Parceria entre Grupos UVV e PRIX traz ESPM para o Espírito Santo – Uma das mais conceituadas instituições do país na área de comunicação e negócios, a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) está chegando ao Espírito Santo no próximo mês a partir de uma parceria entre a UVV e o Grupo PRIX Vitória será a nova cidade do Brasil a receber a escola, depois de São Paulo – onde foi fundada há 70 anos -, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Florianópolis.
No Espírito Santo, a instituição oferecerá um curso inédito no País que passará a fazer parte do seu portfólio: MBA em Negócios Disruptivos e Marketing, destinado a profissionais com pelo menos dois anos de experiência no mercado focados no exercício da liderança e na gestão de negócios disruptivos com o uso de ferramentas e conceitos inovadores de marketing e comunicação.
Disciplinas focadas na era digital e inteligência artificial – Na grade de disciplinas, temas como disrupção na era digital, Inteligência Artificial, estratégias competitivas, agenda da liderança, inovação e mudança como fenômenos culturais, marketing de serviços, consumo, a experiência do consumidor no universo digital, relacionamento com os clientes, database marketing, trajetória digital, geração de valor com o uso de dados, gerenciamento de projetos, neurociência, novos modelos de negócio, tomada de decisão em ambientes de incerteza e transformação, arquitetura da marca, entre outros.
O MBA em Negócios Disruptivos e Marketing será oferecido no modelo híbrido com encontros presenciais regulares em um final de semana por mês.
O curso que tem uma abordagem mais voltada para a formação de gestores – Professores e coordenadores acadêmicos fazem parte do corpo docente da instituição em São Paulo e no Rio de Janeiro.
“É um curso que tem uma abordagem mais voltada para a formação de gestores e líderes num universo em um ecossistema corporativo que demanda cada vez mais adaptabilidade, inovação e criatividade. Nesse sentido, a ESPM fará um processo seletivo e poderão participar profissionais com pelo menos dois anos de experiência no mercado”, afirma o diretor-presidente do Grupo Prix, Fernando Manhães.
Vitória está sediando o maior evento sobre mudanças climáticas do Espírito Santo – Sustentabilidade Capixaba – Até a próxima quarta-feira, dia 28 de junho, Vitória sedia um grande encontro ambiental do Espírito Santo.
Realizado pelo Espírito Santo Convention & Visitors Bureau, com correalização do Sindiprom-ES, e promovido pela GFC Eventos, em parceria com o Instituto Brasileiro de Apoio ao Desenvolvimento Social e Econômico (IBA), o “Sustentabilidade Capixaba”, na Praça do Papa, em Vitória. O evento é gratuito e aberto ao público, com inscrição no site.
Em sua terceira edição e já integrado ao calendário estadual de eventos que priorizam ações sustentáveis e a preservação do meio ambiente, o Sustentabilidade Capixaba terá três dias de amplos debates sobre um tema importante e urgente: as Mudanças Climáticas e seus Impactos na Sociedade.
Conectar empresas públicas e privadas, entre outras organizações para o debate e a troca de conhecimento que levem a melhoria da qualidade de vida dos capixabas por meio de ações sustentáveis, é o principal objetivo do evento.
Especialistas de renome nacional e do cenário local estão confirmados – Um exemplo da importância da promoção deste grande encontro está nos diversos “cases” e apresentações técnicas realizadas por empresas capixabas, que estão fazendo o seu dever de casa, mas não os conectam adequadamente a suas comunidades.
Um time com mais de 45 especialistas de renome nacional e do cenário local já está confirmado, com destaque para as participações de Takashi Yamauchi, membro do comitê da ISO (Organização Internacional de Normalização) sobre responsabilidade social e ambiental; Diego Xavier, pesquisador da Fiocruz, Sérgio Xavier, CEO da Plataforma Circularis e articulador do Centro Brasil do Clima; Isis Akemi Marimoto Toschi Olivieira, coordenadora-geral de Política de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente; Carlos Alberto Mesquita, diretor de florestas e políticas públicas da BV-Rio; Elda Bussinger, presidente da Sociedade Brasileira de Bioética; Jorge Pinheiro Machado, da Eletrobrás, entre outros.
