Tipz cria nova campanha global em mais uma parceria com a ONG Bandeiras Brancas

Um relatório da UNICEF revela que crianças que não recebem atenção e suporte adequado dos pais ou responsáveis estão mais propensas a desenvolver problemas de saúde mental, incluindo depressão e ansiedade. Além disso, o abandono digital, caracterizado pela falta de monitoramento das atividades online das crianças, tem sido identificado como um fator contribuinte para a exposição a conteúdos inadequados e ao cyberbullying. A violência nas escolas é um fenômeno preocupante que afeta alunos, professores e a comunidade escolar como um todo. Dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) mostram que cerca de 150 milhões de estudantes, de 13 a 15 anos, relataram terem sofrido algum tipo de violência na escola em 2018. No Brasil, uma pesquisa do Instituto Sou da Paz e da Unicef indica que quase 40% dos estudantes brasileiros já foram vítimas de algum tipo de agressão física ou verbal nas escolas.

A ONG volta a criar campanha de impacto visando a não-violência  – Olhando para esses dados, a ONG Bandeiras Brancas, reconhecida por campanhas contra pedofilia e alcoolismo, com mais de 20 prêmios internacionais,  lançou uma campanha que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de se prevenir e combater problemas que afetam as crianças, adolescentes e a sociedade. A peça, criada por Ricardo Montenegro, Sócio/Diretor de Criação da agência Tipz e Brunno Barbosa da produtora Mr. Da Vinci, traz à tona as consequências que o abandono digital e a falta de controle parental podem ter na vida dos jovens e adolescentes. Além disso, o vídeo também destaca a violência nas escolas. “Esta campanha é um chamado à ação, um lembrete de que a proteção e o cuidado com nossas crianças e adolescentes não podem ser terceirizados para a tecnologia. É necessário um envolvimento ativo dos pais e da sociedade para garantir um ambiente seguro e saudável, onde o abandono digital e a violência não tenham espaço. Queremos que essa mensagem seja compartilhável e mobilize famílias em todo o país a refletirem e agirem em prol de um futuro melhor para essa nova geração.” afirma Ricardo Montenegro, diretor criativo da campanha.

A ONG tem se empenhado em promover a paz e a não-violência nas escolas e comunidades por meio de campanhas criativas educativas –  “Através dessa campanha, a ideia é alertar pais e mães sobre os cuidados junto aos filhos, mostrando que carinho e proteção ainda é maior do que qualquer coisa desenvolvida pela inteligência artificial para as crianças. Nossa mensagem é um alerta, uma campanha que traz mensagens como abandono familiar, controle parental, bullying, bem-estar emocional, abandono digital e violência escolar. Assuntos para serem debatidos na mídia e no dia a dia familiar”, afirmou Bruno Barbosa, diretor e roteirista da campanha para a ONG Bandeiras Brancas. A ONG Bandeiras Brancas tem se empenhado em promover a paz e a não-violência nas escolas e comunidades por meio de campanhas criativas educativas e iniciativas de apoio às vítimas de violência. A nova campanha, se alinha aos objetivos da organização, e tem o intuito de engajar cada vez mais pessoas na causa da paz e da não-violência. A campanha está sendo divulgada em diferentes meios de comunicação e redes sociais, e em breve deve chegar aos cinemas. A expectativa é de que ela alcance um grande público e consiga sensibilizar a todos sobre a importância de se combater esses problemas. “A nossa ONG agradece o empenho e a dedicação dos profissionais envolvidos na criação da campanha, e conta com a colaboração de todos para promover um mundo mais pacífico e justo”, afirma Marcella Izzo da ONG Bandeiras Brancas em comunicado. 

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O Palco Mundo do Rock in Rio 2024 com aço e tecnologia da Gerdau – A Gerdau se uniu mais uma vez ao Rock in Rio pra continuar fazendo história. Quando a maior empresa brasileira produtora de aço se une ao maior festival de música e entretenimento do mundo, o resultado só pode terminar em um grande palco. Em 2024, o Rock in Rio ganha um novo Palco Mundo, que continuará contando com aço e tecnologia da Gerdau. Temos muito orgulho de ser o aço oficial do Rock in Rio e de apresentar um palco com aço 100% reciclável. 

Gerdau. O aço oficial do Rock in Rio Brasil 2024. – As toneladas de aço Gerdau que estão na cenografia desse símbolo da música, representam muito mais que uma estética moderna. Esse aço representa a dedicação de milhares de pessoas que moldam um futuro melhor: nossos colaboradores e colaboradoras, clientes, fornecedores e milhares de catadores e cooperativas de reciclagem, que, juntos, estão ajudando não só a dar palco para os maiores artistas do planeta, mas também a solucionar os dilemas e desafios da sociedade. Gerdau. O aço oficial do Rock in Rio Brasil 2024.

A Social e Soluções  leva inovação com Vaporizadores e Refresca Público no Rock in Rio  – A Social e Soluções, referência em ativações que combinam comunicação, experiência e bem-estar, trouxe uma abordagem inovadora ao Rock in Rio 2024. Durante todos os dias do maior festival de música do mundo, a empresa surpreendeu o público com uma ação criativa e refrescante, garantindo momentos de alívio do calor com vaporizadores e servindo água gelada para o público na fila, Palco Mundo e o Palco Sunset. A Social e Soluções foi responsável pela hidratação do público, distribuindo água gelada por meio de promotores equipados com mochilas de hidratação. Mas a grande inovação desta edição foi a implementação de vaporizadores refrescantes. Promotores circulavam por áreas como fila na entrada, Palco Mundo e o Palco Sunset, borrifando micro gotículas de água gelada sobre os fãs, proporcionando uma experiência leve e divertida em meio ao calor intenso.

