Parte da trajetória das pessoas está escrita na decoração da própria casa – a escolha de itens, cores e aromas oferece pistas sobre os traços da personalidade dos moradores de um lar. Em um cenário de mudanças de comportamento e percepções do consumidor, dados da WGSN apontam para um futuro em que a aromatização de ambientes será um elemento fundamental para espaços que se adequem intimamente ao perfil de seus ocupantes. Consciente desse movimento latente na sociedade, recentemente, o Boticário anunciou a chegada da linha de perfumaria para o lar – Casa 214. Para comunicar a novidade, a marca lança a campanha “Onde Mora a Sua Essência?”, que demonstra de forma moderna e pessoal a manifestação de diversas essências e nuances que cada ambiente pode proporcionar.
O filme expressa, de forma moderna e pessoal, a manifestação de diversas essências e nuances que Casa 214 pode proporcionar para cada ambiente – No filme concebido pela agência Messs, os espaços ganham movimento com as histórias ali vividas. Com cortes suaves e alongados, a produção exibe, em cenas distintas, personagens vivendo momentos rotineiros, mas que se tornam singulares à maneira deles e colocam os itens da linha Casa 214 em destaque, dentro de um ambiente que é vivo. Estrelados por Stephanie Ribeiro, arquiteta, apresentadora e criadora de conteúdo, Guto Requena, arquiteto e designer, e Anna Fasano, criadora de conteúdo e empreendedora, os vídeos estão disponíveis nas redes sociais da marca. No digital, conteúdos qualificados tomam conta de uma divulgação 360° que integra ativações no TikTok, Instagram, Pinterest e X, antigo Twitter.
A casa tornou-se mais do que apenas um lugar para viver – Segundo Marcela De Masi, diretora-executiva de branding e comunicação do Grupo Boticário, em um mundo dinâmico e em constante evolução, a casa tornou-se mais do que apenas um lugar para viver. “Apostamos em uma nova linha que carrega a evolução da nossa expertise em perfumaria, agora com aromas para a casa, alavancada pelo residual de conforto, elegância e frescor, que exploramos em nosso robusto portfólio. A escolha de design, aroma e detalhe de cada espaço de uma casa conta uma história única, e Casa 214 chega para fortalecer essa narrativa singular, como uma manifestação de identidade potente e transformadora a cada consumidor”, explica a executiva. Para Giulia Braide e Arthur Chini, sócios-fundadores da Messs, o processo de desenvolvimento do projeto levou para um caminho rico sobre o conceito de casa. “Entendemos que é sobre a essência e sobre ser a extensão de quem a habita, algo que é real quando existem pessoas vivendo e criando memórias lá dentro. E Casa 214 é uma casa real”, comentam.
Entre os dias 24 de fevereiro e 23 de março, os consumidores poderão vivenciar a experiência Casa 214 – em espaços dedicados à experimentação do lançamento. A ativação acontece nos Boticário Lab, lojas-conceito da marca, na Rua dos Pinheiros e Shopping Morumbi, em São Paulo, e no Shopping Pátio Batel, em Curitiba. Durante o período, os visitantes terão a oportunidade de realizar uma imersão, em meio a minicenários mobiliados e aconchegantes, que destacam cada uma das três linhas olfativas da nova marca, transportando o público para um ambiente que remete ao conceito da campanha. Além disso, de 22 a 29 de fevereiro, a Boobam – plataforma que nasceu no ambiente digital e reúne uma curadoria de designers de todo o país, traz para a loja física uma exposição de produtos da linha Casa 214.