Ações dos governos diante dos impactos das mudanças climáticas – Lideranças do meio político, como o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, eleito presidente do Consórcio Brasil Verde, participa da cerimônia de abertura, prevista para as 9h.
Ele compõe o painel “Ações de Governos Estaduais diante dos impactos das mudanças climáticas: que está sendo feito e os próximos passos necessários” junto com os chefes dos executivos estaduais do Pará, Helder Barbalho; do Paraná, Ratinho Junior; e do Mato Grosso do Sul, Eduardo Reidel, foram convidados e são esperados nesta terceira edição do evento.
A programação completa do evento já está disponível no site, com os horários de cada palestra. Além dos painéis, o Sustentabilidade Capixaba contará com apresentações técnicas, workshops, reuniões específicas, oficinas e exposição de projetos.
Ao final, as discussões e trabalhos apresentados se transformarão em um documento que norteará os capixabas na formação de cidadãos mais conscientes e participativos no enfrentamento das mudanças climáticas e na elaboração da agenda do próximo grande encontro, a ser realizado no final do mês de junho de 2024.
O evento tem o patrocínio de Vale, ArcelorMittal, Suzano, Prefeitura de Vitória, Findes, Cesan e CREA-ES.
Democratizar as discussões realizadas e os projetos apresentados – Segundo Paulo Renato Fonseca, um dos gestores do Sustentabilidade Capixaba, o evento será um grande encontro onde serão abordadas questões fundamentais para a definição de políticas públicas e privadas que ajudem na redução dos crescentes problemas causados pelas mudanças climáticas em todo o planeta.
“A partir do diálogo e do intercâmbio de experiências entre especialistas, gestores públicos, empresários e a sociedade, vamos democratizar as discussões realizadas e os projetos apresentados, para a construção de um Espírito Santo cada vez mais sintonizado com as demandas ambientais globais. Vamos unir, empresas, instituições, sociedade, vamos ouvir e conhecer projetos uns dos outros e ao final, vamos fazer um pacto pelo clima, um pacto pela sustentabilidade capixaba”, afirma Fonseca.
Grupo Coutinho adquire duas lojas da Rede Super Faé em Vila Velha e chega a 45 lojas no ES – Dando sequência ao seu plano de expansão na região da Grande Vitória, o Grupo Coutinho, controlador das redes Extrabom, Atacado Vem e Extraplus, acaba de anunciar a aquisição de dois supermercados em operação no município de Vila Velha, que pertenciam à Rede Super Faé.
Os colaboradores que hoje atuam nas duas lojas integrarão o quadro efetivo do grupo, não sendo necessário, a princípio, a abertura de novas vagas de emprego. Com a efetivação deste negócio, a companhia supermercadista passa a contar com 45 lojas no Espírito Santo, entre supermercados e atacarejos.
As novas incorporações têm como endereço os bairros Praia das Gaivotas, na avenida Coronel Pedro Maia de Carvalho, n° 347; e Barramares, na avenida Amaral Peixoto, n° 169.
Ambas passam a ser administradas pelo Grupo Coutinho a partir da próxima semana, sendo programada a mudança gradativa da identidade visual (Super Faé) para a bandeira Extrabom.
As duas aquisições fazem parte da estratégia da empresa em ampliar sua atuação em Vila Velha – Para a mudança de gestão das operações, a loja situada em Praia das Gaivotas ficará fechada na segunda-feira, dia 26, para reabertura ao público nesta terça-feira, dia 27.
Já a unidade de Barramares ficará fechada entre os dias 27 e 28, com a volta das atividades na quinta-feira, dia 29.
