Os golpes bancários tornaram-se uma realidade cada vez mais comum, representando uma ameaça crescente à população. A sofisticação dessas práticas ilícitas demanda uma conscientização e vigilância ainda maiores por parte dos clientes e da população em geral. Nesse cenário, a parceria entre os bancos e seus clientes torna-se fundamental para fortalecer as defesas contra os golpes e preservar a integridade do sistema financeiro. Com o objetivo de sensibilizar os clientes da CAIXA sobre o tema e reduzir a incidência de golpes bancários, a CAIXA lançou sua campanha de Segurança no sábado, dia 30 de março.
Campanha de segurança da Caixa criada pela agência Calia – Sob o conceito “O golpe não avisa que é golpe. Fique sempre alerta”, a campanha aborda, de maneira didática e leve, situações que podem ocorrer no cotidiano dos clientes e, por mais verdadeiras que pareçam, acabam se revelando como golpes. O lançamento da campanha de SEGURANÇA ocorreu durante o intervalo comercial do primeiro jogo da final do Campeonato Carioca, na Band, e contou com mídia nacional em TV aberta e fechada, rádio, mídia exterior, internet e redes sociais.
Filme da caixa
FICHA TÉCNICA:
Agência: CALIA
Cliente: CAIXA
Campanha: SEGURANÇA
Direção de criação: Geisa Lopes
Codireção de criação: Alexandre Ferro e Maurício Oliveira
Direção de arte: Bruno Lima
Redator: Cícero Fraga
Atendimento: Claudia Lassance, Rosa Cordeiro, Fernanda Lopes e Camila Sanglard
Atendimento digital: Juliana Vasconcellos
Mídia: Mayko Chaves, Danyelle Guedes, Bruna Gracia, Jéssica Marques, Rafael Herani, Deborah Meneses, Felipe Pereira
Planejamento: Analuiza Kazniakowski e Liana Bonaccorsi
Estratégia digital: Lucas Mansur e Camila Batista
Conteúdo digital: Diego Matos e Lucca Farinasso
Produção gráfica e RTV: Marcos Araújo, Fernanda Machado, Tamiris Monroe, Lucas Xavier, Patrícia Costa
Período: Abril 2024
Produtora de imagem: Magneto Fotografia
Produtora de vídeo: Ilha Crossmidia Ltda
Diretor de Cena: Bruno Maffei
Diretor de Fotografia : Thiago Coghi
1AD: Pedro Yoshi
2AD: Brendow Camilotti
Diretor Executivo: Palu Rossi
Produtora Executiva: Luciana Calil
Gestão: Carol Ravenna
Diretor Operacional: Adriano Oliveira
Atendimento: Wilka Nepomoceno e Camila Muller
Comercial e Novos Negócios: Célia Ǫueiroz
Diretor de Arte: Gabriel Oliveira
Primeiro Assistente de Arte: Tiago de Melo
Segundo Assistente de Arte (Produção de Objeto): Priscila de Brino
1AC: Lirton Jr.
