A Comunidade MKT Vix com apoio do Sicoob realizou nesta terça (26) no Café Hall da Fecomércio, um almoço com conteúdo exclusivo para os membros do canal líderes da Comunidade MKT ViX. Os profissionais debateram a apresentação da pesquisa “Consumo de Mídia da Geração Z”, realizada pelo professor de comunicação social da Faesa, Felipe Dall’Horto. Foi um momento de trocas para entender o comportamento dessa geração e debater sobre os desafios de engajar este público no ambiente digital.
Almoço de encontros, inovação e relacionamentos – Para a organizadora do encontro, Carol Bento, executiva que responde pela Inteligência Competitiva, Comunicação e Marketing do Sicoob-ES, falando deste encontro e do aproveitamento, defendeu: “Além do networking e das trocas de experiências, a Comunidade MKT Vix é um ecossistema que impulsiona a inovação e o ambiente de negócios do ES. Receber as lideranças do marketing capixaba em um espaço inovador como o Café Hall Sicoob para entender tendências e comportamentos dos novos consumidores materializa o propósito dessa comunidade”, afirmou a executiva. Fotos de Marlon Viana – Solution
AMPRO Awards 2024 celebra recorde de inscritos em uma noite inesquecível no Hotel Rosewood, em São Paulo – A AMPRO (Associação de Marketing Promocional) realizou nesta semana a entrega Da 24ª edição do AMPRO Awards 2024, um dos principais reconhecimentos do setor de live marketing no Brasil. Este ano, a premiação alcançou um marco histórico com o maior número de inscrições já registrado, reforçando sua posição como referência no mercado. A cerimônia aconteceu no luxuoso Hotel Rosewood, reunindo grandes nomes da indústria em uma celebração vibrante e marcante. Entre os participantes de destaque, o capixaba Rafael Phoca, membro do Conselho Permanente da AMPRO, representou o Espírito Santo e desempenhará um papel estratégico no fortalecimento das ações regionais em 2025.
Ampliar a representatividade da Ampro nos mercados regionais – Ao lado da VP de Regionais, Alexa Carvalho, Phoca terá o desafio de ampliar a representatividade das iniciativas regionais no âmbito nacional, promovendo a integração e o crescimento do setor em diferentes partes do país. “O recorde de inscrições neste ano reflete o dinamismo e a relevância do live marketing no Brasil. Nosso objetivo é intensificar o protagonismo das regionais, garantindo que o talento e a criatividade de cada canto do país sejam reconhecidos e valorizados,” comentou Rafael Phoca. O AMPRO Awards 2024 não só premiou os projetos mais inovadores do mercado, como também reforçou a importância do live marketing na criação de experiências autênticas e transformadoras entre marcas e consumidores.
A 24ª edição do prêmio celebra as campanhas de Live Marketing que se destacaram pela criatividade, inovação e impacto no setor.– A 24ª edição do AMPRO Awards, maior premiação de Live Marketing do Brasil registrou um recorde de 529 cases inscritos, a cerimônia celebrou as melhores campanhas e ações de Live Marketing realizadas em 2023, destacando a criatividade e inovação das agências. A jornalista e apresentadora Letícia Vidica conduziu a premiação e anunciou os ganhadores. Foram premiadas campanhas inscritas nas 4 verticais, em 20 categorias, com 3 ganhadores: Bronze, Prata e Ouro. Os troféus tiveram patrocínio da Hub4Pay, e os Grand Prix foram patrocinados pela Globo. Fortalecendo a política de sustentabilidade do evento, os finalistas que não levaram troféus, receberão seus certificados por e-mail no dia 3 de dezembro. O evento trouxe à tona campanhas que abordam temas como sustentabilidade e inclusão, refletindo as demandas e os desafios do mercado atual.
