O Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) divulgou o lucro líquido de R$ 68 milhões registrado no primeiro trimestre de 2024, via teleconferência. Receberam destaque, principalmente, as receitas com crédito, que avançaram 12,6% em 12 meses, e a queda do custo com risco de crédito, com -10,6% em 12 meses. O lucro representou queda de -3,2% em relação ao primeiro trimestre de 2023, no entanto, o lucro líquido recorrente do período cresceu 10,1%, diante da exclusão de efeitos econômicos das reversões de contingências de processos fiscais ocorridos em março de 2023. O lucro líquido registrado corresponde a R$ 0,22 por ação, rentabilidade anualizada sobre o Patrimônio Líquido médio (ROE) de 17,0% e retorno anualizado sobre o Ativo Total médio (ROA) de 0,9%.
As informações foram transmitidas pela diretoria da instituição financeira via YouTube – no canal oficial do Banestes www.youtube.com/@banestesTV Os dados completos podem ser consultados no site de Relações com Investidores, além das páginas da Comissão de Valores Mobiliários e da B3. O Faturamento no trimestre totalizou R$ 1,4 bilhão (-0,8% em 12 meses e -4,2% em 3 meses). A Margem Financeira Líquida alcançou R$ 268 milhões, elevação de 14,0% ante o mesmo período de 2023. Na mesma comparação, o Resultado Operacional atingiu R$ 105 milhões, retração de 6,4%; já no conceito recorrente, há crescimento de 8,7%. O Índice de Eficiência Operacional foi de 56,1% e a Eficiência Operacional Ajustada ao Risco atingiu 66,7%.
Destaque para o posicionamento estratégico da operação de seguros – “Estamos entregando mais um resultado positivo e compatível com o cenário econômico atual. O lucro apresentado no trimestre é resultante de fatores como a estratégia de alocação e posicionamento dos ativos financeiros em tesouraria, o esforço e a intensidade na expansão da carteira de crédito comercial, o estreitamento relacional com nossa base de clientes e seu atendimento, a gestão da qualidade do crédito, o monitoramento e controle dos impactos do risco de crédito via estruturação de ativos, a gestão dos custos operacionais administrativos e o posicionamento estratégico da operação de seguros”, destacou o diretor-presidente do Banestes, Amarildo Casagrande. Foram destinados aos acionistas, no primeiro trimestre de 2024, o valor de R$ 22 milhões a título de juros sobre capital próprio, que representa a distribuição de 31,6% do lucro líquido do período.
O Patrimônio Líquido atingiu R$ 2,3 bilhões, crescimentos de 9,7% contra o 1° trimestre de 2023 – Desse montante, R$ 20 milhões foram destinados ao acionista controlador, o Estado do Espírito Santo, valor esse que pode ser investido de acordo com as prioridades do governo estadual. O Patrimônio Líquido atingiu R$ 2,3 bilhões, crescimentos de 9,7% contra o 1° trimestre de 2023 e 2,5% em relação à posição do trimestre anterior. O saldo dos Recursos de Terceiros Captados e Administrados somou R$ 45,5 bilhões, crescentes 12,5% contra a posição de março de 2023 e 3,5% contra o trimestre anterior. Já os Recursos Aplicados (Ativo Total) registraram R$ 42,7 bilhões, avanços de 15,0% em doze meses e 2,9% contra o trimestre anterior, influenciados, principalmente, pelos recursos movimentados em tesouraria e pela expansão dos recursos em operações de crédito. A Carteira de Crédito Ampliada atingiu o montante de R$ 13,2 bilhões em março de 2024, superando em 11,0% o mesmo período de 2023 e em 3,3% a posição do trimestre anterior.
A nota de rating do Banestes é AA+(bra) com perspectiva estável concedida pela Fitch Rating – A Carteira de Crédito Comercial alcançou R$ 10 bilhões, crescendo 21,0% em doze meses e 5,3% contra a posição do quarto trimestre de 2023. A nota de rating do Banestes é AA+(bra) com perspectiva estável concedida pela Fitch Rating – agência de classificação de risco. Em sua análise, a agência relata uma visão positiva quanto à estrutura de governança corporativa e o sólido perfil financeiro do banco, que via de regra é sustentado pela estabilidade e força dos indicadores de rentabilidade, capitalização, captação e liquidez. O Banestes manteve relacionamento com a base de 1.381.461 clientes (+4,2% em 12 meses), sendo que a base de clientes pessoa jurídica expandiu 4,4%, enquanto a base de clientes pessoa física avançou 4,1%. Seguindo o mesmo comportamento, o número de contas correntes cresceu 6,2% atingindo 996.859 contas. As contas de poupança somaram 648.459, elevação de 1,5% nos últimos 12 meses.
