Em 2023, a TV Vitória | RECORD foi a emissora que mais cresceu em audiência no Espírito Santo nos dois principais indicadores de audiência. Foram 7% de crescimento em audiência domiciliar (rat%) e 9% em share (shr%) em 2023, em comparação a 2022. A emissora foi o player que mais cresceu no ano em todo o estado, inclusive mais do que o streaming, proporcionalmente. Todos os programas da emissora apresentaram crescimento de audiência domiciliar e share. O ES no Ar cresceu 9% em audiência domiciliar e 13% no share; o Balanço Geral Espírito Santo cresceu 5% em audiência domiciliar e 10% no share; o Fala ES aumentou a audiência domiciliar em 14% e o share em 17%; o Cidade Alerta Espírito Santo apresentou crescimento de 5% em audiência domiciliar e 7% no share, enquanto o Jornal da TV Vitória cresceu 2% em audiência domiciliar e 4% no share, no comparativo de 2023 com 2022.
Emissora cresce tanto em percentual domiciliar quanto em share mais do que todas as outras emissoras – O crescimento mais expressivo foi o do programa Fala ES, com Roberta Salgueiro, que vai ao ar logo depois do Balanço Geral Espírito Santo, comandado por Michel Bermudes. Os dois programas passaram por importantes reformulações em 2023, que colaboraram para os bons números de audiência. “Fizemos pesquisas e incorporamos novas editoriais ao Balanço Geral, como economia popular, dramas coletivos e individuais e também aumentamos o espaço do entretenimento. Juntamente com a reformulação do BG, começamos a mexer no Fala ES. O programa ficou mais noticioso e sacramentamos o conceito das entrevistas na temática das questões familiares”, explica o gerente de Conteúdo da TV Vitória | RECORD, Thiago Bruniera ( foto).
O ES no Ar também passou por uma reformulação editorial – Outro telejornal cujos resultados chamam a atenção é o ES no Ar, apresentado por Eduardo Santos. O matutino passou por uma reformulação editorial e melhor entendimento de seu público, consolidando-se como um jornal de variedades. “Para saber o que vai enfrentar no dia, o capixaba assiste ao ES no Ar. Já é tradição que as pessoas busquem a TV Vitória quando querem saber de qualquer coisa de fuja da normalidade, e as pautas e o conteúdo giram em torno disso. O que mais surpreendeu foi a resposta positiva do público as nossas reformulações, fazendo a TV Vitória | RECORD ser a emissora que mais cresceu”, reforça Bruniera.
Telespectadores têm participado do ES no Ar por dia, ao vivo, pelo aplicativo – O gerente explica ainda que toda a programação da TV Vitória | RECORD recebeu investimentos em 2023 na interatividade, e algumas ferramentas passaram a ser utilizadas. O uso do WhatsApp cresceu muito, por exemplo, e dezenas de pessoas têm participado do ES no Ar por dia, ao vivo, pelo aplicativo. A interatividade, aliás, se estende à presença dos programas nas redes sociais. Desde 2022, a emissora tem se empenhado para que haja produção de conteúdo também nessas plataformas, como forma de fortalecer a marca, estar perto das pessoas e envolver, de certa forma, a audiência. “Criamos um núcleo de redes sociais e passamos a investir muito mais energia com as redes sociais. O trabalho nelas deve obedecer aos fundamentos jornalísticos, claro, e fazer as pessoas participarem, se engajarem. Os programas precisam existir na TV, mas também nas redes sociais, no YouTube etc.”, ressalta Bruniera.
Clear Channel chega em Vitória e Vila Velha – Acabam de chegar no Espírito Santo por meio de uma parceria com a Serttel, empresa que já opera com bikes compartilhadas em Vitória e Vila Velha. Para essa parceria, estão previstas, a instalação de 20 totens digitais, sendo 9 em Vitória e 11 em Vila Velha. Até o momento já foram instalados 14 (9 em vitória e 5 em vila velha). Os totens digitais são de última geração com capacidade de interação e conexão com a internet. Todos eles estão posicionados junto ao serviço de bicicletas compartilhadas das duas cidades.
Detalhes sobre a comercialização de publicidade no estado – Os equipamentos possuem duas faces, sendo uma digital e outra estática. A estática é de uso exclusivo das prefeituras das cidades, enquanto a digital será usada para comercialização de publicidade. Nesses espaços podem ser veiculados vídeos de até 10 segundos para divulgação de serviços, produtos e conteúdos diversos de interesse da cidade e da população. Formato já muito utilizado em outras grandes cidades do brasil e do mudo. Essa parceria com a Sertell inaugura a primeira operação de telas digitais junto as estações de bikes compartilhadas no Brasil para a Clear Channel, modelo já feito em dezenas de outros países.