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Ação inovadora de hidratação e vaporizadores refrescantes para o público.– “A proposta foi criar uma experiência inesquecível, conectando a marca do cliente ao público de forma inovadora e sustentável. A introdução dos vaporizadores foi uma solução criativa para surpreender e engajar as pessoas, reforçando nosso compromisso com o bem-estar em grandes eventos,” destacou Higor Amaral, Diretor da Social e Soluções e idealizador do projeto. Com uma equipe de 60 promotores estrategicamente posicionados em pontos-chave do festival, a empresa garantiu que o público permanecesse hidratado e refrescado, transformando o calor excessivo em algo mais agradável e interativo. A ação é um exemplo da capacidade da Social e Soluções de desenvolver ativações que não apenas marcam presença, mas também criam impacto positivo e duradouro. A empresa já é reconhecida por suas soluções inovadoras em eventos de grande porte, como o Carnaval na Sapucaí, onde também é a responsável pela hidratação do público, e no Carnaval de Salvador com a distribuição de protetor solar.

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GALERIA.ag cria Bonde das Mariahs: Havaianas reúne 25 fãs brasileiras com o nome da headliner do Rock in Rio – Mariah Carey de Jesus, Maraiah Kelly Queiroz, Mariah Carla Colombo Dias. Esses são alguns dos nomes das mais de 4 mil pessoas brasileiras registradas como Mariah, segundo dados do IBGE, que foram convidadas a participar da ação de marketing da Havaianas, no dia 22, para divulgação de sua collab com o Rock in Rio. A marca, reconhecida por representar o melhor da brasilidade ao redor do mundo todo, reuniu 25 Mariahs – originais do Brasil, assim como Havaianas – em um ônibus que rodou pelo Rio de Janeiro horas antes do show da cantora no último dia do festival. Todas estavam calçando os modelos de chinelos exclusivos lançados pela marca em parceria com o Rock in Rio. 

Marca celebra o melhor da criatividade nacional ao juntar homônimas em ação inusitada  – “A Havaianas tem uma pegada leve, alegre e bem-humorada, além de um tom sagaz que se conecta muito com o jeito de ser dos brasileiros. No nosso país, as pessoas se destacam por seu engajamento e pela paixão pelos seus ídolos. Então, convidamos algumas para entrarem na brincadeira com a gente nessa ação memorável que ressalta que, com Havaianas, todo brasileiro é headliner.” comenta Juliana Soncini, Diretora de Marca da Havaianas Brasil. Tudo começou quando algumas Mariahs comentaram nas redes sociais que não tinham ingressos para o show da cantora. Ao descobrir o movimento, a Havaianas mobilizou o “Bonde das Mariahs”, dando a oportunidade de elas verem pela primeira vez a diva que inspirou a escolha de seus nomes. Durante toda a ação, as Mariahs brasileiras estavam uniformizadas com faixinhas de fãs personalizadas com seus nomes completos na cabeça e camisetas exclusivas.

Mariah vivendo um dia de celebridade – A influenciadora carioca Samantha Alves também esteve presente no ônibus que transportou as fãs. Ela mostrou os bastidores e a emoção das Mariahs, capturando a alegria do momento em conteúdos para as redes sociais. ”Pra mim foi um dia inesquecível. A vivência desse dia ficou marcada. Se eu pudesse voltar e viver tudo de novo, eu voltaria. Vivi um dia de princesa e foi incrível! Pra mim, vai ficar marcado na minha história e na minha memória como um dia de celebridade. Porque foi assim que eu me senti: uma celebridade.”, afirma Mariah Carey de Jesus, ( foto ) que participou da ação. Mariah Carey de Jesus em frente ao onibus “Bonde das Mariahs”. 

Com Havaianas, todo brasileiro é headliner  – As Havaianas Top Rock in Rio, usadas pelas Mariahs homônimas, são resultado de uma collab de edição limitada da marca, que busca celebrar os 40 anos do evento capturando sua energia e essência vibrante. “Com essa coleção, queremos oferecer às pessoas a oportunidade de viver a memória do festival o ano inteiro, lembrando das experiências incríveis que tiveram por lá”, completa Soncini. Nos últimos dias, a Havaianas já tinha revelado um time inusitado de pessoas com nomes de famosos que estavam fazendo parte dos conteúdos de sua comunicação digital para divulgação dos produtos licenciados com o Rock in Rio. Nas redes sociais, Akon Mendes, Cindy Lauper Araújo e Mariah Carey de Jesus aparecem em fotos usando os novos chinelos para mostrar que “com Havaianas, todo brasileiro é headliner”. Todos os conteúdos podem ser conferidos nos perfis oficiais da marca. E para quem quiser garantir os modelos da coleção limitada, eles já estão à venda no e-commerce da marca, em suas lojas próprias e em franquias selecionadas do Rio de Janeiro Janeiro e de São Paulo.

 

Ficha técnica

Agência: GALERIA.ag

Data de produção: Setembro/2024

Cliente: Havaianas

Produto: Rock In Rio

Título: Bonde das Mariahs

CCO: Rafael Urenha

Direção Executiva de Criação: Rafael Caldeira

Direção de Criação Associado: Mayara Ribeiro e Rebeca Avila

Criação: Felipe Pires, Larissa Almeida, Lucas Pereira e Viviane Vieira

Head Conteúdo: Thais Lapastini

Conteúdo: Juliana Romano, Gabriella Unger e Katryn Melo

Atendimento: Ana Coutinho, Fernanda Recupero, Gabriela Ferrante, Fernanda Moraes e Suelen Guijarro

Projetos: Marione Oliveira e Joyce Salomão

Mídia: Paulo Ilha, Sofia Raucci, Erminia Campolino, Patricia Menezes, Laura Abbate e Rodrigo Ferreira

