CAIXA traz de volta os ‘Poupançudos’ em campanha criada pela Binder

A nova campanha da CAIXA, criada pela agência Binder, traz de volta os icônicos Poupançudos, que retornam ao cenário publicitário após 18 anos, agora em uma versão repaginada e digital. Os personagens chegam para fomentar a educação financeira, além de ampliar horizontes para outros pilares da marca, como sustentabilidade, cultura e esporte. Criados para cativar tanto o público nostálgico quanto a nova geração, os mascotes irão compartilhar dicas de educação financeira e conteúdos sobre cultura, esportes e sustentabilidade, de forma leve e divertida.

Os Poupançudos ganharam atualizações visuais e novos acessórios –  mantendo seus nomes originais e contando agora com uma nova integrante: Izi, uma Poupançuda PCD atleta, cujo nome foi escolhido em votação interna entre os empregados da CAIXA. O clássico jingle também está de volta em uma versão atualizada, resgatando a memória afetiva dos antigos fãs e cativando novos admiradores.

Os novos Poupançudos ganharam vida  – “A CAIXA e a Binder celebram o retorno dos Poupançudos com uma campanha que combina nostalgia e inovação, promovendo a educação financeira de forma divertida e envolvente para diferentes gerações”, comenta Rodrigo Soares, Diretor de Criação da Binder em Brasília. A estreia inclui teasers que relembram o público dos carismáticos personagens, criando expectativa. Em seguida, um filme especial apresenta como os novos Poupançudos ganharam vida, através da história de uma garotinha criativa cuja família guardava os bonecos da época original. A campanha contará com ações em rádio, mídia exterior e, especialmente, no digital, onde os Poupançudos irão compartilhar dicas e interagir com o público, incentivando o cuidado com o futuro financeiro.

Assista o filme neste link

FICHA TÉCNICA – POUPANÇUDOS 2024

Agência: Binder Comunicação Ltda

Filme: POUPANÇUDOS 2024

Cliente: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Sócio e CEO: Glaucio Binder

Sócio e VP de Criação: Marcos Apóstolo

Sócio e VP de Planejamento: Lucas Daibert 

Diretora Geral: Lorena Oliveira

Diretor de Planejamento: Rodrigo Salles

Equipe de Planejamento: João Henrique, Luiz Oliveira e Alice Bittencourt

Diretora de Conta: Bárbara Cintra

Equipe de Atendimento: Fernanda Shimojo, Tiana Areias, Nathalia Chagas, Danielle Sivieri, Daniel Timm

Diretor de Criação: Rodrigo Soares

Equipe de Criação: Ana Accioli, David Murad, Fabio Domingues, Gera Oliveira, Mario Amadei e Tati Rodrigues, Alex Paulo 

Diretora de Mídia: Camila Fleury

Equipe de Mídia: Artur Barros, Marina Xavier, Marco Marques, Verônica Dias, Alexandre Almeida, Ricardo Gomes, Tatiana Musto, Priscila Couto e Luiza Sousa

Diretora de Projetos e Conteúdo: Catarina Neres

Equipe Projetos e Conteúdo: Thamara Thaís, Patrick Freitas, Lethícia Araruna, Jorge Moura, Giulia Rodrigues, Mateus Santana, Tawanne Souza, Gustavo Portela, Danilo Moraes e Bruna Maba

Head de Produção: Márcio Monteiro

Equipe de Produção RTVC: Amanda Sampaio, Amanda Costa, Ana Beatriz e José Neto

Revisão: Ana Paula Reis

Finalização: Paulo Coimbra

Produtora de Filmes: Macaco Gordo

Direção de Cena: Og Cruz

Direção de Fotografia: Marcelo Brito 

Angryão de Arte: Cristiane Oliveira

Produção Executiva: Cassia Pavim 

Atendimento: Cau Meirelles

Assistente de Atendimento: Thaís Lyra 

Coordenador de produção: Carlos Fernando Carvalheira (Carlos PETI)

Assistente de Coordenação: João Galvão 

Pós:

Ederson Rodrigues (editor) Yuji Katayose (CG)

Finalização: Junior Xis 

Coordenador de Pós: Carolina Lins

Estúdio de animação: Dr.Smith!

