Americanas celebra Aniversário de 95 anos com campanha emocional

Uma vida de 95 anos guarda muitas boas recordações, e é por isso que a Americanas comemora quase um século de trocas e muitas histórias com seus milhões de clientes. Criada pela WMcCann, a campanha “Americanas 95 anos”  estreou na sexta-feira, dia 6 de setembro. Com o mote “Há 95 anos, o brasileiro passa por aqui”, relembra os grandes marcos dessa trajetória, construída com base em uma relação perene de confiança, respeito e afeto com os consumidores. “A Americanas é uma marca que vive na memória afetiva dos brasileiros. Em 95 anos, construímos uma relação sólida e histórica com as famílias brasileiras, passando de geração para geração, o que é um fator fundamental para nossa longevidade. Nossos clientes sempre estiveram ao nosso lado, inclusive nos momentos mais difíceis. Por isso, buscamos retribuir este carinho nos dedicando diariamente a conhecer profundamente suas necessidades e desejos. São milhões de clientes dos mais diferentes perfis, para os quais trabalhamos incansavelmente com o objetivo de oferecer a melhor jornada de compras do varejo há quase um século”, explica Washington Theotonio, CMO da Americanas.

Unindo tradição e vanguardismo, marca ressalta conexão histórica com os brasileiros – A campanha conta com peças multicanais que incluem filmes emocionais de 15” e 30”, exibidos em TV aberta, digital e PayTV. As peças retratam a conexão emocional dos consumidores com a Americanas, que é passada de geração para geração, com a forte presença da marca na vida das famílias brasileiras que vai desde as compras do dia a dia até as datas festivas. Haverá ainda inserções de peças em mídias urbanas externas, streamings, internet, rádio, branded content e redes sociais, além de lives especiais nos dias 06 e 11 de setembro, às 15h no App Americanas, com as melhores ofertas de aniversário. “Nosso objetivo central é fortalecer a conexão emocional com os brasileiros, resgatando suas memórias com a Americanas. Trabalhamos com laços afetivos e desejos que fazem parte da vida de várias gerações de consumidores. Este é um ativo que poucas marcas possuem e do qual nos orgulhamos. Conciliando pioneirismo e inovação, buscamos celebrar não só as conquistas do passado, mas também olhar para o futuro e para tudo que ainda temos pela frente”, afirma Theotonio. “É uma honra celebrar os 95 anos de uma marca tão icônica. E mais: comunicar essa história com base em recordações reais que a complementam. Nada mais profundo do que resgatar na memória afetiva dos clientes o tempo passado para comemorar o que ainda virá. Esse é o principal foco da comunicação que criamos para a nova campanha”, explica Marcio Borges, VP executivo e diretor-geral da WMcCann Rio.  

Ativação em redes sociais – Como parte da celebração dos 95 anos, a Americanas preparou uma websérie especial para as redes sociais com remakes de famosas histórias, personagens e produtos tradicionais da marca. Ilustradas pela artista Rafaella Tuma, serão 10 histórias em quadrinhos veiculadas ao longo de setembro. As animações vão desde a fundação da primeira loja da rede, em 1929, passando por fatos históricos da marca e até curiosidades atuais. Veja o primeiro episódio aqui: https://www.instagram.com/p/C_lA3GPRYiz/

Ativações em Retail Media – Como histórias de sucesso são sempre construídas a muitas mãos, a Americanas também conta com grandes nomes da indústria e parceiros comerciais de muitos anos para celebrar esta data: marcas como Red Bull, Sanchez Cano, Nestlé, Kimberly-Clark, Cadence, Café 3 Corações e Unilever estarão presentes na trajetória de compras dos clientes em ações de retail media em todas as plataformas de venda da marca.

Presença comercial – Presente em todos os estados brasileiros com mais de 1.600 lojas, amplo sortimento e uma jornada de compras multicanal que promove conforto e conveniência aos clientes, a Americanas reúne promoções especiais para este aniversário. São ofertas de até 50% em milhares de produtos das mais diversas categorias.