Tecnologia gerando maior agilidade e flexibilidade no desenvolvimento das aplicações menos complexas – No primeiro trimestre de 2024, o Banestes deu início ao Programa Inov.AI, uma iniciativa que visa democratizar o acesso à tecnologia e desenvolver talentos com o objetivo de disseminar a utilização da tecnologia Low-Code no Sistema Financeiro Banestes, gerando maior agilidade e flexibilidade no desenvolvimento das aplicações menos complexas. Neste período, a partir de avaliações de soluções de Inteligência Artificial (IA) generativa, conhecendo os benefícios, uso e aplicabilidade desse tipo de tecnologia, foi implantado também o “Sab.IA”, uma solução de Assistente Inteligente que visa aprimorar o atendimento interno dos colaboradores do SFB, melhorando a qualidade, a eficiência e a produtividade, além do tempo de atendimento, otimizando a busca por informações estruturadas no formato de chatbot. A solução apresenta modelo de IA próprio com tecnologia de origem 100% capixaba, desenvolvida por startup incubada na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Cachoeiro se prepara para receber a FENARQ DESIGN – Há dois meses da abertura dos portões, a FENARQ DESIGN, maior feira de Engenharia, Arquitetura e Design do Sudeste, já é um sucesso e mostra a pujança do setor e da próxima edição: todos os stands estão ocupados. Marcada para acontecer dos dias 4 a 7 de julho, no Athenas Hall, em Cachoeiro de Itapemirim, a FENARQ DESIGN projeta a realização de mais de 40 milhões de reais em negócios a partir do evento.
McDia Feliz 2024 acontece em 24 de agosto e valor do tíquete de Big Mac será de R$ 19,00 – O McDia Feliz 2024 já tem data confirmada! No dia 24 de agosto, a campanha, que é uma das principais do país em arrecadação de fundos para causas infantojuvenis, chega a sua 36ª edição e celebra mais de três décadas de impacto positivo na sociedade. O tíquete individual terá o valor de R$19,00 e poderá ser trocado por um Big Mac nos restaurantes participantes de todo o Brasil no dia da campanha. Nesta data, toda a renda gerada com as vendas dos sanduíches Big Mac, exceto alguns impostos, será revertida para o Instituto Ronald McDonald, que atua para promover saúde e bem-estar de crianças, adolescentes e seus familiares, contribuindo com o aumento das chances de cura do câncer infantojuvenil no Brasil, e para o Instituto Ayrton Senna, que colabora para ampliar oportunidades para jovens por meio da educação pública de qualidade. Em 2023, o McDia Feliz completou 35 anos e se tornou a maior edição da história da campanha, com arrecadação recorde de R$ 26,6 milhões. No total, desde a primeira edição em 1988, mais de R$ 400 milhões já foram arrecadados.
Maxinutri em parceria com a Take4Content, lança VitaToon, a Vitamina dos Aventureiros – A Maxinutri desenvolveu em parceria com a Take4Content, e a LuccasToon, o lançamento das vitaminas VitaToon, voltadas para o público infantil. Com 4 apresentações de vitaminas, (A-Z, Imunidade, Ferro e Vitamina D), e 6 sabores, abacaxi e maracujá, pêssego, uva, morango, sorvete de tutti-frutti e brigadeiro. As vitaminas são gomas mastigáveis e possuem o formato da pedra do poder, elemento chave da saga Os Aventureiros, e sucesso entre o público super jovem. A Take4Content foi responsável pela estratégia de lançamento, desde a embalagem, apresentação para o time de vendas, materiais de PDV e conteúdo para redes sociais, até a criação e produção dos filmes, que contou com participação dos roteiristas do estúdio LuccasToon na criação e produção das peças. A missão dos Aventureiros é ir atrás de um cientista que descobre uma fórmula secreta, e assim recuperarem a energia, o ânimo, a vontade de brincar e a concentração. Esta fórmula foi batizada como VitaToon.
