A campanha da Chamada Escolar 2025 já está no ar e convidando capixabas, de A a Z, a fazerem suas matrículas na rede estadual de ensino. Essa é uma campanha de grande importância para a Secretaria de Educação, que reforça a informação sobre as datas de matrículas e pré-matrículas, para que nenhum aluno fique de fora da sala de aula. E claro, a campanha reforça como as escolas e professores estão preparados para recebê-los. E como sempre, a MP traz uma comunicação nota 10 em criatividade com o conceito “De A a Z, a Chamada Escolar espera por você”, deixando a mensagem para as famílias de uma forma jovem, irreverente e conectada com o público principal, demonstrando os atributos positivos da rede de ensino capixaba, reconhecida como o melhor ensino médio do Brasil no IDEB.
Campanha transmite sentimento de valorização do jovem – “Sempre existe uma expectativa pela campanha da Chamada Escolar. E sempre nos surpreendemos com a qualidade e leveza que é executada. Temos o foco no objetivo principal, mas também temos a missão de transmitir um sentimento de valorização dos estudantes. É sempre uma campanha feita com muito entusiasmo e cuidado”. afirma Simone Patrocínio – Superintendente Adjunta Estadual de Comunicação Social. Com um público tão amplo, a comunicação precisava ser atrativa tanto para os jovens, que estão em fase de transição e escolha educacional, quanto para os responsáveis que realizam o processo de matrícula e rematrícula, assim como adultos que queiram retomar os estudos na EJA. Os estudantes, mesmo os mais jovens, exercem um papel influenciador em suas famílias, sendo essenciais no processo de decisão. Falar com todo mundo. Literalmente, de A a Z!
No ritmo do rap a campanha dá o recado de A a Z – “A gente se diverte criando, e isso faz muita diferença. Assim que encontramos o caminho e fomos construindo a letra de A a Z num ritmo de rap , tudo foi fluindo de forma muito natural, porque tem tudo a ver com o tema escolar, do saudosismo das chamadas e também com a necessidade de comunicar com todos. Do André à Zuleika!” reforça João Pitanga, Diretor de Criação da MP. Marília Oaks, atendimento responsável pela conta, diz que “Criar e acompanhar as campanhas para SEDU é sempre uma alegria enorme. Além de serem campanhas divertidas, felizes e que nos levam de volta para a sala de aula, elas têm uma importância social muito grande, que gera resultados e movimentações concretas das famílias”. “A campanha conta com uma estratégia de mídia e de conteúdo para impactar toda a comunidade escolar, os alunos, as famílias, os responsáveis e a população em geral. Com presença na TV, Rádio, plataformas digitais, portais de notícias e redes sociais para trabalhar de forma assertiva e com forte alcance a toda a população capixaba”. Mais uma campanha que, como diz a letra do jingle “ninguém pode esquecer”.
