Domingo de sol, muitos turistas e capixabas na praia de Itapuã e uma bela ação de verão da Rádio Jovem Pan Vitória, com uma mega equipe, bem articulada e bem treinada. Várias atividades para os banhistas e passantes e quem lá aparecesse pra se divertir e ainda levar um brinde pra casa. O locutor chamava a galera pra participar e dava o tom das brincadeiras e promoções. E várias marcas em destaques em banners e em toda área demarcada para as atividades. Assinaram como parceiros das ações, a Óticas Paris, BYD Vitória Motors, Shopping Vitória, ES Gás, Banestes, Zé Coxinha, Galwan e Sicredi. As ações são coordenadas pelo setor de promoção, eventos e projetos especiais sob o comando de Thiago Cometti. Na próxima semana divulgaremos o local onde a equipe de Pan estará com nova ação de verão.
Seara realiza “Cozinha de Vidro” no Shopping Nova América (RJ) – Após mistério nas redes sociais, a Seara revelou na sexta-feira, dia 10 de janeiro, a grande surpresa preparada para o público no Shopping Nova América (RJ), a Cozinha de Vidro Seara. O espaço, criado pela marca em parceria com a WMcCANN, que também assina a estratégia da marca no BBB 25 ao lado da NOIZE, servirá como um estúdio para gravação de conteúdos, com presença de convidados especiais participando de atividades e dinâmicas, além de ser aberto para visitação com espaço Instagramável e experimentações de produtos Seara entre os dias 12 a 15 de janeiro.
Espaço interativo terá como anfitriões a influenciadora e ex-BBB Rafa Kalimann e o Che Claude Troisgros – Nos dias 10 e 11, a Cozinha de Vidro contou com dinâmicas que envolveram um time de influenciadores como a ex-BBB Amanda Meireles, a ex-BBB e apresentadora Flavia Viana, além do Cozinheiro Tommy e Chef Ju Lima. Em duplas, eles participarão de atividades comandadas pelos anfitriões do espaço, Rafa Kalimann e Chef Claude Troisgros. Já de 12 a 15 de janeiro, o espaço ficará disponível para entrada e visitação do público e ainda contará com a participação de influenciadores que aparecerão de surpresa, como Sabrina Sato.
Cozinha estará aberta para acompanhamento até dia 15 de janeiro – “Na Seara buscamos estar sempre mais próximos do nosso consumidor e por isso patrocinamos grandes projetos que nos colocam cada vez mais em contato com eles, com é o caso do BBB. Para começar o ano, estamos inaugurando a Cozinha de Vidro num grande shopping no Rio de Janeiro, como mais uma forma de inovar, surpreender e de estarmos juntos dos fãs marca. É mais uma oportunidade para apresentar o grande portfólio dos nossos produtos, as inovações, e nos conectar com os nossos consumidores”, explica Tannia Fukuda Bruno, Diretora de Marketing da Seara. Para conferir a programação da Cozinha de Vidro e ficar por dentro de todos os conteúdos, acompanhe as redes da Seara Brasil no X e TikTok (@seara_brasil) e no Instagram (@searabrasil).
Texaco amplia patrocínio ao futebol do Flamengo – A Texaco, uma das marcas mais tradicionais de lubrificantes e graxas do país, renovou o contrato de patrocínio ao futebol do Flamengo até 2026. A parceria iniciada em 2023 com o patrocínio ao futebol profissional masculino, será ampliada também para as categorias do futebol Sub-20 masculino e profissional feminino. A outra novidade é que a marca estará estampada no uniforme de jogo do futebol masculino profissional e sub-20, e no profissional feminino pelos próximos dois anos (2025 e 2026) dentro dos números das camisas. A logomarca da Texaco já estará aplicada no uniforme de jogo na estreia do Campeonato Carioca, no domingo, dia 12, contra o Boavista, na Arena Batistão, em Aracaju (SE). A marca, que já tinha seu logo nas camisas de aquecimento e treino do futebol masculino, e desde setembro de 2024, também patrocina o time de vôlei feminino SESC RJ Flamengo do técnico Bernardinho, agora amplia seu patrocínio a outras categorias em busca de expandir o apoio e incentivo ao esporte nacional.
