Skol mostra que diversão supera perrengues do dia a dia baseada em fatos reais

A faxina pesada que fica mais leve, a correria do dia no trabalho que vira diversão de noite – se por perto tem uma Skol, aí tem leveza no meio do perrengue! E é essa transformação do complicado para o descomplicado, da pressão para a descontração, que ganha destaque na nova campanha de Skol, a cerveja nacional queridinha que desce redondo.

No ar desde o último dia 03, na TV aberta, a ação intitulada “Cara da Leveza Skol” vem marcar um novo momento de comunicação da cerveja com seus consumidores.

“Skol é uma das marcas que mais se conecta com o brasileiro, de um jeito único e cheio de bom humor. Desta vez, queremos ressaltar o que existe de mais leve e divertido nos perrengues do dia a dia, porque, com esse olhar para a vida, tudo fica mais divertido. O convite é para que as pessoas valorizem a forma mais leve de viver, esse lado Skol que a gente quer enfatizar”, afirma Oliver Klingelhoefer, Head de Marketing de Skol.

 

Semelhança com a realidade: não é mera coincidência – Criada pela agência GUT, a nova campanha de Skol conta com filmes baseados em fatos reais, inspirados naquelas pessoas que fazem parte do dia a dia, da vizinha engraçada ou da amiga “figura” que todo mundo tem, mostrando situações de leveza que já foram postadas nas redes sociais e viralizaram.

Para representar essa realidade de um jeito divertido, a marca convidou influenciadores que estrelam a campanha: Larissa Gloor (@larissagloor), Jeferson Augusto (@jefersonaugusto) e Leozito Rocha (@leozitorochaoficial).

Dessa forma, Skol mantém sua tradição de falar a língua do seu público, em sintonia com o jeito criativo, despojado e divertido de seus consumidores.

Em nova campanha, marca promove a leveza como forma de transformar momentos de pressão em descontração – Em um dos filmes, Larissa Gloor é a grande protagonista da história. A influenciadora parece fazer exercício de agachamento, mas não tem a ver com academia: ela está, na verdade, colocando uma caixa de Skol na geladeira.

A marca segue preparando outros filmes com a mesma ideia, trazendo um perrengue do dia a dia, que no fim acaba se transformando em diversão com Skol. O som da lata sendo aberta, característico da publicidade de Skol, não ficou de fora: o “sssssskkkoool” está nas peças audiovisuais.

“A gente passa por tudo que é tipo de perrengue. Isso é fato. Mas o jeito que a gente encara cada um deles faz toda a diferença. Colocamos Skol como o gatilho da leveza, do ‘agora eu encaro qualquer coisa’. Afinal, o Ssssssskol de uma Skolzinha abrindo significa que abrimos não só uma cerveja, mas abrimos junto o sorriso, abrimos a porta pra um dia mais divertido”, destacam Diego Ferrite e Gabi Marcatto, Diretores de Criação da conta.

Desce redondo! – Nesse novo momento, Skol retoma a famosa assinatura “desce redondo” – uma forma de reforçar, ainda mais, a leveza do líquido e como a tradição da marca conversa com o brasileiro de um jeito único e cheio de história.

“As pessoas vão se lembrar do estilo de vida Skol na praia, no bar, no churrasco. Viver com leveza é a cara da marca, um jeito mais divertido que pode ser replicado por todos”, conclui Oliver.

 