Data Insights e Tecnologia: Guido Sarti, Marcelo Azevedo, Rafael Ribeiro, Brenda Califano, Bruno Rivas, Gabriella Paiva, Edvan Neves, Karl Heinz, Lucas Perez, Bianca Araújo e Edgar Ferreira

Influência & Social: Karen Bartels, Marcello Pereira e Daniela Cualhete

PR & Reputação: Patricia Capuchinho e Mariana Novaes

DORITOS® leva pela terceira edição consecutiva o Prêmio Rock in Rio Atitude Sustentável – Pela terceira edição consecutiva, DORITOS® leva o “Prêmio Rock in Rio Atitude Sustentável”. Em uma cerimônia realizada no Palco Mundo, na tarde do último dia do festival (22 de setembro), Livia Favaro, Isabela Castilho e Carla Lutfi, executivas das áreas de Impacto Social e de Marketing da PepsiCo Brasil, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, receberam das mãos de Thiago Amaral, coordenador da área de acessibilidade e pluralidade do festival, o “Prêmio Rock in Rio Atitude Sustentável” na categoria Patrocinador. Os critérios analisados para a definição dos vencedores foram as atitudes sustentáveis da empresa, dentro e fora da Cidade do Rock, levando em consideração tópicos como mobilidade, energia, gestão de água, cadeia de valor, gestão de resíduos, reutilização e reciclagem, condições de trabalho, comunicação com o público, espaço e legado.

Gratificante e representativo ser premiado pela terceira edição consecutiva – “A diversidade, a inclusão e a sustentabilidade estão no centro das nossas prioridades na PepsiCo, como pilares importantes que atravessam tudo que nos propomos a fazer, seja como companhia ou como as nossas marcas. É muito gratificante e representativo estarmos pela terceira edição consecutiva alinhando e amplificando os nossos valores de forma tão potente, verdadeira e com o olhar voltado para as pessoas dentro do maior festival de música e entretenimento do mundo. O Prêmio Rock in Rio Atitude Sustentável é uma confirmação de que estamos no caminho certo – e iremos continuar”, comenta Alex Carreteiro, presidente da PepsiCo Alimentos Brasil. A conquista do prêmio pela terceira edição consecutiva é a materialização dos compromissos ESG da PepsiCo.

Grupos de afinidade e projetos especiais voltados para diferentes públicos  – Essa parceria em prol do impacto positivo para o planeta e as pessoas está diretamente conectada com o compromisso da companhia em promover cadeia de valor positiva, pilar que faz parte do PepsiCo Positive (pep+ – uma estratégia de transformação de ponta a ponta, que coloca a sustentabilidade no centro de como a empresa cria valor e cresce operando dentro dos limites do planeta e inspirando mudanças positivas para o meio ambiente e a humanidade). Para que a diversidade, a equidade e a inclusão sejam respeitadas nas práticas internas e externas, a companhia atua nessa cadeia de valor positiva e acredita no poder do conhecimento, a partir de treinamentos, grupos de afinidade e projetos especiais voltados para diferentes públicos, com foco em Raça (Negrow), Mulheres (EmpoderA), LGBTI+ (Equal), Pessoas com Deficiência (Podemos+) e Gerações (Geração Única). Em 2024, mais de 450 funcionários(as) voluntários(as), dos grupos minorizados e pessoas aliadas participam desses grupos dentro da companhia.

Os ganhadores do Prêmio Rock in Rio Atitude Sustentável – No último dia da edição que celebrou os 40 anos do Rock in Rio, a organização anunciou os ganhadores do Prêmio Rock in Rio Atitude Sustentável, que desde 2008 já premiou mais de 40 parceiros (patrocinadores, apoiadores, media partners e fornecedores) pelas suas práticas sustentáveis. Nesta edição, na categoria “Patrocinador”, o vencedor foi Doritos da PepsiCo Brasil, já na categoria “Parceiro, Operador e Fornecedor”, o vencedor foi a Best Ocupacional. A Globo foi a ganhadora na categoria “Apoiador e Media Partner”. O prêmio, distribuído nas categorias “Parceiro, Operador e Fornecedor”, “Patrocinador” e “Apoiador e Media Partner”, visa reconhecer e dar visibilidade pública aos parceiros que implementam (dentro e fora da Cidade do Rock) medidas inovadoras e relevantes para a redução do impacto ambiental, contribuem para a justiça social e para o desenvolvimento econômico local e nacional. A definição dos vencedores foi realizada pela Deloitte, parceira de ESG do festival, que se baseou nas atitudes sustentáveis das empresas que se candidataram, dentro e fora da Cidade do Rock, levando em consideração tópicos como mobilidade, energia, gestão de água, cadeia de valor, gestão de resíduos, reutilização e reciclagem, condições de trabalho, comunicação com o público, espaço e legado.

O festival segue acreditando em um futuro sustentável e trabalhando para alcançá-lo – “O Rock in Rio é um dos poucos grandes eventos de música no mundo com a ISO 20121 de sustentabilidade. Desde o início, o festival busca ser mais que entretenimento, atuando como motor de mudança para um mundo melhor e sabemos do nosso impacto e como essa influência pode inspirar transformações, tanto na forma como as pessoas pensam quanto nas práticas do dia a dia. Após 40 anos de avanços, o festival segue acreditando em um futuro sustentável e trabalhando para alcançá-lo, ainda temos muito chão pela frente. Valorizar parceiros e fornecedores e engajá-los para tornar o evento ainda mais sustentável é um dos nossos compromissos”, conta Roberta Medina, vice-presidente executiva da Rock World, empresa que criou, organiza e produz o Rock in Rio e o The Town 