De acordo com o diretor-presidente do Grupo Coutinho, Luiz Coutinho, as duas aquisições fazem parte da estratégia da empresa em ampliar sua atuação em Vila Velha, tendo sempre como foco o cliente e na sustentabilidade do negócio.
“A cidade tem a segunda maior população do Espírito Santo e possui enorme potencial de crescimento econômico e de consumo. Com as novas lojas, a marca Extrabom passará a contar com cinco unidades no município, ampliando a quantidade de atendimentos realizados. Queremos estar cada vez mais próximo dos consumidores, oferecendo um ambiente de compras com variedade em produtos, qualidade e preço justo. A chegada a mais regiões também fortalece nossa logística de e-commerce, ampliando os pontos físicos para clientes que optam pela compra online com retirada em loja”.
Betano promove campanha de doação de sangue durante todo o mês de junho – A Betano, uma das principais casas de apostas esportivas online no país, está promovendo uma campanha integrada de doação de sangue durante todo o mês de junho.
Criada pela Ampfy, a ação “Sangue Betano” tem como objetivo incentivar a solidariedade, conscientizar sobre a importância do gesto e contribuir para o aumento dos estoques de sangue nos hospitais brasileiros.
A ação ocorreu durante o “Duelo Betano”, partida em que os clubes patrocinados pela Betano, Fluminense e Atlético Mineiro, se enfrentaram durante a rodada do Campeonato Brasileiro, em Volta Redonda, no estádio Raulino de Oliveira na quarta-feira, 21 de junho.
A estratégia da marca foi de chamar atenção para o tema apresentando nas respectivas camisas dos jogadores os tipos sanguíneos de cada um, utilizando A, B, AB e O – letras que também compõem o nome ‘Betano’. Com isso, a ideia é sensibilizar não apenas os torcedores presentes no estádio, mas também aqueles que acompanham os jogos pela TV.
Criada pela Ampfy, a ação “Sangue Betano” visa incentivar a solidariedade e a conscientização sobre a importância da doação de sangue – ‘’A ideia é ressignificar o patrocínio da camisa dos times e dar visibilidade para a causa. Levando em consideração a força de PR e mídia que estas camisas possuem, vamos levar a mensagem de doação de sangue para as pessoas de um jeito poderoso e inusitado”, comenta Dogura Kozonoe, diretor de Criação Executivo da Ampfy.
Pensando em expandir e dar mais visibilidade para a campanha, a Betano, em parceria com a ALOB Sports, convidou um time de influenciadores e os clubes patrocinados pela marca para amplificar a ação.
Desde o começo do mês até o dia da partida, alguns nomes como Nicolle Merhy, Dan Lessa, Victor Canedo, Paulinho Serra e Fernanda Colombo estão subindo nas redes sociais a #SangueBetano para convidar os apaixonados por futebol para entrar na corrente do bem que é doar sangue. J
á alguns jogadores do Fluminense e do Atlético Mineiro farão uma convocação: Doar sangue vestindo a camisa do clube, mostrando toda a força e apoio da torcida com a causa. Além disso, a Betano também realizará ações de marketing tanto online quanto offline, utilizando mídias ON e OFF para ampliar o alcance da iniciativa.
Segundo a Betano, a mensagem sobre a importância da doação de sangue será disseminada para um público amplo e reforça a parceria de longo prazo entre a marca e os dois times no mercado esportivo.
De acordo com a empresa, a doação de sangue é fundamental para salvar vidas e o engajamento dos clubes na campanha reafirma como o esporte também é uma ferramenta de transformação social, gerando um impacto positivo na sociedade.
Santa Amália apresenta novo conceito criativo e valoriza momentos para uma vida mais massa – Santa Amália, marca da Camil Alimentos, líder no segmento de massas em Minas Gerais e uma das principais fabricantes do país, lança nova campanha de comunicação com o conceito criativo que promete valorizar os momentos para uma vida “mais massa”.