Assista ao filme de 60″
FICHA TÉCNICA
Agência: MP Publicidade
Cliente: Governo do Espírito Santo – Secretaria da Educação
Diretor de Criação: João Pitanga Mônica Debbané
Redator: João Pitanga
Diretor de Arte: Felipe Favarato
Atendimento: Marília Oaks e Morgana Inocencio
Gerente Comercial e de Atendimento: Evandro Santos
Gerente de Planejamento, Mídia e Dados: Haiane Rocha
Mídia: Rodrigo Dantas e Aline Rangel Mazega
Planejamento Digital e Performance: Paula Coutinho e Gabriela Dadalto
Planejamento e Dados: Andressa Oliveira
Arte-Finalista: Renato Wanick
RTVC: Maria Cláudia Marchesin
Produtora de Vídeo: Senhora Filmes
Diretor Executivo: Philip Shalders
Diretor de cena: Lucas Sarcinelli
Diretor de Fotografia: Lucas Sarcinelli
Motion: Lucas Shalders
Coordenadora de produção: Sibel
Casting: George Lima
Figurinista: Edpo
Direção de arte: Sofia selvatice
Produtora de locação: Márcia Domingues
Maquiador: Ane Mendes
Fotógrafo Still: Alex Gouveia
Produtora de Áudio: Nova Arte
Maestro: Leo Caetano
Rapper: MC Magro
Aprovação do Cliente: Simone Patrocínio, Vitor de Angelo, Íris Carolina Miguez e Geiza Ardiçon
Fecomércio-ES e FAESA lançam Portal do Comércio com análises em tempo real de cinco setores da economia capixaba – Para reunir em uma só plataforma dados estratégicos que vão auxiliar os empresários a tomarem decisões mais assertivas sobre seus negócios nos segmentos do comércio de bens, serviços e turismo, além de contribuir com autoridades públicas, pesquisadores e sociedade em geral, o Sistema Fecomércio-ES – Sesc e Senac e a FAESA lançam o Portal do Comércio – o primeiro observatório do comércio capixaba, com dados analisados pelo Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo). O projeto Connect é realizado em conjunto pela Fecomércio-ES e FAESA, com apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti-ES), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac). No site https://portaldocomercio-es.com.br, será possível encontrar análises e dados atualizados em tempo real de cinco setores da economia capixaba: comércio, serviços, turismo, mercado de trabalho e consumo, assim como um mapa com as empresas ativas desses setores no estado e informações sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Também serão divulgados os Panoramas da Economia Capixaba, com avaliações mais amplas sobre os cinco segmentos, além dos de saúde e comércio exterior.
As informações serão atualizadas diariamente e ficarão disponíveis 24 horas por dia em gráficos, indicadores e análises didáticas – A coordenadora de pesquisa do Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio, explicou que o portal conta com uma gestão baseada em inteligência e análise de dados, por meio da ferramenta de visualização Power Business Intelligence (BI), para processar e organizar as informações. “Vamos divulgar dados que usamos para fazer os nossos relatórios no Connect. Por meio do BI, essas informações serão atualizadas diariamente e ficarão disponíveis 24 horas por dia em gráficos, indicadores e análises didáticas, com fácil visualização e compreensão, para que toda a sociedade entenda. Tudo isso, juntamente com os relatórios e panoramas econômicos, ajuda a impulsionar a inovação e o crescimento sustentável das empresas e do Espírito Santo, uma vez que, com essas informações, é possível entender cenários e gerar negócios e oportunidades aos segmentos locais”, ressaltou Ana Carolina Júlio. O portal também poderá ser utilizado como um meio para o desenvolvimento acadêmico e profissional de alunos e professores que são envolvidos nas áreas econômicas analisadas, contribuindo para uma qualificação do mercado capixaba.
Na área de consumo, são analisadas a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor e o Índice de Intenção de Consumo das Famílias – Quanto aos dados que serão disponibilizados, a coordenadora esclareceu que cada setor da economia conta com estudos específicos. Para o comércio, é usada a Pesquisa Mensal do Comércio, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para serviços, há a Pesquisa Mensal de Serviços, também do IBGE. Sobre turismo, é utilizado o Índice de Atividades Turísticas, do IBGE, além de dados de transporte aéreo e terrestre (ônibus). Na área de consumo, são analisadas a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor e o Índice de Intenção de Consumo das Famílias, ambos da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Quanto ao mercado de trabalho, as informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD-IBGE). “Já em relação ao ICMS, incluímos no portal dados do Boletim de Arrecadação dos Tributos Estaduais do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), com o recolhimento total do tributo e sua separação por setores. Com relação ao mapa das empresas, ele foi desenvolvido por meio das informações do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços)”, detalhou Ana Carolina Júlio.