FICHA TÉCNICA

Agência: GUT São Paulo
Anunciante: Ambev
Produto: SKOL
Título: Cara da Leveza Skol
Território: Brasil
CCO: Bruno Brux
ECD: Murilo Melo
Creative Directors: Diego Ferrite e Gabi Marcatto
Creatives: Rafael Kaminart, Wally Oliveira, Fernanda Peka
CEO: Valéria Barone
Head Of Account: Alessandra Visintainer
Account Director Group: Francine Pellacani
Account Director: Isadora Spinardi
Account Manager: João Laureano, Vinícius Lopes, Barbara Monteiro
Account Executive: Gabriel Patarck
Account Assistant: Emylin Couto
CSO: Amanda Agostini
Strategy Director: Gisele Bambace
Strategy Manager: Julia Garcia
Strategy Supervisor: Paula Baião
Head Of Content: Patrícia Moura
Content Manager: Deyse Albiach
Influencer Curator: Isabella Lyra
BI Supervisor: Matheus Severino
Head of Media & Data: Nathalia Oliveira e Douglas Coelho
Media Director: Tatiana Murakami
Media Manager: Daniel Miscolcz
Media Supervisor: Bruna Zeferino
Media Coordenador: Bárbara Santos
Media Assistant: Adonias Machado
AMBEV- SKOL
VP Marketing Brasil: Daniel Wakswaser
Diretora de Marketing: Cinthia Klumpp
Head Skol: Oliver Klingelhoefer
Gerente de Estratégia Skol: Caroline Ferraz
Gerente de Execução Skol: Fernanda Cousin
Especialista de Conteúdo Skol: Gabrielly Sadovski
Especialista de Mídia Skol: Steffany Ribeiro
Head de Criatividade, Conteúdo e Capabilities Draftline: Lucas de Oliveira
Produção: Produção Integrada Draftline
Head Produção Audiovisual: Julia Kannebly
Produtores Executivos: Carlos Grübber, Gabi Froemming e Karin Stuckenschmidt
Producer Senior: Marcelo Dias Hipólito
Producer: Juliano Martins, Adriana Kordon
IMAGEM
Produtora: Surreal Hotel Arts
Direção: Carlão Busato
COO: Cris Chacon
Head de Produção Executiva: Milena Trindade
Produção Executiva: Ale Borzani e Giuliano Springhetti
Head de Produção: Lu Martins
CCO: Carlão Busato
Direção Criativa: Bruno Cerqueira
Desenvolvimento Criativo: Alex Ulhoa, Vitor Matheus, Victória Isabela da Silva e Sol Ômigra
Line Producers: Michele Pavão
Line Producer JR: Matheus Monteiro
Assistente Executiva: Buba Kore
Coordenadora Jr: Ana Alegretti
Assistentes de Coordenação: Bruna Brito e Beatriz Prado
Direção de Fotografia: Riva
Diretora de Arte: Pati Pereira
Diretores de produção: Daniel Lombardi e Luciane Barcellos
Ass. Produção: Victoria Valentini e Maria Eugenia
Produtora de Arte: Manoela Dal Pont
1 Assistente de Direção: Filipe Francisquini
2 Assistente de Direção: Suburbia
Assistente de diretora de arte: Mariana Pesce
Produtora de Objetos: Fer Mansur
Produtora de Elenco: Amanda Michelini
Produtor de locação: Bruno Palaoro
Figurinista: Isadora Bertolucci
Efeitista: Miranda Gibin
Assistentes de efeitista: Bruna Vizer e Tatiana Dager
Fotógrafo Still: João Kehl
Coordenador de Pós Produção: Bruno Melo
Assistente de coordenação de pós: Cinthia De Vette
Assistente de coordenação de pós: Leandro Ferreira
Finalizador: Rafael Hernandes
Montagem: Jon Kadocsa
Casa de pós-produção: Warriors VFX
Correção de Cor: Acauan Pastore
ÁUDIO
Produção: Carbono Sound Lab
Direção de produção de áudio: Zé Godoy
Coordenação de produção: Lupa Mabuze
Atendimento: Robie Palmari, Juliana D’Alcantara, Gabi Takan
Produção musical: Zé Godoy
Renato Casagrande é painelista no LIDE BRAZIL INVESTIMENT FORUM em NEW YORK – O governador, Renato Casagrande, entrou em breve período de férias na sexta-feira passada, dia 5 e mesmo estando em férias, entre os dias 7 e 10 de maio, o governador realizará agendas e visitas oficiais na cidade de Nova York durante a Brazilian Week 2023, cumprindo diversas agendas de interesse do Estado e na condição de Presidente do Consórcio Brasil Verde, Movimento Nacional de Governadores Pelo Clima.

Nos Estados Unidos, participa como painelista no evento O LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, que realiza o LIDE BRAZIL INVESTIMENT FORUM em NEW YORK, encontro que reúne diversos investidores de todo o mundo.

O governador também ministrará uma palestra no evento da Money Report Trips e Ambipar Group no painel ESG: os próximos desafios e seus impactos nas empresas.

