Nasce em Recife o poderoso Grupo Duca – Pelas mãos do publicitário Queiroz Filho, da agência Ampla Comunicação, com unidades em Recife e Vitória, veio o anuncio um novo negócio. O Grupo Duca é uma holding que será formada pelas duas unidades da Ampla e pela BG9. A BG9 é uma das novidades do negócio. A agência nasce da união entre a velha conhecida Gruponove, que já tem 42 anos de história em Pernambuco, e a jovem e criativa Plano B. O Grupo Duca já começa movimentando 300 milhões de reais por ano em investimentos em comunicação, com mais de 50 clientes. Além da associação das agências, o grupo também vai contar com uma parceria estratégica com Silvio Meira e Teco Sodre, da Sodet, para criar negócios baseados em inovação e tecnologia. Abaixo vamos conhecer um pouco mais do grupo e das agências envolvidas no negócio.
Holding nasce como o maior negócio de propaganda, comunicação e inovação do Norte e Nordeste – Enquanto a crise está assustando algumas empresas, a Ampla e a Plano B, lideradas pelo publicitário Queiroz Filho, que uniu criatividade, inovação e veia empreendedora para criar o maior negócio da área de publicidade e comunicação do Norte e Nordeste. A holding Duca já nasce com as duas maiores agências de publicidade de Pernambuco – Ampla e BG9 –, além de negócios e parcerias na área de inovação e tecnologia. O grupo começa movimentando 300 milhões de reais em investimentos em comunicação e pretende dobrar esse número até 2020. “O nosso negócio forma-se a partir da união de talentos e marcas consagradas. Um grupo que terá não apenas a Ampla como empresa, mas também uma série de outras operações com foco em comunicação, tecnologia e inovação”, afirma Queiroz Filho, CEO do Grupo Duca.
A união de duas gigantes do nordeste – A ideia do novo negócio criado pelo publicitário é ganhar escala, unindo talentos para oferecer melhores serviços aos clientes, mas também fomentar o mercado local. “A Ampla, em seus quase 40 anos de história, liderou quase todas as grandes transformações do mercado local e foi pioneira na implantação de novas expertises e novas tecnologias. É uma agência, que além de crescer com seus próprios clientes, ajudou todo o mercado publicitário nordestino também a crescer”, afirma Queiroz Filho. A novidade é a união entre a agência Gruponove, tradicional concorrente da Ampla, com a Plano B. Juntas, as agências passam a ser chamada de BG9. “Somamos a história da Gruponove que vem dividindo com a Ampla o espaço de agência mais premiada e respeitada do mercado pernambucano, com uma das mais jovens, criativas e bem-sucedidas agências atualmente, que é a Plano B”, conclui Queiroz Filho.
Casamento perfeito com DNA criativo – Para a Gruponove, o novo negócio faz parte do processo de transformação de sucessão e renovação que a agência estava buscando. “Ninguém chega aos 42 anos de existência sólida gratuitamente. Sempre tivemos a capacidade de nos reinventarmos e sermos ousados. Agora, encontramos o casamento perfeito com essa união com a Plano B, juntando DNA criativo com qualidade de entrega, planejamento e reputação de imersão no cliente, características naturais às duas agências”, afirma Cecília Freitas, que irá dividir a presidência da BG9 com Toni Ferreira. Para Toni Ferreira, a criação da BG9, além de garantir uma maior visão de futuro, vai garantir também maior longevidade dos negócios. “Nos unimos a uma das mais respeitadas agências do mercado. Temos em comum valores éticos, que nos aproxima. Uma união que só vai somar, juntando os melhores profissionais do mercado, criamos um dream team”, diz Toni Ferreira. Na foto, Toni Ferreira e Cecília Freitas, co-presidentes da nova agência BG9, Queiroz Filho, CEO do Grupo Duca, Aguinaldo Viriato e Manuel Cavalcanti, co-presidentes da Ampla.
