“Escolha logo o seu caminho, você tem que andar sozinho”. Com uma releitura do jingle que marcou gerações, o Darwin colocou no ar sua nova campanha institucional. O objetivo é marcar os 35 anos da escola e divulgar a abertura de matrículas para 2025. Criada pela AQUATRO, a campanha é composta de 3 filmes 30” para TV, anúncio, jingle para rádio e peças OOH – outdoor, empena e painel eletrônico. O digital conta com vídeos para o YouTube, reels, posts e banners para Internet.
Escolha logo o seu caminho, você tem que andar sozinho – Nos filmes, a ideia foi colocar em evidência os principais protagonistas da história do Darwin: professores e alunos, em cenas dinâmicas e descontraídas, ao som do jingle, reeditado também em ritmo de rap. As peças exploram todos os diferenciais que o Darwin oferece para alunos de todas as idades, desde o Infantil até o pré-vestibular. Afinal, há 35 anos, pensou educação, pensou Darwin.
Filme
Ficha Técnica
Agência: Aquatro Comunicação & Marketing
Direção de Criação: Sylviene Cani Guaitolini
Criação: Sylviene Cani Guaitolini, Mária Lacerda Santos Neves, Marcos Rosário e Arthur Costa
Produtora de Vídeo: Light Pixel
Diretor de cena: José Augusto Muleta
Diretor de fotografia: Matheus Rocha
Atendimento: Daniela Sanchez
Diretora de atendimento: Adriana Chamas
Planner: Karine Guaitolini
Digital: Aline Breciani Sperandio, Larissa Venturim e Débora Lopes
Mídia: Eduardo Fonseca
Produção: Vivian de Oliveira Gonzaga
Fotografia: F/Still Fotografia
Aprovação: Jociel Hemerly e Ricardo Assis
O “IÁ” da MP se conecta com a Inteligência Artificial – Na tarde desta terça-feira, 20 de agosto, a MP Publicidade foi anfitriã de um encontro de clientes, parceiros e mercado. Realizado no espaço FindesLab, o evento foi para um seleto grupo com o objetivo de trocar informações sobre ferramentas de Inteligência Artificial que podem auxiliar nos desafios diários de trabalho. O tema foi “I.A. na prática: ferramentas para gestores de marketing”, conduzido por Diana Pádua, uma especialista no assunto, que apresentou 10 ferramentas de forma muito prática, mostrando ao vivo como podemos extrair informações e contribuições que podem ser extremamente relevantes para o dia a dia.
O encontro também marcou a entrada da MP no programa ConectaLab – A Chefe Criativa da MP, Mônica Debbané, também falou com os presentes que I.A. não é só tecnologia, usada de forma criativa e inteligente pode transformar campanhas. É sobre usar a I.A. como uma aliada da inteligência humana e transformar ideias em experiências inesquecíveis através do nosso maior diferencial: a Inteligência Criativa. I.A. para MP é de Inovar Agora. Investigar Alvos. Intensificar Alcances. Influenciar Atitudes. Idear Afinidades. Impulsionar a Atratividade. Inventar Alternativas. É sempre ir Além! O momento também marcou a entrada da MP no programa ConectaLab, se tornando uma das empresas membro, e única agência de publicidade, do FindesLab, o primeiro e maior hub de inovação do Espírito Santo. Afinal, lugar de inovação é na Prainha.
Sapion Summit em Colatina co-criado pela Target – No dia 17 de agosto aconteceu o maior evento de Educação do Espírito Santo, em Colatina. E a Target Comunicação foi co-criadora responsável pela comunicação e marketing do evento que se tornou uma verdadeira experiência reunindo informação, conteúdo, tecnologia e entretenimento através de palestras educacionais, estandes interativos, apresentações artísticas e muito mais. Tudo pensado com o intuito de provocar verdadeiras transformações e criar novas vivências no conceito da educação. Foram mais de 1.200 participantes, dentre eles professores, secretários de educação, gestores educacionais, universitários e empreendedores educacionais. Além de empresários patrocinadores do evento que marcaram presença na feira de negócios. Um evento para transformar a educação.