Parceria rubro-negra – Além da entrada na camisa de jogo, a Texaco renovará a chancela de “Patrocinador Oficial do Flamengo”, com exclusividade no segmento, e direito de uso da marca CRF e imagem coletiva dos atletas do Futebol Masculino Profissional, Futebol Masculino Base Sub-20, Futebol Feminino Profissional. A marca da Texaco também será aplicada nos backdrops do Futebol Masculino Profissional e Futebol Masculino Sub-20, além de ser mantida nos uniformes de treino e de aquecimento, nas placas de campo no Centro de Treinamento (CT) George Helal e Campo de Base Futebol Masculino Sub-20. Na FLATV, a Texaco manterá o naming rights no Programa de Carona com Smigol e terá publicidade nas transmissões dos jogos do Futebol Sub20 Masculino. “Consideramos que esta é uma parceria vencedora desde o seu início, em 2023, e ampliar o patrocínio ao Flamengo no futebol, e apoiar outras modalidades como o vôlei feminino, só reforça o compromisso da Texaco com o desenvolvimento e fortalecimento do esporte nacional. Assim como o Flamengo, a Texaco é uma marca de muita tradição e desejamos fortalecer a parceria com a nação rubro-negra”, afirma Marcos Moura, diretor de marketing da ICONIC, detentora da marca Texaco no Brasil.
A Texaco tem presença histórica no esporte, com forte atuação no automobilismo mundial e nacional, e presente há mais de 10 anos na Stock Car Pro Series, a principal categoria de automobilismo do país, com a equipe Texaco Racing. Junto do patrocínio ao futebol e vôlei, a marca se posiciona apoiando alguns dos esportes mais consumidos pelos brasileiros. Marcos Senna, diretor de Marketing do Flamengo, comentou sobre a nova parceria. “Estamos muito felizes com a expansão deste contrato. A Texaco já era nossa parceira, e essa ampliação fortalece ainda mais uma união de tradição e paixão que vai além do campo. Reafirmamos nosso compromisso de tornar o Flamengo mais forte. Juntos, seguimos em busca de novas conquistas!”.
Comércio exterior capixaba fecha 2024 com movimentação de 24,58 bilhões de dólares – uma boa notícia para o comércio exterior capixaba: o crescimento nas exportações e importações fizeram com que o Espírito Santo fechasse 2024 com a movimentação de 24,58 bilhões de dólares, um crescimento de 27,1% em relação a 2023 (19,34 bilhões). As exportações aumentaram de 9,53 bilhões de dólares em 2023 para 10,71 bilhões de dólares em 2024, sendo 1,18 bilhões de dólares a mais, crescimento de 12,4%. As importações também apresentaram superávit expressivo, passando de 9,81 bilhões de dólares em 2023 para 13,88 bilhões de dólares em 2024, totalizando um aumento de 41%. As análises são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com base nos dados do Comex Stat, sistema oficial para extração das estatísticas do comércio exterior brasileiro de bens.
Outra grande novidade para o setor é que o Espírito Santo apresentou uma movimentação total de 1,86 bilhão de dólares em dezembro de 2024, sendo 938,5 milhões de dólares em exportações e 917 milhões de dólares em importações, o que resultou em um saldo comercial positivo de 21,5 milhões de dólares. Com isso, o estado encerrou o mês com superávit em sua balança comercial pela primeira vez no ano. Para a coordenadora de pesquisa do Observatório do Comércio, o Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio, o saldo positivo vai além do simples equilíbrio entre exportações e importações, refletindo a competitividade do estado no mercado global, com impacto positivo de diferentes setores da economia. “O saldo da balança comercial reverteu um déficit de 256,2 milhões de dólares em dezembro de 2023 para um superávit de 21,5 milhões de dólares no mesmo mês de 2024. Esse marco reflete o crescimento das exportações, que superaram as importações pela primeira vez no ano de 2024, sendo consequência de um esforço conjunto entre o setor produtivo e políticas que favoreceram o comércio exterior, como melhorias logísticas e incentivos fiscais. Também é um reflexo do fortalecimento da economia estadual e da maior capacidade nas operações comerciais internacionais”, ressaltou Ana Carolina Júlio.