A Globo foi premiada na categoria Apoiador e Media Partner – A empresa demonstra compromisso com a implementação de processos inclusivos para incentivar a diversidade interna. Isso traz benefícios para os funcionários, como um ambiente de trabalho mais colaborativo, respeito às diferenças e oportunidade de crescimento para todos, independentemente de suas origens. Além disso, a empresa promove ações de conscientização sobre ética e conduta tanto para seus colaboradores quanto para terceiros, garantindo que os valores de respeito, integridade e transparência sejam disseminados em todas as suas relações profissionais. “Somos uma empresa atitude responsável em nossa atuação diária. Acreditamos na importância de fazer diferença todo dia, para juntos construirmos um futuro melhor para todos. Isso é o que nos move. A conquista desse prêmio, esse reconhecimento da Rock World, em uma estrutura grandiosa como o Rock in Rio, nos mostra que estamos no caminho certo e nos motiva a seguir em frente, sabendo que ainda há muito para ser feito”, celebrou Manuel Belmar, diretor de Jurídico, Finanças e Infraestrutura da Globo, ao receber o prêmio no Palco Mundo ao lado de Thiago Martins, diretor de Operações e Gestão Ambiental da Globo, das mãos da diretora de Parcerias da Rock World, Renata Guaraná. 

Tração Live Marketing assinou experiências da Natura no Rock in Rio 2024  – Quando duas marcas gigantes, como Natura e Rock in Rio, se unem, pode-se esperar experiências inovadoras, múltiplas e memoráveis. A combinação trouxe a potência da música com uma explosão sensorial de produtos e estímulos de bem-estar. Partindo do chamado “E se o nosso corpo pudesse sentir mais no Rock in Rio?” a Tração Live Marketing desenvolveu ativações para uma presença de marca 360º no evento. Do Press Kit enviado para os influenciadores, às ações que recheiam o Portal Natura, a Loja Pop-Up, as ativações no gramado, o Espaço VIP e o backstage do palco Sunset, cada detalhe foi planejado para gerar interatividade. Com uma linguagem imersiva, divertida e lúdica, a Natura conectou-se ao território e à essência cultural do festival, promovendo bem-estar por meio dos produtos, além de oferecer um game com brindes e espaços de photo opportunity. “Nossas ativações foram desenhadas especialmente para os fãs do festival, trazendo o bem-estar que a Natura propõe como marca em cada ponto de contato”, comenta Letícia Ongaratto, Gerente de Projetos da Tração. A agência foi responsável por toda a operação do evento, incluindo implantação dos espaços da marca e gestão de todos os parceiros do projeto. São mais de 200 profissionais envolvidos. 

Portal Natura  – Quem visitou o espaço foi impactado desde a chegada, através de um jardim sensorial que representou a Linha EKOS. O paisagismo robusto, em simbiose com os demais elementos cenográficos, ofereceu uma experimentação imersiva e sensorial das linhas EKOS, HUMOR e FACES, onde foi possível dar um “up” na make, além de curtir os espaços de photo opportunity. O game apareceu propondo um fechamento para as interações, oferecendo brindes que contribuíram na jornada do público dentro do festival, reforçando o match da Natura com o Rock in Rio.

Bem-Estar no Gramado – Natura também esteve presente no gramado do Rock in Rio. Repetindo o sucesso de 2022, a marca levou um time de mochileiros e bandejas de maquiagens para promover um momento de bem-estar, cor e muito brilho. A linha de proteção solar FOTOEQUILÍBRIO voltou aos gramados, dessa vez acompanhada pelo Gel Glitter de FACES. Enquanto aguardava o próximo show, o público pôde também retocar a maquiagem com produtos da linha FACES. A ação prometeu mais proteção, glow e looks criativos para o público.

Espaço VIP – A área VIP do Rock in Rio foi mais um espaço com a presença da marca, oferecendo uma experiência exclusiva com o spa EKOS e maquiagem Natura.

Backstage Sunset – Estreando como copatrocinadora do Palco Sunset, espaço que promove encontros entre diferentes gêneros e gerações, a Natura esteve também no backstage, promovendo ativações de produtos.

A loja mais perfumada do Festival – A loja pop-up da Natura chegou para promover uma experiência olfativa e sensorial com as linhas EKOS e HUMOR. A parede de sabonetes, que fez sucesso em 2022, voltou este ano como um dos espaços mais perfumados do festival. Para quem quis garantir makes incríveis, a loja disponibilizou as linhas completas de maquiagem Natura UNA e FACES.

TIM foi  a marca mais comentada no Rock in Rio Brasil 2024 – Apostando em surpreender o público com experiências inesquecíveis e destacando o poder da conectividade, a TIM liderou os comentários nas redes sociais durante o Rock in Rio Brasil 2024. A operadora aparece no topo do ranking das marcas patrocinadoras e apoiadoras em dois monitoramentos diferentes. Até meia-noite desta segunda-feira (23), a empresa tinha 28,8 mil comentários no Instagram e Facebook segundo dados da ferramenta Sprinklr – total que é quase o triplo da segunda colocada. Na Tagger, que inclui também as menções do TikTok, eram 33,1 mil comentários contra 17,5 mil da companhia vice-líder. “Conseguimos transportar o Rock in Rio para além da Cidade do Rock, amplificando a experiência tanto de quem estava presente quanto de quem acompanhou de casa, antes e durante o festival. O recorde de interação da TIM com o público, sendo a marca que mais engajou nas redes sociais, mostra que entramos de verdade no dia a dia das pessoas no evento, trazendo a tecnologia de forma indispensável. Estávamos junto com o público, curtindo os shows, as ativações e tudo que o Rock in Rio proporciona e fazendo parte com momentos inesquecíveis”, comenta Camila Ribeiro, Diretora de Comunicação e Marca da TIM, que patrocinou o Rock in Rio pela segunda edição seguida.

A estratégia de comunicação da operadora nas redes sociais, desenvolvida pela BETC HAVAS – contou com um squad diverso e que reúne mais de 450 milhões de seguidores no Instagram e TikTok, incluindo nomes como Jade Picon, Jão, Naldo Benny, Mel Maia, Maisa e João Guilherme, dentre outros. Na Cidade do Rock, o estande tecnológico da TIM se destacou, com grandes filas para as ativações. Foram geradas, por exemplo, 2,5 mil fotos 360° no espaço. O Karaokê 5G foi a principal inovação, atraindo mais de 2,2 mil pessoas curiosas com a interação com uma banda à distância. A sincronia entre os talentos amadores nas cabines espalhadas pelo festival e os músicos no estande era garantida baixa latência da rede de quinta geração da operadora, que reduz aquele conhecido “delay” de transmissões ao vivo. Entre as músicas mais escolhidas pelo público estão “Exagerado” (Cazuza), “Equalize” (Pitty), “Ana Júlia” (Los Hermanos), “Tempo Perdido” (Legião Urbana) e “Talismã” (IZA). No Parque de Diversões, o MegaDownload era uma das atrações mais radicais. A torre de 30 metros de altura que se desloca para cima em até 50km/hora – fazendo alusão a super velocidade do 5G da TIM – recebeu cerca de 12 mil pessoas, incluindo influenciadores como Diogo Defante e Maisa.

Rock in Rio 2024, edição especial dos 40 anos, encerra com shows de mais de 750 artistas e com a confirmação do festival em 2026 – Foram sete dias, mais de 750 artistas, 500 horas de experiência e uma emoção incalculável. Do momento de abertura dos portões da Cidade do Rock, no dia 13 de setembro, até o último dia de festival, 22 de setembro, o Rock in Rio recebeu um público de 730 mil pessoas, cheias de disposição para colecionar momentos inesquecíveis. Da nostalgia do show do NE-YO até a estreia do sertanejo no Dia Brasil, passando pelos icônicos shows de Katy Perry e Mariah Carey, as apresentações do Supernova, as batidas marcantes do New Dance Order e as novidades como o Musical Sonhos, Lama e Rock and Roll, o Global Village e a Babilônia Feira Hype. A programação foi para todas as idades e fãs. “Celebrar 40 anos do Rock in Rio é uma verdadeira homenagem à capacidade que a música e a cultura têm de unir pessoas em paz e harmonia e de mostrar novas possibilidades. Foi um evento de paz, onde milhares de pessoas se reuniram, vibrando de felicidade e compartilhando momentos inesquecíveis, mostrando na prática que um mundo melhor é possível”, conta Roberta Medina, vice-presidente executiva da Rock World, que confirma nova edição em 2026. Em uma edição marcada pela comemoração de 40 anos do festival, o público foi o grande destaque e veio de diversas partes do país e do mundo. Cerca de 46% do público do festival veio de fora do estado do Rio de Janeiro, vindo de 31 países diferentes. Entre as novidades da edição, o aplicativo oficial do Rock in Rio teve 460 mil downloads, sendo a fonte oficial de informação para os fãs.

Rock in Rio recebe nota 9 de avaliação do público para o Dia Brasil – O Dia Brasil, que aconteceu no último sábado, recebeu 9 como nota média geral do público, em pesquisa presencial conduzida pelo instituto GFK. O espaço físico recebeu 9,3; a limpeza 9,4 e o espetáculo de fogos 9,2. Já a segurança recebeu 9,1, enquanto a entrada do evento e os banheiros receberam 9,0. Os ingressos digitais, no aplicativo Quentro, se consolidam com grande sucesso nessa edição e receberam 9,3 do público. A GFK, consultoria líder de inteligência de consumidor e mercado, é responsável por medir durante os sete dias de shows como está o sentimento das pessoas em relação às ativações e infraestrutura tanto do Rock in Rio como de alguns dos patrocinadores que marcam presença na Cidade do Rock.

Show da sustentabilidade no Rock in Rio Brasil 2024 já entrou para a história – Pela primeira vez no festival, aconteceu uma operação de copos reutilizáveis, em parceria com Heineken, Red Bull, Coca-Cola, Schweppes e Braskem, incentivando o consumo consciente e o descarte correto. Na primeira venda, foram 604.880 copos com bebida, seguido de 1.393.292 compras de bebida, pois usaram o copo no reuso. Foram mais de 150.000 copos recolhidos, lavados e que retornaram para operação. Na área VIP, foram 1,5 toneladas de copos recolhidos para reuso. Com a ação, o festival deixou de gerar mais de 14 toneladas de resíduos. Até o último sábado, a Comlurb recolheu 288,5 toneladas de resíduos da parte interna do Rock in Rio, sendo 129,8 toneladas de materiais potencialmente recicláveis. Destes recicláveis, 50% já foram triados por 81 catadores e catadoras da Rede Movimento e apoio técnico da ANCAT. Com parceria da rastreabilidade da Startup Reutiliza Já, parte desses materiais estão prontos para comercialização, demonstrando o esforço contínuo para minimizar o impacto ambiental e fortalecer a economia circular, mostrando a eficiência do processo de reciclagem.

Além dos resultados ambientais, a operação tem gerado um impacto direto na inclusão social – Um total de 81 postos de trabalho foram criados, com a participação de cinco cooperativas. O valor da diária dos catadores envolvidos na ação aumentou em 195% em relação ao salário-mínimo nacional, mostrando a relevância do evento para a geração de renda dessas comunidades. A operação também contribui diretamente para o cumprimento de vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), incluindo a erradicação da pobreza (ODS 1), trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8) e redução das desigualdades (ODS 10). Além disso, ações voltadas para cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11) e consumo e produção responsáveis (ODS 12) reafirmam o compromisso do Rock in Rio com a sustentabilidade e a responsabilidade social.