Assista aqui: 

Ficha Técnica: 

Agência: WMcCann

Cliente: Americanas

Produto: Institucional

Nome da campanha: 95 anos

Time do Cliente: Washington Theotonio, Aline de Oliveira, Daniela Beigler Negraes Moraes, Gerson Soares Ferreira, Ana Ruiz Borges de Araujo e Angela Fujita

CEO: Renata Bokel

COO: Carol Escorel

VP executivo e diretor-geral da WMcCann Rio: Marcio Borges

CCO: Hugo Rodrigues e Dani Ribeiro

ECD: Ricardo Weitsman

Diretor(a) de Criação Executivo: Ricardinho Weitsman

Diretor(a) de Criação Associado: Felipe Gomes e João Resende

Criação:  Durval Filho e Bruno Reche

CSO: Agatha Kim

Planejamento: Luiza Portella, Fabiana Lovate, Evelyn Cristina e Júlia Maria Oliveira

Conteúdo: Stella Soares Peixinho, Rodolfo de Oliveira, Vitória Farias e Luiza Vasques

Diretor(a) de Negócios: Bianca Almeida

Atendimento: Tarso Campos e Maria Eduarda Fontes e Giordana Kilma

VP de Mídia: Andreia Abud

Mídia: Patricia Oliveira, Ronny Alvarado, Elaine Moraes, Mariana Oliveira, e Thamyris Sampaio

VP de Dados & Business Growth: Vitor Miguel

BI: Vinicius Hamburgo, Carla Ornelas, Isabella Bertoluci e Yasmin Costa

Head de Produção: Camila Naito

Produção Integrada: Bianca Repsold, Vitor Hugo Faria, Mariana Veronez e Evelyn Cabral

Produtora de Áudio: Raw Áudio

Produção Musical: Fernando Forni, Ricardo Pinda e Rogerinho Pereira

Direção Musical: Hilton Raw

Sound Design e Mixagem: Enrico Maccio e Philip Braunstein

Atendimento: Carol Peternelli

Coordenação: Robério Barbosa

Locutor: Edu Muniz

Produtora Filme:  Play9

Direção:  Pedro Magalhães

Produção Executiva:  Rodrigo Moreira e Marcelo Santana

Atendimento: Júlia Motta

Coordenadora de Pós-produção: Vanessa Arruda e Gabriela Terra

Pós-produção/finalização: Criatura Estúdio

Projetos: Erika Casal, Gustavo Tupinambá e Rafael Neves

Relações Públicas: Kerena Neves e Giulia Camargo

Buaiz Alimentos lança novos produtos e tem estande sensorial na Acaps 2024 – A Buaiz Alimentos marcará presença na Acaps Trade Show 2024, a maior convenção e feira de negócios do varejo capixaba, que acontecerá entre os dias 10 e 12 de setembro, no Pavilhão de Carapina, na Serra. Com um estande de 108 metros quadrados, com conceito moderno e design clean, o espaço da Buaiz Alimentos contará com diversas atrações e lançamento de novos produtos, prometendo uma experiência sensorial e interativa aos visitantes. Entre os lançamentos que serão apresentados durante a Acaps, está o Café Numero Um Sentidos Caparaó na versão torrado e moído em 250 g, que se diferencia pela rigorosa seleção de grãos 100% arábica, provenientes das montanhas do Caparaó, no Espírito Santo. O novo produto, que chega para compor a linha de cafés especiais, tem torra moderadamente clara, oferece uma bebida equilibrada, com acidez e doçura moderadas, proporcionando uma experiência única aos apreciadores.

A Buaiz Alimentos anuncia durante a Acaps a ampliação de sua linha de farinhas – com o lançamento da Farinha de Trigo Regina Pastel 5 kg, especialmente desenvolvida para pastéis e massas frescas. O produto promete massas extra claras, pastéis crocantes e sequinhos, além de excelente rendimento, atendendo a panificação e toda a cadeia de food service, que busca qualidade e excelência na matéria-prima que utilizam. “Esse produto atende a panificação e toda a cadeia de food service, ou seja, é um produto que amplia nosso mercado, oferecendo mais uma opção para uso profissional. Ou seja, o lançamento é voltado tanto para o consumidor final quanto para padarias, bares e restaurantes, pizzarias, lanchonetes, self-service e a indústria de salgados de forma geral”, explica a vice-presidente da Buaiz Alimentos, Eduarda Buaiz.