As exportações passaram de 880 milhões de dólares em dezembro de 2023 para 938,5 milhões de dólares no mesmo mês de 2024, apresentando um crescimento de 6,65%. Já as importações caíram de 1,14 bilhão de dólares em dezembro de 2023 para 917 milhões de dólares no mesmo período de 2024, representando uma queda de 19,3%. Já a movimentação total do comércio exterior caiu 7,97%, de 2,02 bilhões de dólares em dezembro de 2023 para 1,86 bilhão de dólares no mesmo mês de 2024. “Embora a diminuição da movimentação possa indicar uma desaceleração geral no volume de negócios, a melhoria no saldo comercial aponta para uma maior eficiência do comércio exterior do estado”, frisou a coordenadora do Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Julio.
O crédito é de Jove Fagundes.
Produtos em destaque – O principal destaque na exportação de dezembro foi o minério de ferro e seus concentrados, que liderou a pauta com 231,9 milhões de dólares, representando 24,71% do total exportado no mês. O café não torrado ocupou a segunda posição, com 171,6 milhões de dólares e uma participação de 18,29%. Além disso, produtos semiacabados, lingotes e outras formas primárias de ferro ou aço tiveram um desempenho expressivo, somando 129,9 milhões de dólares (13,85%). A celulose também se destacou, alcançando 102,6 milhões de dólares (10,93%). No mês, os produtos importados totalizaram mais de 918 milhões de dólares, com destaque para itens de alto valor agregado e relevância estratégica para a economia local e nacional. O principal item importado foram aeronaves e outros equipamentos relacionados, que somaram 186,2 milhões de dólares, representando 20,31% do total.
Além disso, veículos para transporte de mercadorias e usos especiais, que totalizaram 132,9 milhões de dólares (14,49%), destacam-se pelo apoio ao setor de transporte de cargas e logística, importantes para um estado que serve como porta de entrada e saída de produtos no Brasil. “As importações de dezembro evidenciam o papel do Espírito Santo como um hub econômico dinâmico, que alia as demandas internas com conexões globais. A pauta importadora do estado reflete uma combinação de itens de alta tecnologia, matérias-primas estratégicas e produtos de consumo que suportam o crescimento econômico e o desenvolvimento industrial, enquanto reforçam a posição do Espírito Santo na cadeia de valor global”, afirmou Ana Carolina Júlio. A pesquisa completa, com os dados detalhados, pode ser acessada no site https://portaldocomercio-es.com.br.
Braze se consolida no Brasil e oferece novidades para o engajamento do cliente – A Braze, plataforma líder em engajamento de clientes, terminou o ano com grandes notícias. Como parte de sua expansão global, a empresa focou esforços na América Latina e, em 2024, abriu seu primeiro escritório na cidade de São Paulo. Durante o ano, a Braze se moveu rapidamente para estabelecer uma presença forte no Brasil, contratando executivos-chave, participando e organizando eventos relevantes, entregando inovações contínuas em seus produtos e reforçando seu compromisso com o mercado local. Essas iniciativas demonstram o empenho da empresa em atender às demandas específicas da região e consolidar sua posição como líder em engajamento de clientes.
Contratações a todo vapor – Além de ter anunciado a contratação de dois executivos de destaque, como Rene Lima, Vice-Presidente de Vendas e ex-Salesforce, e Raquel Braga, Diretora de Marketing, ex-Zendesk, a empresa continua atrás de talentos ao manter seu crescimento nas áreas de Engenharia, Suporte Técnico, Marketing, Vendas, Sucesso do Cliente, Pessoas e Serviços Profissionais. Em 2024, a marca também esteve presente nos principais eventos do mercado: Web Summit Rio, que contou com a presença do Presidente Myles Kleeger, MAMA São Paulo, Fórum eCommerce Brasil, Digitalks e CMO Summit.