Um festival de grandes números positivos – Quando o assunto é o consumo de bebidas e alimentos na Cidade do Rock, os dados também são impressionantes. Pelo Gourmet Square, assinado inteiramente pela Chef Heaven Delhaye, passaram mais de 130 mil pessoas ao longo dos dias de festival. Foram produzidas e vendidas mais de 7 toneladas de comida durante os 7 dias de festival. O item mais pedido foi a pizza de calabresa e, em segundo lugar, vem o sanduíche de costela, que foi a grande surpresa, e em terceiro a lasanha de costela, um clássico da chef. Segundo a Chef, cozinhar no Rock in Rio foi uma adrenalina sem fim. “Realmente é muita loucura, mas ao mesmo tempo é muito, muito gratificante. É o maior evento de música e entretenimento do mundo e realmente eu sou muito apaixonada por ele. Quando eu olhava o Espaço Gourmet, sempre sonhava em estar aqui. Em 2022 eu consegui estar com duas operações e esse ano assumi todo o espaço”, comemora.

Os números impressionam – Foram 322 mil unidades da Coca-Cola, 190 mil unidades de água Crystal, 290 mil unidades de Schweppes Mixed, 500 mil latas de Red Bull, 80 mil copos de refil de café da Três Corações e mais de 1 milhão e 100 mil chopes vendidos, que resultaram em mais de 520 mil litros de chope consumidos. Foram consumidas 7 toneladas de molho Hellmann’s, 161 mil hamburgueres e 30 mil milk-shakes do Bob’s, 150 mil chocolates KitKat (loja e venda de ambulantes), 65 mil pizzas da Domino’s e 50 mil Cup Noodles. Foram vendidos mais de 30 mil espetinhos no Espetto Carioca, mais de 35 mil sanduiches e frangos fritos do Hot ‘n Tender. A Bacio di Latte vendeu 33 mil sorvetes, o Vulcano, mais de 24 mil sanduiches e a Pastel do Rio, mais 23 mil pasteis. Foram consumidas 23 mil batatas no cone, 17 mil cachorros-quentes da Geneal, mais de 12 mil hot dogs da Seara, 5 mil frangos crocantes da Seara, 10 mil sanduiches da Bimbo, 10 mil sanduiches e 6 mil polentas do Cheia de Graça, 10 mil esfihas do Nasaj, 4,5 mil pastéis de nata da Casa das Natas, mais de 3 mil açaís do Porto do Sabor e mais de 2 mil castanhas glaceadas. Na parte estrutural, os números não deixam por menos e são grandiosos: mais de 110 quilômetros de fios elétricos e tubos hidráulicos; 90 mil m² de grama artificial, 112,8 toneladas de cenografia e 2 mil m2 de led espalhados pela Cidade do Rock. Foram disponibilizados também 1.018 cabines de banheiros e 176 bebedouros.

As atividades fora dos palcos chamaram a atenção do público – Na Capela Chilli Beans, foram mais de 1 mil celebrações do amor realizadas pelo personagem Elvis Presley e três casamentos oficiais celebrados pela juíza de paz Maria Vitória Riera. Além disso, algumas celebridades entraram na brincadeira com o Elvis Presley e renovaram os votos de casamento, como Larissa Manoela e André Luiz Frambach; Marcelo Serrado e Roberta Fernandes; Gretchen e Esdras de Souza; e o CEO do Rock in Rio, Luis Justo e Roberta Coelho. O musical “Sonhos, Lama & Rock and Roll” recebeu 12,5 mil pessoas no teatro montado na Arena 2. Os brinquedos também fizeram sucesso entre o público do festival. A Roda Gigante, um ícone do Rock in Rio, recebeu aproximadamente 27 mil pessoas. Já 23 mil pessoas foram no Mega Drop, enquanto o Discovery recebeu 21 mil, a Montanha Russa 6.900 e a Tirolesa 8.200 pessoas. Nesta edição, o festival também irá leiloar 40 guitarras assinadas, com verba revertida para a Ação da Cidadania e Gerando Falcões. 

Encerramento épico – A edição especial de 40 anos do Rock in Rio 2024 encerrou no domingo, dia 22 de setembro, com um line-up repleto de atrações memoráveis. Este foi o primeiro dia a esgotar os ingressos em apenas 37 minutos. Abrindo o Palco Mundo, Luisa Sonza apresentou um show inédito, com blocos de música separados por nichos como Pop, Rockstar e Bar da Luisa. Hits como “Braba”, “Melhor Sozinha” e “Cachorrinhas” contagiaram o público, destacando Luisa como uma das principais vozes da nova geração.
A performance de NE-YO trouxe a nostalgia dos anos 2000 com sucessos como “So Sick” e “Because of You”, fazendo os fãs dançarem e cantarem juntos. O artista convidou ao palco MC Daniel, que ao final de sua apresentação, mostrou uma camiseta protesto escrito “Parem as Queimadas”. Ele também convidou três fãs para dançarem no palco, que deram um show à parte. Akon também não deixou ninguém parado, como hits atrás de hits, animando a plateia com clássicos como “Smack That” e “Lonely”. Para fechar a noite, um dos shows mais esperados do festival: Shawn Mendes voltou ao festival e encantou as fãs com suas baladas, incluindo “Stitches”, “Treat You Better” e “In My Blood”.