2AC: Felipe Ramos
Foquista: André Tanahashi
Gaffer: Rafael Salles
Assist. Elétrica: Matheus Rebello
Chefe de Maquinaria: Rodrigo Navajas
Contrarregra: Jorge Luiz dos Santos
Coordenadora de Produção: Monise Kristoschek
Diretora de Produção: Camila Contrera
Assistente de Produção: Mayra Rossi e Thiago Valério
Produtora de Elenco: Cristina Saito
Assistente de Elenco: Erica Galeni
Produtora de Figurino: Nicole Nativa
Assistente de Figurino: Maria Eduarda de Moraes
Produtora de Locação: Ticiana Bonacin
Gerente de Pós-Produção: Ana Paula Sanches
Montador/Finalizador: Bruno Silva
Motion: Pedro Lima
Colorista: Reizinho Bacelar
Produtora de áudio: Bliss Music
Atendimento: Matheus Ribeiro
Diretor Artístico: Maurício
Produtor Musical: Maurício
Soud Designers: Bruno
Coordenador: Matheus Ribeiro
Pesquisa VanPro aponta crescimento das agências em 2023 e perspectivas positivas para 2024 – As expectativas das agências para os seus negócios e o setor de publicidade seguem positivas, segundo indica a última edição da pesquisa VanPro, realizada pelo Ecossistema SINAPRO/FENAPRO, junto a 309 agências de 20 Estados e do Distrito Federal. Os dados, colhidos em fevereiro último, mostram que a maioria das agências apresentou crescimento no ano passado e prevê perspectivas positivas em 2024. “A nova sondagem confirma a tendência de crescimento das agências em relação à receita e à percepção de estabilidade e de um futuro melhor para o setor”, afirma Daniel Queiroz, ( foto) presidente da Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda). “A pesquisa mostra também um bom ambiente de negócios, e que uma boa parte das empresas conseguiu identificar ou criar oportunidades para aproveitá-las com sucesso.”
A pesquisa mostra que há um cenário de continuidade na evolução da receita das empresas – Na sondagem atual, a pesquisa VanPro – considerada um importante termômetro dos negócios e gestão das empresas do setor – mostra que 80% das agências apontaram estabilidade ou crescimento de receita (valor pago às agências, excluídos os investimentos dos anunciantes). Entre as que cresceram, 30% tiveram um incremento de receita acima de 30% em 2023, comparativamente a 2022. Do ponto de vista financeiro, a pesquisa mostra que há um cenário de continuidade na evolução da receita das empresas: para 53,4%, ela está em alta e, dessas, 51,5% (o equivalente a 27,5% do total) apontam crescimento superior a 30%. Por outro lado, 20,4% das empresas indicam perda de receita, sendo que, em 10% delas, a perda foi superior a 30% em 2023. As que apontaram estabilidade, na comparação de 2023 com 2022, representam 26,2% das entrevistadas.
A percepção dos entrevistados sobre o futuro teve leve melhora, se comparada aos anos anteriores – A quantidade de empresas que apontou as perspectivas de futuro como boas ou muito boas para os seus negócios foi de 70%, em comparação a 65% na primeira sondagem de 2023. Os que sinalizam como ruim, muito ruim ou preveem interromper as atividades são apenas 4% do total, e os que não conseguem prever, são 3%. Já as expectativas de estabilidade foram apontadas por 23% das agências. “O cenário segue positivo em termos de futuro para o setor, pois 93% indicam que o cenário é de estabilidade ou apontam boas perspectivas, e 70% consideram o cenário favorável em 2024. Isso demonstra que o crescimento empresarial e do setor passa hoje mais por aproveitar as oportunidades de mercado e criar novas possibilidades de ofertas de produtos e serviços, com consequente aumento de receitas, sem depender tanto das condições externas”, analisa Roberto Tourinho, presidente do Sinapro-SP e integrante do Grupo de Trabalho da Fenapro.
Sobre os principais desafios em 2024, quase 43% apontam a captação de clientes e a conversão de propostas – É importante destacar que mais de 50% das agências ainda podem aperfeiçoar seus processos de planejamento estratégico, orçamento, precificação, análise de resultados e controle e contratos. “Para isso, o Ecossistema Sinapro-Fenapro vem desenvolvendo iniciativas de capacitação e ferramentas, de modo que as agências possam avançar nessas questões e aproveitar as boas perspectivas identificadas pela maioria do setor”, ressalta Ana Cecília, diretora da Fenapro. Sobre os principais desafios em 2024, quase 43% apontam a captação de clientes e a conversão de propostas, enquanto 21% citam a gestão de pessoas (seleção, retenção, desenvolvimento, clima, etc.) e 19%, a definição e gestão de processos (fluxos, controles, acompanhamento da execução, etc.). As demais 17% apontam para outros desafios em áreas como gestão financeira, manutenção de clientes e aumento das margens.
A pesquisa VanPro como ferramenta quer auxilia nos processos de gestão – Para o presidente do Sinapro-ES, Alexandre Pedroni, a pesquisa VanPro, realizada pela FENAPRO e pelo SINAPROS em seus respectivos estados, é uma excelente ferramenta que auxilia nos processos de gestão. “Com as informações enviadas a cada trimestre, é possível a gente ter um parâmetro do mercado, tanto nacionalmente e quanto local, a gente consegue realizar filtros e ter os dados específicos do Espírito Santo. E isso nos auxilia num quadro comparativo, onde a gente entende se, pessoalmente, minha agência está performando acima da média do mercado, se eu estou dentro do que o mercado tem gerado de expectativa ou se eu estou abaixo. Além disso, a gente consegue também identificar quais são os desafios, por exemplo que cada líder de agência enxerga para o ano. Por exemplo, em 2024 no Espírito Santo, os dois pontos que tiveram maior indicação nesse quesito de desafio empresarial em 2024 foram a captação de clientes e conversão de propostas e a definição e gestão de processo. Então isso é um balizador, tanto para o nosso negócio, para as agências, mas também, enquanto presidente do SINAPRO, a gente tem uma orientação de quais assuntos são mais pertinentes e têm adesão com o que os associados esperam. Então, essa ferramenta tem se mostrado uma importante norteador das estratégias que a gente executa dentro da agência e também pela entidade pensando em todo o trade publicitário”, concluiu o presidente.
Ferramentas de IA – Sobre a aplicação de ferramentas de automação e Inteligência Artificial (IA) no trabalho criativo das agências, tais como ChatGPT e DALL-E, a pesquisa apontou que 64% das agências ouvidas já adotam tais recursos, mais do que o dobro da pesquisa anterior (31%), e 23% pretendem implantá-los ao longo de 2024. Por outro lado, 11% não pretendem utilizar ferramentas de automação e IA no trabalho criativo (em comparação a 30% no ano passado) e 2% pretendem utilizar estas tecnologias a partir de 2025.
Perfil das agências participantes – O perfil predominante dos participantes da pesquisa VanPro é similar ao das sondagens anteriores. A maioria dos respondentes é de agências full-service (96%), com equipe de até 20 pessoas (55%), que têm mais de 20 anos de existência (47%) ou entre 11 e 20 anos (32%). E 96% delas são associadas ao Sinapro de seu estado, e 76% ao CENP. Tal como em todas as sondagens VanPro feitas até hoje, o perfil de receita anual das empresas é mais diverso que os outros fatores. A maior frequência é de agências com receita de até R$ 1 milhão, representando cerca de 34% das entrevistadas. Aproximadamente 29% do conjunto dos participantes da sondagem tem receita anual entre R$ 1 milhão e R$ 3 milhões; 10%, entre R$ 3 milhões e R$ 5 milhões, e 12%, entre R$ 5 milhões e R$ 10 milhões. As empresas com receita anual superior a R$ 10 milhões representaram 15% dos respondentes. O tamanho das agências em termos de equipe também é bastante diversificado: aquelas com equipe entre 1 e 10 pessoas representam perto de 28% do total de empresas, muito próximo daquelas entre 11 e 20 pessoas, que representam 27% do total. Aquelas com 21 a 40 pessoas são pouco mais de 22% do total, enquanto as agências com mais de 40 pessoas são 23% do total.
