2016 vai ser Duca ! – Com essa frase o empresário e hoje CEO do Grupo DUCA, Queiroz Filho, encerrou as falas no almoço de confraternização do Grupo, na semana passada, no Aleixo, quando recebeu junto com a equipe que dirige a Ampla Comunicação no Espírito Santo e mais executivos da Ampla de Recife e da Sodet, clientes da agência, amigos, veículos de comunicação, ocasião oportuna para falar aos presentes sobre como se deu a criação e formação do Grupo DUCA. Na saída, todos foram presenteados com o já famoso e tradicional “bolo de rolo”, o livro do “Seo Queiroz” e o exemplar da revista Marketing, em que Queiroz Filho está no Hall da Fama. Nas fotos, registros dos presentes ao almoço do Grupo Duca.
Um pouco da história de como nasceu o Grupo Duca – O Grupo Duca é uma holding que será formada pelas duas unidades da Ampla e pela BG9. A BG9 é uma das novidades do negócio. A agência nasce da união entre a velha conhecida Gruponove, que já tem 42 anos de história em Pernambuco, e a jovem e criativa Plano B. O Grupo Duca já começa movimentando 300 milhões de reais por ano em investimentos em comunicação, com mais de 50 clientes. Além da associação das agências, o grupo também vai contar com uma parceria estratégica com Silvio Meira e Teco Sodre, da Sodet, para criar negócios baseados em inovação e tecnologia. Abaixo vamos conhecer um pouco mais do grupo e das agências envolvidas no negócio.
Holding nasce como o maior negócio de propaganda, comunicação e inovação do Norte e Nordeste – Enquanto a crise está assustando algumas empresas, a Ampla e a Plano B, lideradas pelo publicitário Queiroz Filho, que uniu criatividade, inovação e veia empreendedora para criar o maior negócio da área de publicidade e comunicação do Norte e Nordeste. A holding Duca já nasce com as duas maiores agências de publicidade de Pernambuco – Ampla e BG9 –, além de negócios e parcerias na área de inovação e tecnologia. O grupo começa movimentando 300 milhões de reais em investimentos em comunicação e pretende dobrar esse número até 2020. “O nosso negócio forma-se a partir da união de talentos e marcas consagradas. Um grupo que terá não apenas a Ampla como empresa, mas também uma série de outras operações com foco em comunicação, tecnologia e inovação”, afirma Queiroz Filho, CEO do Grupo Duca.
Parcerias para ampliar negócios – No novo modelo de negócios do Grupo Duca, também faz parte a criação de parcerias estratégicas para inovar nos negócios para os clientes. A primeira empresa a trabalhar junto com o Duca será a Sodet, criada por Silvio Meira e Teco Sodré no Porto Digital. A Sodet é uma consultoria que propõe a conexão entre negócios, tecnologia e pessoas. A empresa conta com um time formado por profissionais de variadas áreas – Negócios, Tecnologia Social, Design Thinking, Redes Sociais, Empreendedorismo, Usabilidade e Visual Thinking. A Sodet é responsável por estruturar e desenvolver ambientes e plataformas digitais de algumas de marcas mais conhecidas do Brasil. “A SODET tem muito prazer de se tornar um parceiro estratégico do Grupo Duca logo no seu lançamento. Fazemos parte da IKEWAI, um grupo de inovação e novos negócios, onde temos os mesmos genes do Grupo Duca. Os mercados Nordestino e do Espírito Santo ainda têm muito para crescer com novas oportunidades digitais criadas com esta parceria”, afirma Teco Sodré, CEO da SODET.