Produtora de Áudio: Saxsofunny

Maestro: José Mutarelli

CEO: José Mutarelli 

Atendimento: Lilian Ferreira

Coordenador: Jorge Prado M

Aprovação: Adriana Probst, Thiago Marquetto, Ludmilla Albertini e Leonardo Suzuki Att, Tiana Areias 

HCX Construtora segue com força total na campanha de Verão 2025 – A equipe de Marketing e Comercial da HCX Construtora está a todo vapor com o início da campanha de Verão 2025. No último sábado (30), em parceria com a Imobiliária Space 27, a equipe HCX recebeu clientes especiais em uma ação exclusiva com welcome coffee, proporcionando a oportunidade de conhecer de perto o andamento das obras do Vista Sul, empreendimento na Praia de Itaparica que será entregue em 2025. O evento reforçou o compromisso da HCX em oferecer transparência e qualidade na entrega de seus projetos, garantindo a melhor experiência para seus clientes. A ação acontece nos próximos sábados, dias 7 e 14 de dezembro. Na foto acima, Letícia Ribeiro, Igor Gabrielli e Ana Paula.

Hoje é o Dia Mundial da Propaganda e dia do Prêmio Caboré – O Prêmio Caboré 2024 será divulgado hoje a noite com grande festa e cerimônia em São Paulo Espaço Monte Líbano, em São Paulo. Os vencedores foram escolhidos por votação feita pelos assinantes de Meio & Mensagem, em votação on-line auditada pela PwC,  até dia  28 de novembro. Nas próximas edições vamos mostrar os eleitos.

‘Encontro Nacional das Lideranças do Ecossistema SINAPRO/FENAPRO’ reuniu profissionais de todo o Brasil – Representantes da Propaganda de todo Brasil participaram do “Encontro Nacional das Lideranças do Ecossistema SINAPRO/FENAPRO’, no dia 25 de novembro, em Fortaleza (CE), cujo anfitrião foi o Sinapro-CE. O encontro contou com a presença de líderes empresariais e associativos do setor publicitário dos diversos estados e a diretoria da Fenapro, e apontou as diretrizes do trabalho a ser realizado em 2025 com o objetivo de fortalecer a atividade. “Tivemos a presença de 30 lideranças do setor de todo o País, e foi um encontro muito produtivo, por promover um debate entre os presidentes dos Sinapros sobre o que fazer para melhorar o cenário da propaganda brasileira e apoiar a evolução do mercado”, destaca Evandro Colares, presidente do Sinapro-CE.0 

Os participantes realizaram uma análise do cenário atual – e dos desafios e oportunidades para o próximo ano e as iniciativas do Ecossistema Sinapro/Fenapro que deverão ser desenvolvidas em 2025. Entre os avanços dos projetos do ecossistema em 2024, destacam-se o aperfeiçoamento da plataforma ConectaPro, que traz conteúdos sobre o setor de publicidade e propaganda, e a VanPro – Visão do Ambiente de Negócios, de monitoramento do setor, além das propostas de modernização e governança do Estatuto da Fenapro/Sinapros.

A Fenapro também organizou este ano eventos, debates e workshops visando levar conhecimento empresarial ao mercado – Foram retomados os eventos Chacoalha e Dica Legal, em parceria com o Sinapro-SP, cuja programação inclui temas de interesse do mercado e que impactam as diversas áreas das agências, desde gestão, criação, recursos humanos até a área jurídica. Outras iniciativas foram o Fenapro Transforma, com a edição de um terceiro paper focado em gestão de pessoas, e a realização de um total de seis workshops para difundir os conceitos do paper, além da realização do Cannes Lions Road Show, com cinco edições em diversas capitais onde há Sinapros atuando.