City X City São Paulo – Em outubro, a Braze trouxe para o Brasil um de seus principais eventos, o City X City. “Realizar um evento proprietário no Brasil pela primeira vez foi um marco significativo para a Braze, demonstrando seu comprometimento com o mercado local e seu reconhecimento em relação à importância estratégica da região. Essa iniciativa ofereceu uma oportunidade única para se conectar diretamente com clientes, parceiros e stakeholders locais, promovendo um diálogo mais próximo e relevante. Contamos com a vinda do fundador da Braze, Bill Magnuson, além de outros profissionais de renome, gerando insights valiosos sobre o mercado de marketing e tendências no Brasil”, explica Raquel Braga, responsável pela curadoria da primeira edição.
O que está por vir – Com mais de 10 anos de inovação contínua em Inteligência Artificial, a Braze oferece uma gama de recursos de sua solução BrazeAI™ para ajudar os profissionais de marketing a experimentar e criar experiências para os clientes de forma mais rápida e eficaz. A mais nova inovação da empresa, intitulada Project Catalyst (Beta planejado para o primeiro semestre do ano fiscal de 2026), é um agente que reúne investimentos em todo o espectro BrazeAI™ para ajudar os profissionais de marketing a criar e descobrir a melhor experiência para cada consumidor individualmente.
Como o Project Catalyst funciona – os profissionais de marketing fornecem diretrizes de alto nível para jornadas, conteúdo, itens e incentivos, e especificam um público-alvo e um objetivo. O agente então gera centenas de variantes para cada componente dessa experiência—o assunto, o tom da mensagem, as várias ofertas disponíveis, a mistura de canais, o melhor momento e mais. Ele combina o melhor de cada componente para criar uma experiência individual e única para cada consumidor. Os profissionais de marketing que utilizam o Project Catalyst se beneficiam da tecnologia integrada da Braze, combinando suas ricas integrações de dados, processador de fluxo em tempo real e arquitetura multicanal para criar experiências relevantes em uma variedade de pontos de contato digitais. Além disso, os profissionais de marketing podem combinar capacidades entre o Project Catalyst e o Braze Canvas, uma solução de orquestração de jornadas sem código, para unir experiências feitas à mão com escala gerada por máquina.
‘ROCK IN RIO 40 ANOS – O MUSICAL’ – Até dia 23 de fevereiro na Cidade das Artes – Em 11 de janeiro de 1985, os portões do Rock in Rio se abriram pela primeira vez, dando início ao evento que marcaria gerações e mudaria para sempre os rumos da música e do mercado de entretenimento brasileiro. Quatro décadas se passaram e, no exato aniversário de 40 anos deste dia, sábado, dia 11 de janeiro de 2025, um espetáculo de teatro musical inédito estreia para celebrar o maior festival de música e entretenimento do mundo e o legado de seu idealizador, Roberto Medina. Criado pela dupla Charles Möeller & Claudio Botelho e com trilha sonora e supervisão musical de Zé Ricardo, ‘Rock in Rio 40 anos – O Musical’ chega ao palco da Cidade das Artes em formato de superprodução, com 30 atores no elenco e banda de nove músicos liderados pelo maestro Marcelo Castro. O espetáculo é apresentado pela Ipiranga através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
‘São muitas histórias que fizeram e fazem parte das nossas vidas e de tantos fãs. Materializar isso em um formato Broadway será emocionante, ainda mais com uma produção 100% brasileira e pelas mãos dos talentosos Charles e Claudio. A Cidade do Rock deixa saudades e revisitar tudo isso começando no dia em que marcamos 40 anos no calendário vai, sem dúvida, mexer com os corações’, diz Roberto Medina, presidente da Rock World, empresa que criou, organiza e produz o Rock in Rio e o The Town. Parceira do Rock in Rio Brasil há mais de 10 edições, a Ipiranga compartilha a missão de unir apaixonados pela música, proporcionar experiências inesquecíveis e realizar ações positivas que completam a vida dos brasileiros. Como patrocinadora master do musical, a Ipiranga está contribuindo para a realização de ações sociais atreladas ao espetáculo, que beneficiarão cerca de 4 mil pessoas com oficinas, workshops e distribuição de ingressos, incluindo jovens da Escola de Música da Rocinha, projeto apoiado pela Ipiranga.
