Prêmio Colunistas lança sua versão 2023 valorizando a inteligência humana – A polêmica do momento na comunicação — o crescimento das ferramentas de inteligência artificial — virou tema da campanha da versão do Prêmio Colunistas 2023, que este ano chega a seu 55° aniversário.
Com criação da agência 11:21, a partir do conceito proposto pelo VP Executivo da premiação, Marcio Ehrlich, a campanha reconhece que as ferramentas estão,
sim, cada dia mais inteligentes.
Mas só o toque e a criatividade dos profissionais é que “podem transformar um simples trabalho mecânico em um resultado absolutamente genial”, como diz o texto dos anúncios.
Você e a máquina, quem manda em quem afinal? – “Nestes 55 anos em que o Colunistas é julgado, muitas outras novidades surgiram, como os softwares gráficos”, destaca Ehrlich, lembrando que, no entanto, “o concurso nunca deixou de homenagear a diferença que os publicitários, designers e profissionais de promoção souberam fazer”.
As peças da campanha perguntam: “Você e a máquina, quem manda em quem afinal?”, para lembrar que o Colunistas, está “há 55 anos valorizando a inteligência humana”.
Gustavo Bastos, sócio e diretor de criação da 11:21, comenta que, “como criativo, que começou quando a informatização das agências estava iniciando, vi muitas ferramentas chegando e sendo encaradas com desconfiança, para depois se tornarem aliadas na democratização da tecnologia. E quanto mais democrática a tecnologia, acontece, mais diferença o talento faz. Falamos disso com leveza e humor”.
A versão 2023 do Prêmio Colunistas sofreu poucas alterações em relação ao último julgamento – Apenas foram retiradas as categorias voltadas a destacar especificamente os trabalhos relacionados com a Covid-19, já que a pandemia foi controlada e deixou de ser pauta na comunicação de marketing, como se via nos últimos dois anos.
Assim como em 2021/22, as peças deverão ser inscritas, de acordo com a sede da agência ou do anunciante, em uma das seis regionais da premiação: Norte-Nordeste, Centro-Leste, Brasília, Rio, São Paulo e Sul.
E os vencedores das medalhas de Ouro nestas fases disputarão os prêmios nacionais do concurso. Tanto o regulamento quanto as informações sobre as regionais e o aplicativo para as inscrições estão disponíveis no site www.colunistas.com.br.
Ficha Técnica
Agência: 11:21
Cliente: Abracomp
Título: “Quem manda em quem afinal?”
Produto: Prêmio Colunistas 2023
Criação: Gustavo Bastos, Diego Crisostomo e Marcio Ehrlich
Planejamento: Marcio Ehrlich
Manipulação e Finalização: Julio Norris
Master Class sobre disrupção e marketing marcam lançamento da ESPM em Vitória – O Espírito Santo é o mais novo estado do País a receber a Escola Superior de Propaganda e Marketing, a renomada ESPM.
Com uma história de mais 70 anos, a instituição acumula números expressivos no que diz respeito ao nível da formação oferecida.
Dentre os 500 profissionais de marketing das maiores empresas do País, 150 passaram pela ESPM. Além disso, a formação oferecida vai além muito além da área de propaganda.
Referência na área de comunicação e negócios, a ESPM chega em Vitória pelas mãos de empresários do Grupo Prix em parceria com a UVV.
Encontro de profissionais e executivos do mercado capixaba – E, para marcar sua estreia em terras capixabas, a escola realizou, na última quarta-feira, dia 28, a Master Class com o fera Marcos Aurélio Rodrigues, docente e pesquisador do Mestrado em Gestão de Economia Criativa da ESPM-RJ, com mais de 20 anos de experiência profissional em empresas de marketing e publicidade.
Marco é consultor em Planejamento Estratégico e facilitador de treinamentos in-company em empresas como TV Globo, Globosat, Infoglobo, Galt Capital, Proteste e White Martins/Praxair.
Pesquisador em Planejamento Estratégico, com trabalhos publicados em revistas acadêmicas e apresentados em congressos nacionais e internacionais, ele será o coordenador do MBA no ES.
O conceito de disrupção remete à ideia de transformar o que está posto – Para um auditório lotado, Marcos falou sobre o novo curso de MBA Negócios Disruptivos e Marketing, além de compartilhar cenários, estudos e tendências envolvendo a comunicação e seus desafios e de como a disrupção está impactando o mercado de produção de conteúdo, marketing e entretenimento.
