A capixaba Balaio emplaca dois projetos na 14ª Bienal de Design Gráfico 2024

A 14ª Bienal de Design Gráfico, organizada pela Associação de Design Gráfico no Brasil (ADG Brasil), já seria especial por ser a primeira edição após o  advento da Pandemia de Covid-19. Mas nessa edição histórica, nosso estado ainda teve honra de ser representado por seis jurados capixabas, sendo dois deles diretores de marca do escritório BALAIO DESIGN + ESTRATÉGIA, Felipe Gama e Carlos Dalcolmo.  

E agora, mais uma boa notícia! Dois projetos do BALAIO foram selecionados para compor a bienal entre todos os trabalhos desenvolvidos nos últimos cinco anos pelos principais estúdios e agências do país. São os projetos de Sinalização do Parque Estadual da Fonte Grande e o projeto de Sinalização corporativa da Intercores Distribuidora. Nos próximos dias, vamos relembrar um pouco mais sobre esses projetos por aqui. 

Lançamento do Anuário do Cooperativismo Capixaba 2024A Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Espirito Santo – OCB ES, convidando para o lançamento do Anuário do Cooperativismo Capixaba 2024, no dia 3 de outubro, no Centro de Convenções de Vitoria. Todos os números que refletem o impacto das cooperativas na economia do estado e na vida das pessoas serão apresentados neste evento. Nas próximas edições mais informações sobre os números do cooperativismo capixaba.

Grand Soleil traz o alto luxo a Colatina e celebra o belíssimo pôr do sol às margens do Rio Doce – O sol se põe de forma deslumbrante, todos os dias, em Colatina. Sob a ponte Florentino Avidos, o Rio Doce corta o município e oferece a mais bela vista da cidade. Inspirado nesse momento, que é o icônico cartão-postal com um dos pores do sol mais belos do Estado, nasce o Grand Soleil, um verdadeiro oásis em meio à cidade. Um espetáculo arquitetônico, que reflete o pôr do sol. O Grand Soleil será o prédio mais alto de Colatina, com mais de 90 metros de altura, e transcende o conceito de luxo contemporâneo, ao trazer inovação e uma profunda conexão com a paisagem da cidade. A fachada foi projetada para reproduzir a tonalidade do sol conforme a luz do dia, criando uma experiência visual que remete ao espetáculo natural oferecido pelo sol. As curvas suaves da arquitetura traduzem a fluidez do movimento do Rio Doce, criando um design sofisticado que harmoniza perfeitamente natureza e arquitetura. 

As áreas de lazer foram cuidadosamente pensadas e projetadas para serem refúgios de tranquilidade e renovação –  como um verdadeiro oásis, conceito que marca a atuação da Grand no mercado de alto luxo no Estado, já visto em empreendimentos como o Taj Home Resort e o Una Residence. O lazer está em espaços sofisticados no pilotis e no vigésimo andar do Grand Soleil. Também seguindo o DNA da marca, amplitude de áreas verdes com design biofílico e variedade de espaços para confraternizações voltados ao bem-estar e à convivência e espaços para cuidar do corpo e da mente. “É uma honra projetar esse empreendimento para Colatina, é um edifício que não só enriquece a paisagem urbana, mas também oferece um novo modelo de conforto e modernidade para a cidade, conta a arquiteta Karol Simonasse que assina o projeto arquitetônico e de interiores do Grand Soleil.

Curtir o pôr do sol de Colatina, uma piscina hidro com borda infinita  – No Grand Soleil, espaços de convivência e lazer como solarium, pool house, Espaço Bistrô, Espaço Churrasco e Espaço Kids além de uma ampla praça de festas e piscina estão no nível da Beira Rio. No 20º andar, de frente para o belo pôr do sol de Colatina, uma piscina hidro com borda infinita, salão gourmet, lounges e espaço fitness. Permeando e preenchendo todos os espaços, vegetação exuberante que conecta o morador diretamente com a natureza, tudo projetado pela paisagista Ana Campos. “O paisagismo do Grand Soleil foi cuidadosamente planejado para fortalecer a conexão entre o homem e a natureza. Jardins exuberantes e plantas tropicais não só reciram biomas locais, mas também fomentam a conscientização ambiental, elevando a qualidade de vida dos moradores”, diz ela.