O novo portal chega para celebrar o primeiro ano do Connect Fecomércio -ES – comemorado neste mês de outubro. Desde sua criação, já foram desenvolvidos 90 relatórios sobre a economia capixaba, além de 12 panoramas, que são estudos mais abrangentes em relação ao período analisado e suas avaliações. O presidente do Sistema Fecomércio-ES – Sesc e Senac, Idalberto Moro, ressaltou a importância do Connect para o empresariado e toda a sociedade capixaba. “É com muita alegria que comemoramos este primeiro ano de muitos que ainda virão. Esse projeto é inovador e pioneiro, um divisor de águas para o setor de comércio, bens, serviços e turismo do Espírito Santo e que vem ganhando cada vez mais força e visibilidade entre os empresários. Isso tem acontecido por termos uma plataforma com dados primordiais desses segmentos para planejar e direcionar ações, contribuir com a tomada de decisões estratégicas para o negócio, enxergar oportunidades, antecipar potenciais crises e criar soluções para as principais dores dos empresários”, declarou Moro.
Além do lançamento do Portal do Comércio, o Connect realiza as ações dos eixos Engaja, Desafia e Acelera – desenvolvidos também por meio da parceria entre Fecomércio-ES e FAESA. O Engaja envolve o compartilhamento dos dados levantados no Observa, por meio de palestras, seminários e feiras. No Desafia, já está em andamento a busca por soluções inovadoras com atividades como a maratona de ideias, que visam propiciar o desenvolvimento de startups atuantes em áreas específicas, para atender às principais necessidades do setor na etapa Acelera. Ellen Scopel, gerente do Núcleo de Inovação Tecnológica da FAESA, explica que o grande objetivo a partir de agora é difundir o conhecimento já construído e propiciar o surgimento de ideias inovadoras que possam ser colocadas em prática, beneficiando tanto o mercado quanto a sociedade capixaba. “O Connect é um projeto pensado para desenvolver um ecossistema de negócios ainda mais forte no Espírito Santo, focado no setor do comércio. Nas próximas fases, as ações têm como objetivo criar soluções a partir das principais demandas do setor, fortalecendo a conexão entre academia, mercado e instituições públicas”, destacou.
Setor de serviços movimenta cerca de R$ 26,7 bilhões no 1º semestre – Para detalhar a movimentação do primeiro semestre deste ano no estado em relação a serviços, comércio, turismo, mercado de trabalho e consumo, o Connect Fecomércio-ES lançou novos panoramas. As análises indicam que o setor de serviços capixaba, por exemplo, movimentou cerca de R$ 26,74 bilhões no 1º semestre. Os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE, mostram que o volume de serviços atingiu o maior patamar em toda a série histórica para o período, iniciada em 2011. O crescimento capixaba foi quase três vezes maior que a média nacional. O volume das atividades do segmento teve um crescimento de 4,54% no primeiro semestre ao se comparar com o mesmo período de 2023, enquanto a média nacional subiu 1,64%.
Já quanto ao comércio varejista do estado, estimou-se uma movimentação de cerca de R$ 38,69 bilhões no primeiro semestre deste ano – Além disso, com base nos dados do IBGE, observou-se um crescimento de 2019 a 2022, com a receita nominal saltando de R$ 42,21 bilhões para R$ 73,44 bilhões, além de uma movimentação estimada de R$ 79,27 bilhões em 2023. Ao comparar o volume de vendas do 1º semestre de 2024 com o mesmo período de 2023, houve um aumento de 0,3%. Em relação ao panorama do consumo capixaba, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em 2024 aumentou 10,3% em comparação a 2023. Esse resultado implica que a intenção de consumo das famílias capixabas alcançou o maior patamar desde 2015, com expectativas de fechar 2024 superando o ano passado. O crescimento da ICF no Espírito Santo foi acima da média nacional, que subiu 8,1% na comparação semestral, e alcançou 104 pontos.