“O conceito de disrupção remete à ideia de transformar o que está posto. E é nesse contexto que o curso oferecido pela ESPM em Vitória pretende caminhar: oferecendo aos líderes a oportunidade de aprender, conhecer, refletir, dialogar, criar e inovar. Tudo isso levando em conta um cenário que é desenhado e redesenhado a cada dia e onde os papéis de um profissional e de uma empresa já não cabem mais dentro de caixas. É um momento de profundas mudanças em que as fronteiras que indicavam ‘quem faz o que’ deixam de existir, nos desafiando a ir além do óbvio”, afirma Marco Aurélio.
É destinado a lideranças e profissionais com experiência de mercado – o MBA propõe uma abordagem que vai além da comunicação e abrange demandas de profissionais de negócios das mais diversas áreas.
“A ESPM tem uma história de 70 anos, marcada pela evolução. Hoje, mais do que uma escola de propaganda, estamos falando de uma instituição que prepara profissionais de destaque no país para exercer a liderança com estratégia, inovação, disrupção. Tanto que há ex-alunos da ESPM em todos os rankings da Forbes indicando os melhores CMOs do Brasil. Na última edição, seis dos 10 CMOs citados são ex-alunos da instituição, o que é mais um indicador de sua excelência”, ressalta Fernando Manhães, diretor-presidente do Grupo Prix.
O MBA em Negócios Disruptivos e Marketing será oferecido no modelo híbrido – terá encontros presenciais regulares em um final de semana por mês, na UVV Hihgline. Professores e coordenadores acadêmicos fazem parte do corpo docente da instituição do RJ e São Paulo.
“É um curso que tem uma abordagem mais voltada para a formação de gestores e líderes num ecossistema corporativo que demanda cada vez mais adaptabilidade, inovação
e criatividade. Nesse sentido, a ESPM fará um processo seletivo e poderão participar profissionais com pelo menos dois anos de experiência no mercado”, afirma Jefferson Cabral, diretor de Desenvolvimento de Negócios da UVV.
Hortifruti Natural da Terra leva o frescor da natureza para o consumidor com ação de incentivo ao plantio de mudas – A Hortifruti Natural da Terra, maior rede hortifrutigranjeira do país, está realizando no Rio de Janeiro uma ação 360º no metrô de Botafogo, uma das estações com maior fluxo da cidade.
O objetivo é reforçar seu posicionamento de referência em produtos frescos, em todas as categorias, e não apenas em FLV (frutas, legumes e verduras).
Com criação da agência Binder, a ação consiste na instalação de um grande painel “vivo” com mudinhas de diversos temperos, como orégano, hortelã, alecrim, morango e lavanda, que foram distribuídas ao público que circulou pelo local até o dia 30 de junho.
Criada pela Binder, a iniciativa previu a distribuição de mudinhas de temperos, pão fresquinho e cupom de desconto no metrô de Botafogo – A estimativa é que tenham sido distribuídas 5 mil mudas, além de adubos, pães fresquinhos e cupons com desconto especial para compras na loja Hortifruti.
A ação reforça o conceito “Tudo Agora, Toda Hora, Tudo Fresco”, lançado na campanha institucional da marca, e que consolida o posicionamento de que, da natureza até a mesa, tudo chega fresquinho para os clientes do Hortifruti Natural da Terra.
A campanha publicitária “Tudo Agora, Toda Hora, Tudo Fresco”, criada pela agência está sendo veiculada no Rio de Janeiro, em TV por assinatura, digital, social media e OOH (Out Of Home). A distribuição das mudas está sendo realizada no acesso E do metrô de Botafogo, próximo a uma loja Hortifruti.
Todas as catracas estarão adesivadas com a identidade visual da campanha. Além disso, haverá MUB’s em 28 estações, entre elas: Estação Botafogo, General Osório, Arco Verde, Saens Pena e Pavuna.
