Data Business reúne time de especialistas e debate os desafios da comunicação empresarial – na terça-feira passada, dia 28 de novembro, um time de especialistas em marketing, comunicação e mídia estiveram reunidos no Data Business Comunicação, a convite da Apex e Rede Vitória, para apresentar tendência e discutir inovações e novas plataformas para o aprimoramento do mercado.
Recebidos pela diretoria da Rede Vitória e Apex, centenas de empresários, executivos, publicitários e profissionais de marketing lotaram o Cinemark do Shopping Vitória.
A programação prometeu e cumpriu – os convidados foram recebidos como de costume pelos anfitriões da casa em um brunch e café na chegada, oportunidade para rever amigos e trocas de cumprimentos.
No programa, temas de grande interesse como Era digital, comunicação transmídia e os desafios da comunicação empresarial foram alguns dos temas do encontro.
Pela primeira vez, o tema de comunicação no Data Business para debater e ampliar os conhecimentos sobre o mercado da comunicação.
Após as primeiras falas de Américo Buaiz Neto, vice presidente e de Felipe Caroni, diretor executivo da Rede Vitória, que deram boas vindas aos presentes e deixaram palavras de incentivo e reiterar os programas de crescimento e investimentos nos veículos da Rede Vitória, consolidando a Rede que mais cresceu em programação e que promete um 2024 ainda maior.
Palestrantes convidados que fizeram a diferença em suas participações – Ricardo Frizera, da Apex, o empresário Marcus Buaiz.
Os painéis ainda contaram com Tayana Dantas (COO na Boca Rosa Company), Vico Benevides (co-fundador e Chief Creative Officer da Asia), Rogério Salume (fundador e acionista da Wine), Marília Ribeiro (head de Inteligência de Mercado & CX do Grupo Águia Branca), Roberta Ribeiro (coordenadora de Marketing Digital da L’Oréal), Yuri Corrêa (gerente de Marketing & e-commerce do Grupo Coutinho), André Dias (superintendente de afiliadas da Rede Record) e Carolina Bento (gerente de Inteligência Competitiva, Comunicação e Marketing do Sicoob)
A criatividade e as estratégias no mercado de comunicação – reuniu especialistas para debater o cenário dinâmico e em constante evolução e inovação do mercado de comunicação.
Sucesso de público e recall a primeira edição do Data Business Comunicação com essa temática, e as expectativas foram superadas e o evento serviu para mostrar como inovação e a agilidade desempenham um papel fundamental na comunicação moderna.
“A criatividade é a base de toda estratégia eficaz. No entanto é preciso ir além. O Data Business Comunicação vai abordar temas que extrapolam o limite convencional da criatividade, mostrando como a conexão entre marcas e consumidores pode desencadear estratégias inovadoras e colaborações inteligentes. Além disso, o evento vai trazer cases que ganharam destaque nacional ao impulsionar a inovação e a arte de criar experiências excepcionais para os consumidores na era digital”, explica o vice-presidente de Negócios da Apex, Pedro Chieppe.
Conteúdo regional e novas mídias foram destaques na primeira edição de comunicação – Principais referências do setor se reuniram para discutir as tendências e perspectivas do mercado para os próximos anos.
O Executivo Ricardo Frizera apresentou dados e informações de pesquisa realizada pelo Instituto Futura que trouxe dados relevantes do mercado e das inovações presentes e futuras.
Na sequência, foi apresentado o painel “Conexão transmídia: conexão em diferentes plataformas”.
Mediado pelo empresário Marcus Buaiz, o debate contou com a participação de Felipe Snege, ex-diretor de mídia da DM9; André Dias, superintendente da Rede Record; e Roberta Ribeiro, coordenadora de marketing digital da L’oreal.
“Se tornou frequente utilizar diversos meios de comunicação para fortalecer a transmissão de uma mensagem publicitária a empresas que investem em conteúdo transmídia, estreitando cada vez mais o contato entre a marca e seu cliente”, destacou Marcos Buaiz, na abertura do painel do qual foi mediador.
A importância de regionalizar conteúdo – O diretor executivo da Rede Vitória, Felipe Caroni, marcou presença no Data Business Comunicação.
Ao repercutir os principais desafios do setor de comunicação, Caroni chamou a atenção para a importância da produção de conteúdo regionais como forma de aproximação com o público e com os clientes.
Para contextualizar sua fala, o executivo usou o exemplo da Rede Vitória como “case de sucesso” no que se refere à produção e propagação de conteúdos regionais, que valorizam o que o Estado e o capixaba têm de melhor.
“Quando estamos falando de regionalismo, conteúdo regional e personalização, estamos falando de projetos especiais que envolvam conteúdos que atendam as dores do cliente. A Rede Vitória é uma rede de comunicação com quatro grandes veículos, que tem se posicionado como a maior criadora de conteúdo, principalmente regional, do Estado”, afirmou Caroni.