O Connect Fecomércio-ES verificou que o volume de atividades do segmento no segundo trimestre foi 5,9% maior em relação ao primeiro – Ao analisar os resultados do turismo no estado durante o primeiro semestre deste ano, o Connect Fecomércio-ES verificou que o volume de atividades do segmento no segundo trimestre foi 5,9% maior em relação ao primeiro. Além disso, com exceção de março, todos os meses de 2024 tiveram variações positivas. Isso indica o retorno do crescimento das atividades turísticas após as quedas registradas no segundo semestre de 2023. Já na avaliação realizada no Panorama do Mercado de Trabalho, foi possível constatar que os setores de comércio e serviços capixabas tiveram um saldo positivo de 14.893 novos empregos de carteira assinada. No setor de serviços, todos os segmentos apresentaram superávit, resultando na criação de13.500 postos de trabalho formais. Considerando todos os setores (Comércio, Serviços, Indústria, Construção Civil e Agropecuária), 29.914 vagas foram criadas no estado durante o primeiro semestre deste ano. Todos os relatórios, panoramas e dados estão disponibilizados no site https://portaldocomercio-es.com.br.
Presentes ao lançamento do Portal do Comércio – No evento que reuniu dirigentes do Sistema Fecomércio-ES – Sesc e Senac e da FAESA para o lançamento do Portal do Comércio – o primeiro observatório do comércio capixaba, com dados analisados pelo Connect Fecomércio ES vale destacar as presenças ilustres do presidente do Sistema Fecomércio-ES – Sesc e Senac, Idalberto Moro, o 1º vice-presidente da Federação, Luiz Coutinho, o diretor-geral do Senac-ES, Richardson Schmittel, a coordenadora de pesquisa do Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio, a gerente do Núcleo de Inovação Tecnológica da FAESA, Ellen Scopel, o reitor da Faesa, Alexandre Theodoro, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, o diretor regional do Sesc-ES, Luiz Henrique Toniato, o 3º vice-presidente da Fecomércio-ES, José Carlos Bergamin, entre outros presentes.
Casa do Serralheiro chega a Cachoeiro com empregos e descontos de até 40% – Cachoeiro de Itapemirim vai ganhar nesta segunda-feira, dia 28, uma filial da Casa do Serralheiro. É a primeira loja da rede inaugurada no Sul do Espírito Santo. A empresa chega à cidade com ofertas e geração de empregos. Ao todo, são 2 mil metros quadrados onde os cachoeirenses vão poder encontrar diversos produtos em ofertas todos os dias. Na inauguração, o desconto pode chegar até 40%. O diretor comercial da Casa do Serralheiro, Lucas Reis, está otimista com a inauguração. “A expectativa com a loja de Cachoeiro é a melhor possível, de poder levar um atendimento diferenciado e humanizado, com promoções diárias e toda experiencia que só quem se envolve de verdade é capaz de proporcionar”, destacou. Unidade Cachoeiro de Itapemirim: Rodovia Engenheiro Fabiano Vivacqua, 1312 – Morro Grande, Cachoeiro de Itapemirim (ao lado do Posto Shell). Telefone: (28) 3321-8330.
A escolha de Cachoeiro foi estratégica, já que o município é o principal polo econômico do Sul capixaba – “É uma cidade de uma economia pujante, onde uma fatia importante do PIB capixaba circula através do setor de rochas ornamentais. Assim, entendemos a necessidade de levar a nossa experiência para todos os cachoeirenses”, afirmou Lucas Reis. A filial vai funcionar em uma área total de 2 mil metros quadrados no bairro Morro Grande. Para a abertura, foram gerados 20 empregos diretos na região. Ainda há vagas em algumas funções como vendedor, operador de caixa e auxiliar de carga e descarga. Os interessados devem mandar currículo para o e-mail: [email protected] Com a inauguração da filial Cachoeiro, sobe para sete o número de lojas da rede localizadas de norte a sul do Estado, inclusive na região serrana. A empresa foi fundada em 2010 e pertence ao grupo Bremenkamp, com sede em Cariacica. Eles são considerados um importante elo entre as grandes usinas e os serralheiros, metalúrgicas, pequenas indústrias e demais interessados.