Outro destaque é a Mistura para Bolo Regina Aipim Cremoso  – Para completar os lançamentos neste ano, outro destaque é a Mistura para Bolo Regina Aipim Cremoso, ideal para quem deseja praticidade em suas receitas. O novo produto, com 400 g, foi desenvolvido para compor a linha Regina Receita Especial, e é resultado dos últimos estudos que apontam tendências e demandas do consumidor por sabores com cremosidade e textura diferenciada.  “A Acaps é o momento em que apresentamos ao mercado o resultado de um trabalho que envolve muitos colaboradores e inclui pesquisas de mercado e tendências de consumo, desenvolvimento de produtos e planejamento estratégico. Estamos com três lançamentos diferenciados, que nos fortalecem nos segmentos de café, farinha de trigo e misturas para bolo. São novidades que trazem consistência, qualidade e inovação, atributos presentes em nosso DNA e que contribuem para construímos uma relação cada vez mais forte com nossos consumidores”, reforça Eduarda Buaiz.

Banestes e Veloe lançam parceria para Tag de pagamentos automáticos – A Veloe, solução completa para mobilidade e gestão de frotas, e o Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes), lançam a Tag Banestes, uma solução eficiente para pagamentos automáticos em pedágios, estacionamentos e demais facilidades de mobilidade urbana. A novidade traz condições especiais para as modalidades dos cartões Banescard Visa e é válida para pagamentos automáticos em pedágios de todas as rodovias brasileiras, além de ser amplamente aceita nos principais estacionamentos de rua, shoppings, vallets, aeroportos, centros comerciais e uma variedade de outros serviços veiculares. A solução visa ampliar a presença do banco nas jornadas de pagamento de seus clientes e aumentar a comodidade, segurança e eficiência deles, além de promover uma experiência de mobilidade simplificada, reduzindo o desgaste de paradas e otimizando o tempo de viagem. 

Tag Banestes representa combinação perfeita de tecnologia, inovação e conveniência  – “A parceria retrata mais um importante passo para nos consolidarmos na posição de líderes em soluções de mobilidade. Estamos entusiasmados em nos unir com o Banestes para oferecer mais conveniência e eficiência aos clientes, que terão ao seu dispor uma solução de pagamento para acesso facilitado em mais de 2.300 estabelecimentos credenciados”, afirma André Turquetto, diretor geral da Veloe. A Tag Banestes está disponível para os clientes das diferentes categorias dos cartões Banescard Visa, com precificação acessível para cada perfil de cliente. Ou seja, a mensalidade varia de acordo com o modelo de cartão. Para o Banescard Visa Classic, a mensalidade é de R$ 9,90, enquanto que para o Banescard Visa Gold e Banescard Visa Platinum os clientes têm seis meses de mensalidade gratuita e, após esse período, pagam a mensalidade de R$ 9,90 e R$ 4,95, respectivamente. Já aqueles que utilizam o modelo Banescard Visa Infinite terão acesso à Tag Banestes com mensalidade gratuita, por todo o tempo de utilização. 

A solução visa ampliar a presença do banco nas jornadas de pagamento de seus clientes e aumentar a comodidade, segurança e eficiência deles –  “A parceria é mais um importante passo na consolidação da melhoria da experiência dos clientes Banestes durante a jornada de meios de pagamentos. Estamos oferecendo soluções cada vez mais completas e eficientes. Acreditamos que essa parceria estratégica reforça o nosso compromisso em proporcionar benefícios exclusivos e manter o Banescard Visa no topo, entre os melhores cartões do Brasil”, destaca Marcos Vinicius Nunes Montes, diretor de Meios de Pagamentos do Banestes. Para receber a Tag é necessário pagar uma taxa de adesão de R$ 20, independentemente da categoria do cartão Banescard Visa, um valor acessível que facilita a entrada dos usuários no sistema. Vale ressaltar ainda que, para garantir o subsídio nos cartões Platinum e Infinite, os clientes devem estar ativos em compras na função crédito nos dois meses anteriores à cobrança da mensalidade, exceto para compras na Veloe. Para mais informações, acesse o site.

