Como já é tradição em todo começo de ano, a Rede Vitória está realizando a entrega de brindes aos seus parceiros, fornecedores, clientes e prestadores de serviço. Neste ano, entre os materiais escolhidos para os brindes estão moleskines, organizers, cangas e panelas de barro, todos personalizados pelas mãos da artista plástica Karol Tristão, conhecida por suas obras coloridas e festivas. Os itens refletem o compromisso da empresa em cultivar relacionamentos sólidos e valorizar seus stakeholders. Por isso, Karol utilizou uma paleta especial em tons de celebração. “Vendo o Rede Vitória tão festiva e alegre, eu consigo ver crescimento. A audiência do Ibope está bombando, então, nada melhor do que uma comemoração em cores para representar o que foi o ano da Rede Vitória. O colorido abrange tudo e todos ao mesmo tempo. Espero que as pessoas que recebam algum dos presentes abram um sorriso no rosto”, completa a artista.
Estampa inspirada na CowParade 2023 – Karol Tristão participou da CowParade em 2023, uma exposição de arte pública e internacional, que apresenta vacas feitas em estrutura de fibra de vidro. A decoração ficou a cargo de artistas locais, selecionados por meio de inscrições. Entre as mais de 50 vacas distribuídas entre Vitória e Vila Velha, estava a vaca assinada por Karol Tristão, que utilizou a identidade que inspirou a estampa dos brindes da Rede Vitória. A artista é enfermeira de formação e encontrou sua paixão na arte. De forma autodidata, ela foi aprendendo a pintar e produzir materiais artísticos alegres, como descreve o seu trabalho. “Nos últimos anos, passei a me dedicar a uma arte festiva, que vê o lado bom da vida. Então, minha maior inspiração para criar é essa. Sempre fui incentivada pelo meu marido e, desde então, continuo trabalhando.”
ArcelorMittal realiza primeira venda de aço com emissão reduzida de carbono no segmento de Planos – Em um importante passo rumo à neutralização de carbono, a ArcelorMittal realizou a primeira venda de aço com emissão reduzida de CO2 no segmento de Planos. O produto leva a certificação XCarb© de aço verde, o programa da empresa que engloba a produção com baixas emissões de carbono. Foram duas negociações que envolveram as unidades de Tubarão, no Espírito Santo, e Vega, em Santa Catarina. Os compradores são a empresa de armazenagem Águia Sistemas e a empresa de construção e projetos residenciais Smart, ambas do Paraná.
A ArcelorMittal entregou o certificado às empresas compradoras em cerimônias realizadas na cidade de Ponta Grossa-PR. – Os clientes, ao adquirirem produtos com certificado XCarb©, conseguem reduzir, em média, 75% das emissões de carbono referentes ao aço da ArcelorMittal em toda a vida útil do produto. Para formalizar o negócio, a ArcelorMittal entregou o certificado às empresas compradoras em cerimônias realizadas na cidade de Ponta Grossa-PR. “Temos uma meta global no grupo ArcelorMittal de alcançar a neutralidade de carbono em nossos processos até 2050. Para chegar lá, já estamos adotando uma série de medidas, como o programa XCarb©. Quando uma empresa adquire um produto com essa certificação ela também está se juntando a nós nesse compromisso de um futuro mais sustentável”, diz o vice-presidente Comercial da ArcelorMittal Aços Planos América Latina, Eduardo Zanotti.
Sobre o programa global XCarb – O XCarb© é um programa global da ArcelorMittal, lançado em 2021, que visa reunir todos os esforços e investimentos do Grupo com a missão de reduzir e neutralizar as emissões de gases de efeito estufa na cadeia do aço. Uma das inciativas do programa é o certificado de aço verde. Estes certificados são emitidos pela ArcelorMittal com base na economia de CO2, garantida pela DNV, um órgão independente que atesta a confiabilidade do processo. Ao comprar um produto com este certificado, a economia de carbono alcançada pela ArcelorMittal no processo também é transferida à empresa compradora.
