornais de rede nacional da Rede Globo, e na Globonews, Cláudia apresenta ao Brasil um Pantanal profundo, de uma exuberante fauna e flora, mas também cenário de violentos conflitos e constantes ameaças ambientais. Em Diário de Uma Repórter no Pantanal, livro editado pela organização Documenta Pantanal, Cláudia reúne 30 histórias de bastidores de suas urgentes e necessárias reportagens, produzidas ao longo dos últimos 24 anos, período de grandes transformações. Quem não se lembra, por exemplo, da cobertura dos grandes incêndios em 2020? Cláudia atuou incansavelmente, mostrando ao Brasil e ao mundo a maior catástrofe das últimas décadas, onde quase 30% do bioma viraram cinzas. Partiu também de uma reportagem dela a denúncia de crianças sem escolas e que catavam iscas para sobreviver nos alagados do interior do Pantanal, mostrando a dificuldade dos ribeirinhos. A reportagem gerou comoção e ação, resultando na construção e reabertura de dezenas de escolas às margens do rio Paraguai.
O livro conta os bastidores de 24 anos de comprometimento na defesa e preservação de um dos mais ricos biomas do Brasil – A jornalista também deu voz e visibilidade a iniciativas essenciais, acompanhando e mostrando ao longo das décadas os avanços das pesquisas de conservação de espécies emblemáticas, como a arara azul, a onça pintada, a ariranha, entre outras. Em textos embasados nas pesquisas científicas e no conhecimento tradicional, a jornalista faz um mergulho na história da colonização do Brasil Central. “Tivemos aqui, no início dos anos 2000, uma disputa fundiária que permanece até hoje, com vários assassinatos de lideranças indígenas, e a questão da demora do poder judiciário e do Executivo em definir quais são as áreas tradicionais e ancestrais. Mais do que isso, existe aqui uma prática que também se replica em outras regiões do Brasil, em que a união e o poder público chancelam a ocupação de áreas indígenas por conta do agronegócio. Essa cultura de impunidade faz com que a nossa flora e a nossa fauna também estejam constantemente pressionadas”, explica.
Realidades vivenciadas por Cláudia há mais de duas décadas – Em 2022, os brutais assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips escancararam o elevado grau de risco a que, no Brasil, estão expostos profissionais dedicados à defesa e preservação do meio ambiente. Realidade vivenciada por Cláudia há mais de duas décadas. “A coragem é necessária para tudo o que a gente faz na vida, e tem que ser uma coragem de quem não quer ser mártir. E a gente só consegue isso quando faz um jornalismo independente, calcado em informações reais. Mais do que isso, também é importante que você tenha uma rede de fontes, porque quando você cria essa rede, cria também uma rede de proteção e tem ali centenas de pessoas que estão comungando contigo a busca pela informação. Nunca fui a campo fazer uma reportagem sem que várias pessoas de minha confiança soubessem o que eu estava fazendo e quais eram os pontos onde eu estaria. Quando você faz um trabalho sério e tem essa rede, não é que esteja livre das violências que a gente tem visto contra os jornalistas, mas pelo menos diminui um pouco esse risco”, explica.
Viajando pelo Brasil para fazer reportagens para os telejornais da TV Globo – a jornalista também se aprofundou nos temas relacionados aos biomas Cerrado e Amazônico. Revelando lendas locais, como as do Velho do Rio e do Mãozão, versão pantaneira do lobisomem, ou dando voz a dezenas de personagens anônimos e figuras consagradas, como o violeiro Almir Sater e o poeta Manoel de Barros, com o poder de observação dos melhores cronistas e a sensibilidade poética aguçada pela beleza mística do Pantanal, Cláudia produz uma narrativa que muito revela sobre a excelência do fazer jornalístico, e que também desperta o fascínio de qualquer leitor. “Não penso num público específico para o livro. O que tento compartilhar com meus escritos é esse amor que eu tenho por ter nascido no Brasil, por me orgulhar das diferenças que compõem a nossa identidade, a nossa alma. E, mais do que tudo, me orgulhar dessa biodiversidade que só o Brasil tem. Se eu puder plantar essa semente no coração e na mente das pessoas e fazer com que elas tomem uma atitude, fazendo doações para as pesquisas, cobrando, do poder público, posturas mais sustentáveis, eu vou ter ganhado o melhor de todos os prêmios e presentes”, conclui.
Documenta Pantanal – A publicação de Diário de Uma Repórter no Pantanal foi integralmente financiada pela Documenta Pantanal, uma iniciativa que reúne profissionais de áreas diversas comprometidos com a urgência de tornar as fragilidades e as riquezas do Pantanal mato-grossense conhecidas do grande público. Entre outros títulos, a Documenta Pantanal viabilizou a publicação de Céu e Inferno em Terras Alagadas (Editora Origem, 2021), do fotógrafo José Medeiros, Cozinha Pantaneira – Comitiva de Sabores (Editora BEI, 2020), do chef Paulo Machado, e Pantanal – Serra do Amolar (Terra Brasil, 2021), do fotojornalista Araquém Alcântara. “O livro da Cláudia engrandece a produção editorial assinada pela Documenta Pantanal e seus apoiadores. É um relato potente, de uma profissional que dedicou anos de sua vida documentando, por meio de matérias jornalísticas, esse bioma que é a inspiração maior de nossa iniciativa e de todas as ações que desenvolvemos.”, destaca Mônica Guimarães, coordenadora do Documenta Pantanal.
Serviço e ficha técnica – Noite de Autógrafos com Cláudia Gaigher no lançamento do seu livro “Diário de Uma Repórter no Pantanal”
Data: 16/11/22
Horário: 18h30
Local: Shopping Vitória – 1º piso em frente ao Outback
Livro: Diário de uma Repórter no Pantanal, Cláudia Gaigher (Documenta Pantanal, 2022, 360 páginas, ISBN 978-65-996829-2-9).
Valor: R$ 60,00.
Coordenação geral: Documenta Pantanal – Mônica Guimarães.
Projeto gráfico: Luciana Facchini.
Ilustrações de capa e miolo: Rafaela Pascotto.
Preparacão: Laura Moreira.
Revisão: Jonathan Busato.
Coordenação editorial e produção gráfica: Heloisa Vasconcellos.
Diagramação: Spress