Vive Le Vin Pedra Azul- um convite especial para conhecer em primeira mão um lançamento imobiliário único na região de  montanhas, em Pedra Azul. Um empreendimento pensado em cada detalhe para proporcionar grandes experiências sensoriais. O Vive Le Vin Pedra Azul é para os apaixonados pelo vinho, pela arte, pela arquitetura, pela vida. Venha ter uma degustação de tudo isso na coletiva de imprensa. Será nesta quinta-feira, dia 12, no Canto do Vinho, na Aleixo Neto – Praia do Canto.

Instituto Ponte iniciou as comemorações de 10 anos com jantar em São Paulo – O Instituto Ponte (IP) está comemorando 10 anos, e sua presidente, Bartira Almeida, programou uma série de eventos especiais para celebrar essa trajetória. O objetivo é reunir parceiros fundamentais e atrair novos amigos para a entidade, que oferece educação de qualidade para 365 alunos de baixa renda. Um dos eventos aconteceu nesta terça-feira, dia 10, no sofisticado Villaggio JK Eventos, na Vila Olímpia, em São Paulo. O jantar reuniu cerca de 300 convidados, incluindo Guilherme Benchimol, cofundador e Presidente Executivo do Conselho de Administração da XP Inc., como convidado especial e palestrante. Também presentes Helton Moreira, gestor do Inspira Rede de Educadores, e Paulo de Tarso Pires de Moraes, gestor do Inspired, um dos maiores e mais inovadores grupos de educação do mundo, entre outros. Segundo Bartira Almeida, graças às várias parcerias estabelecidas ao longo desses 10 anos, o IP oferece uma educação de qualidade que inclui ensino de inglês, transporte, material escolar e aulas de desenvolvimento pessoal e projeto de vida para todos os seus alunos. O resultado desse trabalho é que mais de um quarto dos alunos que estão a partir do segundo ano de faculdade conseguem, em média, um rendimento duas vezes maior do que a renda per capita de suas famílias. “O Instituto Ponte promove ascensão social em uma geração”, reforça Bartira.

Brazilian Stone Tour abre fronteiras e apresentará pedras brasileiras para especificadores nos principais centros de distribuição dos EUA – Em outubro, o setor de pedras naturais do Brasil dará um grande passo em sua estratégia de expansão nos Estados Unidos com o lançamento do Brazilian Stone Tour. Esta iniciativa, uma colaboração entre o Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) e a Marmomac Brazil, tem como objetivo conectar especificadores locais às riquezas naturais brasileiras através de uma série de palestras informativas. Estruturado após recebimento do resultado da consultoria americana contratada durante a KBIS 2024, que mostrou a falta de conhecimento dos especificadores sobre onde encontrar pedras naturais brasileiras nos Estados Unidos, o evento foi projetado para unir essas duas pontas essenciais para a cadeira produtiva: designers, responsáveis pelas especificações, e os centros de distribuição, onde os produtos podem ser encontrados.  As palestras serão realizadas em pontos estratégicos na Califórnia e no Texas, escolhidos pelas próprias empresas brasileiras, demonstrando a importância da colaboração direta. Os locais selecionados incluem:

Texas

Architectural Surfaces (ASG) – Austin

Pomogranit – Houston

Califórnia

Pacific Shore Stones – North Hollywood

Natural Stone Resources (NSR) – Anaheim

A Marmomac Brazil em São Paulo está programada para fevereiro de 2025 – Cada sessão educacional será realizada nesses centros de distribuição e reunirá designers e especificadores. As apresentações, além de oferecerem informações valiosas, também fornecerão créditos CEU (Certified Speaker) aos participantes. Em um esforço adicional para conectar ainda mais os participantes ao Brasil, um sorteado de cada localidade ganhará uma viagem com todas as despesas pagas para a Marmomac Brazil em São Paulo, programada para fevereiro de 2025, onde poderão imergir na diversidade geológica brasileira. O vice-presidente do Centrorochas, Fabio Cruz, destaca que para as empresas brasileiras, o Brazilian Stone Tour representa muito mais do que uma oportunidade para exibir a singularidade e a beleza dos produtos nacionais. “Este evento já nasce sendo uma ferramenta estratégica de posicionamento dos nossos materiais no exigente mercado americano, onde a demanda por qualidade e autenticidade é alta”, frisou. A CEO da Milanez & Milaneze, responsável pela execução da Marmomac Brazil, Flávia Milanez, lembra que será um momento único de conexão com os especificadores. “Haverá uma seleção criteriosa dos materiais a serem apresentados. Queremos mostrar aos profissionais convidados, uma amostra das pedras naturais brasileiras e tudo o que eles poderão ver na edição 2025 da Marmomac Brazil”, completou.

