Rede Vitória recebe convidados para apresentação das Marcas Ícones 2024

Rede Vitória vai apresentar nesta terça-feira, 26 de março, os resultados da pesquisa Marcas Ícones 2024. Este é o 13º ano consecutivo em que o estudo de lembrança de marca é realizado, retratando, a partir da resposta espontânea das pessoas, as marcas que lhes vêm à cabeça quando se fala em determinadas categorias de produtos e serviços. A pesquisa foi feita pela capixaba Futura, a partir de uma amostra da população da Grande Vitória. Os questionários foram realizados em fevereiro e foram pesquisadas 81 categorias, divididas em macrocategorias como Alimentos e Bebidas; Artigos para Casa; Artigos Pessoais; Educação; Empreendedorismo; Imóveis, Construção e Reforma; Lazer; Moda; Saúde; Serviços Especializados, e Veículos.

Amostra traz marcas que vêm à cabeça dos consumidores em 81 categorias – “Marcas Ícones é uma pesquisa muito tradicional da Rede Vitória, um estudo muito genuíno, em que conseguimos extrair o que está na mente e no coração dos consumidores. A pesquisa é uma ferramenta estratégica, uma verdadeira bússola, que pode guiar os profissionais de agência e de comunicação e marketing para escolhas e decisões assertivas com relação aos investimentos em suas campanhas, afirma o diretor-executivo da Rede Vitória, Felipe Caroni. O evento de divulgação dos resultados será exclusivo para convidados.  Durante o evento, haverá ainda uma apresentação sobre “A força do jornalismo local: impacto, relevância e oportunidades para marcas”, com o superintendente de Conteúdo da Rede Vitória, Alexandre Carvalho. “Nós, da Rede Vitória, ficamos muito felizes de poder reunir o mercado e apresentar uma pesquisa tão rica, com mais de 80 categorias e feita pela Futura, um instituto de pesquisa capixaba, que há mais de 30 anos realiza estudos de excelência e evidencia o mercado local”, ressalta Felipe.

Almoço de Páscoa é destaque em campanha do Atacado Vem criada pela Ampla para a data – Como fazer uma campanha impactante, que se destacasse da crescente concorrência no Espírito Santo? Esse foi o grande desafio para a Ampla criar a campanha do Atacado Vem para a Páscoa. A resposta veio a partir de um elemento característico da cultura brasileira, que se acentua ainda mais na Páscoa: os famosos almoços de domingo, em que famílias se reúnem para celebrar a união e o amor. O conceito “Dá gosto economizar aqui”, criado pela agência e adotado na campanha, alinhou o lado afetivo da Páscoa à linguagem varejista característica da rede de atacarejo pertencente ao Grupo Coutinho, com mais de 40 anos operando no setor varejista no Estado do Espírito Santo. 

Reunião da família no almoço de Páscoa é o conceito central adotado na campanha da rede de atacarejo – “A Páscoa é uma das datas mais relevantes do calendário varejista e, para o Atacado Vem, é sinônimo de uma ótima oportunidade de vendas. Com o mercado aquecido, o feriado se transformou em um momento de grande consumo, sobretudo para o setor alimentício, que se beneficia de diferentes apelos de compra para atrair clientes para as lojas. No desenrolar da narrativa, o raciocínio foi direto e objetivo: graças às ofertas do atacado, é sempre possível economizar e comprar mais”, explica Bruno Reis, head de Criação da Ampla/ES. Segundo ele, a Páscoa do Atacado Vem fugiu do uso exclusivo do chocolate como ícone do feriado e cumpriu o objetivo inicialmente traçado, reforçando seu posicionamento enquanto uma marca que oferece as melhores condições de compra, “seja para o doce ou para o salgado”. Para possibilitar a pulverização da mensagem, a campanha contou com uma estratégia multiplataforma, com mídias Out Of Home, Internet, TV e ações especiais para os pontos de venda.