A Fenapro ampliou a interlocução parlamentar e o monitoramento de leis e projetos que a afetam a publicidade  – Engajada nas articulações e demandas gerais do setor, a Fenapro ampliou a interlocução parlamentar e o monitoramento de leis e projetos que a afetam a publicidade, a exemplo da Reforma Tributária e aqueles relacionados às questões sobre modernização do processo de certificação do CENP. “O envolvimento das lideranças dos Sinapros é fundamental para conseguirmos evoluir em cada uma das iniciativas do nosso ecossistema. Esse modelo de atuação conjunta vem avançando cada vez mais, e os resultados são perceptíveis nas entregas tangíveis de cada um dos projetos”, observa Daniel Queiroz, (foto) presidente da Fenapro. Ele ressalta ainda que esse trabalho interno visa ter um Ecossistema Forte, com uma visão nacional sobre o que impacta os negócios das agências em todo o País e, principalmente, avaliar caminhos que ajudem a desenvolver de forma sustentável o nosso setor.

Agenda de atividades do Ecossistema SINAPRO/FENAPRO em 2025  – O Ecossistema Sinapro/Fenapro prepara uma extensa agenda de iniciativas para 2025. As atividades serão comandadas por grupos de trabalho específicos para temas relevantes. Entre eles, a Lista Referencial de Custos Internos, a continuidade da revisão e modernização dos estatutos da atividade sindical, a criação de um Guia de Melhores Práticas, o avanço do projeto do Festival Nacional de Criatividade. Também estão na pauta de 2025 a ampliação do número de agências associadas ao Ecossistema; a realização de eventos regionais e nacionais, além da continuidade das ações já implementadas e em andamento.

Lupa do Bem lança material gratuito sobre gestão de programas de voluntariado – No Brasil, mais de 57 milhões de pessoas se mobilizam como voluntários por uma causa, o que representa 34% da população de mais de 16 anos, segundo dados da pesquisa voluntariado no Brasil 2021. Para expandir essa comunidade e ajudar organizações a formalizarem suas políticas de voluntariado, o Lupa do Bem, uma iniciativa da Sherlock Communications que mapeia e divulga pequenas ONGs, em parceria com Silvia Naccache, lança o e-book Voluntariado nas Organizações. O material, que pode ser baixado gratuitamente, apresenta conceitos-chave, dados atualizados sobre o perfil do voluntário e orientações para gestão jurídica e contábil no terceiro setor.

Iniciativa busca reforçar a cultura do voluntariado no Brasil  – O material abrange temas essenciais para organizações da sociedade civil, como a formalização do serviço voluntário e o Termo de Adesão ao Serviço Voluntário, cujo modelo pode ser consultado no e-book. A cofundadora e coordenadora do Lupa do Bem, Fabiana Rosa, destaca a importância da formalização no voluntariado: “Um dos nossos principais objetivos foi disponibilizar modelos de documentos que auxiliem as ONGs a documentar a atuação dos voluntários, assegurando que o processo siga a Lei de Serviço Voluntário no Brasil. Esse cuidado com a formalização ajuda a proteger tanto o voluntário quanto a organização e torna o processo mais seguro e organizado.

Promover o reconhecimento e a valorização dos voluntários  – A Silvia Naccache, empreendedora social e consultora especialista em voluntariado, explica que é fundamental monitorar e registrar as horas doadas, atribuindo valores apropriados a cada atividade realizada pelos voluntários. “Esses dados são essenciais para os relatórios e balanços das organizações, pois demonstram o impacto e o valor, inclusive financeiro, do voluntariado. Além disso, promovem o reconhecimento e a valorização dos voluntários”, complementa. Orientações para gerenciar não apenas o programa de voluntariado, mas também os próprios voluntários envolvidos nas iniciativas também podem ser encontradas no e-book. Além disso, o material fornece estratégias para recrutamento, formalização, integração e fidelização desses, abrangendo todo o ciclo, desde o início até o encerramento da participação.