PADF lança campanha de conscientização contra o trabalho escravo no Pará – Com o tema Sou Livre da Escravidão, a Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento (PADF) lança uma campanha de conscientização e combate ao trabalho análogo a escravidão no estado do Pará, com foco na região de Marabá, Itupiranga e Ulianópolis, no sudeste do estado. Com o objetivo de ajudar o público a reconhecer situações de exploração do trabalho semelhante ao de escravo, a campanha 360º, desenvolvida pela agência Repense, conta com inserções em TV aberta, spots em rádios, mídia Out-of-Home (OOH) e materiais impressos e digitais. Entre 1995 e 2023, o Estado do Pará registrou o resgate de 8.971 pessoas em situações de exploração na pecuária. O desmatamento associado à pecuária clandestina frequentemente envolve a exploração de trabalhadores, principalmente homens jovens, pretos e pardos, de baixa escolaridade, trabalhadores domésticos ou migrantes internos. A PADF, por meio do Programa Trabalho Justo, realiza ações de prevenção e apoia a implementação da Clínica de Combate ao Trabalho Escravo da UFPA, visando ampliar a formação e o atendimento a trabalhadores vulneráveis no estado do Pará.
A campanha, desenvolvida pela agência Repense, faz parte das ações do Programa Trabalho Justo – “A campanha Sou Livre da Escravidão tem o objetivo de conscientizar trabalhadores e trabalhadoras rurais sobre seus direitos. O Pará tem um desafio grande em relação ao desmatamento e o governo tem feito todos os esforços para combater o desmatamento ilegal e zerá-lo até a COP-30. A campanha é um convite a todas as pessoas e atores interessados a igualmente se comprometer com a promoção do trabalho decente nas fazendas de pecuária do estado e ter uma cadeia produtiva livre não somente do desmatamento, mas também do trabalho escravo” afirma Irina Bacci, diretora técnica do programa no Brasil. Desenvolvida pela agência Repense, a campanha de comunicação busca conscientizar o público para identificar situações de trabalho análogo à escravidão e incentivar o uso de canais oficiais de denúncia, como o Disque 100, serviço disponibilizado pelo Ministério de Direitos Humanos e Cidadania.
Nas imagens veiculadas nas peças publicitárias, são destacadas funções específicas desses trabalhadores nas fazendas – O filme de 30”, concebido para TV aberta e veiculação no digital, aborda funções específicas de trabalhadores rurais, que muitas vezes vivem condições de trabalho forçado, jornada exaustiva, servidão por dívidas e condições degradantes. Além do filme, a campanha abrange spots de rádio, mídia OOH e diversos materiais impressos e digitais, todos elaborados a partir de entrevistas com trabalhadores rurais, incorporando suas vivências na iniciativa. Nas imagens veiculadas nas peças publicitárias, são destacadas funções específicas desses trabalhadores nas fazendas, como o Vaqueiro, que desempenha um papel direto na lida com o gado, o Motoqueiro, responsável pela operação da motosserra na derrubada de árvores, e a Severina, mulher frequentemente encarregada das tarefas domésticas. Essa abordagem visa oferecer uma representação autêntica e impactante das realidades enfrentadas por esses profissionais.
Os personagens retratados na campanha, vislumbravam um futuro melhor – “Na maioria das vezes, o trabalhador vulnerável ao trabalho em condições análogas à escravidão é levado a acreditar que não existe saída, a não ser suportar essa situação. Nossa campanha vem mostrar que uma outra vida, com direitos e dignidade respeitados, é possível. Nos testes que fizemos, as pessoas se identificavam com os personagens retratados na campanha, vislumbravam um futuro melhor e queriam saber mais sobre os canais de denúncia, o que reforça que informação e conscientização são essenciais no caminho para um Brasil livre da escravidão” conta Bruno Pimentel, Head de Criação da Repense. Para amplificar o debate, a campanha foi lançada oficialmente em uma coletiva de imprensa com a presença da Secretaria de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEIRDH), do Ministério Público do Trabalho e da Clínica de Combate ao Trabalho Escravo e do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (UFPA). Além disso, outras organizações também participaram da coletiva, incluindo a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e SODIREITOS, com atuação na região. A campanha é financiada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos como parte das ações da PADF no Pará.