Ficha técnica campanha:
Agência: Binder
Campanha: Hortifruti Fresco
VP de Criação: Marcos Apostolo
Diretor de Criação: Leandro Euzebio
Criação: Luciana Oliveira e Paula Novaes
Head Digital: Alex Paulo
Head de Atendimento: Fernanda Maia
Atendimento: Daniela Garcia, Bruna Pinheiro e Beatriz Molinari
Diretor de Conteúdo: Gustavo Portela
Equipe de Conteúdo: Bruna Maba e Carolina Paiva
Diretor de Mídia: Cláudio Romano
Supervisora de Mídia: Nicoli Ribeiro
Produção: Marcello Pignataro
VP de Planejamento: Lucas Daibert
RTVC: Gabriella Cardoso
Produtora: Pop Filmes
Aprovação Cliente: Patrícia Carneiro, Lorena Evangelista e Gabriela Matos
TIM usa inteligência artificial para criar músicas de acolhimento na voz de Ana Vilela em mês de Orgulho LGBTQIAP+ – Com o objetivo de acolher e dar voz a histórias de pessoas LGBTQIAP+, a TIM escolheu o mês de junho, período em que se celebra essa comunidade, para lançar sua nova ferramenta de inteligência artificial.
Em parceria com a agência BETC HAVAS, a TIM traz ao ar a campanha Acolher IA, uma plataforma que transforma histórias reais de orgulho em músicas originais e inspiradoras.
A iniciativa terá como base a canção inédita “Aflora”, composta por Ana Vilela para seu mais novo álbum, “Melhor que Ontem” – a letra, segundo a artista, é como uma carta para ela mesma no passado, uma adolescente homossexual dentro de uma família extremamente conservadora e católica.
A ideia é expandir essa mensagem para que alcance muito mais pessoas e de forma personalizada.
Em nova campanha da BETC HAVAS, a TIM usa plataforma de Inteligência Artificial para criar composições únicas e acolhedoras – A ferramenta está disponível a partir de 28 de junho na página desenvolvida para a ação (acolheria.com.br), onde o usuário poderá contar um pouco sobre sua história e realidade como parte da comunidade LGBTQIAP+, e ao final, receber sua própria música.
A canção fica por conta da cantora Ana Vilela que, através da Inteligência Artificial, emprestará sua voz para ser o principal instrumento de inspiração e acolhimento de milhares de pessoas, celebrando a narrativa. A campanha tem foco em redes sociais.
Além da artista, a marca montou uma robusta estratégia junto do seu time de creators LGBTQIAP+ do Instagram, TikTok e Twitter. Rapha Vicente e Diva Depressão, embaixadores da TIM, foram os primeiros a usarem a ferramenta, contarem suas histórias e
receberem suas músicas criadas pela ACOLHER IA.
A inteligência artificial está cada vez mais presente no nosso cotidiano – E quem se une a eles é um extenso time de creators do Twitter, que possui relacionamento com a marca já de outras campanhas e destacam-se na internet pelo forte engajamento e identificação que têm com seus públicos.
“A inteligência artificial está cada vez mais presente no nosso cotidiano, então porque não nos aliarmos a ela para produzirmos conteúdos que levem amor e conforto às pessoas? Usamos a IA para criarmos milhares de possibilidades de acolhimento, abraçando diferentes histórias e permitindo que elas sejam compartilhadas por aí, quem sabe não atingindo outra pessoa que também esteja passando por situação parecida e precise de um conforto”, complementa Daniela Lima, Diretora de Criação e Conteúdo da BETC Havas.
Ficha Técnica:
Agência: BETC HAVAS
Anunciante: TIM
CCO: Erh Ray
VP de Criação: Marcelo Bruzzesi
Diretor de Criação: Alexandre Fernandes e Daniela Lima
Diretor de Criação Associado: Daniel Paulos Brito
Diretor de Tecnologia: Victor Hugo Odo
Head de Design de Produto: Jessica Arruda
UX/UI: Fabio Daniel, Luane Arruda, Thiago Marcondes Marques
Diretor de projetos especiais: Caio Rodrigues
Produtora de projetos especiais: Cindy Cardoso
Gerente de Projetos: Guilherme Grativol
Criação: Alexandre Fernandes, Daniela Lima, Daniel Paulos Brito, Bernardo Rego, Pedro Lenz, Marilia Cotrim, Breno Cibelli, Leonardo Almeida, Fernanda Bravo e João Lage.