Parcerias para ampliar negócios – No novo modelo de negócios do Grupo Duca, também faz parte a criação de parcerias estratégicas para inovar nos negócios para os clientes. A primeira empresa a trabalhar junto com o Duca será a Sodet, criada por Silvio Meira e Teco Sodré no Porto Digital. A Sodet é uma consultoria que propõe a conexão entre negócios, tecnologia e pessoas. A empresa conta com um time formado por profissionais de variadas áreas – Negócios, Tecnologia Social, Design Thinking, Redes Sociais, Empreendedorismo, Usabilidade e Visual Thinking. A Sodet é responsável por estruturar e desenvolver ambientes e plataformas digitais de algumas das marcas mais conhecidas do Brasil: como FIAT, Votorantim, Grupo SONAE Brasil, JEEP e Embraer. “A SODET tem muito prazer de se tornar um parceiro estratégico do Grupo Duca logo no seu lançamento. Fazemos parte da IKEWAI, um grupo de inovação e novos negócios, onde temos os mesmos genes do Grupo Duca. Os mercados Nordestino e do Espírito Santo ainda têm muito para crescer com novas oportunidades digitais criadas com esta parceria”, afirma Teco Sodré, CEO da SODET. Na foto, Queiroz Filho, Silvio Meira e Teco Sodré, sócios da Sodet.
Negócio arrojado, moderno e competitivo – “Hoje, estamos lançando um novo modelo de negócio que segue o que há de mais moderno e competitivo, não só no mercado de propaganda mundial, como é o caso de empresas como WPP, Omnicom, Publicis e Grupo ABC, mas também em outros segmentos, como INbev, BRfoods e o grupo JCPM. Um modelo que respeita a individualidade de cada empresa do grupo, inclusive, sendo estimulada a concorrência entre elas”, explica Queiroz Filho. Para o executivo, o novo modelo trará uma série de ganhos operacionais para os clientes e para o próprio mercado Publicitário, uma vez que a empresa continuará no papel de contribuir para o crescimento do setor em toda a Região. “Confiamos que a união das experiências de publicitários, designers e tecnologia poderemos criar novos negócios inovadores de crescimento empreendedor junto a grandes marcas dos nossos clientes”.
Foco na inovação: DUCA Innovation Labs – Outra novidade do Grupo Duca é o Duca Innovation Labs. A iniciativa tem o objetivo de criar, estudar e desenvolver novas tecnologias, novos formatos e colaborações para ajudar as marcas e empresas a fazerem novos e melhores negócios em seus mercados. “O Duca Innovation Labs será desafiado constantemente pelas empresas da holding e pelos clientes na busca constante de novas oportunidades de negócios, novos mercados e na construção de novas empresas e de estratégias colaborativas”, afirma Queiroz Filho. O Duca Innovation Labs tem a missão de trazer o futuro para o presente com iniciativas internas buscando talentos inovadores e empreendedores para a criação e lançamento de novos produtos e novos negócios,ao mesmo tempo em que desenvolve e opera redes de inovação e empreendedorismo com grandes empresas de tecnologia, startups e instituições de pesquisa. “Acreditamos na inovação como fonte de negócios e resultados para a operação dos nossos clientes”, diz Queiroz Filho. Na foto, Silvio Meira, sócio da Sodet e referência em inovação e Queiroz Filho falando sobre o Duca Innovation Labs.
Grupo Duca: criando um novo modelo de negócios –O Grupo Duca é formado por 10 acionistas (veja lista abaixo). A Holding funcionará no 28º andar do Empresarial Rio Mar Trade Center. A empresa irá seguir os modernos padrões do empreendimento, com uma estrutura sofisticada e totalmente preparada para servir e gerir todas as operações do Grupo. A Holding terá a liderança de Queiroz Filho, como CEO, e Daniel Queiroz, como COO. Juntos, os publicitários vão liderar uma equipe multidiciplinar de 25 pessoas especializadas em gestão empresarial para o suporte das operações. A empresa irá contar com controladoria, gestão de pessoas e criará novos processos de gestão inovadores. “O novo modelo de atuação tem o objetivo de permitir que cada braço operacional do grupo foque 100% na sua atividade fim sem perder de vista a evolução constante de seus processos e desenvolvimento profissional da equipe a fim dos melhores resultados para os seus clientes”, afirma Daniel Queiroz, COO do Grupo Duca.
Os acionistas do Grupo Duca – De imediato, e mais uma vez inovando no mercado Publicitário, a holding irá centralizar todas as negociações com fornecedores que prestarão serviço para as operações do Grupo. “Dessa forma esperamos melhorar a condição comercial de todos os serviços que contratamos para os nossos clientes sem perder o cuidado e respeito da relação comercial transparente e de compromisso com os nossos fornecedores”, diz Daniel Queiroz. “Além de tudo que estamos anunciando, muitas outras novidades virão pela frente. Já estamos em negociação com outras empresas do segmento em São Paulo, e outros estados do Nordeste”, conta Queiroz Filho. A seguir, quem são os acionistas do Grupo Duca: Queiroz Filho, Cristina Queiroz, Daniel Queiroz, Aguinaldo Viriato, Manuel Cavalcanti, Nilson Samico, Alessandra Pires, Toni Ferreira, Matheus Asfora e João Souza Leão. Na foto, os lideres do Grupo Duca.
