Em decisão coletiva tomada pela Federação Inglesa de Futebol e a Premier League, os times ingleses concordaram em prestarem homenagens às vítimas israelenses e palestinas do conflito no Oriente Médio, que acontece desde o dia 7.
As primeiras condolências aconteceram durante o amistoso entre Inglaterra e Austrália na sexta-feira, dia 13, que foi celebrada no estádio de Wembley. Os jogadores das duas seleções usaram braçadeiras pretas e realizaram um minuto de silêncio antes do jogo.
No entanto, o Arco de Wembley não participará da campanha de homenagens até o fim da temporada. Em outras ocasiões, ele ficou iluminado com as cores da bandeira da Ucrânia após a invasão russa e também com as cores do Brasil em homenagem a Pelé.
Em um comunicado, a Federação Inglesa se pronunciou sobre a situação entre israelenses e palestinos, destacando que lembrará das vítimas de ambas as regiões, defendendo a humanidade e o fim da violência.
A Federação Inglesa também informou que permitirá apenas bandeiras e outras representações de nacionalidade. Dessa forma, os torcedores não poderão levar bandeiras de Israel ou da Palestina para os estádios nos próximos jogos dos campeonatos ingleses.
Rodada integral de homenagens às vítimas
A Premier League confirmou a realização de homenagens às vítimas do conflito em todas as rodadas até o final do principal campeonato, a Premier League.
Ainda, nas próximas semanas fará uma doação à Cruz Vermelha Britânica como parte dos esforços para auxiliar as comunidades afetadas.
Paralelamente a isso, os jogadores também podem manifestar seu apoio nas redes sociais e realizar campanhas individuais. No entanto, é importante ter atenção para o tipo de conteúdo publicado, visando manter a neutralidade ao longo da realizar das próximas partidas.
Andamento dos jogos
Acredita-se que as homenagens às vítimas da Guerra de Israel não atrapalharão o seguimento dos principais campeonatos previstos para a Europa, especialmente a Premier League, que está no centro das avaliações e expectativas dos fãs de futebol.
Embora o conflito seja um dos mais letais da história até o momento, a comunidade de atletas não identificou impedimentos para jogar. Era de se esperar que surgissem alguns desconfortos entre pessoas com descendência ou familiares presentes em uma das regiões.
Contudo, nenhum dos clubes manifestou a necessidade de parar ou adiar algum jogo, de modo que as homenagens às vítimas e o calendário de doações segue sem interferir nas rodadas seguintes para as decisões.
Além disso, os palpites Premier League também seguem focando no desempenho das equipes, mantendo a neutralidade para aproveitar o campeonato da melhor maneira possível, dada às circunstâncias globais.
Se o calendário seguir corretamente, as próximas disputas trarão o Tottenham no destaque. O time está superando grandes tradicionais, como o Arsenal, liderando a tabela de pontos e também a preferência dos torcedores.
Isso porque ele está focando somente no campeonato, abdicando de outros títulos que poderiam conquistar regionalmente. Essa estratégia vem trazendo efeito, visto que conseguiram uma série de vitórias e levam, pela primeira vez, a liderança contra o Manchester e o Liverpool.
Bom desempenho mental
Um dos pontos de destaque que justificam o bom posicionamento do Tottenham é o trabalho que o técnico Ange Postecoglou vem realizando com os jogadores em termos de saúde mental e foco, um diferencial que se apresentou em campo.
Recentemente, o Richarlison demonstrou estar com problemas pessoais, que vinham afetando sua atuação, e o treinador o acolheu integralmente, reforçando a importância de tratar esses quesitos antes de jogar.
Essa pauta se tornou ainda mais importante no cenário atual, vivenciado por ataques e conflitos que estão prejudicando a segurança e a vida de milhares de pessoas. Com essas ocorrências, o tratamento mental é fundamental para continuar o desempenho e o foco nas atividades, além de auxiliar pessoas necessitadas mantendo o equilíbrio pessoal.
Com resultados positivos, o Tottenham e sua política inovadora se tornaram um dos assuntos mais relevantes nas discussões de fóruns e nas casas de aposta online, consolidando as expectativas para o fim da rodada.
Enquanto isso, fãs e torcedores apoiam as homenagens às vítimas e celebram a união do futebol em um momento difícil.