“A Ipiranga e o Rock in Rio têm uma história incrível juntos. É uma grande alegria patrocinar um projeto tão especial, que não apenas celebra a música e a cultura brasileira, mas também reforça o nosso compromisso como parceiro de jornada em todos os momentos. A música e a educação, juntas, podem causar um impacto positivo e fazer a diferença na vida de muitas pessoas”, afirma Bárbara Miranda, vice-presidente de Marketing e Desenvolvimento de Negócios da Ipiranga. Nos últimos anos, a aproximação de Roberto Medina com Möeller & Botelho resultou em três espetáculos que foram apresentados durante as duas últimas edições do Rock in Rio e na estreia do The Town: ‘Uirapuru’ (2022), ‘The Town, O Musical’ (2023) e ‘Sonhos, Lama e Rock’n’roll’ (2024), que ocuparam espaços especialmente construídos para as montagens dentro dos festivais.
Um sonho impossível? – ‘Rock in Rio 40 anos – O Musical’ se passa justamente nos últimos meses de 1984 e naqueles primeiros dias no ano seguinte. Enquanto o Brasil experimentava uma série de transformações políticas e sociais, Medina comandava uma equipe que perseguia o sonho – praticamente impossível – de realizar um festival de rock de proporções gigantescas em um País ainda fora do grande circuito de shows internacionais. Os obstáculos eram intermináveis: da negativa de centenas de patrocinadores e artistas até o local onde o evento se instalou: um terreno pantanoso e em declive na então inóspita região de Jacarepaguá.
Por trás do palco – O foco da história é justamente nos bastidores, em uma verdadeira celebração de todos aqueles que trabalham para fazer um espetáculo acontecer e ficam invisíveis por trás dos palcos. Ao contar a história de Medina e de toda a equipe que tornou aquele sonho real, Charles Möeller, que também assina o texto, pretende homenagear os trabalhadores que doam as suas vidas para que o show aconteça: ‘Não vamos contar o que se passou nos palcos, isso já está documentado, todo mundo já sabe dos muitos e lendários shows que estiveram no Rock in Rio. O nosso musical vai justamente olhar para o backstage, para pessoas que abdicam das suas vidas e suas famílias por meses para fazer o evento acontecer. O empenho dessas pessoas em 1984 mudou completamente a História. Todos nós, que criamos e produzimos entretenimento no Brasil, devemos muito ao Roberto e a sua enorme capacidade de enfrentar os desafios para colocar um sonho de pé’, reflete Charles, que chegou à versão final do texto após uma minuciosa e intensa pesquisa sobre a época e todas as canções que já passaram pelo Festival.
Quatro décadas de hits atemporais – O desafio para a seleção musical do espetáculo era imenso. Ainda que a história se concentre na década de 80, a trilha sonora conta com músicas que já estiveram em todas as edições do Rock in Rio, incluindo a última, em setembro de 2024. ‘Era uma playlist infinita com a qual eu e o Zé Ricardo nos deparamos. Afinal, são quarenta anos e onze edições. Eu nunca quis ficar criando cena para uma canção famosa entrar. Os números musicais são complementares aos diálogos. Às vezes usamos uma frase somente ou uma estrofe ou mesmo só um instrumental para dar a intenção de um acontecimento’, conta Charles.