O posicionamento “+Massa” ilustra que a vida pode ser mais alegre e leve, e, para todos esses momentos, a massa Santa Amália está sempre presente.
“A palavra massa pode ter vários significados. E Santa Amália, ao se apropriar dessa expressão, tão característica e cotidiana, tem a oportunidade de se aproximar dos consumidores”, afirma Juliana Conti, gerente executiva de Marketing da Camil.
Retratando ocasiões corriqueiras de modo descontraído e próximo, que podem sempre ser acompanhadas por uma boa massa, a campanha da marca foi pensada sob o conceito “Por uma vida + massa”.
“Nosso novo filme traduz a multiplicidade da expressão em uma linguagem mais divertida e representa uma evolução em nossa comunicação, sem abrir mão do elo emocional e familiar tão relevante para a marca. Massa pode ser um momento especial, uma receita deliciosa, um carinho para quem amamos. E Santa Amália está aí para todos os momentos massa da vida”, acrescenta Juliana.
A campanha também será aplicada de forma adaptada à Santa Amália Speciale, que conta com 4 linhas de produto desenvolvidas para atender as demandas especiais dos consumidores, utilizando a comunicação “Por Mais Momentos Especiais”.
“Mantivemos a linha que evidencia o elo emocional que, normalmente, é compartilhado através de um momento único e a massa Santa Amália Speciale pode ser a protagonista dessas ocasiões, gerando sorrisos, carinho e compartilhando de pratos saborosos”, finaliza a gerente de Marketing.
Assinada pela Dojo, a campanha contará com filme veiculado em TV, estratégia digital robusta (anúncios, conteúdos e uso de influenciadores), mídia exterior, além de um enxoval especial para os pontos de venda.
O foco de investimento será Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, regiões de maior presença e relevância da marca.
Ficha Técnica:
Agência: DOJO
Cliente: Grupo Camil
Produto: Santa Amália
Título: Por Uma Vida Mais Massa
Criação: Adriana Barreto / Raiane Paiva / Marcelo Druck
RTVC: Paula Poças
Atendimento: Tainá Freitas / Mariana Lucena / Raquel Cotavasso
Mídia: Brenda Letícia / Mariana Sobreira
Produtora: Moonheist
Direção: Mariana Vancini
Pós-Produção: Voodoo House
Locutor: Juliana Moraes
Aprovação Cliente: Daniel Cappadona, Juliana Conti, Ivy Oliveira, Laura Ferraz, Lucas Canalis, Lucas Prado e Lucas Rios.
Campanha da NISSIN FOODS DO BRASIL destaca a nova combinação de sabores da marca – A NISSIN FOODS DO BRASIL acaba de lançar mais uma campanha de marketing, trazendo o termo Misturiojo de volta para a conversa. Nesta ação, a marca resgata a explicação para o termo, atiçando a curiosidade do público sobre as novidades que estão chegando por aí.
A campanha também relembra a votação que aconteceu entre os meses de junho e julho de 2022, em que NISSIN apresentou diversas combinações de Lámen e permitiu que os consumidores decidissem os novos sabores que gostariam que fossem lançados pela empresa.
“Essa campanha destaca as diversas possibilidades de sabores para formar algo inédito e inusitado, sem deixar de lado a qualidade e sabor do Nissin Lámen. O Misturiojo foi mais uma preocupação da marca em estar cada vez mais próxima do consumidor, com produtos únicos e pensados especialmente para os amantes da linha”, comenta Danielle Ximenes, Gerente de Marca da NISSIN FOODS DO BRASIL.
A ação de marketing, criada em parceria com a Dentsu Creative, comunica nova forma de saborear seus produtos – Serão dois filmes, desenvolvidos pela Dentsu Creative, que chegam às principais plataformas digitais, como YouTube, Instagram, TikTok e Facebook, no dia 15 de junho, com veiculação prevista até o final do mês.