Convite aos colatinenses a viver a vida em sua plenitude  – Com amplas unidades de 4 suítes (209 m²), o Grand Soleil tem no topo, quatro belíssimos apartamentos duplex de cinco suítes (327 m²). No total, são 34 unidades no oásis Grand que chega à cidade natal do presidente da empresa, Rodrigo Barbosa. “A natureza, o conforto e a sofisticação são elementos essenciais em nossos projetos e estamos redefinindo o conceito de moradia de luxo no Estado. É exatamente com essa atuação que já nos tornou referência em alto luxo que a Grand chega em Colatina: convidando os colatinenses a viver a vida em sua plenitude, com prazer e segurança em um dos mais belos oásis que a cidade já viu. É um orgulho imenso ser filho dessa terra e contribuir para o seu desenvolvimento, trazendo um projeto que promete ser um divisor de águas para o mercado imobiliário dessa importante cidade capixaba”, comemora Rodrigo Barbosa.

Vivenciar e conhecer o Complexo Turístico de Pindobas – Todo capixaba que ainda não conhece deve fazer a experiência da tradição dos italianos no Complexo de Pindobas, em Venda Nova do Imigrante, do Polo Sebrae Turismo de Experiência.  A vida dos tropeiros, a comida dos imigrantes italianos que iniciaram a vida na região, a visita na Casa Nostra, com o tombo da polenta feita com fubá de moinho de pedra, uma imersão autêntica nos costumes, na cultura, nos sabores de Pindobas. Conhecer o espaço expositivo da Imigração Italiana, o museu  e a Casa Nostra, com produção e curadoria de Ronaldo Barbosa.  A ilustração é do Wagner Veiga. Vale conhecer.

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Energy BBDO cria para Pullman e Plusvita e lançam a campanha mais fofa do ano – Pullman e Plusvita, pertencentes a Bimbo Brasil, líder mundial do segmento de panificação, criaram uma campanha que é uma verdadeira fofura com o objetivo de reforçar os principais atributos dos pães da marca: a maciez e o frescor inconfundíveis. Desenvolvida pela agência Energy BBDO, a ação teve início com um momento nos cinemas durante os filmes Divertida Mente e Meu Malvado Favorito 4 e terá seu filme hero lançado oficialmente no dia 26 de setembro. Para fazer isso acontecer, ninguém melhor que o Osito, mascote da Bimbo. Afinal, existe alguém mais fofo que ele? Sabendo disso, as marcas convocaram o ursinho para protagonizar as peças que trazem diversas representações de cenas fofas do dia a dia, em alusão ao claim “Tão fofo que dá vontade de apertar”.

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A ação reforça os principais atributos dos produtos da marca – “Temos uma estratégia robusta de logística que garante que nossas receitas estejam sempre frescas e com uma maciez marcante, característica de Pullman/Plusvita. Trazer o Osito para a nossa campanha é uma forma de mostrar o quanto nossos pães são fofinhos e lembrar, com bom humor e carinho, do hábito que os consumidores têm de apertar os pães no momento da compra”, reforça André Ramello, vice-presidente de marketing, inovação, pesquisa e desenvolvimento da Bimbo Brasil. A campanha conta com filmes de 60”, 30”, 15” e 6” que serão trabalhados no ambiente digital, na TV aberta e também nos cinemas, durante os trailers. Para completar, o plano de mídia ainda contempla espaços de mídia out of home e um squad de grandes influenciadores nas redes sociais. “Pullman e Plusvita são linhas de pães reconhecidas pela maciez. Traduzimos isso criativamente como fofura, dando origem à nova campanha ‘tão fofo que dá vontade de apertar”, conta o Diretor Executivo de Criação da Energy BBDO, Alexandre Pagano.