Filme
FICHA TÉCNICA
Agência: Repense
Título: LIVRE DA ESCRAVIDÃO
Anunciante: FUNDAÇÃO PAN-AMERICANA PARA O DESENVOLVIMENTO – PADF
Aprovação Cliente: Daniela Colaiacovo, Debora Menezes, Irina Bacci
Atendimento: Bianca Tenenberg, Vick Magalhães, Priscylla Teixeira
Direção de Criação: Aline Leucz
Head de Criação: Bruno Pimentel
Redação: Bruno Pimentel
Direção de Arte: Rodrigo Strada
Mídia: Denis D’Anela, Rosana Colocci, Paula Dias
RTV: Tania Carneiro
Fotografia: Kleyton Silva
Produtora : DOKS
Direção geral: Glauco Kuhnert
Assistente de Direção: Renan Miragaya
Motion designer: Tatiana Andrino
Locutor: Jota Takashi
Técnico de som: Thiago Gomes
Estúdio de gravação: Big Studio
Trilha : Cloud Adventure By Less Gravity
Finalização: DOKS
Novalgina emociona com campanha que traz o poder das conexões reais – Novalgina com mais de 100 anos no Brasil – da unidade de consumo da Sanofi (Consumer Healthcare na Sanofi) – apresenta um novo elemento em sua comunicação: o sol. E para trazer a reflexão sobre o que é ser um sol na vida de outras pessoas, a marca lança um experimento com pessoas reais respondendo a pergunta “O que é o sol para você?”, surpreendendo e emocionando os participantes, e aqueles que assistem o vídeo. A peça, criada pela Publicis Brasil, apresenta o novo elemento, trazendo a importância do cuidado, e o conectando com estar genuinamente presente. Marília Zanoli, diretora de Marketing em Consumer Healthcare na Sanofi, “Nós valorizamos muito a força das relações, porque de fato, cada um de nós ilumina a vida de outras pessoas e queremos estar sempre presentes para elas. Só que, em momentos de vulnerabilidade, não podemos brilhar do mesmo jeito. Escolhemos esse elemento porque ele exemplifica de forma didática a importância desses vínculos no dia a dia das pessoas”. afirmou a diretora. Samuel Normando, da Publicis Brasil fala sobre a criação: “Ser o Sol de alguém é trazer vida, brilho é cuidar; a partir dessa reflexão, ouvimos histórias reais que personificam a conversa sobre cuidados e o carinho que Novalgina carrega de geração em geração”, finaliza. A trilha sonora fica por conta do instrumental “O Sol”, de Vitor Kley. A produção faz parte de um novo momento da comunicação de Novalgina, que é sinônimo de confiança e tradição no Brasil.
Filme
FICHA TÉCNICA:
Agência: Publicis Brasil
Cliente: Sanofi, Consumer Healthcare na Sanofi – Marília Zanoli, Yisell Castillo, Samia Ghani, Rafael Borges, Maira Ambrosio, Adriana Molari, Ana Feijo, Leticia Guiti
CCO: Mauro Ramalho
ECD: Fábio Astolpho
DC: Samuel Normando
ACD: Elias Carmo e Paola Otsuka
Redator: Anderson Dias
Diretor de Arte: Andressa Codatto e Lucas Andrade
VP Atendimento: Gabriela Borges
Atendimento: Beatriz Pedrosa e Gabriel Oliveira
VP de Mídia: Mauricio Almeida
Mídia: Valéria Brasil | Natanael Alves | Paula Rumachella | Lianna Genuino
Head de Planejamento: Juliana Elia
Planejamento: Ileana Milan, Caio Dias e Fabiana Franco
Produção RTV.:
Head RTV.: Renata Sayão
RTV.: Leo Alves e Fabiana Diniz
Produtora de Imagem: Zohar Cinema
Direção Hero: TOMAT
Direção Experimento: Joana do Prado
Produtora Executiva: Fernanda Rossi e Nivio Alves de Souza
Head de Produção: Thiago Moore
Diretor de Fotografia: Fernando Young
Line Producer: Valeria Amorim
Diretor de Arte: Cláudio Amaral Peixoto
Assistente de Direção: Xaxa Sampaio
Figurino: Natasha Novis
Produção de Elenco: Rosa Fernandes
Montador: Paulo de Barros
Pós Produtora: Fullframe
Coordenador de Pós-Produção: Cristiano Costa
Produtora de Áudio: A9 Áudio
Produtor Musical: Nixon Silva
Diretor Musical: Apollo 9
Locutor: Karina Pegoraro
Finalização de Áudio: Marcos Moretto e Adailton Matos
Atendimento: Nicole Bonani
Produtora Executiva: Karina Amabile
Coordenação: Paloma Sol
Licenciamento da Obra: Platinum Brasil
Produção de Foto: Chay Paes Fotografia
Fotógrafa: Chay Paes
Assistentes: Pedro Saad e Bianca Passos
Tratamento/fusão de imagens: Moreira Studio
GSK lança campanha institucional multiplataformas para comemorar 115 anos no Brasil – A biofarmacêutica GSK acaba de completar 115 anos de história no Brasil e, para celebrar a data, lançou uma campanha 360º de comunicação em parceria com a agência BCW Brasil. As ações marcam uma evolução na forma em que a companhia passa a se comunicar com o público em geral, buscando gerar conteúdos que tragam informação, emoção e a perspectiva do paciente no centro. A primeira atividade foi o lançamento do GSKast, projeto disponível em todas as plataformas de áudio, com episódios que trouxeram os porta-vozes da multinacional, discutindo temas de interesse da sociedade.