A dedicação dos fãs para garantir um lugar na grade-  bem perto do palco, foi um dos destaques do Rock in Rio 2024. A estudante de publicidade Luísa de Oliveira, de 22 anos, chegou aos portões da Cidade do Rock às 5h30 da manhã para garantir um local privilegiado próximo ao palco Mundo para ver Shawn Mendes. “Aderi ao Rock in Rio Club para entrar meia hora antes e garantir ainda mais meu lugar perto do palco. É a terceira vez que venho ao Rio para assisti-lo, incluindo a edição de 2017 do Rock in Rio. Sou tão fã de Shawn Mendes que já fui a Nova Iorque só para vê-lo”, contou Luísa, emocionada com a oportunidade de ver seu ídolo de perto novamente. O casal hondurenho Davi Flores, de 24 anos, e Franklin Murillo, de 38, também fez questão de chegar cedo para garantir um bom lugar no show de Mariah Carey, no palco Sunset. “Somos muito fãs dela e entramos cedinho para garantir nosso lugar. Nem estamos sentindo o calor, só a emoção de ver nossa diva de perto”, comentou Davi. Eles participaram de dois dias do festival, começando no dia 20 para ver Karol G, e encerrando no dia 22 com Mariah Carey. “Vamos voltar na segunda de manhã, quase virados, mas queremos viver isso de perto, em uma artista que significa muito para nós.”

No Palco Sunset, o dia começou com a energia vibrante do Olodumbaiana –  um encontro histórico entre dois ícones da Bahia: Olodum e BaianaSystem, que trouxeram ritmos afro-brasileiros e contagiou o público logo no início da tarde. A apresentação de Ney Matogrosso, que também se apresentou na edição histórica de 85, foi um deslumbre, com o cantor com um figurino clássico todo dourado revisitando sucessos como “Bloco na Rua” e “Pro Dia Nascer Feliz”. Em seguida, a emocionante homenagem a Alcione reuniu artistas como Diogo Nogueira, Majur, Mart’nália, Péricles e Maria Rita, que juntos interpretaram clássicos da “Marromdo samba, como “Não Deixe o Samba Morrer”, acompanhados pela Orquestra Sinfônica Brasileira, criando um momento de pura magia e emoção.

A diva pop Mariah Carey subiu ao lotado palco Sunset  – Na abertura, Ingrid Silva, bailarina principal do Dance Theater of Harlem, de Nova Iorque fez um solo especial ao som de samba em homenagem a grande rainha. E para coroar a noite, a diva pop Mariah Carey subiu ao lotado palco Sunset com um vestido brilhante, encantando os fãs com seus agudos. Sucessos como “Hero” e “Always Be My Baby” deixaram o público em êxtase, provando mais uma vez porque ela é considerada uma das maiores artistas pop de todos os tempos. Mariah conquistou o público com “Te amo”, em português. Para os inimigos do fim, o DJ Kaskade subiu ao palco do New Dance Ordes às 2h30 para encerrar em grande estilo as comemorações de 40 anos. Antes dele, Bhaskar, Jetlag e Dubdogz transformaram a Cidade do Rock em uma imensa pista de dança.

Rock in Rio 2024 encerra com sucesso e destaque para a experiência exclusiva do Club – Um dos grandes destaques do festival foi o Rock in Rio Club, espaço exclusivo que reuniu superfãs do festival. Localizado em frente ao charmoso Palco Sunset, o Club ofereceu uma estrutura de alto nível para até mil pessoas simultaneamente, com atrações como fastpass para brinquedos, acesso VIP a camarins e backstage, além de mais de 500 ações diárias. A gastronomia foi outro ponto forte, com o Chef Elia Schramm, detentor de uma estrela Michelin, servindo quase 50 refeições por dia. O espaço também contava com serviços de massagem, cabeleireiros e tatuadores, proporcionando uma experiência completa e diferenciada para os fãs que optaram por mais conforto durante o evento. No total, 14 mil pessoas passaram pelo Club ao longo do festival. Entre os fãs que optaram pelo Rock in Rio Club, o casal Leonardo Lima, 30, e Fernanda Matsuoka, 28, de São Paulo, compartilhou a escolha. “Fomos ao festival The Town e achamos incrível. Sabendo da organização, compramos ingressos para o Rock in Rio. Para aproveitar de forma mais confortável, optamos pelo Club. Chegamos aqui e ficamos encantados com a estrutura. Viemos aproveitar a vibe dos anos 2000, com Akon, Mariah Carey e, principalmente, Ne-Yo.”  

Espaço Favela faz shows icônicos nesta edição – Luiz Otávio abriu o último dia desta edição do Rock in Rio no Espaço Favela, mostrando toda sua técnica como vocalista e instrumentista e versatilidade. Em uma performance que destacou tanto seu talento vocal quanto para a dança, MC Livinho apresentou grandes sucessos de sua carreira, desde “Fazer Falta” até “Novidade da Área”. Em um momento de grande interação com as fãs, Livinho jogou a toalha que estava utilizando para o público – quem recebeu foi a paulista Julia Dias, que veio ao Rock in Rio para assistir ao cantor e ao namorado, que faz parte do grupo de dançarinos. “Garanti a grade pra ver os dois e estou muito feliz e realizada com isso!”, declarou. Ao final do show, que usou e abusou de elementos visuais, truques de ilusionismo principalmente para entradas e saídas de cena, o MC fez uma homenagem a Ayrton Senna, usando um figurino similar ao traje do piloto, e fez um discurso emocionado dizendo que “[Ayrton Senna] é uma das figuras mais importantes do nosso país. Um sonho de superação e um exemplo de humildade. Meu sonho era estar aqui hoje e entregar um show espetacular pra vocês, e essa homenagem não poderia faltar.”. Depois, desceu do palco para cantar Se Prepara 2. Para finalizar o palco nesta edição, Belo apresentou um show composto por uma sequência de sucessos, tanto os de sua carreira solo quanto os do antigo grupo Soweto. O público, que tinha a letra de todas as músicas na ponta da língua, teve a oportunidade de assistir também Ana Clara, afilhada de carreira do cantor. Juntos, os dois cantaram Farol das Estrelas. O pagodeiro fez também uma homenagem a música ícone do Rio de Janeiro, Garota de Ipanema.