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Ficha Técnica:
Agência: EnergyBBDO

Anunciante: Bimbo – Pullman & Plusvita

Título: Tão Fofo que dá vontade de apertar

Managing Director: Daniel Baena

Diretor Executivo de Criação: Alexandre Pagano

Diretor de Criação: Romero Cavalcanti

Redator: Henrique Castilho

Diretor de Arte: Gabriel Moniz

Planejamento: Priscilla Ceruti, Mariana Nobis, Ilma Horta e Bruna Salvador

Atendimento: Pedro Führer, Renato Nose, Marcela Parolini e Beatriz Feitosa

Mídia: Mauricio Barbosa, Theodora Mello e Luiz Gustavo Nazarito

Head Produção e Operações: Ciça Piazza

Operações: Gabriel Kuhlmann

Producer: Guto Lins

Aprovação Cliente: André Ramello, Priscila Barbosa, Renata Cavelucci e Rebeca Silva

Produtora de Imagem: Zohar

Direção: TOMAT

Produção Executiva: Fernanda Rossi e Nivio Alves de Souza

Head de Produção: Thiago Moore

Line Producer: Valéria Amorim

Coordenadora de Produção: Mañhana Laborda

Direção de Fotografia: Fernando Young Brasileiro

1ª AD: Livia Nunes Aranha

2ª AD: Karen Makrous Sobhie

1o Assistente de Câmera: Luiz Augusto Metzner “Catarina”

2o Assistente de Câmera: Eduardo Augusto Duque “Pimenta”

Logger: Cristiano Costa

Direção de Arte: Andrés Zarza

Produtor de Arte: Carlos Alberto Castilho e Isabella Aparecida Jimenes Castilho

Produtor de Objetos: Maria Helena Belo Barbosa Mello “Mary”

Produtor de Elenco: Luciana Kfouri

Produtor de Locação: Kleber Pereira

Make: Fabi Akamine

Figurinista: Juliana Prysthon

Assistente de Figurino: Sofia Nigro de aquino

Coordenação de Pós Produção: Cristiano Costa

Montagem: Mateus Araujo

Finalização: Fullframe

Produtora Áudio: Antfood Music & Sound Design

Direção de Produção Musical: Lou Schmidt, Fernando Rojo e Tiago Lins

Produção Executiva: Christiane Rachel e Renato Castro

Produção: Lou Schmidt, Fernando Rojo, Lucas Baldin, Luis Bergmann, Tiago Lins e Vinicius Nunes

Coordenação de produção: Fernando Ianni e Monique Munhoz

Finalização: Bruno Broaska, Fabian Jorge e Pablo Homem de Mello

Produtora de Imagem: Corazon Filmes

Direção: Thiago Espeche

Produção Executiva: Igor Ferreira e Renato Chabuh

Coordenação de Produção: Dani Oliveira, Rafaela Blatt e Fernanda Hlataki

Atendimento Executivo: Luisa Ferreira

Atendimento de Pós: Tais Bastos, Caroline Azambuja e Flávia Magaly

Direção de Fotografia: Felipe Hermini Cardoso de Souza

Assistente Criativo

1ª AD: Pablo Andres Bardehle Ruiz

2ª AD: Ana Rios

1o Assistente de Câmera: Alex Amatti

2o Assistente de Câmera: Carla Mayoral

Logger: Ricardo Carpin

Video Assist: Dario

Diretor de Produção: Rafael Monteiro Pinto

Produtora: Tathiana Ariosa

Direção de Arte: Martin Sagranichiny Garcia

Produtor de Arte: Fernanda Franco da Cunha

Produtor de Objetos: Tatiana Coelho Pereira Lanfredi

Produtor de Elenco: Hugo Eduardo Aldado Silva

Produtor de Locação: Felipe Brescianini de Sá

Make: Camila Mendes Cabral

Figurinista: Heloísa Mendonça Cobra de Carvalho

Coordenação de Pós Produção: Nayla Kols

Supervisão de Pós Produção e Motion Graphics: Warriors VFX

Montagem: Rui Fontes

Cor: Erick Moraes

Composição: Warriors VFX

Finalização: Rui Fontes

Produtora Áudio: Antfood Music & Sound Design

Direção de Produção Musical: Lou Schmidt, Fernando Rojo e Tiago Lins

Produção Executiva: Christiane Rachel e Renato Castro

Produção: Lou Schmidt, Fernando Rojo, Lucas Baldin, Luis Bergmann, Tiago Lins e Vinicius Nunes