Em formato de pedra do poder, as gomas mastigáveis são para o público infantil e tem o licenciamento dos Aventureiros – Segundo Fernando Ferdinandi, CEO Maxinutri, grande parte da energia da empresa está voltada para a VitaToon. “Em 2024 apresentamos dois novos sabores na Abradilan (um dos eventos mais importantes do setor farmacêutico). Olhávamos para o varejo e víamos essa lacuna, mas nunca imaginávamos que venderíamos em menos de 15 dias mais de 20 milhões de unidades”, comemora o executivo. Ele complementa sobre o mercado infanto-juvenil “Você vai para a farmácia e nota que existem poucos produtos aderentes a esse público e quando você agrega a imagem de um grande influenciador, a apresentação do produto em gomas mastigáveis e com sabor que agrada muito o público infantil, o projeto se torna infalível.”completa o CEO da empresa, Fernando Ferdinandi.
O storytelling da luta do bem contra o mal – Para Chiquinho Lucchini, Diretor de Criação da Take4Content, a narrativa elaborada foi essencial para que o produto tivesse aderência ao público. “Para manter o storytelling da luta do bem contra o mal, criamos 4 vilões que representam os vírus que atacam a cidade da alegria e os seus moradores. Nos filmes, o Dr. Gripe, o Sr. Desconcentração, o Homem Anemia e a Lady Preguiça e Indisposição estão atrás de crianças que estejam com as defesas do organismo em baixa para que possam contaminá-los”, complementa o diretor criativo da agência. As vitaminas VitaToon já estão disponíveis nas principais redes de farmácias e drogarias do Brasil.
FICHA TÉCNICA
Vitatoon, A Vitamina dos Aventureiros
Agência: Take4Content
Cliente: Maxinutri
Direção de Criação: Chiquinho Lucchini e Alexandre Manisck
Criação: Chiquinho Lucchini, Alexandre Manisck, Daniela Vianna, Felipe Barbosa, Amanda Souza, Carolina Avena, Gustavo Gigio, Carol Barthes, Marcio Magalhães
Coordenadora de Roteiro Take4Content: Daniela Vianna
Coordenador de Design: Felipe Barbosa
Coordenador de Conteúdo: Gustavo Gigio
Coordenadora de Roteiro Luccas Toon: Carol Barthes
Produção: Luccas Toon Estudios
Direção: Chiquinho Lucchini
Diretor de Novos Negócios: Diogo Trancoso
Atendimento: Bruna Chapeta, Priscila Vancini
Aprovação: Fernando Ferdinandi, Andressa de Mello, Douglas Santos
Portal dos Ipês – o bairro planejado de Domingos Martins – Localizado estrategicamente entre o Portal da Cidade, o início da Rota dos Ipês e a Estrada Velha que o conecta à BR 262, o bairro planejado, Portal dos Ipês desponta como uma área urbanística de destaque em Domingos Martins. Os sócios do empreendimento, José Luís Galvêas, Cláudio Chieppe e Felipe Pretti ( foto) lançaram o bairro planejado, que ocupa uma área de 136 mil m² e surge como um símbolo de desenvolvimento em uma região marcada pela beleza natural e pela história de seus primeiros colonizadores. As obras do empreendimento já iniciaram e devem ser entregues em maio de 2026. O valor geral de vendas supera os R$ 100 milhões. Os preços partem de R$ 399 mil e são 159 lotes, a partir de 360m². O Portal dos Ipês é resultado da parceria entre empresas de referências na área de construção civil, de desenvolvimento de projetos e de infraestrutura.
Consolidação de Domingos Martins como destino turístico de charme – A Galwan, referência na Grande Vitória, o Grupo Ápia, reconhecido por grandes empreendimentos, e a Montana INC, fundamental na consolidação de Domingos Martins como destino turístico de charme, uniram forças para criar este loteamento aberto, que promete elevar o padrão de qualidade de vida na região. Para o empresário Cláudio Chieppe, diretor da empresa Montana INC e um dos sócios deste empreendimento, a localização do bairro é um de seus maiores destaques. “O Portal dos Ipês está estrategicamente posicionado, próximo ao centro comercial das montanhas, em Marechal Floriano, e inserido em Domingos Martins, uma cidade de perfil turístico ímpar”, destaca Chieppe. O empresário acrescenta que essa proximidade com importantes centros urbanos e a inserção em um município reconhecido por seu apelo turístico agregam valor ao empreendimento e o tornam ainda mais atrativo para quem busca qualidade de vida aliada à comodidade.