Global Village: a nova experiência cultural do Rock in Rio – No Global Village, o dia começou com Lia de Itamaracá. A cantora e compositora da Ilha Itamaracá, em Pernambuco, chegou com a música “Mar de Fogo” e animou a galera. Com “Meu São Jorge”, “Mamãe Oxum” e “Machado de Xangô”, Lia prestou homenagem a religiões de matriz africana e, em seguida, apresentou-se com “Eu Sou Lia”, fazendo com que o público se juntasse em uma grande ciranda para dançar.  Em seguida, foi a vez de Almério e Martins entrarem no palco. Com ritmos suaves e dança contagiante, a dupla embalou o público e, ao som de “Me Dê”, desceu do palco e cantou perto do público. Durante a apresentação, Almério cantou a música “Quero Bocê” e dedicou ao namorado. A faixa, que é uma colaboração com Maria Betânia, emocionou a todos. Janaína Rangel, de 48 anos, chegou só no final da apresentação, mas fez questão de elogiar a dupla. “Eles têm uma presença de palco espetacular” disse a carioca. “Eu já conhecia algumas músicas, então fiz questão de prestigiar”.

O último show desta edição do Global Village ficou a cargo de Angélique Kidjo – embaixadora do espaço inédito no festival. Em sua segunda apresentação como headliner no palco do Global – a primeira na sexta-feira, dia 20 -, a cantora apresentou músicas como “Africa, One of a Kind” e “Do Yourself”. Em “Meant For Me”, ela puxou um coro da plateia durante o refrão. Angélique também desceu do palco e foi para o meio da plateia, contagiando o público e fechando a programação musical do Global Village com chave de ouro, entregando uma verdadeira festa cultural. Durante os sete dias de festival, o público que visitou o espaço também conferiu apresentações de dança nos intervalos dos shows, com bailarinos performando ritmos africanos, irlandeses, indianos e brasileiros. Reflexo da diversidade cultural e inspirada nos seis continentes, a construção do espaço também serviu como cenário instragamável para o público. Para recarregar as energias, nem era preciso sair dali: o Global também reuniu opções de gastronomia, com petiscos de buteco no Clube do Samba, que contou ainda com 30 horas de samba com participações especiais de artistas como Diogo Nogueira, Jorge Aragão, Marvvila, Arlindinho, e um pub próprio do festival, além de estandes de marcas patrocinadoras. 

Supernova encerra edição com shows de Pop, Funk e beat Melody – LZ da França esquentou o clima da abertura do Palco do Supernova. O artista franco-brasileiro cantou em português, em francês e brincou ao performar o hit ‘Sorvete’, dizendo que gostaria de dar um sorvete para cada um na plateia para amenizar o calor. Com a temperatura um pouco mais amena, Gabriel Froede enfileirou sucessos que retratam emoções e experiências relacionadas ao amor. Combinando Pop, MPB, R&B e Bossa Nova, ele soltou a voz e emocionou o público. O artista ainda homenageou seu ídolo, Lulu Santos, ao cantar a música O Último Romântico. O Pará foi muito bem representado pela cantora Zaynara. Destaque da música atual com o ritmo beat melody, ela abriu o show com a canção ‘Quem Manda em Mim’, música que já está na boca da galera. Em seguida, ela homenageou a cantora Gaby Amarantos, com a música Ex-Mai Love. A cantora de 22 anos ainda surpreendeu com canções de Michael Jackson e da banda Queen. Último artista da noite, DJ Topo colocou todo mundo para dançar. No palco, o produtor musical misturou o funk com diversos outros ritmos e conseguiu chamar a atenção de uma multidão que lotou o espaço. “Sou fã do Gabriel desde que ele lançou Pod de Uva, em 2022. Eu vim hoje porque queria ver o Froede. Nunca tive oportunidade de ver um show dele e foi incrível assistir tão de pertinho. Agora que já fiz isso vou aproveitar o Rock in Rio todo”, revelou Carlos Eduardo Silva Junior, 21 anos, gerente de operacional. “Sou de Brasília e vim para ver Akon, mas passei aqui no Supernova porque sei que vai ter Zaynara e acho ela ótima. Mas cheguei para aproveitar o festival todo, que aliás está muito organizado”, contou a médica Livia de Azevedo, 29 anos

Rota 85 homenageia os 40 anos do festival – Na Rota 85, o telão que conta a história dos 40 anos de festival chamou a atenção do público e surpreendeu com as imagens das edições históricas do Rock in Rio. “Esse ponto da Rota 85 foi uma ótima surpresa”, conta Viviane Santos Souza, de 44 anos que veio de Belo Horizonte. No palco Highway o público se diverte com o rock tradicional de forma intimista com as bandas em ascensão. No primeiro fim de semana as bandas Black Jack, Canto Cego e The Lokomotiv elevaram o astral dos amantes do rock n‘ roll. Já no segundo fim de semana, Gui Schwab, Fuze e Roda de blues esbanjaram carisma na interação com o público que transita pelo espaço. 

A estreia da Babilônia Feira Hype no festival contou com 50 expositores de forma rotativa nesses 7 dias – Os acessórios fizeram sucesso e foram os queridinhos para complementar o look do público. Os expositores também ofereceram ao público a oportunidade de comprar na feira e receber o produto em casa. “Estamos muito felizes, já nos preparando para 2026, quando completaremos 30 anos de Babilônia Feira Hype. Será uma data bastante emblemática”, diz Robert Guimarães, fundador da Babilônia Feira Hype. “O festival se divide muito bem entre a parte musical, as ativações das marcas e os brinquedos, e obviamente não dá tempo pra fazer tudo, então ir em mais de um dia, no caso até comprar de um artista que você não goste tanto, de um dia que não seja tão importante, te permite viver as coisas além do show, sabe?” Afirma Robson Junior, carioca de 24 anos.

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