Neles, Clélio e Tonho, os queridinhos personagens da marca, comunicam o conceito do Misturiojo de um jeito único, utilizando os 11 sabores já existentes no portfólio da linha. No primeiro filme, eles relembram o que é “Misturiojo”: a mistura de dois sabores de miojo em um só e incentivam os consumidores a usufruírem dos produtos numa união #SABORÁSTICA.
Já no segundo filme, a dupla mostra que é possível fazer combinações apetitosas e incríveis #APETINCRÍVEL, como, por exemplo, ao unir o Nissin Lámen de carne e carne com tomate: o Carcarmate!
“Os personagens Clélio e Tonho, já aclamados pelo público, trazem a energia exata que idealizamos para essa nova campanha, que além de reforçar a conexão que Nissin já tem com os fãs da marca, ainda traz opções divertidas e variadas de consumir o lámen”, comenta Kojiro Tanoue, Executive Creative Director da Dentsu Creative.
FICHA TÉCNICA – NISSIN LÁMEN – MISTURIOJO
Agência: Dentsu Creative
Anunciante: Nissin Foods do Brasil Ltda.
Campanha: Misturiojo
Managing Director: Tiago Vargas
VP de criação: Danilo Janjacomo
Diretor de Criação Executivo: Kojiro Tanoue
Diretor de Criação: Murilo Torezan
Criador de Contexto e Fala: Kojiro Tanoue, Murilo Torezan, Nathalia
Kuramoto e João Pedro Aguiar
Criador de Visuais Conectados: Marcelo Feltrin e Bruna Souza
RTVC: Juliana D’Antino, João Pedro Muniz e Maria Eduarda Corcino
VP de atendimento: Bruno Panico
Atendimento: Reo Sakamoto, Tiago Lima, Marcella Sousa e Bruno Rodrigues
Operações: Moyra Esteves
VP de estratégia: Aloisio Pinto
Head de Design de Conversas: Alcides Lima
Arquiteto de Ideias: Viviane Frohlich e Agnes Pires
Designer de Conversas: Mariana Rudzinski
Criativas de Mídias Sociais: Larissa Santos e Silvia Caldas
VP de mídia: Viviana Maurman
Mídia: Lucas Callile, Leandro Lourenço e Thiago Bronel
Data Insights: Silvia Visani, Igor Silva, Camille Grillo, Roderigo Lindoso e Diogo Cruz
Aprovado por: Yosuke Kawai, Kosuke Hara, Yoshimi Miura, Ana Fossati, Danielle Ximenes, Ingrid Mangiro, Tatiana Curi e Mariana Soares
Produtora: Fantástica Filmes
Direção de Cena: DUDU
Produção Executiva Criativa: Marlon Klug
Direção de Fotografia: Rodrigo Machado
Direção de Arte: Rô Melink
Assistentência de Direção: Eloisa Mendes (1ªAD) e Vinicius Camala (2ºAD)
Produção Executiva: Herminio Vinholi Jr
Gerência de Projetos: Ana Maria Sequinel
Coordenação de Produção: Marina Rossignoli
Supervisão de Produção: Karine Barros
Produção: Marcela Kozinski e Daniane Almeida
Produção de Objetos: Susana Pedrozenco
Produção de Figurino: Lu Carvalho
Maquiagem: Bruna Bley
Produção de Elenco: Call Me Cast
Elenco: Wanderley Quirino (como Clélio) e Leonardo Munhoz (como Tonho).
Pós-produção: Fantástica Filmes
Coordenação de Pós-produção: Maguilla
Montagem: Allan Carvalho e Eduardo Belik
Composição: Allan Carvalho
Color Grading: Allan Carvalho
Produtora de som: PUNCH AUDIO
Produtor: Mariano Alvarez
Criação: Tony Berchmans
Atendimento: Lili D.Aragoni, Ale Pais e Fernanda Garroux
Coordenação de Produção: Cristiane Oliveira e Amanda Vieira
Mixagem e Finalização: Gustavo Guanaes, Fernando Martinez e Flávio Gondim