Grupo Orletti abraça a campanha Outubro Rosa – O Grupo Orletti, empresa capixaba sempre atenta à importância da saúde de suas colaboradoras, abraçou a campanha Outubro Rosa, e promoveu diversas ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama. Entre elas, a palestra com a enfermeira do trabalho Isabele Pontes, pós-graduada em Urgência e Emergência, com o tema “Informar para proteger, cuidar para viver”. Além do momento de diálogo sobre a relevância do autocuidado e acompanhamento regular da saúde, o time feminino foi presenteado com um brinde especial, um óleo de massagem para incentivá-las a realização do autoexame e um cartão com informações sobre como fazê-lo. E com uma mensagem de resiliência, resignação e superação, a colaboradora Gabriela Siqueira, do time de marketing, gravou um lindo vídeo, que relata, em depoimento emocionante, como recebeu o diagnóstico de câncer de mama em 2019 e como o enfrentou com bravura e hoje está completamente curada.
Saber se comunicar é a arma mais poderosa de um líder em tempos de incerteza – Com a primeira edição esgotada em menos de três meses, o livro “Muito além do Media training – O porta-voz na era da hiperconexão” foi considerado o melhor livro de negócios de 2023 e o melhor livro da história da comunicação empresarial no Brasil, pelo presidente da Aberje e professor da ECA-USP, Paulo Nassar. O livro é um verdadeiro playbook para líderes executivos e porta-vozes C-Level aprenderem a se comunicar com eficiência em tempos de hiperconexão. As autoras, jornalistas Patrícia Marins e Miriam Moura, compartilham aprendizados em 20 anos de capacitações e treinamentos com mais de 13 mil executivos e gestores públicos e privados.
O livro é dividido em dez capítulos temáticos – que versam sobre os principais temas relacionados à comunicação, como gestão de crise, o papel do porta-voz, construção do discurso, a prática do contraditório, os desafios da pós-verdade, o que é notícia, comunicação é poder no mundo globalizado, e como se expor nas mídias sociais “sem se expor“. A questão do protagonismo central da comunicação no cenário atual é tratada no capítulo “Comunicação é poder no mundo globalizado” e também a difícil missão de conquistar espaço na mídia. “A comunicação passou a ser uma alta habilidade, e os executivos agora têm que se preparar para toda e qualquer exposição, interna ou externa”, destaca Patrícia Marins, sócia-fundadora da Oficina Consultoria.
Miriam Moura, Consultora Associada da Oficina Consultoria, destaca que no atual ecossistema informacional multimídia, “a arte de comunicar tornou-se uma espécie de Santo Graal e a principal fonte de poder na pós-contemporaneidade”. O livro traz a participação de expoentes de diferentes setores, que, através de entrevistas com as autoras, abordam principais dúvidas dos executivos nas capacitações, tais como: O que faz um executivo se destacar na comunicação? Como engajar um público contrário à sua ideia? Ou “o que pode ser uma crise comunicacional despercebida?”. O livro pode ser adquirido no site https://www.aberje.com.br/editora/
Quem são as autoras ? – Patrícia Marins é gestora de crises de alto risco reputacional, construiu a carreira profissional como jornalista, empreendedora e executiva do mercado de comunicação corporativa. Sócia-fundadora da Oficina Consultoria e sócia do Grupo In Press, lidera uma equipe de 200 pessoas. Diretora da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), palestrante e ministrante de treinamentos de comunicação, já treinou mais de 6 mil porta-vozes. Professora do curso de Relações Públicas e Diplomacia do Instituto Rio Branco (MRE), cursou Comunicação no Serviço Público na Universidade George Washington e MBA em Gestão Empresarial na FGV. Conquistou o Sabre Awards na categoria Imagem Corporativa e mais de 20 Prêmios Aberje.
Miriam Moura é jornalista com larga experiência na cobertura política em Brasília, junto ao Congresso, ao governo e ao Judiciário, é consultora associada da Oficina Consultoria de Reputação e Gestão de Relacionamento, desenvolve projetos especiais em curadoria de conteúdo e capacitações de comunicação. Já treinou mais de cinco mil gestores e lideranças-executivas. Trabalhou como repórter especial e em funções de chefia nas redações dos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo. Foi assessora de comunicação em tribunais superiores e órgãos do Judiciário. Professora de Relações Públicas e Diplomacia no Instituto Rio Branco (MRE). Formada em Comunicação Social pela PUC-RS (Famecos) e com cursos de especialização em jornalismo.