FICHA TÉCNICA

Agência: Ampla Comunicação

Cliente: Atacado Vem

Direção de Criação: André Muhle

Coordenação de Criação: Bruno Reis e Thauana Moreira

Criação: Izabella Rodrigues e Rogério Campos

Mídia: Andi Nascimento

Produção: Mila Neri

Diretora de Negócios: Marla Oliveira

Atendimento: Gabrielli Padovani e Thaina Batista

Finalização: Jane de Paula e Jeann Alves

Produção de Vídeo: ON Filmes e Proaudio

Aprovação: Yuri Fernandes e Natalia Fracalossi

Chevrolet enaltece grandiosidade de seus consumidores em campanha da Nova Silverado – Design sofisticado, potência, tecnologia de ponta e uma história de décadas que a transformam em uma referência: essas são as principais características da Nova Chevrolet Silverado. Apesar disso, a marca entende que a grandiosidade da Nova Silverado está em quem a conduz.  É com essa narrativa que a Chevrolet apresentou sua nova campanha na sexta-feira, dia 22 de março, com uma comunicação voltada a todas as localidades da América do Sul onde opera. Com o mote “Chevrolet Silverado: a grandeza está em você”, assinado pela Commonwealth//McCann Santiago, a nova campanha destaca que a história por trás de cada pessoa que escolhe ter uma Silverado é o que torna a picape grandiosa.

Com novo design, picape volta a ser vendida no Brasil, redefinindo padrão de excelência; as peças associam atributos do modelo aos consumidores Além de ressaltar as características do novo modelo, que volta a ser vendido no Brasil, as peças reconhecem que o condutor é quem confere personalidade ao modelo, graças a suas trajetórias individuais, com seus obstáculos e conquistas. Para celebrar seu lançamento no Brasil, a Chevrolet convidou os influenciadores Augusto Braga, Gustavo Tubarão e Henrique Maderite para participarem de um test-drive inédito no campo de provas da GM. Eles tiveram a oportunidade de dirigir a Nova Silverado em primeira mão e mostraram a experiência no perfil da marca no Instagram, @chevroletbr. A estratégia de conteúdo foi assinada pela Commonwealth//WMcCann, divisão da WMcCann para atendimento exclusivo à Chevrolet.

Assista aqui: 

DreamOne lança campanha integrada para a Eucatex com foco em reconhecimento e expansão de marca – Agência pioneira em marketing integrado no Brasil, a DreamOne, se une mais uma vez à Tintas Eucatex para o lançamento de uma nova fase da campanha “Faz Bonito com Você”. Com o objetivo principal de gerar awareness e reforçar o compromisso da marca de tintas em estar sempre ao lado de seus clientes, o projeto é fruto de um planejamento integrado e conta com diversas ações desenvolvidas em conjunto para maximizar a mensagem. O lançamento da campanha está sendo realizado no stand da marca na Haus Decor Show, feira do setor de arquitetura, design de interiores e construção civil, que aconteceu entre os dias 19 e 22 de março, no São Paulo Expo. A ação tem como carro-chefe a divulgação de um filme publicitário de 30 segundos, que está sendo veiculado em emissoras de televisão, redes sociais da marca e em todo o circuito digital da feira. De acordo com Ricardo Tarza, sócio e diretor de Inovação e Criatividade da DreamOne, a peça busca dar destaque a ambientes inspiradores e mostrar como eles podem realçar as relações entre as pessoas. “Criamos uma narrativa que ressalta o aspecto positivo das cores nos diferentes contextos de socialização, seja de pai para filho, de músico para fã ou artista para público final, por exemplo”, explica. 