E como palestrantes contamos com a presença de grandes nomes como:
Danni Suzuki – Atriz, diretora, roteirista e palestrante
Izabella Camargo – Jornalista, idealizadora da plataforma Produtividade Sustentável
Henrique Folster – Professor de matemática e palestrante
Prof. Dr. Ronis Faria de Souza – Founder e Head de Inovação da Sapion Nova Educação
Débora Garofalo – Finalista TOP10 do Global Teacher Prize
Renan Osório Rios – Fundador da equipe Titãs da Robótica
Dione Souza Albuquerque de Lima – Fundadora do Projeto Letter
Lorenzo Tessari – Diretor de Produto da Gama Ensino – ES
Natan Baptista – Head Pedagógico Ciências Humanas da Gama Ensino – ES
Prof. Dr. Vasco Moretto – Professor de física e autor de 3 livros sobre educação.
Fundo MMP&TRÊS anuncia investimentos em projetos de lazer e turismo em Guarapari ultrapassam R$ 500 milhões – O Fundo MMP&TRÊS anunciou um robusto investimento que ultrapassa R$ 500 milhões para impulsionar quatro importantes projetos em Guarapari, com foco no turismo de negócios, lazer e saúde. O empresário Maely Coelho, diretor-presidente do fundo e entusiasta do potencial da cidade, lidera esses empreendimentos. “Guarapari já é o destino turístico mais conhecido e representativo do Espírito Santo e é motivo de alegria e orgulho para nós contribuir para criar novos atrativos para a região, investindo e apostando no desenvolvimento da região”, afirmou.
Um dos projetos está direcionado ao distrito de Buenos Aires – que por suas características geográficas e climáticas, traz novas alternativas para o turismo de Guarapari, tradicionalmente ligado à praia e ao verão. “Estamos investindo na construção de um mall de 2,8 mil metros quadrados, previsto para ser inaugurado no mês de outubro. O espaço abrigará sete restaurantes e 13 lojas e é inspirado na arquitetura e no perfil da cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul”, explica.
A cidade de Gramado é uma referência e uma inspiração – Para o empresário a cidade de Gramado é uma referência e uma inspiração para o que a região pode oferecer – “É um privilégio pode estar à beira-mar e, com um deslocamento de menos de meia hora – cerca de 13 quilômetros – , almoçar nas montanhas, com clima mais ameno, típico das regiões mais altas. Nossa intenção é contribuir com infraestrutura para que todo esse potencial possa ser aproveitado dentro das premissas da sustentabilidade. Buenos Aires pode ser uma mini-Gramado. Temos que investir e acreditar, já que há mais empreendedores e investidores trabalhando nesse projeto”, afirma. Segundo Maely, o mall é apenas o início de um projeto maior para a região, que inclui a construção de um parque temático.
Um resort residencial de alto padrão em Nova Guarapari – Outro investimento do fundo MMP&TRÊS está em fase de pré-lançamento: um resort residencial de alto padrão em Nova Guarapari, localizado no antigo clube de tênis da Enseada Azul. O empreendimento, em parceria com a Grand Construtora, contará com três torres com unidades de quatro quartos, além de lazer completo no estilo resort. Outro projeto significativo é a reforma do Hotel Porto do Sol, localizado em uma rocha que avança sobre o mar em Muquiçaba, próximo à Praia do Morro. O hotel, que funcionou por quase 50 anos, tem previsão de ser reinaugurado em junho de 2025, após passar por reformas de revitalização da infraestrutura, com melhorias de instalação, elétrica e hidráulicas, além de uma repaginação no layout. “Estamos otimistas para que ainda no final deste ano o Porto do Sol esteja novamente de portas abertas, recebendo turistas e sendo referência”, afirma Maely.
Há ainda o projeto para o antigo Clube Siribeira – que está entre os mais robustos investimentos do Fundo MMP&TRÊS. No local, funcionará um hotel cinco estrelas, além de uma torre com unidades residenciais e uma marina. O projeto ainda está em fase de desenvolvimento pelo escritório de arquitetura global Creato e deverá ser o primeiro resort vertical de luxo do Estado, com design contemporâneo e inspirado nos edifícios luxuosos dos Emirados Árabes. “Esses investimentos reforçam a minha confiança no potencial de Guarapari como um polo turístico de destaque. Guarapari é um destino desejado por brasileiros de diferentes estados, principalmente por sua beleza natural riquíssima. Esses projetos prometem transformar a cidade e estimular a atração de novos investimentos, de eventos e de um turismo que acontecerá o ano inteiro, sem se concentrar apenas no verão”, reforça Maely.