O nascimento da BG9 – Gruponove e Plano B – A BG9 nasceu de uma necessidade de expansão da Gruponove e Plano B. As duas agências já trabalhavam em seus projetos individuais de renovação e sucessão, no caso da Gruponove, e de crescimento da Plano B. “A Plano B era uma espécie de boutique criativa e foi ganhando reconhecimento do mercado e crescendo. Queríamos ganhar musculatura para ousar ainda mais”, afirma Toni Ferreira. Com o novo negócio, a Gruponove concretiza o processo de sucessão da empresa. “Estamos liderando um processo de inovação do mercado, com um modelo de negócio moderno e competitivo, respeitando a individualidade de cada uma das empresas e ganhando escala para atendermos melhor os nossos clientes”, explica Cecília Freitas.
A nova agência BG9 nasce robusta – A BG9 começa com 60 profissionais e mantém clientes como Raymundo da Fonte, com as marcas Brilux e Sonho, Shopping Rio Mar, Prosegur, Pernambuco Construtora, Diário de Pernambuco, Aqui PE, TV e Rádio Clube Newsedan, AACD, Johnson & Johnson, BIC, Mondelez, com Clube Social, Lacta, Bis, Sonho de Valsa e Trident, Tim Nordeste, Governo de Alagoas, Prefeitura do Recife e Shopping Guararapes. Cecília Freitas e Toni Ferreira dividem a presidência da agência. Como vice-presidente fica Giovanni Di Carli. João Souza Leão será diretor de contas. Matheus Asfora e Danilo Portela lideram o time de criação. Anamaria Maçães e Isabela Antunes, lideram grupos de contas e equipes dedicadas ao atendimento, mídia e produção, e Eduardo Breckenfeld será o responsável pelo planejamento. A BG9 funcionará na casa em que funcionava a Gruponove, mas que será totalmente remodelada. As obras serão iniciadas a partir desta semana para receber a nova agência, que contará com um modelo mais moderno de gestão, funcionando de forma mais horizontal, com os sócios da agência participando diretamente no dia a dia de cada um dos clientes.
A nova Ampla Comunicação em Recife – Com a saída de Queiroz Filho e Daniel Queiroz da operação diária da Ampla, Manuel Cavalcanti, antigo VP de Criação, e Aguinaldo Viriato, VP Executivo, assumem a Presidência da agência pernambucana, em sistema compartilhado. Cristina Queiroz continua na Vice-Presidência, Alessandra Pires passará a ser a Diretora de Contas e Nilson Samico continuará na Direção de Mídia. Entre os clientes da agência em Pernambuco, estão Baterias Moura, CDL, Claro, Ferreira Costa, Fiat regional, Jornal do Commercio, Odebrechet, P&G, Pitú, Rede Globo, Sebrae, Secretaria de Turismo do Recife, Shopping Recife, Supermercado Arco-mix, TGI, Vitarela e as contas sociais Imip, Área Social, Instituto Constelação e Instituto Moura Conceição.
Atuação da agência no Espírito Santo não muda – Na Ampla ES, Denise Botelho continua como Diretora Geral, tendo como principais lideranças, André Muhler como Diretor de Criação, Marla Oliveira como Gestora de Contas e Mariana Lelis como Gestora Operacional. Entre os clientes, Lorenge, Unimed Vitória, Fortlev, Vale, Governo do Espirito Santo, Prefeitura da Serra, IBEF-ES e o Convento da Penha como conta social. Atualmente, a Ampla conta, no total, com 160 profissionais. Nos últimos anos, a agência veio se preparando para este momento. O modelo de gestão implantada e a cultura empresarial internalizada nas principais lideranças e na equipe permite que tudo tenha sequência e evolução constante. “A gestão da Ampla já é profissionalizada faz tempo, com compartilhamento, transparência e um modelo conjunto dividido com as principais lideranças. Tudo já funciona em sinergia e com uma atenção constante na gestão dos processos e da entrega final para os clientes”, explica Daniel Queiroz.