Marcas & Negócios: Flavia Braga, Bruno Lira, Erica Barreiros, Fabiana Barros, Loriene Ávila e Bárbara Passos
Listening: Flavia Braga, Gustavo Ortiz, Caio Leao
Mídia: Carol Esposito, Ana Vieira, Camila Luna, Larissa Calixto e João Rocha
Clientes responsáveis: Fábio Avellar, Carolinne Spiegel, Ana Carolina Abess, Clara Garcia, Eduarda Tavares, Elmer Dias, Barbara David, Leticia Porfirio, Isabella Gonçalves
Empresa desenvolvedora: Plug Tecnologia
Em campanha “Bora Falar Delas”, AMARO questiona respostas do Chat GPT que ignora recordes das mulheres no futebol – A AMARO, Retail Tech que opera um ecossistema omnicanal de lifestyle com o melhor da moda, beleza e casa, lançou no dia 26 de junho a campanha “Bora Falar Delas”.
A iniciativa tem o objetivo de questionar o porquê do futebol feminino ainda receber tão pouco reconhecimento, mesmo quando as mulheres têm conquistas incríveis no esporte.
Apesar da proximidade do início da Copa de Futebol Feminino 2023, a maioria das pessoas não sabe quando e onde o campeonato acontece. De acordo com uma pesquisa realizada no perfil oficial da marca no Instagram, 71% responderam que não sabem quando a Copa Feminina vai acontecer e 82% responderam que não sabem onde será sediada.
Ainda, a pesquisa mostrou que 71% das pessoas acompanharam a Copa Masculina no ano passado, mas apenas 43% vai acompanhar os jogos do Brasil na Copa Feminina.
RetailTech convida a todos para ajudarem a mudar essa realidade, acompanhando, torcendo e divulgando as conquistas da seleção feminina – A partir do resultado desta pesquisa, a marca resolveu testar o que uma das tecnologias mais disruptivas do mercado tem a dizer sobre o assunto.
O vídeo apresenta imagens geradas por inteligência artificial e mostra uma interação real com o Chat GPT, onde são feitas perguntas sobre recordes e destaques da história do futebol.
Ao ser perguntado “Quem jogou mais partidas oficiais pela seleção brasileira de futebol?”, a inteligência artificial desenvolvida pela OpenAI responde que foi o ex-lateral-direito Cafu, com 142 jogos. No entanto, a informação omitida é que Formiga é a atleta, tanto entre homens quanto mulheres, que mais jogou pela seleção, com 234 partidas oficiais.
Quando questionado sobre “Quem fez mais gols pela seleção brasileira de futebol?”, o Chat GPT responde que foi o Pelé, com um total de 77 gols. Mais uma vez, a inteligência artificial desconsidera o futebol feminino, e deixa de informar que Marta já marcou 119 gols em partidas oficiais pela seleção brasileira, sendo 17 deles em Copas do Mundo, se tornando o maior número entre homens e mulheres.
As conquistas femininas continuam sendo ignoradas – “Essa ferramenta de inteligência artificial é uma base de conhecimento que se alimenta de informações coletadas da internet. Se ela não está trazendo as conquistas femininas nas suas respostas, significa que nós não estamos falando delas o suficiente. Queremos que o futebol feminino seja comemorado e reconhecido”, explica Natalia Fujii, creative lead da AMARO.
Diante de vários outros questionamentos, como “quem ganhou mais vezes o prêmio FIFA de melhor do mundo” ou “quem participou de mais Copas”, as conquistas femininas continuam sendo ignoradas.
O Chat GPT tenta se justificar, mencionando que não possui informações atualizadas após setembro de 2021, pois foi lançado em novembro de 2022, mas todos os recordes das mulheres da nossa seleção foram estabelecidos antes dessa data.
A AMARO também produzirá uma série de conteúdos durante o mês de Julho em seu instagram – “Somos uma marca comprometida com o futuro das mulheres, e o empoderamento feminino é uma das nossas principais frentes. No nosso time, temos 68% dos cargos de liderança ocupados por mulheres. Queremos que as conquistas femininas sejam reconhecidas tanto no mundo da Inteligência Artificial, quanto na vida real, para que meninas cresçam sabendo que elas podem ser o que quiserem ser”, conclui Denise Door, VP de Marketing da AMARO.
Além do vídeo da campanha, a AMARO também produzirá uma série de conteúdos durante o mês de Julho em seu instagram @AMARO para compartilhar os recordes e realizações históricas da seleção feminina, além de transmitir os jogos da Copa Feminina no escritório. O torneio terá início em 20 de julho e será sediado na Austrália e Nova Zelândia.
FICHA TÉCNICA
Anunciante: AMARO
Título: Bora Falar Delas
VP Marketing: Denise Door
Direção Criativa: Natalia Fujii
Direção de arte: Lele Isola
Fotos e edição de imagem: Angélica Marinacci e Renan Kiss.
Identidade visual: Gabrielle Lima e Bruna Rosa
Redação: Marina Gama
Coordenação de projeto: Carolina Pires
Edição e montagem: Movioca
De gastronomia típica a como preservar o look: Tastemakers potencializa presença de clientes no São João – No ano em que comemora 20 anos de mercado, com a atuação marcada pelo propósito de amplificar narrativas por meio de pessoas e experiências, a agência de comunicação Tastemakers celebra os resultados de sua presença nas festividades de São João.
Com conversas genuínas, que conectaram com a realidade dos consumidores dos clientes – desde squads dedicados até talks e ações de relacionamento – a agência levou para o interior de Pernambuco e para a capital paraibana, em 48 horas, 14 influenciadores cocriaram 150 conteúdos que garantiram cerca de 30 milhões de alcance para Vanish, Seda e Royal Prestige® dentro do contexto das comemorações juninas.
Agência reforça sua proposta de amplificar narrativas por meio de pessoas e experiências – Para reverberar a mensagem de Seda Boom de exaltar a representatividade da beleza natural no São João de Campina Grande (PB) com a campanha “Com Seda brilham as estrelas de São João”, a Tastemakers gerou mais de 20 milhões de alcance com cerca de 100 conteúdos cocriados com oito influenciadores contratados e a atriz estrela da campanha, Lucy Alves.
Além disso, a agência promoveu talks com stakeholders dentro do salão de beleza temático, criado especialmente para a ação.
Já Vanish e sua plataforma de eventos #VanishSalvaMeuLookinho conquistaram o público do Carvalheira na Fogueira, no interior de Pernambuco, levando para o evento uma roda-gigante “vestida” de máquina de lavar.
Para dar mais destaque a atração, a Tastemakers criou uma barraca típica onde a ex-BBB Eslovênia e influenciadores digitais locais puderam incrementar o look dos visitantes do evento.
Além dos conteúdos gerados pelos cinco influenciadores contratados, toda a divulgação rendeu para Vanish mais de 2 milhões de alcance na imprensa nacional e regional.
Postar receitas autorais e criativas para seus seguidores – A marca de utensílios premium de cozinha Royal Prestige® também garantiu sua presença na temática junina. A aposta foi um conteúdo em parceria com a chef Raissa Ramos Ribeiro em sua página no Instagram.
A influenciadora, conhecida por postar receitas autorais e criativas para seus seguidores, desenvolveu uma receita nada básica para as festas de São João para botar em prática com
Royal: uma massa com creme de milho e missô.
No post, ela fala para seus quase 180 mil seguidores sobre o desafio recebido da Royal Prestige® e como os produtos da marca ajudaram na execução do prato para um resultado de sucesso.
“Nosso modo de trabalho é baseado, acima de tudo, na hospitalidade, no jeito que nos relacionamos com as pessoas. Esse diferencial, de estabelecer no job uma relação positiva, construtiva e empática com os creators, torna o residual muito maior do que o estipulado nos KPIs da ação. E todo o conteúdo gerado de forma orgânica dá ainda mais autenticidade à mensagem e, consequentemente, transmite mais verdade para o público, que se engaja de forma natural”, diz Ana Lucia Zambon, CEO da Tastemakers.
NISSIN FOODS DO BRASIL divulga campanha para lançamento de Misturiojo – A NISSIN FOODS DO BRASIL acaba de lançar a campanha de comunicação para os novos produtos da linha Nissin Lámen que combinam dois deliciosos sabores em um único produto, o Misturiojo.
A ideia foi desenvolvida em parceria com os consumidores da marca, que participaram de uma votação online, em 2022, para definir as combinações que gostariam de ver nas prateleiras dos mercados.