TV Vitória tem cinco jornais diários e oito horas de conteúdo regional – Felipe Caroni apresentou aos presentes a Rede Vitória – A Rede Vitória é uma rede de comunicação com quatro grandes veículos.
A TV Vitória é a afiliada da Record no Espírito Santo e tem cinco jornais diários, somando oito horas de conteúdo exclusivo ao vivo por dia.
O jornal on-line Folha Vitória é líder de audiência, com 250 matérias por dia. E temos a Jovem Pan News, com dois jornais diários, e a Jovem Pan, que é a nossa rádio de música.
Estramos nos posicionando como a maior criadora de conteúdo do estado, e tudo isso baseado nos pilares de credibilidade, o que reforça a nossa marca, a nossa posição e a nossa imagem perante o mercado.
Conecta Folha Business – Ricardo Frizera apresentou a novidade do O Conecta Folha Business que vem a ser uma iniciativa inovadora e exclusiva que tem como propósito reunir e conectar os formadores de opinião.
”Nossa motivação é cultivar uma cultura que funcione como um catalisador, de modo que o progresso e a prosperidade não apenas fiquem para quem faz parte do grupo, mas estejam com toda a comunidade. O nosso futuro é cheio de nós, cheio de pessoas, que, assim como a gente, querem fazer a diferença no mundo, começando, é claro, por onde estamos inseridos”.
Acreditamos que tudo evolui e que pensar grande é a chave para nos conectarmos com o mercado.
“Nos últimos quatro anos, a gente construiu junto com a Rede Vitória uma plataforma de conteúdo. Agora, a gente acopla a essa plataforma de conteúdo uma rede de relacionamentos, no qual vamos fazer com que os membros do determinado ecossistema contribuam para o funcionamento dele, contribuindo assim para o desenvolvimento do mercado regional e para o desenvolvimento do Espírito Santo”, concluiu o executivo.
O valor do Conecta Folha Business está na construção coletiva – Dos dados, geramos conteúdo, e do conteúdo a gente cria e se relaciona em comunidade. Da comunidade, criamos relações, que reforçam e potencializam a audiência.
O valor do Conecta Folha Business está na construção coletiva, na junção de vários players, atores e lideranças para transformar esses dados incialmente em transformações em termos de desenvolvimento econômico e social.
Essa é uma iniciativa exclusiva e inovadora que tem como motivação desenvolver uma cultura que funciona como motor impulsionador, incentivando a participação ativa na construção do desenvolvimento.
“Então, vamos falar de novos investimentos, de agronegócio, de construção, de sucessão, de sustentabilidade, de habilidades, tecnologia, inovação etc. O objetivo é ter dado na mão para tomar decisão e fazer com que essa decisão empresarial tenha a relevância do ponto de vista de desenvolvimento econômico social. Para isso, vamos mapear 20 municípios do estado com frequência, por exemplo. E para esse “clube” se reunir, tem que ter uma sede física, né? Nossa sede vai ser no primeiro andar da TV Vitória, na Praia do Canto, uma sede física para o nosso clube se reunir e poder se relacionar.”
As fotos são de autoria de Everton Nunes e Vitor Machado.
Ampla vence nacionalmente Prêmio Profissionais do Ano – A campanha Recife Limpa, criada pela Ampla para a Prefeitura da Cidade do Recife, é a vencedora do Prêmio Profissionais do Ano, na categoria Valor Social, classe nacional, promovido pela Rede Globo.
Destaca-se que, nos 45 anos do prêmio, é a primeira vez que uma agência fora eixo é vencedora em uma categoria nacional.
Além disso, A Ampla é a única agência fora dos dois principais centros econômicos do País que, pela segunda vez, chega à final nacional.
O filme procura conscientizar a população recifense a não jogar lixo nas ruas e basculhos (entulhos) nos canais da cidade.
Segundo a prefeitura, foram retiradas mais de 123 mil toneladas de lixo dos canais na cidade, mas manter a cidade limpa é papel de todo mundo. Por isso, a necessidade da cooperação de todos.
Única agência finalista nacional fora de São Paulo – Para Manuel Cavalcanti, CCO da agência, ter ganho um dos mais prestigiados prêmios da propaganda brasileira mostra a relevância criativa da AMPLA no cenário nacional e ainda mais importantes por se tratar de uma campanha com relevante papel de conscientização social.
“Ter o reconhecimento nacional em um dos principais prêmios da publicidade brasileira é motivo de muito orgulho para todos nós, ainda mais com uma campanha regional e tão importante para Recife”, afirma.