O Portal dos Ipês carrega consigo parte da história da região – Além de sua localização privilegiada, o bairro Portal dos Ipês carrega consigo parte da história da região. Implementado em uma área que antes pertencia à família Brown, ingleses que chegaram à região na década de 40, o empreendimento respeita e preserva as raízes locais, ao mesmo tempo em que contribui para seu desenvolvimento sustentável. Com uma infraestrutura moderna e completa, o Portal dos Ipês promete oferecer aos seus moradores não apenas um lugar para viver, mas sim um ambiente onde é possível desfrutar de todos os benefícios que a natureza exuberante de Domingos Martins proporciona, aliados ao conforto e à segurança de um projeto urbanístico de alta qualidade.
Uma infraestrutura inédita na região – O Portal dos Ipês terá trevo na entrada do bairro, avenida principal com 15m de largura, paisagismo exclusivo e rico em plantas nativas e ornamentais. Projeto de um Street Mall que proporcionará comodidade, praticidade e lazer, com ciclovia ao longo da Av. principal, rede de água e esgoto e praça com uma área de mais de 4 mil metros quadrados com diversas opções de lazer e mirante com deck e vista para a paisagem exuberante da região.
Movimento Maio Amarelo: Rodobens promove conscientização por meio de vídeos de alerta aos motoristas – A Rodobens, uma das principais empresas do varejo automotivo, com 25 concessionárias de caminhões, ônibus e vans Mercedes-Benz e 19 concessionárias de automóveis, com as marcas Toyota, Hyundai e Mercedes-Benz, espalhadas por todo o Brasil, promove uma campanha especial em prol do Movimento Maio Amarelo. Com produções em todas as redes sociais, a marca preparou peças a exemplo de campanhas de produtos que podem ser prejudiciais à saúde, porém com advertências de cuidados no trânsito. Inspirada em rótulos de alimentos que utilizam o selo de alerta aos consumidores, a Rodobens trouxe o mote especial para a sua campanha, com um layout que mostra situações de imprudência a que os motoristas não devem se expor. Dessa forma, as produções ressaltam três atitudes principais a serem evitadas: “excesso de velocidade”, “beber e dirigir” e “celular e direção”.
excesso de velocidade
Com campanha especial, a empresa chama a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes no trânsito – Para as publicações, também foi contratado o ator Paulo Pavão, que assume um personagem para não vender esses produtos ao consumidor final, sendo uma contradição aos modelos de campanhas de varejo. “Como uma empresa do setor automotivo, apoiamos causas que promovam um trânsito seguro. Como as pessoas já estão acostumadas a encontrar os pontos de alerta nas embalagens de produtos que consomem no cotidiano, nos aproximamos do público com uma linguagem de atenção, que leva os motoristas a fazerem as melhores escolhas para suas vidas”, explica Priscila Cardozo, Gerente de Marketing da Rodobens. A campanha vai ao ar durante todo o mês de maio e pode ser conferida em todas as redes sociais da marca, como Instagram, Facebook, LinkedIn, TikTok e Youtube.
Filme beber e dirigir
Stink Films apresenta Alonso Sperb como Manager Director – A Stink Films, produtora global de conteúdo audiovisual, anuncia a chegada de Alonso Sperb como Managing Director. O publicitário gaúcho chega à filial brasileira reforçando as diretrizes criativas dos fundadores. “É uma honra iniciar essa nova etapa na Stink, uma produtora que sempre admirei pelo seu compromisso com o craft e a criatividade através do olhar criterioso dos seus diretores. Quero continuar fomentando a formação de talentos e o ambiente familiar que caracterizam a produtora, enquanto mantemos um olhar atento às novas possibilidades que estão surgindo em nosso mercado”, comenta Alonso.
O profissional irá liderar o escritório brasileiro da produtora – Daniel Bergman, fundador da Stink Films, expressou seu entusiasmo com a nova contratação: “Alonso une sua paixão pela produção à uma abordagem estratégica para o negócio, complementando perfeitamente nossa visão e objetivos. Ele continuará expandindo nossos horizontes e fortalecendo nossos talentos. Durante os últimos anos, tivemos a contribuição de Renata Dumont, que comandou perfeitamente o escritório de São Paulo. Agradeço a Renata por sua dedicação.” Sperb será responsável por todas as operações da produtora, focando no crescimento e na expansão da Stink e fortalecendo as relações com clientes e parceiros.