Experimento social sobre suicídio emociona a internet – No dia mundial de prevenção do suicídio (10/9), a ONG CVV (Centro de Valorização da Vida) lançou o seu primeiro minidoc que está sensibilizando milhares de pessoas e tem tido a reverberação de famosos como Ivete Sangalo, Fábio Porchat, Kéfera, PodPah e Defante nas redes sociais. Com pessoas e perguntas reais, o vídeo “Quanto tempo resta?” explora a forma como cuidamos um dos outros em tempos repletos de conexão, mas com falta de atenção. A pergunta que coroa o experimento é fictícia, mas traz reflexão, e as reações no experimento são emocionantes. A ação é fruto de um coletivo de publicitários e, para Edu Cabral, um dos idealizadores da iniciativa e que já teve passagem pela WMcCann, abordar o assunto é ajudar a gerar visibilidade para algo que ainda é tabu.  As diferentes reações e respostas do experimento sensibilizaram os internautas, você pode ver o vídeo aqui: https://www.instagram.com/p/C_uKdTpu8UA/

“Se você tivesse apenas 40 segundos para impedir que a pessoa que você ama perca a vida por suicídio, o que você diria?”  – “É o meu sexto ano criando e produzindo para a ONG alguma ação que impacte e chame atenção para a pauta, precisamos quebrar o paradigma sobre saúde mental e prevenção do suicídio, é necessário fazer as pessoas olharem para isso”, explica Edu Cabral. Apesar do engajamento, um dos idealizadores da ação complementa que a principal métrica não são os views: “Se com este conteúdo que gerou reflexões tão importantes a gente ajudar a salvar uma vida, o sucesso já é absoluto!”, diz Thiago Ito. Para Bruno Simões, que compõe o coletivo de voluntários faz anos, o dado é o mais importante: “A escolha dos 40 não é aleatória, se deve a estatística da OMS de que a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio no mundo, vestir isso de forma criativa e impactante foi a nossa ideia”. No mundo, uma pessoa comete suicídio a cada 40 segundos. No Brasil, uma pessoa tira a própria vida a cada 45 minutos. Anualmente o CVV recebe mais de 4 milhões de ligações de pessoas em vulnerabilidade emocional. Conheça e apoie o CVV: https://cvv.org.br/

Ficha técnica:

Idealização: Edu Cabral, Thiago Ito e Bruno Simões
Produção: Carolina Ana, Tomás Castello & PhonoFilmes, Fellini Conti e Leonardo Aiello
Apoio: Matheus Canto, CW Eventos, Talita Mendonça, Raquel Barbosa e Caroline Cabral

Nova campanha destaca pequenos momentos eternizados com Melitta – Não precisamos esperar grandes acontecimentos para sentir a vida, pois ela acontece a todo momento e à nossa volta. E Melitta® é o café fresquinho que desperta nossos sentidos, nos convidando a perceber e apreciar os pequenos momentos que tornam a vida cheia de significado. Nesta campanha, que é a primeira criada pela Fbiz para a marca, o posicionamento da marca “Café fresquinho para sentir mais a vida” ganha sua tradução mais fiel de forma visual e sensorial. “A nova campanha consegue aliar os diferenciais de qualidade dos Cafés Melitta® a uma narrativa emocional e envolvente, consistente com a linha de comunicação e posicionamento da marca. Afinal o café fresquinho Melitta desperta os sentidos e ajuda a sentir de forma única os pequenos detalhes de momentos prazerosos da vida”, afirma Jonatas Rocha, Diretor de Marketing da Melitta®.

O filme da campanha retrata a história de uma mãe que, após preparar e consumir o café fresquinho Melitta®, começa a perceber as pequenas surpresas da vida  – Com produção da Landia e direção de Gui Bohn, o filme da campanha retrata a história de uma mãe que, após preparar e consumir o café fresquinho Melitta®, começa a perceber as pequenas surpresas da vida, como ver os filhos brincando e se divertindo no quintal com o cachorro.  Toda a produção foi concebida com foco na busca pelos aspectos mais simples e humanos, de modo que os consumidores da marca possam se ver nesse momento – na casa, nos costumes, e na dinâmica familiar. A intenção foi criar uma cena que seja facilmente identificável, capaz de evocar situações do nosso cotidiano que marcaram nossas vidas de alguma forma.