Filme vencedor
Ficha técnica:
Agência: Ampla
Anunciante : Prefeitura Municipal de Recife
Direção de Criação: Manuel Cavalcante e Ali Carvalho
Criação: Lenivaldo Leni, Thiago Pitt, Evandro Borel, Paolo Montanheiro, Raphael Pinteiro
Direção: Eduardo Frade e Gus Arruda Lins
Midia: Nilson Samico, Fred Teixeira e Bárbara Sales
Atendimento: Débora Beltrão e Amanda Cardoso
Aprovado por: Rafael Marroquim, Ana Braga e Igor Gazatti
Produtora: Urso Filmes – Recife
Produtora de Áudio: Muzak – Recife
Vencedores do Prêmio Caboré poderão ser acompanhados com transmissão ao vivo – Falta pouco para os vencedores da 44ª edição do Prêmio Caboré, principal premiação da indústria de comunicação brasileira promovida pelo Meio & Mensagem, serem revelados.
Com convites esgotados, a cerimônia de premiação acontece na noite de hoje, segunda-feira, dia 4 de dezembro, Dia Mundial da Propaganda, a partir das 19h30, no Clube Atlético Monte Líbano, em São Paulo (SP).
Conduzida pelo jornalista e apresentador Felipe Andreoli, também poderá ser acompanhada ao vivo pela internet, com sinal aberto e gratuito a todo o público, a partir das 22h30.
A transmissão acontecerá pelo canal digital Mediastream, parceiro do Meio & Mensagem. Para acompanhar, basta acessar o link cabore.mediastream.com.br e fazer cadastro prévio.
Também haverá ampla cobertura do Caboré 2023 em real time nos perfis do Instagram (@meioemensagem) e Twitter (@meioemensagem) do veículo.
Após o encerramento da premiação dos vencedores do Caboré 2023 haverá uma After Party no mesmo local promovida pela Eletromidia, empresa de mídia out of home.
Novidades desta edição do Prêmio Caboré – Nesta edição, a lista de indicados procurou refletir não só a diversidade dos profissionais do mercado, mas também os variados ramos de atuação das empresas.
No quesito renovação, dos 42 indicados, 30 estão concorrendo pela primeira vez e 38 nunca venceram a premiação. Já nas oito categorias voltadas a profissionais, dos 24 indicados, 23 nunca venceram e 20 tiveram a sensação inédita de estar entre os convocados. E a maioria das indicações, 13 no total, é de mulheres.
Ocorreram duas mudanças nas categorias do Prêmio Caboré, que tiveram seus nomes e abrangências atualizados:
Plataforma de Conteúdo (antes Veículo de Comunicação – Produtor de Conteúdo), que retrata melhor o que fazem os veículos de mídia, com atuação cada vez mais multiplataforma; e Plataforma de Comunicação (até então Veículo de Comunicação – Plataforma de Mídia), que passa a considerar não apenas o poder das plataformas como veículos de mídia, mas também seu potencial para vendas, atendimento aos clientes e diálogo das marcas com seus públicos.
Confira abaixo os indicados nas 14 categorias e a programação da 44ª edição do Prêmio Caboré:
Agência de Comunicação
Africa Creative
AKQA
BETC Havas
Profissional de Veículo
Alarico Naves (Record TV)
Celia Goldstein (Amazon Ads)
Marco Bebiano (Google)
Serviço de Marketing
Corebiz
Dream Factory
Mesa
Profissional de Marketing
Alvaro Garcia (Mondelēz)
Cecília Preto Alexandre (Kraft Heinz)
Marina Daineze (Vivo)
Profissional de Atendimento e Negócios
Ana Coutinho (GALERIA.ag.)
Flávia Côrtes (DPZ)
Raquel Virgínia (Nhaí)
Plataforma de Comunicação
Globoplay
JCDecaux
WhatsApp
Profissional de Estratégia
Chiara Martini (Coca-Cola)
Gisele Bambace (Gut)
Levis Novaes (Kele/MOOC)
Anunciante
Itaú
Mercado Livre
Unilever
Plataforma de Conteúdo
CazéTV
Podpah
Valor Econômico
Profissional de Mídia
Andreia Abud (WMcCann)
Heloisa Goldman (Leo Burnett TM)
Paula Marsilli (Natura & Co)
Dirigente da Indústria da Comunicação
Alexandre Guerrero (Eletromidia)
Ezra Geld (IPG Mediabrands)
Paulo Samia (UOL)
Produção
Boiler
Floresta
NWB
Profissional de Criação
Keka Morelle (Ogilvy)
Marco Giannelli “Pernil” (AlmapBBDO)
Rafael Ziggy (Soko)
Profissional de Inovação
Gilson Rodrigues (G10 Favelas)
Leo Queiroz (Cogna)
Paula Puppi (WPP)