Neste período, o vice-governador Ricardo Ferraço assume o cargo de Governador pela segunda vez neste mandato.

Nova campanha de Allegra® destaca atributos do antialérgico e desafia os consumidores a viverem no seu melhor – Poeira, mudança climática e pelos de animais são os principais gatilhos para alergias* e são muito comuns no nosso dia a dia¹.

Focada no tratamento dos sintomas da rinite alérgica, Allegra®, marca de antialérgico da unidade de Consumer Healthcare da Sanofi e líder do segmento², apresenta sua nova campanha com o mote de “Viva no seu melhor”.

Com lançamento global, a campanha foi adaptada para o Brasil considerando as características do país e dos consumidores, reforçando os principais benefícios e diferenciais de Allegra®, como o alívio rápido³ da alergia*, ação por 24h** e sem dar sono³.

Peças reforçam a relevância e qualidade de Allegra® contra os sintomas da rinite alérgica – “O conceito ‘Viva no seu Melhor’ já é trabalhado por Allegra® há alguns anos. Para 2023, nós trouxemos uma nova campanha, mais aspiracional, em que queremos desafiar os nossos consumidores a viverem no seu melhor, sem deixar com que os sintomas da alergia* atrapalhem no dia a dia”, comenta Marília Zanoli, Diretora de Marketing de Consumer Healthcare na Sanofi Brasil.

Lançada em abril, a campanha utiliza o cenário dos três principais gatilhos das alergias* para comunicar os benefícios da marca de medicamentos já consolidada como líder de mercado² e a mais querida pelos consumidores.

Com uma estratégia de mídia 360º assinada pela WMcCann, a campanha terá comunicação para consumidores, além de médicos e farmacêuticos, com ações em TV aberta e payTV, além de digital em redes sociais, banners e displays.

A campanha será feita em fases. Para as peças de Allegra® Pediátrico, a marca mais recomendada pelos pediatras, a campanha traz o diferencial de não desconectar as crianças da aprendizagem, permitindo que elas se concentrem no melhor da infância e não nas alergias*, reforçando que a marca, lançou uma nova fórmula, que além de não dar sono³, é livre de parabenos³.

A campanha com ações em TV aberta e payTV, além de digital em redes sociais, banners e displays – Nas redes sociais, um squad de influenciadores com nomes como Dani Calabresa, Flavia Calina, Bruna Frog, Mariana Ferrão, Renata Vanzetto, Família Pessoa Tardivo, entre outros, assinado pela BR Media, amplifica a campanha conectando a marca aos diferentes públicos no Facebook, Instagram, TikTok e Youtube.

A marca também está presente no Waze onde, ao utilizar o aplicativo, o navegador sinaliza com o logo do medicamento as farmácias em que o produto está disponível para venda.

Allegra® tem em seu portfólio soluções eficazes³ para o alívio rápido³ de sintomas da alergia*, e conta com uma linha adulta e infantil de produtos que não dão sono³ e não atrapalham o desenvolvimento escolar das crianças.

Em fevereiro, a marca trouxe mais uma inovação para o mercado e com uma nova fórmula para o Allegra Pediátrico, agora sem parabenos³, mas permanecendo livre de lactose e adoçantes artificiais³.

Web Summit Rio 2023: JCDecaux revela bastidores do uso de Dados e da Inteligência Artificial à serviço das pessoas como centro de sua estratégia – Mais de 15 mil pessoas se reuniram na terça-feira, dia 2 de maio, durante a primeira edição carioca do Web Summit, no Riocentro (RJ), para trocar experiências na maior conferência de tecnologia já realizada no Brasil.

E a JCDecaux, líder mundial em mídia Out-of-Home (OOH), aproveitou este momento para trazer, também pela primeira vez ao país, seu Global Chief Data Officer (CDO), François-Xavier Pierrel, para palestrar sobre como o uso de Dados e da Inteligência Artificial (IA) impactam no desempenho e na criatividade do mercado de publicidade Digital Out-of-Home (DOOH) no painel “AI and data impact on performance and creativity”.

Vindo da Renault, depois de ter ocupado cargos na Meta e na Microsoft, Pierrel ingressou na JCDecaux em 2018 com a missão de criar um departamento de Dados dentro dessa empresa francesa que foi pioneira em oferecer soluções de anúncios através de mobiliários urbanos que hoje integram as ruas, aeroportos, supermercados e estações de metrô de mais de 3.500 cidades em 80 países.