Entre os números musicais, estão hits internacionais – ‘Live and Let Die’ (Guns and Roses), ‘We Will Rock You’ (Queen), ‘Viva la Vida’ (Coldplay), ‘Firework’ (Katy Perry) e ‘Crazy in Love’ (Beyoncé) – ao lado de sucessos brasileiros, como ‘Alagados’ (Paralamas do Sucesso), ‘A Queda’ (Gloria Groove), ‘Vou Deixar’ (Skank), ‘Rádio Blá’ (Lobão) e ‘América do Sul’ (Ney Matogrosso). Este verdadeiro caleidoscópio musical embala a dramaturgia, através da história contada pelo ponto de vista de Elizabeth (Bel Kutner), testemunha de toda a odisseia que foi a produção do primeiro Rock in Rio. Nas suas memórias, ela relembra o passado através de um grande flashback em que se vê como uma jovem (Malu Rodrigues) recém-chegada na agência de publicidade de Roberto Medina (Rodrigo Pandolfo). Enquanto disputa uma vaga na agência com João (Beto Sargentelli), ela se depara com um momento único na história da indústria do entretenimento. O elenco conta ainda com uma outros conhecidos nomes do teatro musical brasileiro, como André Dias, Gottsha e Bruno Narchi. Na foto, Gottsha, Bruno Narchi, Yara Charry (em pé) André Dias, Bel Kutner, Rodrigo Pandolfo, Malu Rodrigues e Beto Sargentelli (sentados).
.Histórias de pioneirismo – ‘Rock in Rio 40 anos – O Musical’ é o 50º espetáculo criado por Charles Möeller & Claudio Botelho, um número surpreendente para o cenário nacional. Desbravadores da cena musical brasileira nas últimas quatro décadas, eles emendaram três grandes sucessos populares após a pandemia, com ‘Mamma Mia!’ (2023), ‘O Jovem Frankenstein’ (2023) e ‘A Noviça Rebelde’ (2024), em montagem que bateu recordes de público e completou cem mil espectadores já no segundo mês de temporada. ‘Quando começamos, ninguém acreditava na existência de um mercado para teatro musical, assim como não tínhamos técnicos e artistas especializados. Hoje temos todas as condições para fazer um espetáculo com as proporções deste novo musical. Ao pesquisar e estudar a história de pioneirismo do Roberto Medina, também percebi como ele sempre foi uma inspiração. Se estamos aqui hoje é porque ele abriu portas lá atrás e nos deixou sonhar com o impossível’, conta Charles, que incluiu no roteiro justamente um número com a canção ‘Sonho Impossível’ (do musical ‘Dom Quixote de La Mancha’). Afinal, como diz a canção-tema do Rock in Rio, criada por Eduardo Souto Neto e Nelson Wellington, que também está no roteiro: e ‘se a vida começasse agora e o mundo fosse nosso outra vez? Se a gente não parasse mais de cantar e sonhar’? O espetáculo fica em cartaz até dia 23 de fevereiro, com apresentações nas quintas e sextas-feiras, às 20h. Aos sábados e domingos, duas apresentações às 15h e 19h. Duração: 120 minutos. Classificação indicativa: livre. Ingressos no site https://bileto.sympla.com.br/event/100618
FICHA TÉCNICA
Texto e Direção geral: Charles Möeller
Direção artística: Claudio Botelho
Trilha sonora e Supervisão musical: Zé Ricardo
Direção musical: Marcelo Castro
ELENCO
Rodrigo Pandolfo (Roberto Medina), Malu Rodrigues (Beth), Bel Kutner (Elizabeth), Gottsha (Dora), Beto Sargentelli (João), André Dias (D. Quixote / Oscar), Bruno Narchi (Luiz), Yara Charry, Cezar Rocafi, Leonam Moraes, Mariana Grandi, Marianna Alexandre, Murilo Armacollo, Vinicius Cafe, Yas Fiorelo, Amaury Soares, Andreina Szoboszlai, Andressa Secchin, Caio Nery, Cesar Viggiani, Cristiano Prado, Felipe Souza, Gabi Monte, Gabriel Querino, Henrique Reinesch, Karine Bonifácio, Mavi Carpin, Roberto Justino e Vinicius Cosant.
Cenografia: Ana Biavaschi
Coreografia: Mariana Barros
Figurinos: Fabio Namatame
Design de cabelo e maquiagem: Feliciano San Roman
Design de som: André Breda
Iluminação: Paulo César Medeiros
Casting: Marcela Altberg
Coordenadora do Projeto: Sheila Aragão
Direção de produção: Carla Reis
Coordenação Artística: Tina Salles
Um espetáculo de Charles Möeller & Claudio Botelho
Realização: Dom Cultural, Moellr & Botelho
Agradecimentos especiais: Roberto Medina e equipe Rock in Rio