Com o objetivo de comunicar ao público quais são os três sabores inéditos, a campanha, que inclui três filmes desenvolvidos pela Dentsu Creative, vai transportar o consumidor para o universo da marca e entra no ar a partir de 30 de junho nas principais mídias digitais, como Youtube, Facebook, Instagram e Tiktok.
A novidade chega como edição limitada e é a primeira a ser desenvolvida por meio de uma votação online realizada junto ao consumidor – Com os queridinhos do público, Clélio e Tonho, o primeiro filme relembra como foi a votação e destaca os sabores escolhidos pelo público, que são Galicaibacon (Galinha Caipira e Bacon), Galigumes (Galinha e Legumes) e Carfrangão (Carne e Frango Assado com toque de Limão), além de reforçar que se trata
de uma edição limitada da linha.
Já o segundo filme fala um pouco mais sobre a combinação mais votada: o Galicaibacon, com a dupla ensinando como é fácil e prático preparar o Misturiojo, igual a todos os produtos da Nissin.
O terceiro filme ressalta os outros dois sabores, Galigumes e Carfrangão, e os personagens também relembram o público de que existem 11 sabores de Nissin Lámen, sendo possível criar diversas outras combinações, afinal “Misturiojo é misturar miojo!”.
FICHA TÉCNICA – NISSIN LAMEM – MISTURIOJO
Agência: Dentsu Creative
Anunciante: Nissin Foods do Brasil Ltda.
Campanha: Misturiojo
Managing Director: Tiago Vargas
VP de criação: Danilo Janjacomo
Diretor de Criação Executivo: Kojiro Tanoue
Diretor de Criação: Murilo Torezan
Criador de Contexto e Fala: Kojiro Tanoue, Murilo Torezan, Nathalia Kuramoto e João Pedro Aguiar
Criador de Visuais Conectados: Marcelo Feltrin e Bruna Souza
RTVC: Juliana D’Antino, João Pedro Muniz e Maria Eduarda Corcino
VP de atendimento: Bruno Panico
Atendimento: Reo Sakamoto, Tiago Lima, Marcella Sousa e Bruno Rodrigues
Operações: Moyra Esteves
VP de estratégia: Aloisio Pinto
Head de Design de Conversas: Alcides Lima
Arquiteto de Ideias: Viviane Frohlich e Agnes Pires
Designer de Conversas: Mariana Rudzinski
Criativas de Mídias Sociais: Larissa Santos e Silvia Caldas
VP de mídia: Viviana Maurman
Mídia: Lucas Callile, Leandro Lourenço e Thiago Bronel
Data Insights: Silvia Visani, Igor Silva, Camille Grillo, Roderigo Lindoso e Diogo Cruz
Aprovado por: Yosuke Kawai, Kosuke Hara, Yoshimi Miura, Ana Fossati,
Danielle Ximenes, Ingrid Mangiro, Tatiana Curi e Mariana Soares
Produtora: Fantástica Filmes
Direção de Cena: DUDU
Produção Executiva Criativa: Marlon Klug
Direção de Fotografia: Rodrigo Machado
Direção de Arte: Rô Melink
Assistentência de Direção: Eloisa Mendes (1ªAD) e Vinicius Camala (2ºAD)
Produção Executiva: Herminio Vinholi Jr
Gerência de Projetos: Ana Maria Sequinel
Coordenação de Produção: Marina Rossignoli
Supervisão de Produção: Karine Barros
Produção: Marcela Kozinski e Daniane Almeida
Produção de Objetos: Susana Pedrozenco
Produção de Figurino: Lu Carvalho
Maquiagem: Bruna Bley
Produção de Elenco: Call Me Cast
Elenco: Wanderley Quirino (como Clélio) e Leonardo Munhoz (como Tonho).
Pós-produção: Fantástica Filmes
Coordenação de Pós-produção: Maguilla
Montagem: Allan Carvalho e Eduardo Belik
Composição: Allan Carvalho
Color Grading: Allan Carvalho
Produtora de som: PUNCH AUDIO
Produtor: Mariano Alvarez
Criação: Tony Berchmans
Atendimento: Lili D.Aragoni, Ale Pais e Fernanda Garroux
Coordenação de Produção: Cristiane Oliveira e Amanda Vieira
Mixagem e Finalização: Gustavo Guanaes, Fernando Martinez e Flávio Gondim