ArcelorMittal promove ajudas solidárias para municípios do Sul do Espírito Santo e para o Rio Grande do Sul – Em resposta aos desafios enfrentados pelas comunidades afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o Sul do Espírito Santo neste ano, a ArcelorMittal, unidade de Tubarão, tem empreendido uma série de ações visando apoiar essas populações. As iniciativas envolvem várias frentes – de assistência humanitária a doações e responsabilidade social – e têm sido realizadas em parceria com instituições locais e autoridades. Para auxiliar o Comando dos Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) nos esforços de limpeza do município de Mimoso do Sul, a empresa forneceu equipamentos hidrovácuos de sucção de lama, que são fundamentais para agilizar o processo de remoção de resíduos e ajudar na restauração das áreas atingidas. Também por meio do CBMES, a empresa doou 300 unidades do “Kit Lar para Alimentação”, num total de 300 geladeiras e 300 fogões, em parceria com a Electrolux e representando um investimento de mais de R$ 700 mil. Esses eletrodomésticos serão distribuídos pela corporação para moradores afetados pelo desastre poderem guardar e preparar seus alimentos.
A ArcelorMittal também está engajada em iniciativas que visam aliviar o impacto da crise nas comunidades afetadas – Para o comandante-geral do CBMES, Coronel Alexandre Cerqueira, a ajuda dos diversos atores da sociedade tem sido fundamental para enfrentar o difícil cenário. “Em momentos delicados como esse, a união de forças pelo bem comum é imprescindível. Desde as chuvas de março, que deixaram um rastro de destruição no Sul do Espírito Santo, o governo do Estado vem atuando de forma ímpar na região e agora se mobiliza para auxiliar nossos irmãos gaúchos, que estão sofrendo com enchentes e inundações de forma incomparável. Neste momento, a população conta não só com o poder público, mas com o apoio de grandes empresas, como a ArcelorMittal, que demonstra sensibilidade ao unir esforços conosco”, afirmou. A ArcelorMittal também está engajada em iniciativas que visam aliviar o impacto da crise nas comunidades afetadas. Em uma ação voluntária com o Tribunal de Justiça do Espírito Santo, mobilizou seus empregados e terceirizados para arrecadar brinquedos, que foram destinados às escolas de Mimoso do Sul e ajudarão no cotidiano dos alunos, proporcionando momentos de descontração e aprendizado.
Outra importante participação da empresa está sendo na utilização de Revsol pelas prefeituras dos municípios atingidos – O coproduto produzido no processo de fabricação do aço é usado como revestimento primário nas estradas para ajudar no restabelecimento dessas vias e viabilizar a mobilidade da população. Para os municípios impactados pelas chuvas, a empresa doou 65 mil toneladas de coprodutos. Foram beneficiados, nesse momento, as cidades de Cachoeiro de Itapemirim, Rio Novo do Sul, Atílio Vivaqua, Itapemirim, Presidente Kenedy, Iconha, Anchieta, Piúma e Alfredo Chaves. “A ArcelorMittal está atuando em praticamente todas as etapas de atendimento a essas populações. Desde a assistência de emergência à comunidade, com fornecimento de equipamentos como sugadores, até o atendimento direto com doação de equipamentos de qualidade que contêm o nosso produto, o aço, e que efetivamente ajudam as pessoas a reconstruir suas vidas. Estamos buscando ajudar nosso Estado da melhor forma possível, usando a nossa experiência e a nossa expertise”, disse o diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal, João Bosco Reis da Silva.
ArcelorMittal Brasil atenta no SOS Rio Grande do Sul – Atenta aos desdobramentos da situação que acomete o Rio Grande do Sul, a ArcelorMittal Brasil também tem implementado uma série de ações para ajudar a população gaúcha. Além disso, por meio de uma parceria com a Central Única das Favelas (CUFA), a holding está fornecendo R$ 1 milhão em itens de primeira necessidade para atender às emergências de colaboradores, parceiros, comunidades e famílias atingidas em todo o Estado. Os empregados das unidades do Grupo no Brasil, incluindo o Espírito Santo, também estão mobilizados na arrecadação de itens de limpeza e higiene pessoal para a doação.