CDO global da JCDecaux fez um balanço sobre performance e criatividade em sua primeira palestra no Rio de Janeiro – Para o CDO global da JCDecaux nem os Dados e nem a Inteligência Artificial em si são uma estratégia.

“Ambos vieram para ajudar as empresas a acelerarem suas atividades e jornadas de transformação digital. O comportamento das pessoas é o que deve estar no centro da estratégia quando nosso futuro está em jogo”, destaca o executivo, que é o principal responsável pela estratégia digital e mídia programática da companhia.

Pierrel usou exemplos da Teoria do Cisne Negro — concebida por Nassim Nicholas Taleb para explicar eventos imprevisíveis e que geram grandes desafios para gestores — para justificar a necessidade de as empresas dominarem o uso dos Dados antes de começarem a testar os novos recursos de IA: “Se você não tem medição de audiência, fica difícil convencer o anunciante dos méritos do que está comprando”.

François-Xavier Pierrel afirma que “tudo é uma questão de prioridades, pessoas e tempo” e que o cenário ideal para um negócio de alcance massivo é sempre tentar buscar pela adaptabilidade às mudanças do mercado.

Para alcançar outros patamares e conseguir dar um “pulo do gato” (leapfrog), o primeiro passo ao se planejar uma campanha de mídia DOOH hoje consiste em estruturar tanto uma visão quanto uma abordagem estratégica das mensagens-chave dos anúncios pensando primeiro na rotina das pessoas, depois focar na governança dos Dados e soluções de IA.

Painel discutiu as tendências para o futuro das mídias e DOOH – Ao longo do painel, Pierrel disse que o segmento OOH tem tudo a ver com tecnologia, em termos de plataforma, recursos, mídia programática e capacidade Data Driven.

Segundo ele, o objetivo da JCDecaux para este ano é descentralizar e democratizar o sucesso desses novos recursos tecnológicos para conquistar mais usuários, além das funções tradicionais de marketing.

“Com essa descentralização, os campos de aplicação da Inteligência Artificial tornam-se ilimitados e queremos ir além na JCDecaux para unir o mundo quando a criatividade encontra a produtividade”, explica.

No palco principal do evento, o Chief Data Officer da JCDecaux se juntou a um time experts da indústria de marketing na masterclass “Marketing In 2024”.

Ao lado de Gail Heimann, CEO da Weber Shandwick; Neil Patel, fundador da NP Digital; e Guilherme Ravache, colunista do Valor Econômico, François-Xavier Pierrel discutiu as tendências para o futuro das mídias e DOOH.

O Web Summit Rio 2023 é realizado até dia 4 de maio já com ingressos esgotados. Uma pré-venda para a próxima edição já foi aberta no site deste evento que é tradicionalmente realizado em Lisboa, em Portugal.

Na foto, da esquerda para direita: François-Xavier Pierrel, CDO da JCDecaux; Gail Heimann, CEO da Weber Shandwick; Neil Patel, Fundador da NP Digital; e Guilherme Ravache, Colunista do Valor Econômico, no palco principal do Web Summit Rio 2023, no Riocentro (Rio de Janeiro/RJ).

The Coca-Cola Company reuniu stakeholders em eventos para a chegada do Lemon-Dou no Brasil – Para celebrar a chegada ao mercado brasileiro de Lemon-Dou, a nova bebida alcóolica pronta para beber da empresa, a The Coca-Cola Company reuniu stakeholders em eventos em São Paulo e Rio de Janeiro.

Inspirada na tradicional bebida japonesa Chu-Hai, o Lemon-Dou oferece uma experiência surpreendente e com um sabor único.

A apresentação do produto aconteceu em eventos no Rio de Janeiro, dia 24 de abril, na Temakeria e Cia, na Barra da Tijuca, e dia 17, no restaurante Kinoshita, na Vila Nova Conceição, em São Paulo, com a participação dos chefs dos respectivos espaços, harmonizando cada um dos três sabores de Lemon-Dou com diversos pratos da culinária japonesa.