Em parceria com a JCDecaux, o projeto é o primeiro do país que faz a mensuração de audiência, exclusivo para a mídia exterior – Outra iniciativa da Clear Channel que demonstra seu compromisso com o desenvolvimento do setor de mídia exterior e do mercado de comunicação como um todo é o investimento e desenvolvimento do estudo de métricas de audiência do ooh, o mapa ooh live. Em parceria com a JCDecaux, o projeto é o primeiro do país que faz a mensuração de audiência, exclusivo para a mídia exterior. A ferramenta conta com o fornecimento de dados e atualizações diárias da quantidade de pessoas que passam em frente em cada mobiliário. Hoje é oferecido gratuitamente para agências e anunciantes e demonstra a eficácia da mídia “out of home” calculando o alcance, frequência e contabilizando o número de impressões que cada face pode entregar para as campanhas.
Óticas Diniz apresentam a campanha “Escolha ter vários” para o mês de fevereiro – Em uma iniciativa ousada para transformar a percepção dos óculos, as Óticas Diniz, maior rede de varejo óptico no Brasil com capital 100% nacional, lançam a campanha “Escolha ter vários” para o mês de fevereiro. A fim de enxergá-los não apenas como um item essencial para a saúde ocular, mas também como peça chave para compor vários looks e expressar o estilo e personalidade de cada indivíduo. Com o slogan “Óculos incríveis com preços que cabem no seu bolso“, a campanha institucional enfatiza a diversidade de estilos e modelos disponíveis em todas as lojas do país, incentivando os clientes a explorarem diferentes opções, e facilitando o acesso a um closet mais diverso.
A proposta é ir além da funcionalidade dos óculos – “Estamos ampliando a visão de nossos clientes sobre os óculos. Queremos que as pessoas enxerguem os óculos como expressões autênticas de estilo pessoal. Com a campanha ‘Escolha ter vários’, buscamos proporcionar uma experiência única na escolha de óculos, garantindo um atendimento especializado e condições de pagamento facilitadas”, afirma Luciane Gomes, Diretora de Marketing, Comunicação e E-commerce das Óticas Diniz. Desenvolvida pela agência Heads Propaganda, a nova campanha será vigente ao longo do mês de fevereiro na TV aberta e nas plataformas digitais, além da exposição nos pontos de venda das mais de 1.000 lojas da marca espalhadas por todo o país. Dessa forma, a rede reforça o compromisso de proporcionar uma visão mais ampla e moderna sobre o universo dos óculos, garantindo variedade e mantendo preço acessível para todos.
Filme
FICHA TÉCNICA
Agência: Heads Propaganda
Produto: campanha no segmento de varejo óptico
Campanha: Escolha Ter Vários
VP de Criação: Rafael Merel
Criação: Luiz Barretto, Pedro Mendes, Gustavo Miceli, Daniele Guerra.
COO: Rafa Carmineti
Atendimento: Andressa Pohren e Pâmela Leite
Estratégia: Guilherme Lubianchi
VP de Mídia: Ivan Rysovas
Mídia: Fernanda Sobral, Amanda Turek e Greyce Souza
Community Manager: Lilian Grangeia
Production Leader: Josiane Toniolo
Producers: Bernardo Silva e Michele Midon
Pós Produção Heads: Leandro Wada
Produtora de Imagem: Blackbird Produções
Direção de Cena: Ernani Nunes
Ass. Direção: Cauê Pereira
Produção Executiva: Ricardo Oliveira
Diretora de Produção: Cris Barbosa
Diretora de Atendimento: Monica Orlandini
Atendimento: Neusa Duarte
Diretor de Fotografia: Paulo Costa
Diretor de Arte: Tatiana de Crédico Kordon
Motion Design: Edu Alves
Colorista: Gabriel Marigo
Figurino: Fernanda Daniela Moraes de Mello
Produtora de Elenco: Viviane Santos
Elenco: Maria Giulia Pesce Mansur
Produtora de Audio: Loop Reclame
Audio Arts Direção Musical: Edu Santos
Fotógrafo: Zarella Neto
Produção executiva: Patrícia Meirelles Bruschini
Assistentes: Rodrigo Roseiro, José Guilherme Lobarinhas Júnior, Esdras Duarte
Aprovação/Cliente: Luciane Gomes e Ellen Almeida
Ampfy traz o conceito ‘’Pode contar com a gente’’ em nova campanha da ATTO Sementes – A ATTO Sementes, líder na produção de sementes de soja no Brasil há 40 anos, lança nova campanha criada pela Ampfy. Com o objetivo de ressaltar o melhor custo-benefício, a empresa destaca as vantagens exclusivas oferecidas aos produtores agrícolas, adotando uma abordagem que combina racionalidade e emoção. Intitulada “ATTO Sementes: Pode contar com a gente!”, a iniciativa enfatiza a importância da razão ao calcular e quantificar os verdadeiros ganhos para a safra, ao mesmo tempo em que promove uma conexão emocional, ao mostrar que os produtores podem contar com a empresa em todo o processo do plantio.