Uma xícara de café fresquinho Melitta pode ajudar as pessoas a sentirem a vida de forma mais genuína  – “O objetivo desta campanha é reforçar a conexão emocional das pessoas com a marca Melitta, sem deixar de trazer a presença da marca e do produto. A relação que as pessoas já têm com a marca, especialmente durante o ritual de preparo e consumo da bebida, jogou a favor. Isso nos possibilitou inseri-la de maneira natural, mostrando como uma xícara de café fresquinho Melitta pode ajudar as pessoas a sentirem a vida de forma mais genuína, encontrando beleza e significado em momentos que muitas vezes passam despercebidos”, afirma Carla Cancellara, VP de Criação da Fbiz.

Assista aqui: 

Ficha Técnica

Cliente: Melitta

Produto: Linha Verde

Agência: Fbiz

Título: Cachorrada

CEOs: Paulo Loeb e Fernand Alphen

VP de Criação: Carla Cancellara

Direção de Criação: Ryan Bussi

Criação: Luana Leide e André Pallú

Atendimento/Negócios: Cris Pereira Heal, Thati Bissoli, Lucas Castelhano e Renan Rios

Mídia: André Simões, Jessica Soares, Lahuane Rebello e Patrick Capello

Estratégia: Renato Duo

Operações: Breno Amorim e Alaíde Caires

Aprovação Cliente: Jonatas Rocha, Denise Ritur, Gabriel Esteves e Julio Hussni

RTVC: Fabiano Beraldo, Luana Trentin e Patricia Mota

PR: Otávio Almeida

Produtora: Landia

Diretor: Gui Bohn

Diretor Unidade de Produto: Matheo Fernandes

Managing Directors: Carol Dantas e Sebastian Hall

Produtora Executiva Associada: Valentina Baisch

Produtora Executiva Jr: Larissa Delfini

Assist. Produção Executiva: Renan Coutinho

Coordenação: Luciana Andrade e Cidy Campos

Coordenadora Criativa: Thayna Pacheco

Assist. Criativos: Ferpa Dias e Anna de Assis

HR / DE&I: Samuel Mendes

Facilities: Neia Santos

1º Assistente de Direção: Vini Mendes

2º Assistente de Direção: Bruno Palaoro

Diretor de Fotografia:  Pablo Lozano

Diretor de Fotografia Unidade de Produto: Felipe Hermini

Diretora de Arte: Mari Godone

Assistente de Arte: Manoela Dal

Produção de Objetos: Julia Marchezi

Assistente de Objetos: Rita de Cassia

Figurinista:  Eliza Matta

Assist. Figurinista: Flávia Rossette

Diretor de Produção: Felipe Rayol

Assistentes de Produção: Fernanda Franco, Amanda Rayol e Miguel Flexa

Produtor de Locução: Katia Machado

Produção de Elenco: Alice Wolfenson

Elenco: Malu Prisco, Noah da Silva e Joana Pimenta

Make/Hair: Fabi Akamine

Assistente Make/Hair: Victor Ewerton Marques Silva

Fotos Still: Rene Baldissera

Barista: Tiago Damasceno

Coordenação de Pós-Produção: Elton Bronzeli e Jamila Ambar

Pós-Produção Campanha: Clan VFX

Montador: Nathalia Kamura

Color Grading: Érick Moraes

Produtora de Som: Cabaret

Produção Musical: Bruno Guanabara

Compositor: Guilherme Azem

Mixagem: Gab Scatolin

Finalização: Bruno Guanabara e Cyro Neto

Atendimento: Ingrid Lopes, Junior Freitas e Bárbara Russiano

Coordenação: Chandra Lima, Mavi Capelasso, Leonardo Vieira e Débora Mello

Locução: Luciana Caruso

ArtBuyer: Fabiano Beraldo, Luana Trentin e Patricia Mota

Fotógrafo: Rene Baldissera

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