O Ampro Awards anunciou parcerias estratégicas – Entre os principais vencedores da noite, destacam-se as agências Terruá e Atenas, que conquistaram dois Grand Prix cada, Pros e Voe Publicidade e Eventos, ganhadoras de um GP cada. O Ampro Awards anunciou parcerias estratégicas, como com o Observatório da Diversidade na Propaganda (ODP), um passo importante para promover inclusão e equidade no setor. Por meio de estudos como o censo de diversidade das agências brasileiras, que tem por objetivo identificar desigualdades e trabalhar para reduzi-las, criando um mercado mais justo e diverso. A criação do AI Book, um eBook gerado em tempo real, foi uma das inovações apresentadas. Com a ajuda da Future Hacker, os participantes enviaram conteúdos por meio de QR Code, que foram transformados em um material rico com insights sobre o mercado de Live Marketing. Transmitido ao vivo pela plataforma da TM1, o conteúdo completo estará disponível em janeiro no canal da AMPRO no YouTube. A cobertura realizada pelo Reclame será transmitida em dezembro pelo Multishow.
Ases divulga vencedores do Prêmio Mérito Empresarial 2024 – A Associação dos Empresários da Serra (Ases) anunciou os vencedores da 18ª edição do Prêmio Mérito Empresarial, que reconhece anualmente as empresas que se destacaram em suas atividades durante o ano. A celebração DA 18ª edição do Prêmio Mérito Empresarial da ASES ocorrerá no dia 5 de dezembro, às 20 horas, no Steffen Centro de Eventos, em Serra, e o homenageado do ano será o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.
Os premiados de 2024 são:
- Mulher de Negócios: Aretusa Araújo, da Arjur Advocacia.
- Indústria: BomBiscoito.
- Comércio: Compose.
- Serviços: MasterMind Treinamentos de Alta Performance
- Micro e Pequena Empresa: BNI Espírito Santo.
Além disso, o Banestes, a D&R Arquitetura e o Sicoob receberão homenagens especiais durante o evento, por sua contribuição para a construção da Casa do Empresário, sede da Ases, que completou um ano. Segundo Fabio Saad Junger, presidente da Ases, a premiação representa um momento de celebração e reconhecimento do impacto positivo dessas empresas na economia local. “O Prêmio Mérito Empresarial vai além de uma simples homenagem; ele valoriza os empresários que se destacam em seus segmentos e contribuem significativamente para o desenvolvimento do município. É um orgulho para a Ases promover um evento tão relevante e grandioso”, afirma. A edição deste ano, espera reunir mais de 800 pessoas, e conta com patrocínio de empresas como ArcelorMittal, Sicredi, Sebrae, Sicoob, Banestes, Unimed Vitória, Findes, Bandes e Miss Gatty Brigaderia, além da organização da Cristal Eventos.
Prêmio Jatobá 2024 tem time capixaba no shortlist – Um time de jornalistas capixabas é destaque do Prêmio Jatobá 2024 ao integrar o grupo com maior número presença no shortlist divulgado nos últimos dias. O prêmio é concedido anualmente aos melhores cases em comunicação e relações públicas no Brasil. Este ano, são 172 projetos classificadas para a final. Marcelle Secchin, Chris Nascimento, Paula Gama e Paula Stange formam uma equipe na Oficina Consultoria (DF) e representam a Entidade Administradora da Faixa (EAF), que utiliza a marca Siga Antenado para se comunicar com o público-alvo. Criada por determinação da Anatel, a entidade atua, de 2022 a 2026, na implementação de políticas públicas de telecomunicação.
O reconhecimento é resultado da estratégia de comunicação, que desenvolve um trabalho inédito no país de instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital em residências de famílias de menor renda. Ao lado de marcas como Amazon, Bracell e Volkswagen, a EAF/Siga Antenado foi classificada em cinco categorias. A comissão do Prêmio Jatobá 2024 foi formada por 70 pessoas, entre profissionais do mercado e professores de comunicação de universidades de várias regiões do país. O resultado final será divulgado no próximo dia 2 de dezembro.
App Vivo conquista importantes reconhecimentos no Brasil e no exterior – O app Vivo acaba de conquistar grandes reconhecimentos da indústria digital no Brasil e no exterior. O aplicativo ganhou platina no Vega Digital Awards, na categoria Apps & Softwares – Telecommunications, e ouro no Muse Creative Awards, no segmento Mobile App. Ambas são prestigiosas plataformas de premiação produzidas pela International Awards Association (IAA). O MUSE Creative Awards celebra a excelência e a inovação no universo de design criativo, publicidade e mídia digital. Já o Vega homenageia os melhores trabalhos no cenário digital, incluindo publicidade, design, web e criatividade. O app Vivo também garantiu a prata na categoria Mobile Apps & Sites-Mobile Redesign do W3 Awards, organizado pela Academia Internacional de Artes Visuais (IAVA), uma organização americana de profissionais de mídia, publicidade e marketing e que celebra a excelência digital em diversas áreas como websites, apps, podcasts, vídeos, marketing e tecnologias emergentes.