Para celebrar a nova linha de cabelo infantil, Huggies® lança a campanha “Dê Fios à Imaginação” – Acompanhando a jornada de crescimento e desenvolvimento dos (as) pequenos(as), Huggies®, marca da Kimberly-Clark com solução completa de cuidados infantis, lança a campanha “Dê Fios à Imaginação”, assinada pela Droga5 São Paulo, para divulgar a nova Huggies® Kids, uma linha de banho desenvolvida especialmente para o cuidado dos cabelos das crianças. A divulgação começa com o lançamento de 3 vídeos-hero que apresentam de forma lúdica as linhas Cachinhos Poderosos, Brilho Mágico e Nutrição & Força. Os filmes trazem uma linguagem leve e nativa das redes sociais, com inspiração na trend “Get Ready With Me”, fazendo um convite para os pais arrumarem os filhos com muita criatividade, deixando a rotina ainda mais leve e divertida, passando pela hora do banho, a escolha da roupa e até a finalização com o momento do penteado. A campanha promete inspirar as famílias para deixar esses momentos do cotidiano dos pais ainda mais especiais com Huggies® Kids.
“Cachinhos Poderosos”
A novidade amplia o portfólio da marca, que é uma referência no cuidado para os bebês – passando a acompanhá-los durante toda a infância com produtos que oferecem a segurança e qualidade de Huggies®, mas agora com foco no cuidado capilar das crianças. “Com a campanha queremos incentivar ainda mais momentos de conexão entre pais e filhos. De olho nas necessidades dos nossos consumidores, os pais agora contam com uma linha criada especialmente para o cabelo dos filhos. E nos vídeos de divulgação ilustramos bem essa troca de carinho que acontece não só na hora do banho, mas no momento seguinte de arrumar as crianças seja para a escola ou na hora de dormir. São vivências únicas e que ficam marcadas na memória dos pais e dos filhos. Mais do que contar com uma linha completa, Huggies® Kids é uma experiência sensorial para ser vivida em família”, destaca Bruno Sparapani, gerente de marketing de cuidados infantis e de experiência do consumidor no ambiente digital da Kimberly-Clark.
“Nutrição e Força”
A campanha conta ainda com robusto plano de mídia assinado pela FCB – com ativações na Meta, TikTok, Pinterest, YouTube e Kwai, além dos conteúdos nas redes sociais de @huggiesbrasil e veiculação em plataformas de streaming e canais fechados. Já o PR, liderado pela agência PROS, tem a amplificação com criadores de conteúdo de todo o Brasil, além dos embaixadores da marca, como o ator Julio Rocha (@juliorocha_), a influenciadora Fernanda Cintra (@fernandacintra.s) e a ex-bailarina Ivi Pizzott (@ivipizzott) que incluíram os produtos na rotina de banho dos filhos.
A criação e desenvolvimento da campanha assinada pela Droga5 São Paulo – A estratégia de comunicação da campanha, desde o processo de conceitualização, criação e desenvolvimento das peças, foi elaborada pela agência Droga5 São Paulo. “Escutando mães e pais, entendemos que o cabelo é uma das primeiras expressões da personalidade das crianças, quando elas deixam de ser bebês. Mostramos na campanha que Huggies Kids chegou para nutrir a conexão das delas com seus próprios cabelos, empoderando-as para que possam expressar quem são, seus sonhos e tudo o que está dentro de suas cabeças. E não há melhor maneira de fazer isso do que usando a imaginação. E assim nasceu ‘Dê Fios à Sua Imaginação'”, diz Lucas Antunes, Diretor de Criação da Droga5 São Paulo.
“Brilho Mágico”
APP Ribeirão celebra 40 anos com nova marca: APPM – Associação dos Profissionais de Publicidade e Marketing – Em constante transformação, a APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto) celebrou seu 40º aniversário e anunciou sua aproximação ainda mais estreita com a indústria da comunicação, abraçando a área de Marketing. O jantar de gala, realizado no Villa do Lago, foi palco para o anúncio do novo logo e marca da associação, que agora passa a ser Associação dos Profissionais de Publicidade e Marketing. Além disso, o evento destacou a trajetória de sucesso da associação e seu processo de inovação, projetando a APPM para as próximas quatro décadas.
APP Ribeirão anuncia nova marca em celebração dos seus 40 anos – O novo logo da associação, desenvolvido por Rafael Totini, motion Designer na Totini Produções, de Ribeirão Preto (SP), representa o olhar da associação perante todo o ecossistema da publicidade e marketing. “Estamos avançando. Trouxemos os valores internos que a APP Ribeirão carrega consigo, a união e diversidade. Com o novo nome, refletimos no mercado integrado que estamos inseridos mantendo os valores que sempre tivemos sem abrir mão da nossa história e essência ”, explica Eduardo Soares, presidente da APPM Ribeirão. Toni Valente, da diretoria executiva da APPM, elenca a importância que o novo nome da associação carrega. “Quando falamos sobre mercado e indústria, não é apenas sobre propaganda. Unimos o pensamento criativo com o pensamento estratégico, publicidade e marketing. Um não vive sem o outro. Foi fazendo essa ponderação e atentos aos anseios e tendências do mercado que viramos a chave e decidimos mudar para APPM”, afirma.