LR Comunicação amplia operações com novas marcas – A LR Comunicação, de Lucas Rezende, acaba de conquistar contas importantes para seus três núcleos internos de operação: entretenimento, jurídico e econômico. No núcleo de Economia, quem chegou foi a ExpoSul Rural, maior evento do nosso agro, que estreia com a agência fazendo seu PR. O Instituto Brasileiro de Arquitetos no Espírito Santo também trocou de atendimento e passa a seguir com a LR a partir de abril. O Sindicato dos Bares e Restaurantes do ES também passa a ser representado pela agência na interface com a imprensa. Já a conquista de contas full service, reunindo digital e imprensa, reúne a Fenarq Design, maior feira do ramo de engenharia, arquitetura e design; o Ilha Shows, que prepara uma agenda de despedidas até junho; e os consagrados eventos da Rota: Santa Jazz – Festival Internacional de Jazz e Bossa de Santa Teresa, Vitória Jazz Festival e Vitória Expovinhos – Salão Internacional do Vinho. O mesmo vale para o Penha Roots, festival de música no Caparaó, que acontece em abril e conta com a assinatura da agência. No núcleo jurídico, o escritório Scaramussa & Pandolfi Advogados Associados, retoma sua parceria com a LR. A banca comandada por Italo Scaramussa, presidente da OAB da Serra, e Isaac Pandolfi, será atendida nas áreas de Direito Tributário, Família e Empresarial. O time de atendimento da consultoria também cresceu, com a chegada de Brendha Zamprognio, que estava na TV Vitória. E Giulian Rezende assume como sócia-administrativa.’
WMcCann reforça time de estratégia com nova diretora para o núcleo de General Motors – A WMcCann anuncia a chegada de Amanda Agapito como diretora de estratégia para o núcleo de General Motors. A executiva retorna à agência para reforçar o time liderado pela CSO Agatha Kim, que está no cargo desde janeiro. Com mais de uma década de experiência, Amanda terá o desafio de fortalecer os negócios da GM com soluções que integram dados e comunicação para novos insights. Publicitária, formada pela UniCEUB (Centro Universitário de Brasília) e com MBA internacional em Brand Strategy pela Hoala – escola europeia de estratégia, inovação e criatividade -, Amanda se considera fascinada pelas complexidades do comportamento humano. “Estou muito animada com a oportunidade de me juntar ao time da WMcCann na busca por soluções criativas que atendam as demandas da GM. Todos os dias, sou motivada a descobrir abordagens inovadoras e pensar novas possibilidades para os negócios, garantindo que as mensagens e desejos das marcas, de fato, alcancem seus públicos”, conta Amanda. Depois de três anos no mercado, Amanda retorna à WMcCann com uma trajetória profissional que inclui gerencia e diretoria de estratégia na Galeria, além de passagens pelas agências Suno, Artplan, entre outras. Com trabalhos reconhecidos em premiações internacionais como Effie Latam e El Ojo, já atuou na estratégia e no planejamento de grandes marcas como Amazon, McDonald’s, Banco do Brasil, BIG, Doriana e Seara.
Gol em tempo real! Brahma inova e instala antena de TV na Brahmeira para evitar delay na transmissão dos jogos – O apaixonado por futebol sofre diante da TV, mas a situação fica ainda mais crítica quando ouve o vizinho, que assiste à partida com segundos de vantagem, gritar gol antes dele. Frustrante? Demais! É por isso que Brahma, a marca das paixões nacionais, acaba de criar a Antena Brahmeira, que permite não só tomar a Brahma de um jeito ainda mais cremoso, como viver a emoção do futebol em tempo real, sem sofrer com atrasos na transmissão. A ação é inspirada na situação real que até os fãs de futebol mais famosos encaram, como Fred, do Desimpedidos, e o Craque Neto, que foram presenteados com uma Antena Brahmeira, uma versão do equipamento que serve Brahma de forma ainda mais cremosa com um receptor de sinal de TV acoplado.
Basta conectar ao televisor para receber a melhor transmissão possível – Uma unidade do item super exclusivo será disponibilizada para os consumidores no aplicativo de bebidas Zé Delivery através do seu programa de recompensas, o Zé Compensa. A ação começou nesta quarta-feira, dia 03/04, às 18h, e, para tentar levar a Antena Brahmeira para casa, é preciso ter o app instalado, estar cadastrado no Zé Compensa e ter 200 pontos acumulados para trocar pela novidade. Os usuários precisam ficar de olho no app, apenas uma unidade será disponibilizada e o produto não será comercializado.