“Com o avanço das crises globais, o voluntariado deixou de ser apenas uma ação de solidariedade e se tornou um chamado urgente para cooperar em diferentes frentes que necessitam de ajuda, seja com habilidades específicas ou simplesmente com a disponibilização do seu tempo e dedicação. Esperamos que este material ajude pequenas e médias organizações sociais a entenderem como gerenciar melhor esse tipo de suporte internamente, também garantindo a integridade dos beneficiários e que exista, de fato, um impacto positivo para todos ”, comenta Fabiana. Fabiana também explica que alguns aspectos são fundamentais para o desenvolvimento sustentável das ONGs, que percebeu nos três anos de atividade do projeto.

Terceiro e-book destaca a complementaridade da força do voluntariado  – “O crescimento dessas organizações depende de dois fatores principais: suporte financeiro e voluntários que contribuam com conhecimento ou trabalho. Isso pode incluir alguém que cria o site, cuida das redes sociais, ou auxilia nas atividades diárias, como organizar a instituição ou comprar alimentos etc. Por isso, criamos um primeiro e-book sobre captação de recursos para ajudar as ONGs a financiar seus projetos; em seguida, lançamos um segundo e-book sobre a importância de estruturar o projeto, com CNPJ e tudo regularizado, essencial para obter financiamento e participar de editais; já esse terceiro e-book destaca a complementaridade da força do voluntariado para o crescimento, especialmente para ONGs pequenas e médias”.  O e-book Voluntariado nas Organizações é o terceiro da coleção do Lupa do Bem, que inclui ainda o Guia de Mobilização de Recursos e Como Começar uma ONG. Para mais informações, acesse o site do Lupa do Bem e baixe a coleção gratuitamente.

Outdoors em SP, PR e MG pedem melhorias urgentes de bem-estar animal para Aurora Alimentos – A organização internacional de proteção animal Sinergia Animal lançou uma campanha de grande impacto, nesta semana, instalando outdoors em Guarulhos (SP), Curitiba (PR) e Betim (MG). A ação visa chamar atenção para o sofrimento animal na cadeia produtiva da carne suína da Aurora Alimentos e pede mudanças urgentes nas políticas de bem-estar animal da empresa, que é a terceira maior do setor no Brasil.  A campanha destaca o uso de gaiolas de gestação para porcas grávidas, um tipo de confinamento em que os animais não conseguem caminhar ou se virar, e o corte de orelhas de leitões, um procedimento doloroso realizado sem anestésicos ou analgésicos. “7 das 9 maiores empresas de carne suína no Brasil já baniram o corte de orelhas. É uma prática desnecessária, ultrapassada e que não condiz com os padrões de bem-estar animal exigidos pelo consumidor moderno. A Aurora precisa ouvir a demanda da sociedade e se comprometer com uma produção mais ética”, afirma Cristina Diniz, diretora da Sinergia Animal no Brasil. Já para o tema do uso de gaiolas, a entidade ressalta que a Aurora está defasada em relação aos seus dois principais concorrentes, JBS e BRF. “Pedimos que a Aurora siga o exemplo dessas duas empresas e se comprometa a usar sistemas de criação 100% livres de gaiolas de gestação em suas novas granjas, que é chamado de ‘cobre e solta pela indústria ”, explica Diniz. 

Conscientização de consumidores – Os outdoors, posicionados estrategicamente em áreas de alta visibilidade, ilustram o sofrimento dos animais. A campanha tem como objetivo principal engajar consumidores e sensibilizar a opinião pública sobre a responsabilidade ética das grandes empresas do setor de alimentos. De acordo com a Sinergia Animal, o uso contínuo de gaiolas de gestação causa intenso sofrimento físico e psicológico aos animais, o que levou a prática a ser proibida no Reino Unido e em diversos países.  “No Brasil, a pressão por mudanças é ainda mais urgente, considerando o volume de exportação e a importância do país como líder na produção de carne suína. Só a Aurora Alimentos é responsável pelas vidas de mais de 7,6 milhões de porcos por ano e tem a oportunidade de liderar pelo exemplo, mas ainda está atrasada em relação a seus concorrentes e a padrões internacionais de bem-estar animal”, complementa a diretora da ONG no Brasil.