O projeto também foi selecionado pela Bienal Brasileira de Design, na categoria Metaverso Digital, – Já no Brasil, o app Vivo, que foi reformulado no início deste ano, em parceria com a Work & Co, foi selecionado pela Bienal Brasileira de Design, na categoria Metaverso Digital, e fará parte do catálogo que reúne os principais projetos de design do país. O lançamento será em Aracaju (SE), no próximo mês. Essa é a primeira vez que a Bienal, que chega à sua 14ª edição e é promovido pela Associação de Designers Gráficos (ADG), conta com uma categoria dedicada a projetos digitais. “Estamos muito felizes em conquistar esses importantes reconhecimentos, que demonstram como o app Vivo está a cada dia mais consolidado e faz a diferença na vida dos nossos clientes, com jornadas que dão cada vez mais autonomia, agilidade e praticidade a eles. Tenho muito orgulho de toda a evolução do nosso app ao longo dos anos e como se transformou nesse importante canal de relacionamento com nossos clientes”, afirma Carla Beltrão, diretora-executiva de Experiência do Cliente da Vivo.
O app Vivo em números – Hoje, de cada 10 clientes que querem falar com a Vivo, oito já o fazem totalmente pelo app Vivo, que tem mais de 84 milhões de acessos ao mês. Cada assinante acessa o aplicativo, em média, 4,4 vezes ao mês e, são registrados aproximadamente, 2,7 milhões de novos downloads do app mensalmente. Somente no último ano, o número de usuários únicos do app cresceu 6% e hoje mais de 80% dos contatos dos clientes com a Vivo são feitos por meio do aplicativo. O app Vivo ganha força também como canal de venda, com destaque para a comercialização de produtos e serviços adicionais e de streaming, respondendo por 75% das vendas desses serviços em canais digitais. Além disso, o app responde por 22% das vendas de Fibra + Vivo Total. Desde que o novo app foi lançado, houve um aumento de 9x mais interação na parte do header, área conversacional do aplicativo.
Itaú Unibanco mostra em nova campanha como o uso da tecnologia se reflete em novos produtos para os clientes – A partir do uso massivo de dados e inteligência artificial, o Itaú Unibanco demonstra em sua nova campanha como os investimentos em tecnologia e design impactaram as jornadas dos seus clientes. Com experiências hiperpersonalizadas, o superapp é a tangibilização de um projeto ambicioso do Itaú que receberá a migração de cerca de 15 milhões de clientes para uma plataforma integrada, unindo diversos apps em um acesso único. A peça traz pilares centrais do desenvolvimento do superapp, evidenciando desde a fluidez e agilidade que os clientes terão em suas mãos, o atendimento de acordo com a necessidade e perfil, até a oferta full bank única no mercado, que agora também se complementa com novas experiências e funcionalidades.
Comunicação reforça as movimentações do banco em 2024, que entra em uma nova era da experiência – “Falamos aqui no Itaú Unibanco sobre a nova era da experiência, ou seja, já passamos das transformações digitais e o foco agora está voltado 100% às necessidades de nossos clientes. É isso que o nosso superapp traz em sua essência e que agora está sendo comunicado na campanha, em um reflexo de meses de investimentos em tecnologia e desenvolvimento de produtos digitais para proporcionar a melhor experiência ao cliente, agora demonstrados em um filme no qual os clientes irão se reconhecer em alguns momentos”, afirma Eduardo Tracanella, CMO do Itaú Unibanco.
Para criar esse processo de identificação, o filme destaca – por meio de situações corriqueiras, pensamentos comuns nas jornadas de compra e como o superapp oferece soluções que unem simplicidade, segurança e conveniência. As soluções são fruto de um trabalho intenso de diversas áreas do Itaú, que foram capazes de disponibilizar as experiências mais simples e com a segurança mais avançada para todos os clientes. “A forma de olhar os clientes mudou e estamos evidenciando isso através do nosso novo filme. Hoje, novas funcionalidades no superapp são os novos produtos e queremos mostrar como elas se encaixam no dia a dia dos clientes, através de um aplicativo fácil de usar e capaz de atender às mais diversas necessidades das pessoas, seja para dar mais fôlego financeiro ou ajudar no planejamento do dia a dia”, reforça o executivo.
A peça estreou no último dia 22 em TV, mídias digitais e OOH com narrativa descontraída – embalada pelo clássico “Pump Up The Jam”, marco dos anos 90 que simboliza energia, inovação e conexão. “Fazendo uma conexão com o momento do Itaú, podemos dizer que, assim como a canção revolucionou as pistas de dança ao criar uma nova experiência coletiva e dinâmica, o superapp transforma a relação das pessoas com serviços financeiros, integrando soluções personalizadas e tecnologia de ponta em um único ambiente digital”, diz Tracanella. As novas áreas que concentram funcionalidades dentro do superapp, também chamadas de hubs, e as novas funcionalidades passam pela criação, trazendo também atributos como a hiperpersonalização das jornadas, mostrando que os clientes têm acesso a um banco simples, seguro e completo, que funcionará como um consultor de gestão financeiro para o seu dia a dia. São sete funcionalidades que compõem a experiência completa no superapp e que estão no filme da campanha:
- Area de cartões: gestão centralizada de cartões de crédito e débito
- Parcelar compras: opção de dividir compras realizadas à vista, mesmo em estabelecimentos que não oferecem essa condição
- Antecipar parcelas com desconto: visualização e antecipação de parcelas de compras com descontos personalizados
- Area de limites: gerenciamento de limites para compras, saque e crédito
- Transferir limites: possibilidade de ajustar limites entre cartões de crédito e contas
- Simular compras futuras: simulações financeiras para auxiliar no planejamento financeiro
- Area de segurança: ferramentas avançadas de proteção, como autenticação em dois fatores e alertas de transação
Tecnologia de ponta na produção da campanha – A campanha tem assinatura da GALERIA.ag e, para tornar o processo ainda mais real, a agência teve um grande aliado da tecnologia durante a produção: o robô Drive DR10, o único sistema dedicado de motion control no Brasil, reconhecido pela sua precisão, velocidade e versatilidade. O artifício é empregado em produções cinematográficas e publicitárias de alta complexidade e tem em sua composição um braço robótico de última geração, fabricado na Alemanha, com múltiplos eixos de movimento. Isso faz com que o sistema possa controlar funções como track, pan, tilt, roll, foco e zoom com suavidade e precisão, permitindo movimentos complexos de câmera que seriam desafiadores com configurações tradicionais. Na campanha do Itaú, o Drive DR10 proporcionou cenas dinâmicas e imersivas, traduzindo visualmente a agilidade e a inovação que o superapp oferece.
FILME DO APP ITAU
FICHA TÉCNICA
Títulos: FEITO APP ITAU / FEITO GUARDAR DINHEIRO / GRAFICAS APP FEITO / GRAFICAS APP FEITO A
Duração: 30”, 15”, 10”, 7” e 5”
Cliente: Itaú
Produto: App Itaú
Campanha: App Itaú
Agência: GALERIA.ag
CCO: Rafael Urenha
Direção Executiva de Criação: Phil Daijó
Direção de Criação: Mario Cintra
Direção de Criação de Conteúdo: Caio Milanesi
Diretor de Criação de OOH: Tiago Zanatta
ACD: Lilian Oliveira, Marcela Vieira
ACD Conteúdo: João Freire, Gabriel Braga
Criação: Cristal Crocker, Gabriel Rosatti, Júlia Pimentel, João Batista, João Capusso, Caio Monteiro, Márcio Kota, Alexandre Arakawa (Xan)
Atendimento: Ana Coutinho, Luana Gregorio, Vinícius Lopes, Izabel Mendes
Aprovação cliente: Eduardo Tracanella, Thaiza Akemi, Raul Santa Helena, André Scaciota, Caroline Pintarelli, Paula Pazikas, Hully Sá, Victoria Campos, Caroline Paluan , Lucas Mayer, Leonardo Juhasz, Veronica Bortoloto, Eliza Bianchezi e Jacqueline Silveira
Mídia: Paulo Ilha, Sofia Raucci, Junior Freitas, Pedro Santana, Ana Beatriz Carvalho, Gabriel Codina, Gabrielle Rodrigues, Marcella Gama, Thiago Rodrigues, Gabriel Lascani, Vivian Rivera
Estratégia: Carol Mello, Márcio Rodrigues, Isabela Pazzetti, Douglas Avezum, Laura Loh, Isabella Maroccola, Ariane Carmo, Vitória Barros, Aretha Santos
PR: Patricia Capuchinho, Mariana Novaes, Analuá Baptista e Klara Oliveira
CM: Malena Stefano
Influência: Karen Bartels, Stefanie Gianini e Thiago Almeida
Data e Tecnologia: Guido Sarti, Yuri Rebêlo, Marcelo Azevedo e Patrícia Garcia
Projetos: Waldemar Neto
Direção de Produção Gráfica e Digital: Marcos Moura
Produção Digital: Gessica Sales e Natassia Santoro
Artbuyer: Bruna Costa e Sonia Santos Produção Gráfica: Durval Brum
Coordenação de Finalização: Pablo Felix
Tratamento de Imagens: Frame Revisão: Teresa Montes
Produção Integrada: Ducha Lopes, Fábio Truci, Andrea Metzker, Victória Santos, Ana Ananias, Renata Silva, Thamires Vieira
Jurídico: Rosimeire Brito e Isabelle Versannio
Produtora de Imagem: Iconoclast Direção: Fernando Nogari
Ass. Criativo: Boy Princess
Direção Executiva: Pity Lieutaud
Produção Executiva: Henrique Danieletto, André Bauer, Ana Monte e Francesco Civita
Ass. Produção Executiva: Luja Casaro
Coordenação de Produção: Marina Blum
Assistente de Coordenação: Carolina Loureiro e Vinícius Gaspar
1º Assistente de Direção: Fred Tariki
2º Assistente de Direção: Bárbara Silveira
Diretor de Fotografia: Pierre de Kerchove
Assistente de Câmera: João Paulo de Castro, Ana Laura Leardini e Rafael Ismael
Eletricista: Hugo Calazans
Maquinista: Weber Jose
Diretora de Arte: Nídia Aranha
Assistente de Arte: Victor Esteves e Ione Maria
Produtor de Arte: Carlos Massuia
Ass de Produção de Arte: Dedé Santos
Produtor de Objetos: Eduardo Augusto
Assistente de Prod. De Objetos: Bruno Braz e Willian Meira
Contrarregra: Rafael Tortorelli e Flávio Augusto
Diretor de Produção: Reinaldo Faria
Produtor: Ronder William
Assistente de Produção: Juci Santos e Victor Pegolo
Produtor de Locação: Tatti Setton
Assistente de Locação: Luisa Ribas
Produção Criativa: Luja Casaro
Pesquisa Criativa: Lilian Dias
Produtor de Elenco: Giovanna Rouvier
Assistente de Elenco: Flávio Miranda e Vitória Eduarda
Figurino: Du Waddington
Assistente de Figurino: Nico Santos
Make: Maria Giulyane
Assistente de Make: Maria Luana e Yandra de Almeida
Coordenação de Pós: Priscilla Paduano e Tutu Mesquita
Assistente de Coordenação de Pós: Letícia Harumi
Controladoria: Rafael Neder, Adriana Lima, Beatriz Soares, Fabiana Batista, Fabio Oliveira, Ivonete Xavier, Lucas Pereira e Viviane Isabele
Produtora de Som: Satélite Audio Direção Musical: Roberto Coelho, Kito Siqueira e Hurso Ambrifi
Atendimento: Fernanda Costa e Karen Nakamura
Produção Musical: Roberto Coelho, Hurso Ambrifi, Thiago Colli, Koitty, Alexandre Avicena, Pedro Pelotas e Aloizio Lows
Finalização: Carla Cornea, Vithor Moraes, Arthur Dossa, Andre Giannini e Esteban Romero
Coordenação de Produção: Camila Guedes, Letícia Oliveira, Bea Vieira e Mariana Tardelli
Produtora de Pós-produção: Frame Head de Pós-produção: Wilson Fernandes e Gabriel Mariano
Assistente de Pós-produção: André dos Santos
Finalização: Rafael Bozzi
Montagem: Eduardo Meneghelli Neto Assistência de Montagem: Vicente Machado Colorista: Guilherme Ribeiro
Compositor: André Toma, Ricardo Costa, Ailton Piui Motion: Ebson Clarindo
Motion Vinhetas Gráficas: Zeca Riscala
Friskies aproveita Black Friday para incentivar uma vida mais divertida com gatos – A Black Friday é nesta sexta-feira e Friskies, da Purina, aproveita a data para unir duas coisas que o brasileiro ama: gatos e promoção. A ação #CatFridayFriskies, assinada pela WMcCann, promove, nesta última semana do mês de novembro, os unboxings mais divertidos protagonizados por influenciadores e seus felinos. Inspirados pela maneira como as trends de unboxings vem tomando conta do TikTok e do Instagram, a campanha convidou perfis de criadores como Camila Lucoveis (@thewinteriscami), Mavi e os Gatos (@mavieosgatos), Gatinha Ximia (@gatinhaximia), Niquinho e Bafinho de Leite (@nicoestagicat), Ana Kelly (@apto.bnu), Miguel (@miguelthecatdog), para simularem uma espécie de “review” dos gatos, destacando como eles tornam suas vidas mais divertidas. Os vídeos utilizam uma caixa de papelão personalizada pela marca, explorando seu potencial em ser um dos brinquedos favoritos dos felinos. “Nossa campanha para a Black Friday explorou um caminho digital que conecta os consumidores ao universo dos gatos de maneira divertida e envolvente. Com a ação #CatFridayFriskies, conseguimos unir o espírito de promoções com a leveza e fofura que fazem parte do cotidiano de quem tem um gato”, explica Vitor Di Marco, gerente de marketing de Purina.
Assista aqui:
https://www.instagram.com/p/DCsGLCdJ7Ea/
Com unboxings divertidos e inovadores, marca comunica promoções e cupons de desconto – “O unboxing se tornou uma tendência no marketing digital capturando a atenção de consumidores ao transformar a experiência de abrir produtos em um momento de entretenimento e conexão. Popularizado por influenciadores e criadores de conteúdo, foi o formato que escolhemos para comunicar as promoções de Friskies para a Black Friday com diversão e muita fofura”, explica Raisa Sutecas, diretora de conteúdo da WMcCann. Além de muita fofura, os conteúdos também direcionam os usuários a conferirem as promoções de Friskies na loja na Amazon, criada especialmente para a data. A ação tem como principal objetivo reforçar que uma vida com gatos é muito mais divertida e que esse amor é de graça, mas os consumidores podem aproveitar as promoções da Cat Friday Friskies para celebrar com seus gatos. As peças trazem frases como “O amor é de graça e o sachê tá quase”, reforçando também a importância da adoção.
Assista aqui:
https://www.instagram.com/p/DC2EFqQJui6/
Ficha Técnica:
Agência: WMcCann
Cliente: Nestlé/Purina
Produto: Friskies
Nome da campanha: Cat Friday Friskies
Time do Cliente: Julia Valente, Vitor Marco, Giovana Chiaradia e Kelly Bernardo
Chairman: Hugo Rodrigues
CEO: Renata Bokel
COO: Carol Escorel
CSO: Agatha Kim VP executivo e diretor-geral da WMcCann SP: Vitor Lieff
CCO: Dani Ribeiro
ECD: Alessandra Sadock
VP de Dados & Business Growth: Vitor Miguel
VP de Mídia: Andreia Abud
Diretora de Mídia: Mariana Santos
Mídia: Camila Mattos e Haiana Coelho
Diretor(a) de Negócios: Thiago Xavier
Atendimento: Marina Marzocchi
Direção de Criação: Alessandra Pereira
Criação: Ellen Rodrigues e Mariana Corteze
Diretora-Executiva de Conteúdo: Larissa Magrisso
Diretora de Conteúdo: Raisa Sutecas
Planejamento: Mariana Coelho
BI: Catherine Mazuquieri
Head de Produção: Camila Naito
Relações Públicas: Kerena Neves e Giulia Camargo