Marca líder na produção de sementes de soja combina razão e emoção para mostrar que oferece um suporte qualificado para os agricultores – Segundo Fred Siqueira, Co-fundador e CCO da Ampfy, ‘’O conceito por trás da campanha se destaca pela dualidade da expressão “Pode contar”, que, no aspecto racional, incentiva os agricultores a analisarem as vantagens oferecidas pela ATTO, enquanto, no aspecto emocional, fortalece a relação de parceria e confiança com a marca em todas as situações’’. ‘’Com essa linguagem inovadora, reafirmamos o nosso compromisso em oferecer suporte integral aos produtores rurais, demonstrando que entregamos excelência em nossos produtos. Para nós, cada detalhe conta para uma safra de sucesso, cada decisão faz toda diferença.’’ comenta Mariangela Albuquerque, Diretora de Marketing do Grupo Atto.
Filme
Ficha Técnica Filme ATTO SEMENTES
Agência: AMPFY
CEO: André Chueri
CCO: Fred Siqueira
COO: Douglas Bocalão
CBO: Guilherme Brum
VP de Mídia e Growth: Sergio Brotto
ECD: Bruno Érnica
CDs: Raphael Almeida
Criação: Claudio Henrique dos S. Mendonça, Marcus Vinicius, Henrique Maciel
e Augusto Ramos
Diretora Executiva de Atendimento: Barbara Gava Rodrigues
Atendimento: Isabella Asbeck e Naiane Andrade
Diretor de Planejamento: João Dutra
Planejamento: Camila Miguel Ogawa
Diretora Executiva de Mídia: Tais Degilio
Mídia: Luana da Mata, Rodrigo Addis e Daniel Lopes.
Content Lead: Vivi Freitas
Diretor de Operações: Eduardo Sassá
Gerente de Operações: Marcia Sumie
Líder de Produção: Carolina Godoy
Cliente: ATTO SEMENTES
Produto: ATTO SEMENTES
Projeto: Campanha Institucional 2024
Equipe de Marketing: Mariangela Albuquerque, Nayara Teixeira e Maiara Weis
Produção
Produtora/Imagem: UNCAVE
Direção: Daniel Caracas
Direção De Fotografia: Peu Ribeiro
Atendimento: Nadi Lima
Produção: Olivia Dias
Produção Local: Franciesca Ramos, Elisabete Rieth e Bruna Marangoni
Assistente de Direção: Manuel Vieira
Operador de Drone: Wyllon Moraleco de Oliveira
Produtor de Elenco: Anelise Casting
Equipe Maquiagem / Cabelo: Karla Araujo e Adi Ferri
Equipe Figurino: Alison Rangel e Lenin Garcia
Equipe Arte: Raphael Costa, Isabela da Silva e Deyveson Leite
Equipe Elétrica / Maquinário: Cezarino de Paula Filho, José Lima, Rosivaldo
Rosa e Jocenil do Nascimento
Pós-Produção
Montagem: Daniel Caracas e Fábio de Moura Barros
Color Grading: Leonardo Zaratin
Motion: Ariel Santos
Fotografia
Fotógrafo: Daniel Madsen
Assistente de fotografia: Pedro Mutzemberg Filho
Áudio
Trilha e Locução: Bragi Áudio
‘Confia, é só colocar água quente!’ é o novo bordão da principal campanha de Cup Noodles® no ano – Apresentando uma comunicação 360º que destaca os benefícios e a praticidade dos produtos, a NISSIN FOODS DO BRASIL acaba de lançar a principal campanha de Cup Noodles® para 2024. A ação inclui inserções no ambiente digital, nos pontos de vendas, merchandising, imprensa e filme, com estreia programada para 07 de fevereiro, que contará com a participação do comediante Igor Guimarães. Com o bordão “Confia, é só colocar água quente!”, a produção mostra o comediante em diversas situações do dia a dia para reforçar o atributo mais marcante do produto: a praticidade de consumo em qualquer lugar e a qualquer hora, sendo necessário apenas usar água quente para uma refeição pronta e deliciosa.