Filme
FICHA TÉCNICA
Agência: MESSS
Anunciante: O Boticário
Produto: Casa 214
Campanha: Lançamento Casa 214
Co Founder e Diretora Criativa: Giulia Braide
Co Founder e Diretor Executivo: Arthur Chini
Head de Conteúdo e Criação: Caio Sampaio
Criação: Isabela Alckmin, Clara Oliveira, Victor Locchi
Planejamento Criativo: Giulia Brito
Head de Comunicação e Estratégia: Rafaela Bagagli
Coordenadora de Marketing de Influência: Vanessa Cosse
Assistentes de Marketing de Influência: Luana Mendonça e Ricardo Narche
Coordenadora de Imprensa e comunicação: Carmela Scarpi
Coordenadora de Atendimento: Aimée Silva
Coordenadora de Mídia: Abigail Torres
BI: Ana Carolina Pimentel
Assistentes de Mídia: Flavia Patente e Enzo Sebastiani
Produção Executiva Sênior: Pietro Portugal
Produção Executiva: Isabella Franceschini
Beleza: Guilherme Casagrande
Stylist: Gio Grassi
Set Designer: Estúdio Ilha
Produtora de Imagem: IZZ Studios
Direção geral: Guilherme Muniz e Giulia Braide
Direção de Cena: Mateus Guimarães
1º Assistente de Direção: Mariana Rosha
2º Assistente Direção: Helena Lopes Bera
Coordenação de Produção: Tathi Ariosa
Assistente de Produção: Hariel Marques
Diretor de Fotografia: Victor Alencar
1º Assistente de câmera: Alice Sesoko
2° Assistente de câmera: Giovanna Ferranti
Logger: Carlei Ferreira
Assistente de Vídeo: Giovana Ferrarese
Técnico Som Direto: Alexandre Turina
Chefe de Elétrica: Antonio Marcos Cardoso
1º Assistente de Elétrica: José Carlos da Costa
2º Assistente de Elétrica: Willian Oliveira Honório Silva
2º Assistente de Elétrica: Willian Catapani Marcondes
Chefe de maquinária: Leandro da Silva Lemes
1˚Assistente de maquinaria: Geraldo Antunes da Silva
2º Assistente de maquinaria: Lucas Roberto Matoso
2º Assistente de maquinaria: Voneia Dos Santos Cabral
Filmmaker 2º frente: Pedro Maciel
Assistente Filmmaker: Gabriel Kohari
Storyboard: Pablo Otavio
BTS: Matheus Antonio Viotti
Editor: Mateus Guimarães
Finalizador: Pedro Maciel
Colorista: Erick Moraes
VFX: Tresde
Produtora de Áudio: Bragi
Produtor de Trilha: Goda
Locadoras: QHL, Digital35 e Elétrica
Aprovação: Giovana Orlandeli, Eduardo Rebola, Fernanda Printes, Luceli Miola, Izabella Franceschi, Daniela Machado.
Shopping Vila Velha lança selo comemorativo de 10 anos – O Shopping Vila Velha completa 10 anos de existência em 2024 e, para marcar a conquista, o empreendimento adotou um selo comemorativo, que está sendo aplicado em diversas peças de comunicação. Criado pela agência Cabana Publicidade, o selo também vai integrar toda a campanha de aniversário ao longo do ano. As curvas da logo original do Shopping Vila Velha – que representam fluidez e dinamismo com uma identidade visual reconhecida – foram preservadas para respeitar a história. A escolha da paleta dourada também foi mantida, simbolizando a excelência e a conquista. “O selo transmite uma mensagem de durabilidade e confiança. Ao preservar elementos-chave do logo, a ideia é que o selo seja reconhecido pelos clientes, estabelecendo uma conexão imediata com a longa história e a qualidade associada ao Shopping Vila Velha”, explicou Vanessa Ferrari, gerente de marketing do estabelecimento.
Em projeto de conteúdo inovador, Enterogermina entra na vida real dos atores de “Renascer” – Enterogermina, marca líder em probióticos de Consumer Healthcare na Sanofi, terá aparição na Globo pela segunda vez, agora na trama ‘Renascer’, do autor Bruno Luperi. A estratégia visa conectar o mundo real aos bastidores da novela de forma contextualizada e orgânica, em ação que começa no capítulo que vai ao ar hoje, 27 de fevereiro, e se estende às plataformas digitais da Globo. “A presença de Enterogermina em ‘Renascer’ conecta ficção e realidade, aproximando o público do probiótico de uma maneira autêntica: no dia a dia. A ação fortalece a consideração da marca e reforça a importância do cuidado com a saúde intestinal”, declara Marília Zanoli, Diretora de Marketing em Consumer Healthcare na Sanofi.
Marca de probióticos tem seus benefícios comprovados em ação contextualizada durante novela – Durante a novela, o público teve a oportunidade de acompanhar uma divertida troca entre os personagens Inácia (Edvana Carvalho) e Norberto (Matheus Nachtergaele) dentro da venda. Na situação, o dono do estabelecimento indicava para a amiga um produto de qualidade que ele trouxe de IIhéus: Enterogermina. De acordo com o próprio personagem: “Bactéria boa, do bem”. Porém, a situação não ficará apenas dentro do conteúdo. Ela também transborda para o break, com a quebra da quarta parede. No intervalo comercial, a audiência irá conferir os bastidores da trama, com Marcos Palmeira também invadindo o set para conversar com seus colegas de elenco e explicar os benefícios do produto. Tudo isso sugerindo a importância de Enterogermina no dia a dia da vida real.
Assinadas pela Globo em parceria com a WMcCann, as ações acontecem dentro e fora da novela – Para além da ativação em ‘Renascer’, a marca também estará presente com inserção no programa ‘Encontro com Patrícia Poeta’, reverberando e amplificando o alcance de diferentes públicos, além de Tati Machado conduzindo conteúdos exclusivos nas redes sociais do gshow, mostrando bastidores e a rotina dos atores durante as gravações da novela, onde Enterogermina está inserida na discussão, que destaca como o probiótico reestabelece e equilibra a flora intestinal, sendo essencial para lidar com a correria do dia a dia. Ampliando as conversas que iniciam na TV para outras plataformas, o projeto conta ainda com entregas especiais nas plataformas digitais da Globo, como o próprio gshow, globo.com, além de forte presença nas redes sociais da TV Globo e parceria com influenciadores. Uma jornada 360, focada em conteúdo e conversão, priorizando a melhor performance em cada ponto de contato com os consumidores.
Banestes divulga lucro líquido recorde de R$ 371 milhões no resultado anual de 2023 – O Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) divulgou, nesta terça-feira (27), os resultados do exercício de 2023. O lucro líquido acumulado atingiu a cifra histórica de R$ 371 milhões, crescimento de 12,3% em comparação a 2022. Esse é o maior e melhor desempenho da história do Banestes, com destaque para a evolução das operações de crédito, o controle do custo de captação de recursos e o resultado de seguros. No quarto trimestre, o lucro líquido registrado foi de R$ 90 milhões, crescimento de 25,6% em doze meses. O bom resultado é decorrente, principalmente, das rendas com operações de crédito, que acumularam o montante de R$ 1,5 bilhão, resultado 20,1% maior do que o apurado em 2022 e das receitas com operações de títulos e valores mobiliários (TVM), que somaram R$ 3,5 bilhões, crescimento de 2,4% no ano. O resultado operacional atingiu R$ 589 milhões no ano, evolução de 7,4% em relação a 2022.
O Banestes tem se destacado a partir de estratégias de equilíbrio financeiro – Na análise do diretor-presidente do Banestes, José Amarildo Casagrande, o Banestes tem se destacado a partir de estratégias de equilíbrio financeiro, investimentos e expansão dos negócios. “Mantemos uma sólida estrutura de capital, fator indispensável para suportar o financiamento da atividade produtiva e as necessidades dos clientes de forma eficiente e competitiva. O comportamento histórico do nosso patrimônio e a melhoria contínua do retorno de nossos negócios evidenciam todo o esforço e a estratégia empregados para entregar uma rentabilidade adequada aos nossos acionistas, sempre agindo de forma prudente e respeitando as características dos cenários econômicos apresentados”. As informações foram transmitidas pela diretoria da instituição financeira via YouTube, no canal oficial do Banestes, www.youtube.com/@BanestesTV. Os dados completos podem ser consultados no site de Relações com Investidores (ri.banestes.com.br), além das páginas da Comissão de Valores Mobiliários (sistemas.cvm.gov.br/consultas.asp) e da B3 (www.b3.com.br).
O índice de eficiência operacional (IEO) fixou-se em 47,8% no ano – “A expansão da carteira de crédito e da carteira de TVM direcionou o crescimento das receitas e a intensidade do resultado conquistado, solidificando nosso objetivo de ampliar a lucratividade e o retorno, com resultados sustentáveis no curto, no médio e no longo prazo”, disse o diretor de Relações com Investidores, Silvio Henrique Brunoro Grillo. O índice de eficiência operacional (IEO) fixou-se em 47,8% no ano, enquanto o índice de eficiência operacional ajustado ao risco registrou 54,1% no mesmo período. No trimestre, o IEO foi de 49,1%, melhora de 0,2 p.p. em doze meses. “A continuidade de resultados positivos do índice decorre da melhora contínua do resultado da intermediação financeira e da racionalização de custos das despesas administrativas”, destaca Silvio Grillo.
Somente nos últimos cinco anos, o número de acionistas do Banestes cresceu aproximadamente 17 vezes – No fim de 2023, foram registrados mais de 45 mil acionistas. Desse total, 60% está presente no sudeste, sendo 31% somente no estado de São Paulo. O desempenho do Banestes se reflete em ganhos para a sociedade capixaba. Sob a forma de dividendos e juros sobre capital próprio, foram destinados ao acionista controlador, o Estado do Espírito Santo, a quantia de R$ 186 milhões em 2023, valor este aplicado conforme as prioridades de investimentos definidas no orçamento estadual. Além disso, foram distribuídos à sociedade capixaba o valor de R$ 1,2 bilhão por meio de impostos e contribuições, remuneração de pessoal, distribuição de lucros e remuneração de capitais de terceiros. Esse valor representa um crescimento de 8,1% em comparação ao valor do mesmo período do ano anterior.
A margem financeira acumulou o montante de R$ 1,2 bilhão em 2023 – resultado 15,7% maior do que o apurado em 2022. No trimestre, a margem financeira registrou R$ 341 milhões, crescimento de 26,6% em doze meses e de 9,4% ante o trimestre anterior. O resultado reflete o contínuo crescimento das receitas com operações de crédito, que registraram saldo de R$ 401 milhões no trimestre e seguem expandindo (+14,1% em doze meses e +3,1% em três meses); o controle da provisão para créditos (-36,4% em doze meses e -49,7% em três meses); e o resultado de tesouraria, que registrou o montante de R$ 861 milhões no trimestre (-4,9% em doze meses e -8,6% em três meses). Os ativos totais registraram saldo de R$ 41,5 bilhões no fim de 2023, expansão de 12,9% no ano. A carteira de crédito ampliada registrou saldo de R$ 12,8 bilhões, evolução de 8,3% em doze meses e de 2,6% contra a posição do trimestre anterior. A carteira de crédito comercial atingiu R$ 9,5 bilhões no ano, expansões de 20,0% em doze meses e de 3,6% contra o trimestre anterior.
A recuperação de créditos transferidos para prejuízo alcançou R$ 25 milhões no quarto trimestre – e acumulou 48 milhões em 2023. “A excelente gestão na recuperação de dívidas, o empenho nas agências com abordagem ativa com a negociação dos contratos de créditos inadimplentes e as ações do Feirão Zera Dívidas durante o ano 2023 têm apresentado retornos previstos e vêm alavancando positivamente o resultado nas unidades comerciais”, enfatiza o presidente Amarildo Casagrande. O patrimônio líquido ultrapassou a marca de R$ 2,2 bilhões, com crescimento de 8,9% na comparação anual e de 1,7% em relação ao trimestre anterior. O retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) foi de 17,4%, crescimento de 0,6 p.p. tanto na comparação trimestral quanto na anual. O retorno sobre os ativos totais (ROA) encerrou o trimestre em 0,9%, mantendo-se estável nas comparações trimestral e anual. O comportamento desses índices evidencia a solidez da performance e a manutenção da qualidade dos resultados da instituição.
No quarto trimestre, foram destinados R$ 106 milhões aos acionistas a título de juros sobre capital próprio (JCP) – O lucro líquido por ação atingiu R$ 0,28 no trimestre, acumulando o total anualizado de R$ 1,17. O montante distribuído corresponde a um payout anualizado de 54,3% do lucro líquido. O dividend yield, indicador do retorno do investimento ao acionista pela participação no lucro do período, foi de 8,2% para as ações ordinárias (BEES3) e de 7,2% para as preferenciais (BEES4). O valor patrimonial por ação no fechamento do trimestre cresceu 8,9% em relação ao fim de 2022, seguindo a evolução do patrimônio líquido, e encerrou o período em R$ 7,02. No fim de 2023, o Banestes registrou relacionamento com 1,4 milhão de clientes, sendo 1,3 milhão PF e 78 mil PJ. O número de contas corrente totalizou 981 mil, das quais 896 mil são contas de PF, redução de 2,1% em relação ao ano anterior, e 84 mil são contas de PJ, com o crescimento de 3,7% em relação ao ano anterior. As contas de poupança somaram 646 mil, sendo 636 mil de PF e 10 mil de PJ. A Fitch elevou a nota de rating em escala nacional (moeda local) para risco de crédito do Banestes de AA-(bra), com perspectiva estável, para AA+(bra), também com perspectiva estável. A agência destacou a melhora dos fundamentos do Banestes em relação aos emissores locais de outros setores.
Vídeo do Banestes – resultados