O Lemon-Dou traz em sua receita limões inteiros, ralados e maturados – Na ocasião, a líder de alcoólicos prontos para beber da Coca-Cola América Latina, Mariana Branco, destacou o lançamento de Lemon-Dou.

“Estamos muito entusiasmados em poder oferecer ao mercado brasileiro um produto inovador, que foi pensado e planejado nos mínimos detalhes: desde a concepção do seu conceito, passando pelos detalhes gráficos da embalagem e da comunicação até sua produção minuciosa, preservando as características de uma bebida tradicional japonesa de altíssima qualidade com um toque de modernidade que essa categoria necessita.”

Numa homenagem à tradicional e famosa receita japonesa, o Chu-Hai, o Lemon-Dou traz em sua receita limões inteiros, ralados e maturados, água com gás e até 7% de vodca na versão forte e picante “Salty Lemon”, 5% no refrescante “Signature Lemon” original, e 3% no doce e suave “Honey Lemon”.

As três versões do Lemon-Dou estão disponíveis nos principais mercados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Salvador e Paraná.

Evino lança Restituição Imediata e traz descontos de Black Friday, com vinhos até 60% off + 20% no carrinho – A Evino, maior e-commerce de vinhos da América Latina, preparou um mês de maio diferente.

Pela primeira vez, a marca traz a campanha Restituição Imediata, com descontos de até 60% nos vinhos, e ainda, a restituição de 20% aplicada diretamente no carrinho.

Nas lojas, vinhos selecionados também fazem parte da ação. Criada pela agência de publicidade Innova AATB, de São Paulo, a campanha tem como defesa do conceito um tema, fruto do mapeamento das oportunidades do mês de maio: como resultado, a entrega da declaração do Imposto de Renda e as despesas que estão sujeitas à restituição.

Usando esse mote, a Evino decidiu restituir em 20% todas as compras diretamente no carrinho, trazendo descontos em rótulos tão potentes quanto os da Black Friday, e com a promessa de ser a melhor marca para se comprar vinhos neste mês.

Campanha apresenta ofertas que brincam com a temática do Imposto de Renda, tanto no digital, quanto nas lojas – Como garoto-propaganda, o ator e comediante Rafael Infante foi escolhido para brincar com o assunto Imposto de Renda de forma leve e descontraída.

Com falas criativas que remetem aos desafios do momento como: “Pronto, acabei de receber minha restituição” e “Mas, como assim, nem minha declaração eu fiz ainda?!”.

A campanha ocupa o espaço exclusivamente digital, nas redes da Evino, conta ainda com ativações nas redes sociais do ator, e com o apoio de um squad de microinfluenciadores.

Segundo Maurício Fernandes, diretor-geral de contas da Innova AATB: “Essa é uma campanha com alto potencial de conversão. Aproveitamos o gancho mais comentado do mês e utilizamos esse insight para abordar o tema. Dentro das despesas passíveis de serem restituídas, o vinho jamais seria uma delas. Mas, na Evino, estamos garantindo esses benefícios com grandes promoções”.

A mecânica da ação conta com rótulos que são sucesso da importadora – como Aves Del Sur Carménère, Portada Reserva, Punta Negra Malbec, M. Chapoutier Pays d’Oc Tinto, Les Calandières Terres du Midi Rose e Don Simon Selección Tempranillo.

Em formatos diferentes no digital e lojas físicas – no e-commerce, vinhos selecionados com até 60% off, terão ainda mais 20% de restituição da compra, aplicada diretamente no carrinho.

Nas três lojas da Evino, em Pinheiros, no shopping West Plaza e na Vilaboim, em São Paulo, os vinhos selecionados terão 20% de restituição da compra.

Para Eduardo Souza, diretor de digital do Víssimo Group: “Pela primeira vez, em maio, a gente quis fazer diferente e criar uma campanha comercialmente forte e atual. Na essência, é sobre o poder que o vinho tem de transformar os momentos comuns em extraordinários”.

“A Evino vai oferecer ao consumidor as melhores oportunidades para comprar vinhos no mês”, completa o executivo.