Grupo Duca: criando um novo modelo de negócios – A empresa irá seguir os modernos padrões do empreendimento, com uma estrutura sofisticada e totalmente preparada para servir e gerir todas as operações do Grupo. A Holding terá a liderança de Queiroz Filho, como CEO, e Daniel Queiroz, como COO. Juntos, os publicitários vão liderar uma equipe multidiciplinar de 25 pessoas especializadas em gestão empresarial para o suporte das operações. A empresa irá contar com controladoria, gestão de pessoas e criará novos processos de gestão inovadores. “O novo modelo de atuação tem o objetivo de permitir que cada braço operacional do grupo foque 100% na sua atividade fim sem perder de vista a evolução constante de seus processos e desenvolvimento profissional da equipe a fim dos melhores resultados para os seus clientes”, afirma Daniel Queiroz, COO do Grupo Duca.
Atuação da agência no Espírito Santo não muda – Na Ampla ES, Denise Botelho continua como Diretora Geral, tendo como principais lideranças, André Muhler como Diretor de Criação, Marla Oliveira como Gestora de Contas e Mariana Lelis como Gestora Operacional. Entre os clientes, Lorenge, Unimed Vitória, Fortlev, Vale, Governo do Espirito Santo, Prefeitura da Serra, IBEF-ES e o Convento da Penha como conta social. Atualmente, a Ampla conta, no total, com 160 profissionais. Nos últimos anos, a agência veio se preparando para este momento. O modelo de gestão implantada e a cultura empresarial internalizada nas principais lideranças e na equipe permite que tudo tenha sequência e evolução constante. “A gestão da Ampla já é profissionalizada faz tempo, com compartilhamento, transparência e um modelo conjunto dividido com as principais lideranças. Tudo já funciona em sinergia e com uma atenção constante na gestão dos processos e da entrega final para os clientes”, explica Daniel Queiroz.
JWT assina campanha de natal das Pernambucanas – O Natal da Pernambucanas acaba de entrar no ar com criação da J. Walter Thompson. O filme fala com a mulher moderna brasileira, que trabalha, tem filhos, cuida de casa, mas não abre mão de cuidar dela mesma. “Temos explorado a realidade da mulher moderna. Seu cotidiano, a autoestima e o alto-astral brasileiro. E é isso que queremos mostrar também na campanha de Natal”, afirma Ricardo Tronquini, Diretor de Criação da J. Walter Thompson. O filme quer construir o Natal da família brasileira. Paolla Oliveira segue como garota-propaganda da marca e aparece no filme celebrando com a família. “Ela é charmosa, tem muito carisma e isso foi essencial para alcançarmos o tom de voz que queríamos. Ela representa muito bem a mulher brasileira”, completa Ricardo Tronquini.
Ficha Técnica
Agência: J. Walter Thompson
Título: Natal 2015
Cliente: Pernambucanas
Produto: Corporativo
Direção Geral de Criação: Ricardo John
Head of Art: Fabio Simões
Brand Leader: Jood Nogueira
Direção de Criação: Ricardo Tronquini
Diretora de Conteúdo: Carla Raimondi
Criação: Renato Machry, Julianna Prosdocimi, Luiza Paschoalick
Atendimento: Fernand Alphen, Patricia Campello, Carolina Zaim
RTV: Marcia Lacaze, Debora Souza
Planejamento: Isabella Mulholland, Renato Duo/Silvia Paes
Art Buyer: Debora Souza, Marcia Granja
Produtora de Filme: D21 Filmes
Produção do Filme: Katia Bontempo
Direção do Filme: Americo Catão Jr
Direção de Fotografia: Fê Oliveira
Montagem: Rogerio Ferreira
Pós Produção: Equipe D21 Filmes
Finalização: Cesar Soares
Produtora de som: S de Samba
Duração: 30”
Fotógrafo Moda Adulto Catálogo/PDV: Vavá Ribeiro
Fotógrafo Moda Infantil Catálogo/PDV: Fabiano Pedrollo
Fotógrafo Still Moda e Lar: Gustavo Mendes
Fotógrafo Lar: Edu Castello
Ilustrações/Crafts: Estéfi Machado
Veiculação: 02 Meses | Nacional | Todas as Mídias Eletrônicas
Aprovação Cliente: Andrea Sanches, Juliana Sinatora, Priscila Costanzo