Fã da Cerveja Nº1 das paixões nacionais obtenha uma Antena Brahmeira trocando pontos no Zé Delivery – “Brahma quis marcar esse gol de placa para os fãs da marca e de futebol propondo uma solução que permite ver o jogo no mesmo momento em que bebe uma cerveja gelada. É só colocar a lata de Brahma na brahmeira e deixar a tecnologia agir para deixá-la com aquele colarinho ainda mais cremoso que é pura Brahmosidade. E para não levar nenhum spoiler da partida, basta ativar a antena digital, tudo ao mesmo tempo, com praticidade”, explica Maurício Landi, diretor de marketing de Brahma.
FILME DA BRAHMA
FICHA TÉCNICA
Agência: África
Título: Antena Cremosa
Anunciante: Brahma
CCO: Sergio Gordilho
Co-CCO: Nicholas Bergantin
Diretor Executivo de Criação: Bruno Oppido
Diretor de Criação: Henrique Martins e Raphael Santos
Criação: Giovanna Carvalho e Rafael Teixeira
COO: Heloísa Pupim
Atendimento: Rafael Marques, Vivianne Santos, Luisa Pires, Giulia Fernandes, Giovanna Antacli
VP Mídia: Pedro Eustachio
Mídia: Thiago Martinez, Victor Berto, Caroline Richa, Fabio Vanucci, Victoria Molina, Carolina Oliveira, Wenderson Gontijo
CSO: Ana Paula Kuroki
Planejamento: Pedro Fernandes, Mariana Crepaldi, Giovanni Cozer
Produção Agência: Rodrigo Ferrari, Tais Olhiara
Produtora de Imagem: Genko
Diretor: André Vidigal
Diretor de Fotografia: Bruno Tiezzi
Produção Executiva: Ana Tereza Fonseca
Line Producer:
Atendimento: Helena Haydee
1a AD: Giovanna Postiglione
1o Assistente de Câmera: Peterson Lomovtov
2o Assistente de Câmera: Paulo Vinícius da Silva
Diretor de Produção: Raiane Ferro
Produtora: Jessica de Angelo
Assistente de Prod: Marcelo Ferraz
Diretor de Arte: Caroline Goes
Figurinista: Caroline Goes
Produtor de Locação: Jeff Fleck
Maquiagem: Giovana Galizia
Making Off:
Making Off: Fotos:
Pós Produção: Mosaico
Montador: Akira Guilherme, Lucas Valente, Felipe Minicucci
Finalização: Ale Compos Jairo Santos
Atendimento: Gregory Conte
Coordenação: Patricia Rodrigues
Supervisão: Yago Rodrigues
Color: Guilherme Vilas
VFX: Edu Silva, Gustavo Minicucci, Vivien Harris, Luis Claudio
Produtora de Som: Satelite Audio
Direção Musical: Roberto Coelho, Kito Siqueira e Hurso Ambrifi
Atendimento: Fernanda Costa, Renata Schincariol, Daniel Chasin e Karen Nakamura
Produção Musical: Roberto Coelho, Hurso Ambrifi, Charly Coombes, Thiago Colli, Koitty , Alexandre Avicena, Pedro Pelotas e Nando Diniz
Finalização: Carla Cornea, Vithor Moraes, Arthur Dossa, Andre Giannini e Esteban Romero
Coordenação de Produção: Camila Guedes, Letícia Oliveira, Bea Vieira e Mariana Tardelli
Gerente Produção Audiovisual AMBEV: Fernanda Leite
Produção AMBEV: MODO INTEGRADO
Produtores Executivos: Gabi Froemming e Filipe Atihe
Produtor Líder: Bruno Arneiro
Produtor Senior: Carol Araújo
Ambev: Daniel Wakswaser, Maurício Landi, Guilherme Almeida, Fernanda Zettler e Cecilia Scartezzini
Data Primeira Veiculação: 02/04