Coordenação de produção: Fernando Ianni e Monique Munhoz

Finalização: Bruno Broaska, Fabian Jorge e Pablo Homem de Mello

Vanish retoma tom desafiador e coloca novo produto à prova com “Parque das Manchas” – Vanish, especialista em tira manchas e cuidados com as roupas da Reckitt Hygiene Comercial, acaba de lançar a campanha “Desafio Vanish: Parque das Manchas”, um experimento ousado que coloca à prova o poder da sua nova fórmula em pó com o catalisador Oxi Accelerator para remover manchas, o Vanish Oxi Action. Com uma composição que elimina as manchas mais resistentes mesmo em água fria, e ainda protege as cores, a marca reafirma sua posição de liderança ao encarar de frente os inimigos mais temidos das roupas. Para ilustrar a ação do produto, a campanha criada pela BETC Havas convida o consumidor e suas famílias a enfrentar um circuito arriscado, em que suas peças preferidas são alvo dos mais “mancháveis” elementos, como azeite balsâmico e suco de uva e até o queridinho dos brasileiros, o molho shoyu.  

Esqueça as manchas, confie em Vanish  – A campanha resgata o tom desafiador pelo qual a marca é reconhecida até hoje com o slogan “Esqueça as manchas, confie em Vanish”. “‘Parque das Manchas’ é uma superprodução que leva o conceito de stress-test a outro patamar. Inspirados pela linguagem dos reality shows, criamos um desafio visualmente impactante, onde as roupas são submetidas a condições extremas, simulando as piores manchas que o consumidor pode enfrentar. Uma maneira ousada de demonstrar, em grande escala, a eficácia do novo Vanish Oxi Action”, comenta Alexandre Vilela (Xã), VP de Criação da BETC HAVAS. “Nossa comunicação sempre foi muito focada no educacional do produto, ou seja, mostrar na prática que Vanish é capaz de conseguir os melhores resultados. Percebemos que muitas vezes o público relatava dificuldade de realizar o processo de pré-lavagem com água quente e a tecnologia Oxi Acelerator é resultado do nosso investimento para facilitar esse processo. O lançamento diminui as etapas de lavagem, otimizando ainda mais a rotina de quem cuida do lar e revolucionando mais uma vez o cuidado com as roupas”, afirma Ana Paula Tintim, Head de Marketing de Vanish

A campanha de divulgação do novo Vanish Oxi Action foi criada pela BETC Havas  – A campanha conta também com ativações OOH e nas redes sociais, que inclui conteúdos gerados por influenciadores como Shantal Verdelho, Leonardo Bagarolo, Patrícia Fernandes e Evelin Camargo, que exploraram o Parque e interagiram com os brinquedos, manchando suas roupas e demonstrando o poder de remoção de manchas de Vanish, além de parcerias com marcas igualmente queridas pelo público. Para mais informações, acesse o site da marca e siga @vanish_brasil nas redes sociais. 

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FICHA TÉCNICA – PARQUE DAS MANCHAS

Agência: BETC HAVAS

Cliente: Vanish

Produto: Vanish

CCO: Erh Ray

VP Criação:  Alexandre Vilela (Xã) e Sophie Schonburg

Diretor de Criação: Juliano Almeida, Paula Junqueira e Melissa Pottker

Criação: Christian Fontana, Rafael Darri, Kaynã Michelin, Gabriel Yan, Cícero Souza, Alex Salu

Marcas & Negócios: André Gomes, Paula Basso, Caio Bottan, Guilherme Linares, Vitoria Favaron, Jeniffer Leana e Gustavo Sampaio

Canais & Engajamento: Victor Aloi, Luccas Athayde, Gabriel Roveri, Leticia Gonzalez, Edimilson Diniz, Jessica Aono, Kauê Santos, Karla Steffens, Mateus Dias e Thiago Gama