A festa reuniu o mercado de comunicação a fim de promover integração – “A APP Ribeirão viveu muita coisa nesses quarenta anos. Ao longo deste tempo, nós entendemos que precisamos sempre acompanhar as transformações do mercado. A associação vai seguir representando a classe da publicidade, mas que também agrega tantas outras profissões que fazem parte dessa indústria da comunicação. A gente espera que o futuro da APPM seja bem próspero”, conta Eduardo Soares sobre as expectativas para os próximos 40 anos da associação. Com o slogan “Faça parte da transformação”, a festa reuniu o mercado de comunicação a fim de promover integração e destacar as áreas envolvidas em um ambiente agradável e descontraído. Dentre os participantes do evento estavam os dirigentes das emissoras de televisão, rádios, jornais, revistas, gráficas, promotores de eventos, estúdios de fotografia, empresas de outdoor, produtoras audiovisuais, agências de publicidade e digitais, profissionais de publicidade, propaganda e marketing, anunciantes, imprensa, autoridades, faculdades e estudantes da área.
Filme de 40 anos da APP Ribeirão
Encontro Nacional do Ecossistema Sinapro/Fenapro define ações para o desenvolvimento do mercado publicitário – Líderes empresariais e associativos de todo o País participaram do “Encontro Nacional do Ecossistema Sinapro/Fenapro”, nesta segunda-feira (19/08), em Vitória (ES). O encontro foi promovido pelo Ecossistema SINAPRO/FENAPRO, com o apoio do Sinapro-ES, para debater os diversos temas e iniciativas que estão na agenda dos Sinapros e do mercado para o fortalecimento das agências e da atividade publicitária. “Foi um encontro muito produtivo, que apontou a continuidade de uma série de ações que visam ajudar as agências a se reposicionarem de forma relevante e a reestruturarem os seus modelos de negócios”, conta Daniel Queiroz, presidente da Fenapro, ao ressaltar que essas iniciativas têm reflexo em toda a atividade publicitária nacional. “São projetos que fazem parte do modelo #SinaproForte e que visam contribuir para a evolução das agências de propaganda’, explica Queiroz.
Uma das iniciativas anunciadas no encontro foi a criação de um guia de melhores práticas na publicidade – que se integra à proposta de se promover o alinhamento nacional e estratégico dos Sinapros e das agências em torno das condutas adequadas aos temas mais sensíveis do mercado publicitário. Na ocasião, também foi anunciado o lançamento do Festival Nacional de Criatividade, cuja primeira edição acontecerá em novembro, em Fortaleza (CE), com o objetivo de promover a inovação e o talento das agências e dos publicitários brasileiros. Entre as decisões, está a priorização de Grupos de Trabalho (GT’s) do Ecossistema Sinapro/Fenapro em áreas chaves como desenvolvimento de pessoas, relações de trabalho e saúde mental, impacto da Inteligência Artificial no negócio da propaganda, compliance interno e externo das agências e dos Sinapros, melhores práticas em concorrências, transformação digital e novos modelos de negócio. Cada grupo de trabalho conta com quatro ou cinco lideranças envolvidas para o desenvolvimento de ações e projetos nessas áreas.
Foram instauradas comissões permanentes do Ecossistema Sinapro/Fenapro para acompanhamento de temas relevantes – Reforçando o compromisso com a governança e a sustentabilidade do ecossistema, também foram instauradas comissões permanentes do Ecossistema Sinapro/Fenapro para acompanhamento de temas relevantes, como a de Central de Licitações, Captação de Recursos, Ética e Revisão Estatutária. Para Alexandre Pedroni, presidente do Sinapro-ES e anfitrião do encontro, as iniciativas do ecossistema têm sido muito importantes e de grande valor para o desenvolvimento das agências e do mercado. “Os encontros são fundamentais para a atualização das agendas e avanços das iniciativas propostas pelo Ecossistema Sinapro/Fenapro”, afirma Pedroni, ao ressaltar que esta edição também permitiu às lideranças acompanharem in loco o 37º Festival Colibri, a maior premiação da publicidade capixaba.