FICHA TÉCNICA
Agência: Innova – All Around The Brand
Campanha: Promocional Evino
Filme: Restituição Evino
Lançamento: 1/5/2023
Atendimento: Maurício Fernandes, Angelo D’Vita, Isabela Assunção
Diretor de Criação: Samuel Werzcler
Criação: Rafael Bruno, Rafael Guerreiro
RTVC: Silvia Ferreira, Jessica Santos, Cris Bertella
Produtora: GGG Media
Produtor: Guido Galera
Diretor de fotografia: Marcelo Batista
Diretor de cena: Vitor Hugo Santana
Aprovação Cliente: Eduardo Souza e Ana Luiza Leal

Sansão Gigante chega à Avenida Paulista para comemorar os 60 anos da personagem Mônica – Em comemoração aos 60 anos da menina mais forte do Bairro do Limoeiro, no dia quatro de maio, a Avenida Paulista recebe um Sansão gigante no alto do Conjunto Nacional, um dos prédios mais icônicos da capital paulista.

O coelho azul, arremessado pela própria Dona da Rua, fará sua aterrissagem na ação “Coelhadas Gigantes”, onde ficará durante um mês.

Com criação da Mauricio de Sousa Produções e produção em parceria com a Innova AATB, agência de publicidade independente; a Panini, líder mundial no setor de colecionáveis e publicações e a GOL, como transportadora aérea oficial da campanha Mônica 60 anos, a intervenção artística faz parte de uma série de ativações que percorrerão o Brasil, durante um ano, para celebrar a data de criação da personagem.

“Abrimos a comemoração do aniversário da Mônica para o público em grande estilo, chamando todos para presenciarem a força da personagem e se divertirem com mais um capítulo da história dessa menina tão forte e que inspira tantos brasileiros. Afinal de contas, não poderíamos deixar de falar sobre a Dona da Rua sem levar a grandeza dos seus 60 anos de história sem uma ação proporcional”, comenta Mônica Sousa, diretora-executiva e inspiração para a personagem.

A ação itinerante reflete a grandeza da importância e força da Dona da Rua ao longo das seis décadas – “A Innova sempre se dedica a desenvolver ações criativas e experiências marcantes. Ter a oportunidade de trabalhar com uma personagem tão icônica como a Mônica, é uma honra para nós, além de claro, ter sido muito divertido”, afirma Rafaela Parras, head de live marketing da Innova AATB “O papel da Panini neste projeto é — junto com a grandeza da personagem — estimular o aprendizado e a imaginação que as crianças conquistaram por meio da leitura, e o sentimento nostálgico que os adultos carregam por terem crescido com a Turminha”.

“Nos enche de orgulho anunciar um projeto tão abrangente, com uma personagem nacional que apoia as famílias na jornada da educação, e que é tão importante na vida de todos os brasileiros”, conta Martina Limoni, diretora de marketing.

A intervenção artística faz parte de uma série de ativações que percorrerão o Brasil – “A Turma da Mônica é uma unanimidade entre os brasileiros de todas as idades. Sermos parceiros nessa celebração dos 60 anos da personagem é combinar a essência de 2 marcas brasileiras com propósito de fazer a diferença. As possibilidades de ações em conjunto são imensas e estamos muito animados com tudo que ainda vem pela frente”, comenta Renata Maluf, diretora de Canais Digitais, Marketing e Produtos da GOL.

Para conferir em São Paulo, basta passar pelo Conjunto Nacional, localizado na Avenida Paulista, 2073, até o dia 05/06.

O cronograma da ativação e as demais ações em celebração ao sexagenário da dona do vestido vermelho mais famoso dos quadrinhos estão disponíveis no hotsite da campanha e nas redes sociais da turminha: www.monica60.com.br.

Mônica 60 anos – Para celebrar um marco na história da Mauricio de Sousa Produções e da cultura pop nacional, foram preparadas diversas ações em comemoração ao aniversário de 60 anos da personagem Mônica, criada em março de 1963 e que, desde então, se tornou um ícone no País.

Onipresente em todos os segmentos da empresa, Mônica estará representada em artes, moda, produtos, eventos presenciais, musical, espaços temáticos, publicações especiais e conteúdos audiovisuais.