Estratégia: Irina Didier, Aline Maia, Nádia Cardoso e Letícia Castro

Direção de Conteúdo: Daniela Lima

Direção Hub Tiktok: Laura Carvalho

Gerente de Conteúdo: Carolina Almeida

Direção de Arte: Luzia Campos e Talita Lenzi

Redatora: Letícia Ventura

Estratégia de influência: Carina Nascimento e Andressa Santos

Produção: Ana Casagrande, Virginia Machado, Larissa Guimarães e Brunno Cunha

Aprovação Cliente: Renata Vieira, Ana Paula Tintim, Ricardo Monteiro, Nina Salvia, Renato Gonçalves e Juliana Verginelli

Produtora de imagem: Ça Va Artes e Produções

Direção: Hymalayas (Vitor D’Angelo e Santiago Paestor)

Diretor de Fotografia: Vitor Lima D’Angelo

Assistentes de Direção: José Peroza, Patricia Silveira, Karim Rojas

Direção Executiva: Claudia Stancev

Atendimento: Krika Buto

Diretor de Produção: Lucas Toledo Piza Fiore

Produtor: Lucas de Almeida Barros

Platô Set: Ricardo Rodrigues Cunha

Assistentes de Câmera: Alice Sesoko, André Alves, Tiago Alves, Paulo Vinícius da Silva, Ricardo Pineiro

Logger: José Luiz Lerma

Vídeo Assist: Raquel Oliveira, Giovanna Ferranti

Operador de Movi: Daniel Augusto Torquato de Santi

Making Of: Gustavo Roque Lima

Som Direto: Nicolas Presciutti

Chefe de Elétrica: Paulo Cesar Jaime

Assistentes de Elétrica: Michel de Oliveira, Marciel Bueno, Carlos André Alves, Sérgio Henrique da Silva, Guilherme Camargo

Chefe de Maquinária: Claudio Soares dos Santos

Assistentes de Maquinária: Claudivon da Silva, Ygor Wendt, Jonatas Bispo, Leidson Gomes

Cenotécnico: Tio Chico

Efeitista Produto: César Utimura / Luma Utimura

Efeitista cenário: Luiz Fabiano Caldeira

Diretor de Arte: Eduardo Correa Kissajikian

Produtor Arte e Assistente: Marcio Gomes de Carvalho, Paulo Leider, Leizeron Novais  da Cunha

Contrarregra: José Eduardo do A Zambotto

Assistente Contrarregra: Givanildo Carlos da silva

Assistentes de Arte: Alice Fragelli Barcelos, Cassio Zambotto, Kleber Domingues, Victor Passarelo, Ismael Sales, Rodrigo da Silva, Augusto Gonçalves,  João Maciel

Assistentes de Set: André Barros, Fabiano Rocha, Leandro Melo, Daniel Bomfim Palhares

Figurinista e Assistente: Ana Paula Lima, Luma Schoupal Gil Berrocal

Camareiras: Simone Santos Cardoso, Josefa Elenalda Santa Rosa

Make/hair e Assistente: Marcelo Oliveira da Silva, Débora Lucena da Silva

Produtor de Elenco: hiago Arrais Rodrigues da Cruz

Elenco adulto: Camila Araujo, Francisco Julio Xavier, Karina Duarte, Nathalia Scigliano, Oscar Honório

Elenco infantil: Pedro de Araujo, Heitor Carvalho, Vitória Sant”Anna, Aruna Ferreira

Montagem e Motion: Santiago Paestor

Finalização: Diogo Azuma

Coord. de pós-produção/Supervisão de VFX: Rodrigo Vidal

Color: Cora Post

Compositing: Cora Post e Quebra Mar

Produtora de Som: Mr. Pink

Direção Musical: Henrique Racz e Mônica Agena

Produção executiva: Chica Mauger e Renata Costa

Coordenação: Ligia Menegon e Malu Leite

Finalização e mix: Edilson Martins e Beto Freitas

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