Além do lançamento do GSKast, primeiro podcast da biofarmacêutica para o público em geral, ação traz minidocs que mostram a presença da multinacional em diferentes fases da vida – O presidente da GSK Brasil, Andre Vivan, falou sobre a sua experiência e deu dicas para quem planeja uma carreira internacional. Mirian Rodrigues, diretora de Tech, não só trouxe a importância do uso da Inteligência Artificial na GSK, mas para o cenário da saúde. Nos demais episódios, foram debatidos temas de RH e a importância do cuidado com a saúde mental dos colaboradores com a participação de Cintia Magno, diretora de área, entre outras abordagens. Outra ação de destaque foi a criação dos programetes Por Dentro da GSK, que traz entrevistas e depoimentos de colaboradores da multinacional e está disponível no YouTube. Wanderson Rodrigues, diretor comercial, fala sobre diversidade; Marcelo Wittlich, diretor de Cadeia de Suprimentos, e Rosângela Gomes, gerente de qualidade, abordam o tema logística, segurança e qualidade dos produtos; e Marianna Gusman, fala sobre o orgulho de pertencer. Também foi criada uma série de radio releases com assuntos diversos, como cobertura vacinal, saúde em diferentes momentos da vida e ESG, que foram divulgados para rádios do país.
Web-doc ‘Juntos pela Saúde’ é o ponto alto da ação de comunicação – Foi criada, também pela BCW Brasil, em parceria com a produtora ClapMe, a websérie documental ‘Juntos pela Saúde’. Uma viagem pelos 115 anos de atuação da GSK no Brasil pela perspectiva de pacientes e especialistas. São 4 episódios, com duração de até 6 minutos cada, que mostram a evolução dos cuidados com a saúde ao longo destes 115 anos de história no país representada por personagens reais e seus depoimentos. Para ampliar o alcance das ações, uma campanha de mídia online e inserções de Branded Content no programa “Bem-estar”, apresentado por Marcio Atalla na Rádio CBN, foram lançadas neste início de 2024. “Os pilares fundamentais desta campanha são o engajamento e a conexão com nossos diversos públicos por meio de ações que ajudem na promoção da saúde. Buscamos criar conteúdos relevantes e que gerem valor para a sociedade, sempre colocando as pessoas no centro”, afirmou Ingrid Santos, Gerente de Comunicação Corporativa. As peças contaram com depoimentos da jornalista que mudou o cenário do HIV e Aids com uma agência exclusiva de informações sobre a doença, a Agência Aids, Roseli Tardelli; da presidente da Associação Brasileira de Asma Grave (ASBAG), Raíssa Cipriano; Anne Carrari, criadora do Instagram @sobrevivi_ao_cancer_de_ovario; Felipe Muzzato, paciente de Lúpus, e de Cleonice Martins, paciente de Herpes Zoster; além dos gerentes médicos da biofarmacêutica, Dr. Bernardo Maranhão e Dra. Larissa Starling.
Filme
FICHA TÉCNICA
Agência: BCW Brasil
Título da obra: Juntos pela Saúde – GSK 115 anos
Ano de lançamento: 2023
Idioma original: Português
Realização: GSK Brasil
Diretora de Núcleo: Fabiana Delgado
Atendimento da conta, ideia criativa do projeto e mapeamento e construção de perfis de personagens: Karina Klinger e Bruno Soares
Diretora de Estratégia Digital: Mariana Ditolvo
Diretor de Planejamento: Luiz Yassuda
Diretora de Criação e Branded Content: Maya Brasiliano
Coordenação e Gestão de Projeto: Gabriela Cardoso
Coordenação Branded Content: Luca Peghim
Produção: ClapMe
Direção geral: Leo Sbano
Direção técnica: Diego Yamaguti
Roteiro: Guilherme Costa
Coordenação de produção: Mariana Gonzaga
Assistência de produção: Rhaissa Reis
Direção de fotografia: Bruno Favery
Coordenação de edição: Chico Fireman
Edição: Matheus Amorim
Arte: Rodolfo Marcelino
Motion design: Rodolfo Marcelino
Finalização: Laís Passarini e Rodolfo Marcelino