As ativações terão calendário de comemorações até 2024 e serão realizadas em todo o Brasil para que nenhum fã do bairro do Limoeiro fique de fora dessa grande festa. www.monica60.com.br

Sérgio Gordilho e Márcio Santoro retomam jornada como sócios da Africa, consolidando trajetória de 14 anos à frente da agência – Atuando como presidentes da Africa há 14 anos, os executivos Sérgio Gordilho e Márcio Santoro se tornaram algumas das referências mais conhecidas no mercado publicitário brasileiro, uma carreira consistente que consolida a agência como uma das maiores e mais premiadas do Brasil e do mundo.

Sua atuação na presidência, no entanto, sempre foi para além do personalismo. Buscaram, em quase 15 anos, mantendo o foco em um time com vários dos melhores profissionais e líderes do País, dar visibilidade ao trabalho do todo, agregando à paixão de ambos pelo mercado brasileiro de publicidade e de marketing.

Agora, para os executivos, o momento é de retomada como sócios, em um nível ainda mais estratégico para o futuro da agência, responsável pelas contas de algumas das dez mais valiosas marcas do País, como Itaú, Petrobrás, Vivo, Natura e Brahma. A Africa sempre teve o papel de principal agência do Hemisfério Sul no Grupo Omnicon.

A partir da simplificação da holding, as ações da Africa foram renegociadas com os executivos Sérgio Gordilho e Márcio Santoro, que assumem novamente a posição de sócios sete anos após terem vendido sua participação ao mesmo grupo.

Esse movimento é uma reafirmação da confiança que o grupo tem na potência do negócio e na jornada da agência rumo ao futuro.

No novo cenário, a agência tem acesso às ferramentas de mídia e dados mais sofisticadas do mundo graças à sociedade com o Grupo Omnicom.

Executivos querem fazer movimentos de negócios ousados na nova fase: “em vez de criar uma nova agência – “A Africa é uma agência muito representativa para o mercado brasileiro e tínhamos na mesa uma decisão importante, que era a de começar uma nova agência, contando com a nossa expertise e reputação, ou manter aquela que sempre amamos e estivemos à frente. Não foi uma decisão difícil! Preferimos usar toda a expertise que tivemos durante esses anos com o Grupo ABC e o Omnicon com o nosso próprio jeito de fazer, unindo o melhor dos dois mundos”, ressaltou Sérgio.

Juntos, Sérgio e Márcio são investidores da holding. A história dos dois executivos com a agência remonta ao início do século XXI, com novas perspectivas no mercado publicitário diante de formatos mais disruptivos e maior presença digital para as marcas.

Márcio e Sérgio foram fundadores da empresa, em 2002, com os sócios Nizan Guanaes, Marcio Santoro, Luiz Fernando Vieira e Olivia Machado.

“A Africa já nasceu disruptiva e está sempre reinventando as ideias e os espaços publicitários de atuação. É um verdadeiro ecossistema de criatividade e inovação de marketing e publicidade. Está no nosso DNA”, completou Márcio.

A Africa também figura entre as maiores compradoras de mídia digital do País – Conforme a consultoria Scopen, com sede na Espanha, a Africa é a única agência do mundo a ser líder nas 13 categorias avaliadas pelos principais CMOs do Brasil.

“Não existe uma agência no mundo (em todos os países em que se realiza o Agency Scopen), que tenha conseguido liderar todos os rankings por 16 anos. A posição da Africa é de uma solidez absoluta, admirada pelos anunciantes e profissionais da concorrência”, ressalta trecho do estudo divulgado pela consultoria.

A Africa também figura entre as maiores compradoras de mídia digital do País e tem como foco a atuação estratégica na criação e transformação de negócios por meio de produtos, serviços e inovação digital.

De acordo com ranking do Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário, Cenp, a Africa foi a terceira agência com maior compra de mídia do Brasil em 2022, contribuindo fortemente para a movimentação da economia criativa e do mercado de comunicação como um todo.

De acordo com a Contagious, referência mundial em criatividade e inovação, a Africa é também uma das 10 melhores e mais corajosas agências do planeta.

A publicação Adweek considerou a agência uma das 10 mais criativas do mundo. A Africa entrou ainda no top 3 do ranking Creative 100, do WARC, serviço de assinatura digital global que oferece as melhores práticas de publicidade, evidências e insights das principais marcas do mundo.

Como um case de governança e gestão, é a única empresa do segmento de agências a estar no ranking do Merco (Monitor Empresarial de Reputação Corporativa).

 

 

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