Campanha lançada pela ONG Sinergia Animal no Brasil  – A empresa é uma das últimas colocadas na classificação do Porcos em Foco, relatório anual que classifica os avanços das maiores produtoras de carne suína do país para acabar com práticas que causam sofrimento animal. Em 2023, 66% das empresas avaliadas reportaram novas políticas de bem-estar animal. “Isso mostra que o avanço é não apenas possível, mas também uma tendência crescente no setor”, destaca Diniz. Além da campanha de outdoors, a Sinergia Animal está promovendo uma petição online e ações de rua para conscientizar o público sobre as condições enfrentadas pelos porcos. A organização também busca diálogo direto com a Aurora Alimentos, propondo soluções viáveis para eliminar essas práticas de sua cadeia de produção.

Itaipava aposta em humor para reforçar desejo em nova fase da campanha de verão  – Já pensou no que fazer depois de ver um cooler cheio de cerveja Itaipava rodando a cidade? Essa é a provocação da campanha de verão de Itaipava, cerveja do Grupo Petrópolis, que reforça o conceito “A sede do brasileiro pede. Itaipava”. Criada pela WMcCann, a campanha dá continuidade à construção de uma narrativa que eleva o status da marca, consolidando-a como uma escolha de qualidade. Com a presença da embaixadora Ivete Sangalo, a campanha explora o desejo dos brasileiros por momentos de celebração e refrescância, trazendo uma mensagem que conecta a cerveja ao espírito do verão. No filme, os consumidores correm atrás de um cooler cheio de Itaipava, reforçando que “a sede do brasileiro pede”. “Nossa comunicação fortalece a conexão da Itaipava com nossos consumidores, trazendo uma abordagem leve e divertida que combina perfeitamente com o espírito do verão. Nosso objetivo é mostrar que Itaipava está presente não apenas como uma cerveja de qualidade, mas com todos os atributos que o brasileiro deseja, é por isso que eles não perdem a oportunidade ao ver um cooler cheio de Itaipava rodando a cidade”, afirma Diego Santelices, gerente de comunicação e mídia do Grupo Petrópolis.

Outro destaque da campanha são os easter eggs com o influenciador Alvaro, que adicionam um toque de humor e interação ao filme. Paralelamente, a marca amplia sua estratégia digital com o lançamento do editorial “Sede de Verão” nas redes sociais, explorando os momentos de descontração e leveza que simbolizam a estação. “Neste novo momento de campanha, já apresentamos a cara nova de Itaipava e agora conectamos sua qualidade aos momentos dos consumidores. Os easter eggs nos ajudam a criar uma narrativa divertida e aspiracional. Já a perseguição atrás do cooler reforça nosso conceito de que a sede do brasileiro pede uma Itaipava”, explica Alessandra (Lelê) Pereira, diretora de criação da WMcCann. A campanha, que une TV, digital e redes sociais, busca reafirmar a presença da Itaipava em todos os momentos de celebração dos brasileiros, agora com um toque de aspiracionalidade. Com criatividade e frescor, a marca segue fortalecendo sua presença no verão, celebrando a qualidade e o desejo que despertam a sede do brasileiro.