Ação integrada e coordenadaO projeto também é inspirado na cor tendência de 2024 apontada pela Eucatex, denominada “Obra de Arte”, uma tonalidade que mescla amarelo, rosa, marrom e cinza, evocando sentimentos de calma, relaxamento e segurança. Visando contribuir para a diversificação e fortalecimento da mensagem, a DreamOne estruturou a campanha de uma forma integrada, na qual os artistas que estrelaram o filme publicitário também participam de outras ativações para a marca, como ações para as redes sociais e a presença física na feira. Este é o caso dos músicos Paula Cavalciuk e Anderson Charnoski e da muralista Larissa Parede, que, inclusive, está pintando um mural durante a programação do evento. Segundo Giselle Freire, CEO e diretora de contas da DreamOne, o objetivo é promover reconhecimento de marca para a Eucatex, reforçando o compromisso de proximidade da empresa com seus clientes de forma mais coordenada e efetiva. “Criamos a campanha de modo que todas as etapas se interliguem. A partir das ações em conjunto envolvendo a produção do filme publicitário, publicações para as redes sociais e participação da marca na feira, desenvolvemos experiências únicas para o público, fortalecendo o vínculo com a Eucatex e maximizando o retorno de cada atividade de forma conectada”, explica.

Setor brilhando – O lançamento da nova fase da campanha “Faz Bonito com Você” ocorre em um momento positivo para o mercado de tintas no país. De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), o Brasil apresentou um volume de 1,871 bilhão de litros de tinta vendidos em 2023, representando um aumento de 3,4% em comparação ao ano anterior. Para este ano, a expectativa é de que o montante cresça ao menos 2,5%.  Para Giselle, a iniciativa tem como missão desfrutar do avanço do setor para contribuir na captação de novos clientes para a Eucatex. “Estamos diante de um setor aquecido e queremos aproveitar dessa alavanca para contribuir com o nosso parceiro. Para isso, é essencial entender bem o contexto e encontrar os caminhos que contribuam para esse compromisso”, concluiu.

FILME DA CAMPANHA

Ficha técnica

Agência: DreamOne

Cliente: Tintas Eucatex

Título: “Tintas Eucatex faz bonito com você 2024”

Diretora de Contas: Giselle Freire

Atendimento: Priscila Rodrigues e Fernanda Beltran

Direção de Criação: Ricardo Tarza e Bruno Aguilera

Direção de Arte: Arthur Netto e Natalia Martins

RTVC: Deny Rocha

Mídia: Diego Galan

Planejamento: Fátima Pereira

Produtora: F5 Creative Films

Direção de Cena: Bruno Maffei

Direção de fotografia: Chores Rodrigues

Produção: Equipe F5

Aprovação pelo cliente: Alexssandre Nagy e Beatriz dos Santos

WMcCann e Shutterstock lançam segunda edição do projeto Re_Modelar – Em junho de 2023, o Data Stories, estudo mensal da Kantar Ibope Media, destacou o crescimento progressivo da representatividade negra nas peças publicitárias no Brasil. Mas o desafio de garantir a equivalência com os dados demográficos da população do país ainda não foi superado. É diante desse contexto que a WMcCann e o programa The Create Fund, da Shutterstock, lançam a segunda edição do Re_Modelar. O projeto, criado em 2022 pela diretora de arte Bia Lopes Maria durante o programa de mentoria de mulheres negras da WMcCann, visa aumentar e qualificar a representação das pessoas negras na publicidade e foi viabilizado graças ao apoio da plataforma criativa. Fundado em 2020 pela Shutterstock, o programa global The Create Fund tem oferecido a artistas historicamente excluídos apoio financeiro e profissional para preencher lacunas de conteúdo no acervo e desenvolver uma rede de colaboradores mais diversa e inclusiva. 

Quatro profissionais recebem mentorias profissionais e bolsas de US$ 5 mil cada para produção  – Na nova edição do Re_Modelar, quatro profissionais recebem mentorias profissionais e bolsas de US$ 5 mil cada para produção de conteúdos audiovisuais. Desde dezembro de 2023, eles participam de sessões exclusivas com profissionais do mercado e têm recebido orientações sobre a melhor forma de destacar sua produção na plataforma criativa.  “Como indústria avançamos, mas ainda há muito o que fazer, sobretudo quando falamos em qualificar essa representação, através da inclusão de perspectivas negras. Apoiar o desenvolvimento de profissionais negros que atuam na nossa indústria é passo fundamental na transformação do nosso mercado, tornando-o mais inclusivo e diverso”diz Matheus Monte, supervisor de projetos e atual líder da iniciativa na WMcCann.

Projeto que visa aumentar e qualificar a representatividade de pessoas negras – “A Shutterstock é a plataforma criativa líder do mercado, com mais de 750 milhões de assets, incluindo fotos, ilustrações, vídeos e músicas. A cada 6 segundos um conteúdo nosso é baixado por marcas, agências e veículos para que contem suas histórias, e isso demonstra como plataformas criativas são fundamentais para a indústria. Por isso, reconhecemos a nossa responsabilidade em oferecer conteúdo que seja autêntico, fiel e diverso para essas narrativas. Nós acreditamos que a representação verdadeira acontece através do olhar de quem pertence a esse grupo ou comunidade, portanto aumentar a oferta de fotos e vídeos feitos por profissionais negros em plataformas criativas é um meio importante para vermos pessoas negras sendo retratadas sem os vieses inconscientes que não raro perpetuam estereótipos na nossa indústria”, diz Kaori Abe, gerente de marketing da Shutterstock para a América Latina.   

Lançada em 2022 a partir de um projeto interno de mentoria para mulheres negras da WMcCann –  a primeira edição do Re_Modelar contou com 11 jovens profissionais brasileiros, que tiveram seus trabalhos destacados na plataforma criativa. Mais de 2 mil pessoas, em 13 países distintos, já baixaram os conteúdos produzidos por eles até o momento. Além disso, fotos produzidas foram exibidas durante o Festival do Clube de Criação naquele ano. “Nesta edição, os artistas do Re_Modelar puderam passar pelo nosso programa The Create Fund, no qual eles aprenderam conceitos fundamentais da fotografia comercial stock e conheceram mais de perto a demanda dos clientes. Eles poderão continuar usando as ferramentas e aprendizados fora do programa para gerar uma nova fonte de renda”, diz Steven Russell, Estrategista de Contribuidores e especialista em Diversidade, Equidade e Inclusão, que lidera globalmente o programa na Shutterstock. Ele é um dos mentores do Re_Modelar. Bia Lopes Maria, idealizadora do projeto, também é mentora e ajudou a selecionar os quatro profissionais convidados. “São profissionais que já atuam no mercado e têm um olhar bastante especial para a representatividade de pessoas negras na publicidade. Estamos muito entusiasmados com os resultados”comenta Bia.

 

Conheça os participantes do Re_Modelar:

Ana Luzes – Vitória – ES – Deslumbrada por cenas do cotidiano urbano, Ana está sempre em busca de instantes únicos que compõem as cidades. Através de fotografias artísticas e documentais visa à ressignificação de histórias não contadas e não vistas. Seu olhar sensível sobre seu entorno permite vislumbrar diferentes perspectivas sobre coisas que outros poderiam considerar “simples e monótonas” da vida, fazendo com que a beleza natural delas se sobressaia em cada imagem. Graduada no curso superior de Fotografia na Universidade de Vila Velha (UVV), integrou mostras fotográficas nacionais e internacionais.

Cristian Maciel – Rio de Janeiro-RJ – Morador da comunidade de Cidade de Deus, no Rio, é estudante de fotografia pela Universidade Cruzeiro do Sul. Começou na área em 2018, mas foi em 2020, na pandemia, após desenvolver uma série de autorretratos, que percebeu que sua missão no mercado fotográfico é enaltecer e contemplar corpos pretos, a ancestralidade, a beleza e a religiosidade da população negra.

 

Guilherme Fernandes – Porto Alegre-RS – É fotógrafo, diretor criativo, figurinista e stylist. Nas suas criações, utiliza a fotografia e a moda como ferramenta de descoberta e de representação, acessando e contando as histórias destes diversos corpos e dos lugares que ocupam, buscando construir uma nova imagem do negro em sua relação consigo mesmo e com a própria história. Co-criador do Projeto AFARA, participou de exposições no Brasil e fora dele, teve trabalhos publicados em veículos de comunicação no Brasil e ministrou workshops de produção e styling.

 

Rai Cavalhier – Alagoinhas-BA – É fotógrafo, artista e desenvolve projetos artísticos e pesquisas relacionadas à identidade e seu cotidiano territorial, utilizando das imagens através de ensaios visuais e atuando no movimento negro como base da sua produção. Participou de mostras no país. É coordenador do Coletivo RACIONALIZAR e do projeto “Empreende aê, preto”, que auxilia empreendedores negros a se fortalecerem no mercado digital a partir do acesso a técnicas e ferramentas de marketing digital.

 

No Dia Mundial da Água, Tang e Amigos do Bem convidam público para ajudar regiões que sofrem com a seca no Nordeste –  O Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, é uma data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de reforçar a  importância da gestão sustentável dos recursos hídricos. Para ajudar nessa causa, Tang se uniu à Instituição Amigos do Bem para convidar o público a levar água às famílias em situação de vulnerabilidade hídrica no sertão nordestino. A colaboração tem como objetivo fortalecer os esforços da Instituição, que é reconhecida por seus projetos que impactam milhares de pessoas no Nordeste, e tangibilizar o propósito da marca Tang de preparar um futuro melhor de forma relevante para os consumidores. Para isso, a  marca líder de refrescos em pó e a Instituição convidam o público para participar, de forma simples e direta, por meio de compartilhamento do vídeo oficial da ação nas redes sociais. O vídeo foi inspirado no sucesso de Fake Out Of Home para criar algo fantástico que vira realidade, misturando cenas reais gravadas no sertão nordestino com animação em 3D.  A ação foi desenvolvida em conjunto com a agência PROS. Para o diretor de criação da PROS, Pedro Capellão, a ação tem como destaque a conexão entre propósito da marca e temas relevantes para a sociedade. “É incrível quando marcas materializam seus propósitos, para chamar atenção para questões que afetam milhões de brasileiros. Com #CompartilheÁgua, Tang faz isso e ainda vai além. Mais que falar sobre preparar futuros melhores, se une ao público para gerar impacto positivo na vida de muitas famílias”, afirma. 

Cada compartilhamento será convertido em 1 mil litros d’água para famílias no sertão de Pernambuco – A água será disponibilizada pela Instituição Amigos do Bem aos povoados de Muquem e Igrejinha, ambos da região do Vale do Catimbau (PE), através da construção de dois poços artesianos, garantindo assim maior perenidade do impacto da iniciativa na região. “Por meio dessa ação, Tang e Mondelez reforçam seu compromisso e investimentos contínuos em  frentes ESG, gerando impacto positivo e contribuindo para o progresso das comunidades beneficiadas. A marca trabalha com a missão de construir um futuro melhor para as próximas gerações”, afirma Paloma Di Santo, diretora de marketing da categoria de bebidas em pó. “Estamos entusiasmados em colaborar com uma instituição comprometida como a Amigos do Bem nessa causa tão importante e que merece tanta atenção”, finaliza.

A parceria com Tang reflete o compromisso de ambos em fazer a diferença na vida das pessoas  – Com mais de 30 anos de existência, a Instituição Amigos do Bem promove a transformação na vida de 150 mil pessoas por meio de projetos contínuos de segurança alimentar, educação, geração de emprego e renda, além de dar acesso à água potável, moradia e saúde. A parceria com Tang reflete o compromisso de ambos em fazer a diferença na vida das pessoas e das comunidades, construindo um futuro mais digno, em que todos tenham acesso aos recursos básicos necessários. “O sertão nordestino, o semiárido mais populoso do mundo, enfrentou este ano uma das maiores secas já registradas na região, considerada a mais severa em 40 anos, o que coloca milhares de pessoas em situação de extrema vulnerabilidade. Diante desse cenário desafiador, os Amigos do Bem têm implementado ações emergenciais para levar água para milhares de pessoas. Por isso, agradecemos a Tang por essa ajuda tão importante para amenizar o sofrimento de centenas de famílias”, afirma Alcione Albanesi, fundadora e presidente da ONG Amigos do Bem.

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