NISSIN reforça a praticidade e variedade de sabores do seu produto de copo – “Acreditamos que a vida moderna exige soluções rápidas e Cup Noodles® atende a essa necessidade perfeitamente. Queremos simplificar a rotina das pessoas, sem que elas abram mão do sabor e da qualidade. A participação inédita no filme se conecta com o jeito da NISSIN de se comunicar, sempre com humor e muita descontração”, diz Ana Fossati, gerente de Marketing da NISSIN FOODS DO BRASIL. A ação multimídia também cita a participação da marca no mercado brasileiro, além de relembrar os 12 sabores de sucesso: feijoada, bolonhesa, carne defumada, cheddar, costela com molho de churrasco, curry, legumes com azeite, frutos do mar, teriyaki, yakissoba, galinha caipira e galinha caipira picante.
Campanha assinada pela agência Dentsu Creative – A campanha será veiculada até 15 de março, nas principais plataformas da marca, como YouTube, Instagram, TikTok e Facebook. Além disso, a programação também será transmitida exclusivamente na TV – Globo Impacto e contará com um merchan exclusivo no programa The Noite, protagonizado por Danilo Gentili. “Cup Noodles é um produto super prático e saboroso e para reforçar ainda mais o engajamento dos consumidores, acreditamos no poder do humor para fazer as pessoas rirem e se divertirem. Para isso, trouxemos o Igor Guimarães, um grande comediante, que combina perfeitamente com a linguagem da marca e reforça o engajamento com nosso público”, comenta Kojiro Tanoue, Executive Creative Director da Dentsu Creative.
FILME DE NISSIN
FICHA TÉCNICA – NISSIN CUP NOODLES
Agência: Dentsu Creative
Anunciante: Nissin Foods do Brasil Ltda.
Campanha: Cup Global 2023
Managing Director: Tiago Vargas
Diretor de Criação Executivo: Kojiro Tanoue
Diretor de Criação: Murilo Torezan
Redação: Kojiro Tanoue, Murilo Torezan e João Pedro Aguiar
Direção de Arte: Marcelo Feltrin e Júlia Lopez
RTVC: Juliana D’Antino, Indaiara Pelizario e Marcela Veroneze
VP de atendimento: Bruno Panico
Atendimento: Reo Sakamoto, Marcella Sousa e Jennifer Areco
VP de estratégia: Aloisio Pinto
Criativas de Mídias Sociais: Viviane Frohlich, Mariana Rudzisnki, Silvia Caldas e Guilherme Fernandes
VP de mídia: Viviana Maurman
Mídia: Lucas Callile, Andreza Harkensee, Leandro Lourenço, Wanderson Esteves e Thiago Bronel
Data Insights: Silvia Visani, Camille Grilo, Rodrigo Lindoso e Diogo Cruz
Jurídico: Renata Regino, Eduardo Fonseca e Alana Sena
Aprovado por: Kosuke Hara, Yoshimi Miura, Ana Fossati, Tatiana Curi, Mariana Soares, Brenda Silva
Produtora: Kaus
Direção de Cena: Los Pibes
Direção de Fotografia: Bruno Zotto
Direção de Arte: Camila Kogut
1º Assistente de Direção: Vinicius Lombardi
2ª Assistente de Direção: Andrea Campos
Direção Executiva: Thiago Mascarenhas
Produção Executiva: Camila Martinez
Head de Produção: Larissa Luisi
Atendimento Projeto: Ale Meireles
Atendimento: Carol Duarte
Direção de Produção: Nani Matias
Assistente de Produção: Kayane Cabral Bonin, Kayelle Cabral Bonin, Adriana de Assis Lira
Produção de Objetos: Gislaine Regina Leal
Produção de Elenco: Guilherme Koch e Kadije Aki
Figurinista: Ana Cardoso
Culinarista: Karen Cunha
Maquiagem: Felipe Prochmann
Pós-Produção: Guava Post
Edição/ Montagem: Matheus Tibira
Color Grading: Marcio Pasqualino (psycho n look)
VFX: Flow Effects
Produção de Som: Lua Nova
Produtor: Fred Benuce
Criação: Fred Benuce
Atendimento: Larissa Storch
Coordenação de Produção: Adriana Coimbra
Mixagem e Finalização: Gabriel Schubsky e Julio Brasileiro