Crédito fotos: Cesar Ogata/Divulgação
Com patrocínio da EDP o Museu das Favelas desembarca no Espírito Santo com a exposição itinerante ‘Favela é Giro’ – O Museu das Favelas, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e a EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico, apresentam a exposição itinerante Favela é Giro. A mostra, que visa levar a arte contemporânea periférica para diversas regiões do Brasil, estará em cartaz no Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES), na Av. Jerônimo Monteiro, 631 – Centro, Vitória – ES, no período de 13 de novembro a 15 de dezembro de 2024, com entrada gratuita. A exposição, que já passou por Goiânia (GO), passará também por São Sebastião, Ferraz de Vasconcelos e São Paulo (SP). Com curadoria de Bruna Gregório, foram selecionadas, ao todo, 20 obras que celebram as favelas brasileiras, explorando suas complexidades, belezas e desafios. O conceito central é desmistificar a imagem estereotipada das favelas, apresentando-as como centros pulsantes de cultura, criatividade e resiliência.
O nome “Giro” está associado a passeio, circulação e movimento – A exposição apresenta, por meio de obras em sua maioria audiovisuais, os “giros” que ocorrem nas mais diversas formas de território. O secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, falou sobre a importância da chegada da mostra no Estado. “Sua itinerância no Espírito Santo é oportunidade para fortalecer o sentimento de pertencimento das nossas comunidades, desmistificando preconceitos, reforçando o caminho que nossas políticas de cultura têm caminhado, promovendo uma nova visão sobre a realidade das comunidades e, principalmente, lutando para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, disse.
O projeto Favela é Giro foi idealizado pensando em ampliar as percepções que as pessoas têm sobre as favelas – Para Natália Cunha, diretora do Museu das Favelas, a exposição é uma celebração da diversidade criativa das favelas e um convite para que mais pessoas conheçam e valorizem essas culturas. “Nosso propósito é ampliar o olhar sobre as favelas, destacando-as como espaços inovadores, repletos de talento e potencial econômico. Estamos muito animados em expandir essa itinerância para novos estados, como o Espírito Santo, conectando artistas e territórios em um diálogo transformador e enriquecedor”, ressaltou. Já para Dominic Schmal, diretor de ESG da EDP na América do Sul, o projeto Favela é Giro foi idealizado pensando em ampliar as percepções que as pessoas têm sobre as favelas, unindo artistas locais, tecnologia e conexões humanas. “Por meio dessa exposição itinerante estamos mapeando e expondo as obras de artistas locais, contribuindo para dar visibilidade à arte periférica e para impulsionar a economia criativa, além de levar arte e cultura para a população que vive na nossa área de atuação”, reforçou.
A exposição conta com a participação de diversos artistas de diferentes regiões do Brasil – Para a composição das obras, foram selecionados três pesquisadores de algumas das regiões por onde a exposição passará. O time foi composto pela artista e pesquisadora Xica de Goiânia, pela fotógrafa Ana Luzes, de Vitória, e pelo rapper, pesquisador musical, ator e professor Brenalta MC, de São Sebastião. A exposição conta com a participação de diversos artistas de diferentes regiões do Brasil. De Goiânia, estão presentes o Batalhão das Gravadeiras, João Ferré, Lucas Bororo, Mayara Varalho e Marcelo Ramalho. Do Espírito Santo, participam Iaiá Rocha, Viviane Nascimento, Ara Poty Mirī Txapya (Dayanne Guarany), De Santanna (Dimas) e Meuri Ribeiro. Representando a região de São Sebastião, estão Brenalta MC, Edmarlei, Swell Nobrega, Juvenal Pereira e Jorge Mesquita. De Ferraz, participam Fabrício, Micke Tranbiks, Anubis, além da dupla Silas Nascimento e Lucas Bezerra. Saiba mais em museudasfavelas.org.br