Projetos em andamento – A pauta do encontro abrangeu ainda outros projetos do Ecossistema, tal como o Novo Paper Transforma (material de inteligência focado em pessoas e equipes nas agências), o modelo-base da Tabela de Referência na precificação interna das agências, a revisão e modernização dos estatutos da atividade sindical, a criação do Guia de Melhores Práticas e o avanço da plataforma de assinatura ConectaPro, que traz conteúdos sobre o setor de publicidade e propaganda. Também integram a pauta outros temas de interesse do setor, como a interlocução parlamentar e o mapeamento e monitoramento de leis e projetos de lei que afetam a publicidade, e aqueles relacionados às questões sobre modernização do processo de certificação do CENP. A próxima edição do Encontro Nacional do Ecossistema Sinapro/Fenapro” em 2024 acontecerá em Fortaleza (CE), no dia 25 de novembro.
Expo Condomínio começa hoje no Pavilhão de Carapina, com novidades do setor e projeção de R$ 60 milhões em negócios – Pontos de recarga de carros elétricos, novas regras para obras em condomínios e novidades no setor em produtos e serviços estarão sendo apresentados na 7ª edição da Expo Condomínio Completo, evento gratuito que, pela primeira vez, será realizado no Pavilhão de Carapina, na Serra, vai apresentar as principais tendências do mercado e apresentar novos regras do setor. É o ambiente perfeito para síndicos, moradores, administradores e empresários deste universo tão amplo. Além da exposição e lançamentos de produtos e serviços, haverá palestras. A previsão é que o volume de negócios do evento, que tem estacionamento gratuito, chegue a R$ 60 milhões. Serão 5.400 m², 90 stands e cerca de 100 expositores.
Além de apresentar tendências do mercado de condomínios, o evento vai abrir espaço à arte. O renomado artista plástico Vilar vai apresentar a Exposição de esculturas em aço, com obras que trazem uma combinação única de arte e arquitetura. Segundo o idealizador do evento, Eder Mota, a Expo Condomínio Completo é um evento que tradicionalmente apresenta as novidades, tendências e tecnologias do mercado condominial para quem atua nesse segmento, seja como síndico, seja como profissional. “Desde inteligência artificial, retrofit, legislações acerca de obras em condomínios, discussão sobre Airbnb, portaria remota a mercados autônomos. O tempo todo temos novidades que tocam esse setor, e o evento busca ser um espaço onde quem participa dele possa encontrar, em um só lugar, informações e novidades em produtos e serviços”, afirma.
Palestras com especialistas – No dia 22 (quinta-feira), às 18h, a engenheira civil especialista em fachadas Caroline Monfradini vai ministrar a palestra “Lei do Retrofit: IPTU que constrói e revitaliza”. Caroline vai explicar como a isenção do IPTU por cinco anos, prevista na lei, pode financiar a revitalização e modernização de imóveis no centro da cidade de Vitória. O “retrofit” na arquitetura é o termo utilizado para o processo de modernização de edificações com o objetivo de adaptá-las às necessidades técnicas, funcionais, de segurança, acessibilidade e de conforto atuais, contribuindo para aumentar a vida útil do edifício e o bem-estar de seus moradores e usuários.
Obras em condomínios: qual o jeito certo de fazer? – Também no dia 22, às 19 horas, o arquiteto e urbanista e vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-ES), Greg Repsold ministrará a palestra “Obras em condomínios: qual o jeito certo de fazer?, na qual ele traçará um panorama geral sobre as normas técnicas vigentes e alertará sobre os requisitos legais para a execução de uma obra, como o chamado Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) Um dos tópicos da palestra será a norma técnica 17.170, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que entrou em vigor recentemente. Ela não serve apenas como garantia da edificação por parte da construtora, mas também traz normas sobre manutenções preventivas que devem ser realizadas pelo condomínio para que os seus direitos sejam garantidos.
Segurança contra incêndio em edifícios: protegendo vidas e patrimônio – No dia 23 (sexta-feira), às 19h, o empresário, consultor e assessor em segurança contra incêndios Joathan Rodrigues vai ministrar a palestra “Segurança contra incêndio em edifícios: protegendo vidas e patrimônio”. O evento tem apoio institucional do Sipces e patrocínios do Sicoob, Brasas Extintores, Nacional Gás e Raízen Power. A correalização é do Convention & Visitors Bureau. Mais informações www.expocondominiocompleto.com.br/ ou na portaria do evento