 

Ficha Técnica:

Agência: WMcCann

Cliente: Grupo Petrópolis

Produto: Itaipava

Nome da campanha: Nova Embalagem + Verão

Time do Cliente: Giulia Faria, Diego Santelices, Camila Felippe, Tomas Lombardi, Evelym Barbosa, Priscila da Fonseca, Stephanie da Silva, Julia Vaz, Thais Miranda e Douglas da Silva

Chairman: Hugo Rodrigues

CEO: Renata Bokel

COO: Carol Escorel

VP executivo e diretor-geral da WMcCann SP: Vitor Lieff

CCO: Dani Ribeiro

ECD: Alessandra Sadock

Direção de Criação: Alessandra Pereira

Diretor de Criação Associado: Marconi Filho e Vinícius Oliveira

Redação: Marconi Filho e Nelson Prado

Direção de Arte: Vinícius Oliveira, Paulo Rodrigues e Tieri Wince

CSO: Agatha Kim

Planejamento: Maurilio Filho e Pedro Hypolito

Diretora-Executiva de Conteúdo: Larissa Magrisso
Diretora de Conteúdo: Raisa Sutecas

Conteúdo: Irys Roque, Ludmilla Lima, Anne Santos

Influenciadores: Kainã Faria, Caio Vaz, Julia Albuquerque, Thiago Guimarães e Joakin Meira.

Diretor(a) de Negócios: Fernanda Duca

Atendimento: Marcia Fernandes, Mayara Nascimento, Henrique Tavares, Rhayna Lebrão e Marina Aguiar

VP de Mídia: Andreia Abud

Diretora de Mídia: Anita Barcellos

Mídia: Mariana Campos, Beatriz Toledo, Angela Pires, Carolina Perez e Guilherme Pavani

VP de Dados & Business Growth: Vitor Miguel

BI: Felipe Borges, Vinícius Hamburgo, Leticia Calumby e Gabriela Lima

Head de Produção: Camila Naito

Produção Integrada: Dani Toda, Tamires Jesus e Isabela Pontes

Produção Gráfica: Maurício Martim, Nereu Marinho e Claudio Costa

Projetos: Erika Casal, Luara Fernandes e Walter Marcelino
Relações Públicas: Kerena Neves e Giulia Camargo

Produtora de Vídeo: Rebolucion

Diretor: Guimo Sartori

Diretor de produto: Guimo Sartori e Nes Buzzalino

Diretor de digital: Guimo Sartori e Lucas Raion

Produtor Executivo: Ciro Cesar Silva

Producer: Mariana Khuri e Lúcio Sulzbach

Chefe de produção: Alexandre Mancen

Line Producer: Maribê

Line Producer Digital: Maribê e Carla Cerviño

Coordenação Produção: Adriana Nóbrega, Érika Andrade, Sarah Moura

Ass. Produção: Bruna Guerra

Ass. De Atendimento: Erika Castro

1   AD: Filipe Francisquini

2   AD: Mauricio Zattoni e Lis Schwabacher

Direção de Produção: Claudia Reis e Vanessa Paraguassú

Produtor de Locação: Daniella da Silva Almeida Produtor de Elenco: Delmário De Souza

Diretora de Arte: Karla Salvoni

Produtora de Arte; Jayne Souza Sales

Prod. Objetos: Sandra Maria R. Leite

Figurino: Siomara Caico

Maquiagem: Tatiane Oliveira

Diretor de Fotografia: Flávio Zangrandi

1   AC: Fernando Ribeiro Lázaro Francisco

2   AC: Vinicius Gabriel, Ricardo Pedro, Marcus Fabio.

DIT: Marcelo Krowczuk e Rafael Menezes

Chefe de Elétrica: Jucelino Nunes e Noberto Becares

Chefe de Maquinária: Genivalda Maia Coordenador de Pós: Fernando de Souza Montador: Victor Cohen

Montador Digital: Giancarlo Oliveira Correção de Cor: Bleach

Finalização: Butterfly

Finalizador: Rui Fontes

Produtora de Som: Comando S Audio

Diretor de Música: Serginho Rezende

Produção de Música: Lucas Rezende

Finalização: Equipe Comando S

Atendimento: Elis Pedroso, Andrea Barreto e Paulo Galvão

EQUIPE IVETE SANGALO

Assessoria: Ana Aschenbach – Perfexx
Imagem: Gisele Maahs
Make: Markito Costa
Stylist: Marcos Gurgel

EQUIPE ALVARO
Igor Beltrão – Assessor
Andrew Pereira – Assessor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *